Simples, mas forte! Rústica, das florestas, das brumas e do inverno!
Tudo depende de quem a fez e dos movimentos (ou seria magia?) da colher de pau. Observe as formas do vapor que exalam do caldeirão ou, ainda ... sinta o canto das cigarras ao anoitecer, enquanto a lua se perfuma no silêncio ... então, uma minestra pode abençoar ou ...
Minestra de Feijão com Escarola e Bruschetta
Umas 2 xícaras de feijão cozido com caldo - quem sabe a sobra do almoço!?
Alho espremido
Bacon picadinho
Azeite de oliva
Sal
Pimenta calabresa
1 xícara de macarrão Padre Nosso aproximadamente
Folhas de escarola picadas grosseiramente
Orégano
Bata no liquidificador o feijão e o caldo. Reserve.
Em uma panela, coloque um pouco de azeite de oliva, um pouco da pimenta calabresa e o bacon. Quando o bacon começar a ficar transparente, junte o alho e frite por um minuto.
Junte agora o feijão batido, mexa, salgue a gosto e deixe que ferva até que o caldo fique com uma consistência média. Desligue a chama do fogão e cozinhe o macarrão ao dente, em outra panela.
Ligue novamente o fogo da panela com o feijão e com uma escumadeira, leve todo o macarrão para a panela do feijão e mexa, deixando que caldo e macarrão se incorporem.
Ajuste o sal e desligue a chama o fogo. Junte toda a escarola picada, o orégano e mexa. Tampe e deixe que descanse enquanto prepara as bruschettas.
Preparando as Bruschettas
Pré-aqueça o forno e 300º. Em uma tigelinha, junte um pouco de azeite, alho espremido a gosto e sal. Misture bem.
Corte o pão que tiver em fatias médias e com uma colher cubras as fatias com generosas colheradas da mistura de azeite. Ajeite tudo em uma forma e leve para aquecer e dourar um pouco, mas que não fique em ponto de torrada, ou seja, duro. Apenas crocante nas beiradas e mais para macio no miolo. Abaixe a chama do forno para 200º e atenção para que não passe do ponto.
Ao servir a minestra, no prato, arrume as bruschettas e não esqueça de acompanhar com um bom vinho tinto! Salute!
Buon appetito!
Passeando por San Gimignano, Toscana:
Admirando as belezas
Nenhum comentário:
Postar um comentário