quarta-feira, 8 de junho de 2016

Gnocchi di Ricotta - O Diabo e as Mulheres





De maneira que, eu nunca acreditei na história que se conta, sobre Eva e o Diabo, no paraíso. O Diabo foi muito gentil com Eva, oferecendo uma doce e fresca maçã, após escutar a conversa entre ela e Lilith. Dizem que Lilith foi a primeira esposa de Adão. Mentira, mentira! Lilith nunca seria criada da costela de Adão, era muito a frente do seu tempo! 

Quando Adão pediu Lilith em casamento, ela disse que pensaria no assunto se eles continuassem morando em casas separadas e Adão apaixonado, aceitou. Conta a história, que Adão separou-se de Lilith - que nunca casou com Adão - quando esta rebelou-se contra o sistema patriarcal e, já naquele tempo, criou o primeiro movimento feminista. Adão nunca aceitou o modo de Lilith viver, já que ela incentivava a parceria entre os gêneros, favorecendo assim, a consciência individual, a igualdade e, consequentemente, a evolução da humanidade. 

Lilith, cansada da conversa com a enfadonha Eva, pois já profetiza o rumo que a humanidade tomaria, foi embora, tinha um jantar marcado com o trisavô de Bacos, o deus do vinho. Correu para o seu aposento real, onde as suas servas já a esperavam, para um banho com leite de cabras e pétalas de rosa mosqueta - potente anti-rugas e restaurador do brilho natural da pele, além de evitar estrias. A pele de Lilith estava ressecada, devido a exposição excessiva ao sol forte daqueles dias, durante longas caminhadas matinais, entre oliveiras e macieiras do Jardim do Éden, que estava longe de ser um paraíso.  

Já sei! Todos vocês pensavam que era Cleópatra, a bela e esperta rainha do Egito, quem inventou o banho com leite de cabra? Nã, naní, nânão! Foi Lilith, mas ela cometeu um erro, esqueceu de patentar a sua criação. E, como já disse, Cleópatra além de bela, era inteligente, falava seis idiomas, super antenada, logo tratou de juntar ao leite de cabra uma dose generosa de mel. O potente hidratante fez de Cleópatra a rainha mais famosa, bela e desejada até os dias de hoje. E Lilith, assim, ficou esquecida na história. 

E a cobra? Bem, esta rastejante criatura, estava enrolada no tronco da árvore ouvindo a conversa de Eva com Lilith, depois viu o Diabo chegando e colhendo uma maçã para Eva. A cobra pensativa, achou que o Diabo, em troca, pretendia conhecer os mistérios femininos. Mas Eva, que era boa, tanto que acabou conhecida como mãe da raça humana, tratou de colocar o Diabo sentadinho e tomou a tabuada dele, sem dó. E o Diabo, que cometeu erros na sabatina, acabou indo morar no mundo subterrâneo, sozinho. Com o passar dos anos, fez amigos, apaixonou-se por Perséfone e fez desta a sua rainha. Perséfone passou a morar com o Diabo, no reino de Hades, mas somente no outono e no inverno. Na primavera e verão, Perséfone, era a deusa das abelhas, e por vezes, emergia da terra, para abastecer os potes de mel de Cleópatra, que era muitíssimo exigente, perfeccionista e chata, como já perceberam. 

A cobra também mordeu Cleópatra, quando esta decidiu enrolar-se em um rico tapete, completamente nua, usando apenas duas gotas do famoso e sedutor perfume Chanel Nº 5, com a ajuda de seu servo Apolodoro e da exuberante Marilyn Monroe, que contou a Cleópatra todas as histórias donjuanescas de Júlio César, que corriam por todas as bocas, em Roma. Então, Cleópatra marcou um encontro com o galanteador romano e pediu ao fiel servo, que no dia, entregasse o tapete como um presente para Júlio César. "Ai de mim, Ai de mim, é preciso um gemido grego..." ou romano para finalizar o meu conto? Parafraseando Antônio Abujamra em Provocações - Programa de TV com entrevistas instigantes e provocativas, excelente, por sinal. 

Cleópatra e César por Jean-Léon Gérôme - escultor e pintor francês

Como impactar um líder romano poderoso, com esta expressão no rosto e postura corporal!?! Faça-me o favor senhor Jean-Léon Gérôme... Cleópatra daria uma bela gargalhada ao ver a tua obra! 





Quanta mistura, quanta confusão, de épocas, famosos, histórias! É, eu sei. Mas, o fato é que, quando somos o futuro de cada uma destas personagens, podemos juntá-las em uma única história, ou não, respeitando as suas atribuições. Na minha história, por exemplo, Cleópatra conheceu Marilyn. Eu penso que foi muito bem este encontro, pois ambas eram duas deusas, em muitos sentidos, certamente tinham muito a conversar. 




Júlio César, como um bom romano, certamente recebeu Cleópatra com um belo jantar. De início, tomaram um refrescante prosecco, com acidez equilibrada o suficiente para acompanhar uma seleção de salames, prosciutto, queijos - de leite de cabra, claro - e frutos secos.  

Depois um elegante tinto seco, para acompanhar gnocchi di ricotta com molho de tomates frescos e manjericão, bem leve e delicado, para não comprometer a performance do encontro. Esqueçam a sobremesa, apenas um cálice de licor de Mirto, o licor do amor. 


Vênus, a deusa do amor, carregava em sua cabeça, uma coroa com ramos de mirto, portanto, o licor do amor. O seu fruto é muito parecido com as bagas do mirtillo, observem o rótulo da garrafa, na foto acima.  

Agora... se o jantar fosse com Marilyn, Júlio César teria servido champanhe o suficiente para os brindes iniciais e para Marilyn banhar-se, pois ela não gostava de leite de cabra, como Cleópatra. Marilyn sempre hidratou sua pele com champanhe. E eu não teria como deixar aqui uma receita, porque obviamente, Júlio César seria arrebatado por Marilyn, sem tempo para um pratinho de gnocchi, ahahaha. 

Já Cleópatra, que era uma negociadora obsessiva, faria do jantar, uma ferramenta para traçar o seu destino com o enamorado Júlio César e, só depois, com todas as arestas da negociata aparadas e sem permitir que Júlio César percebesse que a linha de sua vida já estava completamente traçada, ela, Cleópatra, acabaria com o jantar, em um último brinde com o tal elegante tinto seco, lançando a taça real de estanho contra a parede e, com um gemido arrebatador, aí sim, ela levaria o romano César para o tapete perfumado, aquele que ela o presenteou. 


O que faz o gnocchi di ricotta ser inesquecível são dois segredos: o primeiro é você gostar de ricota, claro, e o segundo é a ricota ser de excelente qualidade. Infelizmente, as ricotas de supermercado não são cremosas e nem saborosas.


No Mercadão da Cantareira, em São Paulo, há a barraca do Roni, lá pode-se encontrar ricota parecida com a italiana. Gosto da ricota Fresca Extra. 


Comece pelo molho de tomates: 

2 latas de pomodori pelati,
3 dentes de alho cortados em lâminas, 
manjericão picado grosseiramente ou rasgado com as mãos,
6 colheres de sopa de azeite de oliva, 
meia pimenta dedo-de-moça, fatiada finamente ou flocos de pimenta calabresa, 
sal e pimenta preta para ralar. 

Aqueça o azeite em uma frigideira grande, frite ligeiramente o alho e a pimenta dedo-de-moça. Em seguida, junte as duas latas de pomodori pelati, incorporando tudo. Com a ajuda da colher, quebre os tomates, mas não muito, para que o molho fique grosso, em pedaços. 

Deixe refogar um pouco, até secar boa parte líquida dos tomates, salgue e apimente. Desligue a chama do fogão e junte o manjericão. Misture tudo, tampe e deixe descansando. 




Agora, faça os gnocchi:  

225 gramas de ricota fresca, 
200 gramas de farinha de trigo, 
3 gemas, 
30 gramas de parmesão ralado,
noz-moscada e pimenta preta, para ralar na hora e 
sal a gosto. 

Em uma vasilha, junte a ricota, as gemas, o parmesão, rale um pouco de noz-moscada e pimenta preta. O sal, use com muito cuidado, pois a ricota e o parmesão já são salgados. Misture tudo com um garfo e junte a farinha aos poucos, começando com o garfo e depois com as mãos. Não coloque toda a farinha de uma vez, a quantidade vai depender do tipo de ricota. Excesso de farinha, deixam os gnocchi duros. Amasse ligeiramente a mistura, até formar uma bola homogênea.  

Enfarinhe a bancada ou mesa e faça os rolos para formar os gnocchi. Corte os rolos em pequenas fatias e passe no riga gnocchi ou no garfo, para formar as ranhuras. As ranhuras tem a finalidade de reter o molho, observem nas fotos dos gnocchi. Passe o dedo em um fio seco de espaguete e observe como não é liso, lembra um pouco uma suave lixa. Este trabalho é feito para ajudar a segurar o molho na pasta ou no gnocchi. 

O riga gnocchi é uma peça que não pode faltar em uma vera cucina italiana, mas passar o gnocchi no garfo, faz um efeito muito parecido.

 Riga Gnocchi - Imagem by Google

Arrume os gnocchi em um prato ou bandeja enfarinhados, para não grudarem. 

Leve uma panela com água a ferver. Após ferver, coloque os gnocchi aos poucos e, quando estes emergirem, estão prontos. 

A este ponto, reaqueça a frigideira com o molho e vá juntando os gnocchi cozidos - mantenha a chama no mínimo - com o auxílio de uma escumadeira. Misture ao molho delicadamente. Siga assim até terminar todos os gnocchi. É importante entender, que os gnocchi, após cozidos, soltam um pouco de líquido, portanto, o molho deve ser sempre um pouco mais grosso que o normal. Molho ralo para gnocchi não dá muito certo, este é o segredo, mesmo com gnocchi de batata. 

Ao servir a pasta na mesa de refeições, levo na frigideira ou wook. Sou um pouco rústica aqui em casa, no dia-a-dia, gosto desta simplicidade. E não esqueça de juntar ao prato de gnocchi, una bella spolverata di pecorino o parmigiano grattugiati - uma bela porção de queijo pecorino ou parmesão ralados. 

Esta receita é da mamma do Gennaro Contaldo - nascido em Minori, na Costa Amalfitana, Itália. É um sucesso há tempos na minha mesa, pois é muito fácil de fazer, além de muito saborosa. Dá bem menos trabalho em relação ao gnocchi de batata

Ciao! 

Uma das flores do meu jardim!




81 comentários:

  1. The gnocchi looks delicious! The flower is very pretty.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. The gnocchi of ricotta replacing the potato is very tasty and light. A unique experience.
      Thank you, a hug from Brazil.

      Excluir
    2. conheci através do G+ teu Blogger....Fare la Scaperta.Bravo!!!! literatura com humor e culinária e tudo de bom

      Excluir
    3. Alzira, boa tarde!
      Agradecida pela tua visita e comentário.
      Bem-vinda! Beijos.

      Excluir
  2. Ai sabores
    que com uma pitada de humor
    resulta sempre
    a palavra amor...~_`````

    E vejo que a inspiração e bom humor
    anda mesmo por aqui...Gostei ._-

    Feliz fim de semana
    Bjos
    que nó por cá, é Feriado amanhã

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João, o bom humor é o segredo da vida, e não?
      Assistiu ao filme 'A Vida é Bela', produção italiana? Então, é assim que temos que seguir na caminhada desta vida. Brincando com os probleminhas que aparecem, as chateações, etc.
      Mas, confesso que há dias que a inspiração vem, como uma chuva repentina e fica.
      Eu também gosto. Dou risada ahaha do que escrevo, brinco.
      Um belo final de semana e beijocas tropicais, porém, outonais por estes dias.

      Excluir
    2. A subtileza
      seja em que humor, é louvor
      à vida...Beijinhos de aqui dos Calhaus *```````

      Excluir
    3. Louvemos então, sejamos bem-humorados.
      Beijocas!

      Excluir
  3. Quanta inspiração, histórias e mais histórias do passado mexendo com o presente. E adorei o molho e gnocchi di ricotta,tão maravilhoso! Belíssimo post! estarei passeando nos próximos dias, bjs, volto logo! chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica querida, boa noite amore mio!
      O Kiko certamente conhece este gnocchi, talvez, até já tenha feito. O molho é bem fácil e saboroso, com o teu.
      Então bela, bom passeio, divirta-se, incluindo a família. Logo irei te visitar, beijocas de veraneio ou de inverneio ahaha.

      Excluir
  4. Hello Dear Gloria!
    I love gnocchi with tomato sauce and parmesan. I'll do for dinner on Sunday. Great stories. I really like your blog.
    Have a nice weekend.
    I kiss and greet with the Polish.
    Lucja

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hello dear Lucja!
      The gnocchi is very light, I really like, besides being easier to do in relation to potatoes.
      I also very much appreciate your blog, happy for our friendship.
      A kiss and affectionate hugs Brazil.

      Excluir
  5. Boa noite, querida Maria da Glória!
    Também gosto de passar os nhoques no garfo para ficaram com o efeito do aparelho doméstico que vc mostrou e não tenho... ficam lindos!
    Hoje comi massa assim com molho com manjericão, orégano e outros temperinhos mistos... Hum!
    Bjm muito fraterno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Rosélia, querida amiga!
      Minha nonna passava no ralador de queijo, do lado interno. Tinha todo um jeitinho de escorregar os gnocchi, um por vez, que ficam lindos. Estes apetrechos para nós aqui, são caros e não deviam, eu acho. Eu me ajeito muito bem com o garfo.
      Que delícia uma massa com um bom molho de tomates, bem temperado. Aprecio muito.
      Deixo o meu beijinho, um abraço e uma ótima sexta-feira.

      Excluir
  6. Talvez ainda estejas dormindo, o k é mais k natural e normal, devido a, c acento grave, diferença horária e ao tempo atmosférico k está um pouco fresquinho, aí, não convidando a levantar cedo, mas ontem a noite dei por ti. Chegaste, devagarinho, sim, mas meus olhos pressentiram teu estar sereno.

    Li e ainda publiquei teu comentário, ontem, e isso fez com k eu viesse ao teu blog pra ver como andavam os trabalhos - risos, lendo inclusive a resposta k deste ao meu anterior comentário, conversa no teu penúltimo post, e claro como sou mulher e serpente, não aguentei a curiosidade e não só - risos - e fui me juntar a Vénus pra ler, k li, tua história de encantar.

    Que capacidade, inteligência, poder de entrosamento e ligação, tu tens, minha querida. Me fizeste rir, em algumas passagens de teu post e noutras pensar, mas volto depois para reler com quatro olhos, os meus e os dos óculos de meia lua, k tem, c acento, olhos bem claros.

    Hoje, aqui, é feriado nacional. Se celebra o Dia de Portugal e de Camões e as cerimónias são, e pela primeira vez, fora de Portugal. Vão ser em Paris, onde joga a seleção portuguesa de futebol, hoje, então o povão, excetuando minha pessoa, está febril, mas eu até tenho antipirético em casa -risos -

    Vou sair já, pke vou ao cabeleireiro e a, c acento grave, manicura. Me alindo, pke me amo mto, mas não me chamo Narcisa - risos -

    Beijinho, dia mto feliz e luminoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje, Céu, estou sereníssima. Me chegou, pelo wzap, um vídeo da Mariana a fazer graças e mimos, me chamando de nonna, como eu sempre quis, soltando beijos. Eu fiquei mais babona do já sou por ela. Ai que gostosinha...

      Muito frio por aqui, tivemos temperatura de 4 graus. Raro viu!?! De manhã, dá mesmo vontade de ficar mais um pouquinho na cama quentinha.

      Olhe Céu, parte desta história toda misturada e combinada, nesta postagem, tem um pouco de inspiração que veio de ti. E a inspiração tem o nome de Lilith, que nunca casou com Adão, como contam por ai ahahaha. Lilith é independente, aprendeu com você, Céu! Portanto que, eu sempre digo, que amigos são de extrema importância, pois eles servem para a nossa alegria e nutrição da alma, fonte de inspiração!

      Ahhhh... espero que tenhas aproveitado o feriado, bem fresquinha e sem febre, que eu sei, já te conheço um pouco ahaha.

      Nasciso precisa do espelho, pois não é tão confiante como tu, minha cara Céu! O espelho, no teu caso, é só para ajeitar os belos cachos do cabelo ahaha, rindo aqui..

      Obrigado querida, um beijinho, volte sempre, feliz por ter gostado da minha conversa por aqui.

      Excluir
  7. Cleópatra se apoderou indevidamente da receita. "Bela e inteligente, falava seis idiomas, logo tratou de juntar ao leite de cabra uma dose generosa de mel. O potente hidratante fez de Cleópatra a rainha mais famosa, bela e desejada até os dias de hoje. E Lilith, assim, ficou esquecida na história". Gostei do que li aqui. Parabéns pelas belas receitas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, que bom que gostou da minha inspiração. São personagens que nunca se encontraram, alguns talvez nem existir, existiram, mas juntos, podem dar uma boa conversa.
      Um abraço e bom final de semana.

      Excluir
  8. Bom e feliz fim de semana
    bjos de aqui dos calhaus~_``````

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joãozinho, boa tarde!
      Acho que o frio daí, que acabou, veio todinho para o mais famoso país tropical. Já fez 4 graus, por aqui, é raridade. Nem temos estrutura, digo as casas, para suportar todo este frio. Eu gosto, mas sem tanto exagero. Mas ainda assim, não reclamo, pois o calor exagerado me deixa muito desaminada.
      Tenha um ótimo e feliz final de semana amigo, beijocas do lado de cá de Atlântico.

      Excluir
  9. Estás... Claro, netinha fazendo gracinhas e mandando miminho, festinhas e beijinhos, o k se pode esperar de uma avó derretidíssima por sua adorada neta. Vocês são todos e todas iguais, babões e babonas - risos - olha, do k eu me safei - rsrs...

    Ah, é a minina Glorinha k adora frio, né, portanto, curta ele até a, c acento, medula. 4 graus, pronto, é castigo dos deuses, só pode, mas olha k aqui o verão no calendário está quase chegando, mas não está calor. De manhã e a tardinha, precisamos de um casaquinho. Como me sinto triste com esse tempo... ai, vou emigrar para um país sempre com temperaturas elevadas, mas não sei qdo - risos.

    verdade... eu fui um átomo da tua inteligente, fantástica, antiga e moderna história... ai, que mimada eu fico. Ainda mais... valha-me Deus.
    Lilith nasceu primeiro k eu, uns diazinhos antes -risos - portanto, ela é k me inspirou e me incitou.

    Aproveitei o feriado, sim, tratando da minha beauty, mas antes de férias, tenho ainda alg coisas pra fazer, como limpeza de rosto, um banho, tipo sauna com sais cheirosos e com alg. poder adelgaçante, dizem, e outras coisinhas. Sem delírios, mas com mta alegria, encantamento e preciso de espelho, sim, aliás, no meu quarto, tenho um bem grande aos pés da cama. Adoro espelhos e tenho vários espalhados pela casa. Dão-me luz e clarividência.

    Vou te dizer como sou fisicamente, já k psicologicamente, me conheces, satisfatoriamente. Então, tenho 1,56m de altura, portanto, sou pequenina, 68 kg de peso atualmente, sou morena, olhos e cabelos escuros e ligeiramente ondulados nas pontas. uso franja e há dois acessórios k não dispenso - argolas nas orelhas e batom nos lábios, ou vermelho ou branco transparente, lipgloss, mas mto brilhante e luminoso, com aromas e por causa disso, já ouvi alg. indiretas. Sou clássica, mas gosto de usar algo, subtilmente, k desperte o olhar de um homem.

    Bem, vamos ler e tentar interpretar a bíblia... ai, querida olha que eu não tenho o curso de teologia e o velho testamento é tão enfadonho, é como Eva. Ora, fez Lilith mto bem. mulher inteligente e esperta tem sempre as portas abertas.

    Cleópatra foi das personalidades da Antiguidade k mais apreciei e ainda hoje aprecio e já usei o cabelo como ela, tb, e te digo k era capaz de fazer tudo o k ela fez. Bom, Marilyn nessa cena, é o máximo. Tu estás vendo ela com toda a sua sensualidade, aquele olhar maroto e meigo, aquele atrevimento dócil e ingénuo -risos -
    Olha que duas. dão cabo do homi - risos -

    Eu estou imaginado os jantares, os encontros, as conversas e a tramoia k nós mulheres conseguimos fazer qdo queremos mesmo. Somos o diabo, como dizem por cá e olha k com mta razão.

    A imagem k puseste no início do post enquadra-se, perfeitamente, no k acabo de escrever. O diabo tem ainda mto k aprender conosco.

    Eu acho k é mto interessante tu chamares personagens de épocas diferentes, mas k tiveram ações e atuações mto semelhantes para teus posts, só k pra fazer isso, é preciso mta imaginação, cultura geral e algum gosto pela História e sobretudo seres mulher, factor determinante. sabes tão elegantemente engendrar tudo isso.

    A tua receita está mto saborosa, pke os olhos tb comem, mas explica-me, p favor, o k é gnocchi di ricotta. Já fui a Wikipédia, mas só encontrei em italiano. É um preparado com sêmola, pão, arroz e mais não entendi.
    As fotografias dos teus manjares estão me fazendo crescer água na boca, e sem saber bem o k é, imagina qdo souber.

    Hoje, já é DIA 12, pke aqui já passa da meia-noite e como no dia 12 de julho não estarei por cá, nem levarei notebook, não te posso mandar beijinhos e tudo do melhor. Fica já a ideia, que concretizarei a 12 de Agosto, se Deus quiser. Combinado...

    A flor do teu jardim não era para mim... É k eu já peguei nela - risos.

    Estou morrendo de sono. agora, vou fazer o o , com acento circunflexo.

    beijinhos, estrelas e mto friozinho para alegrar teus dias e noites.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Céu, minha amiga mais Lilith que já me aconteceu na vida: independente, bela e inteligente! Também sedutora, que eu sei! Pode sentir-se bem mimadinha, ahaha. Boa tarde, aqui 4:07 da tarde!
      A minha Marianinha parece falar com um certo sotaque italiano, como a nonna. A melhor baba do mundo é a baba das avós, nonnas abuelas, omas e etc... ahaha. É uma baba perfumada pelo amor mais puro do mundo, pois ele é elevado, energizado pelo amor de filho. Sabes, amores femininos são simples, mas ao mesmo tempo tão complexos, deliciosos e misteriosos. Sei que podes me entender bem, Céu. Já estou sentada no sofá mágico, com uma xícara de chá de flor de hibisco e com os olhos para o alto, não vendo nada de físico. Já migrei para as dimensões das conversas, das histórias, dos sentires... estou te procurando, onde você está! Ah! Achei-te! Já percebestes, não? Hoje estou com a inspiração em alta... serão os hormônios de uma mulher já manopausada? Sim, porque hormônios assim, menopausados, não se pode brincar! Eles têm força para criar ou alterar verbos. Já criei um: menopausar, ahaha... de menopausa, claro!

      Nas manhãs do final de semana passado, cedinho, fez 3º por aqui. Difícil era sair da cama. Dormir só com o aquecedor, principalmente onde moro. Muitas árvores e montanhas por perto, então, muito frio. Comparado ao ano passado, que nem inverno, praticamente, tivemos, este ano está muito frio. Tanto exagero assim, não gosto; nem tanto frio, nem tanto calor. Difícil agradar né!?

      Também gosto dos preparos com a beleza, antes de viagens. Hoje em dia, não preciso de tantos preparos, com já precisei. Estou mais desapegada de muitas coisas que fazia, em relação a cuidados com a pele, cabelo, moda, etc... muitas coisinhas acabei por exagerar, mas acho que cheguei a um equilíbrio. E viajar bem cuidada é mesmo um mimo que gosto muito. Claro, claro, os espelhos são fundamentais, ajudam a finalizar todos estes cuidados.

      Quanto a Eva, também penso que era uma mulher enfadonha, muito paraíso na vida, deve mesmo ser chato, tudo igual e perfeito. A perfeição tem lá seu lado sem emoção. Cleópatra e Marilyn juntas... um luxo, como dizemos aqui. As duas se suicidaram ou não, mas me parece que ambas, tiveram um final marcante. Jamais podem ser esquecidas. Ri aqui com você, das duas juntas e... o diabo senta, escuta e aprende... ahaha.
      Por estes tempos – talvez sejam os dias frescos – ando tão inspirada! Gosto destas histórias, aonde imaginamos como seriam encontros, gostos e conversas improváveis. Há inspirações que nem imaginei escrever, de tão improváveis.

      Estes gnocchi são de ricotta, um queijo delicado, de sabor suave, são bem leves. Acho que você, Céu, iria adorar. Podem ser feitos também com batata, mas sem a ricotta. Quem sabe, um dia, estaremos juntas, e assim, eu posso fazer para você.

      Quando viajas? E, em tempo, não se preocupe com 12/07, pois o pensamente ultrapassa e chega aonde quiseres, é só assoprar que ele chaga aqui! Fique bem tranquilinha, certo!?
      Fizeste bem em levar a flor, ela é eterna e imortal. Podes vir aqui e levar quantas quiseres. Deixo mil beijinhos e vamos ao chá de flores de hibisco.

      Excluir
    2. isso tudo, Glorinha... Nossa.. sou sim a little bit, only.

      Tua Marianinha é uma luz em tua vida, uma esperança e um amor sólido k provem de outro, não menos sólido e grande, teu Bruno.

      Bom, voce estava ou está, não sei, com uma imaginação faustosa e incrível. Mulher, tem períodos assim e de outros, tb - risos.

      De Eva só gosto do nome. De Cleópatra gosto de toda a sua forma de ser, seu caráter e de suas artes e manhas.

      Adoro queijo. Nem me fale dessa iguaria. Todavia, por comer tantoooooooooo, excessos, excessoooooooooo, minha vesícula reclamou e agora, haja moderação.
      Quem sabe... depois, me dás dicas culinárias, mas acho k vou estar olhando no espelho e me maquilhando, enqto tu falas - risos.

      Se tudo correr bem e com a graça de Deus, será na seg. semana de Julho, em data ainda a confirmar. tenho, antes, de visitar e falar com os meus mortos, que estão vivos e no paraíso, pke ninguém, dos meus priminhos e priminhas liga ao assunto.

      A flor que trouxe daí, ainda me perfuma a casa e os sentidos.

      beijinhos, minha linda e agora vou almoçar.

      Excluir
    3. Imaginei assim mesmo, eu falando de dicas culinárias e você retocando a maquiagem no espelho ahahahha.

      Bem, julho está chegando, então a delícia de viajar também. Adoro viajar Céu.

      Beijos amore e espero que tenha sido um bom almoço.

      Excluir
  10. Passando, só para deixar um beijinho e desejar um bom domingo, Gloria!
    Conto vir amanhã com tempo apreciar esta sua espectacular postagem...
    Hoje já colocando mais em dia, alguns comentários, por lá no meu canto, bem atrasados... e prosseguindo depois nos próximos dias, ainda com os que estão em falta...
    Beijinhos! Até amanhã! E obrigada, pelo carinho de sempre!...
    Ana

    ResponderExcluir
  11. Excelente trabalho e bela postagem minha amiga e acho que aquele prato deve ser delicioso.
    Um abraço e uma boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Francisco! O prato é super super! Um manjar!
      Beijinhos.

      Excluir
  12. Feliz semana Glória~_``````````

    Bjo de aqui da Serra

    ResponderExcluir
  13. Nada como uma bela história e uma comidinha gostosa para aquecer o coração... Amei a postagem, Glória e obrigada pela visitinha carinhosa ao meu blog.

    Beijinhos e uma linda semana.

    ResponderExcluir
  14. Olá Maria
    Uma bela história entrosando personagens, mitos e histórias, e ainda
    fechando com receita, adorei.
    bjs

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Simone.
      Estou encantada pelos teus poemas, querida, beijocas.

      Excluir
  15. Glória
    fiquei absorvida por este excelente texto que mistura tempos, personagens mitos e que foi muito bem elaborado, impossível parar de ler.
    quanto às receitas, só de olhar as imagens fiquei com fome...porque os olhos também comem.
    muito obrigada pela sua gentil visita e seus comentários.
    uma boa noite e uma boa semana.
    beijinho
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Piedade, que bom saber que gostou da historinha que aqui, eu conto, com um pouco de humor.
      Sim, sim, os olhos são os primeiros a comerem. Estás certíssima!
      Muitos beijinhos querida!

      Excluir
  16. Que história fantástica. A incógnita do passado que nos acompanha a vida toda,afinal somos a consequência de tudo isto.Duas musas para mim. Ah...tu cozinhas tão bem.Estou feliz que no curso descubro a fonte de produtos maravilhos. Ontem o chefe fez para nossa festa uma entrada com tomate cereja 2 horas no vinagre, com uma bolinha de mussarela bem especial, óleo de oliva e caviar de manjericao. Feliz semana querida, beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patrícia!
      Eu sou uma cozinheira amadora, as vezes erro e, depois, tento novamente. Faz parte.
      Estou gostando de ter notícias do teu curso, achei tudo muito interessante.
      Os tomatinhos-cereja marinados no vinagre com a mussarela eu conheço, mas o caviar de manjericão, ainda não. Vou pesquisar! Gosto muito de manjericão.
      Beijocas querida.

      Excluir
  17. Que histórias lindas com uma mistura de personagens de várias épocas que me encantou.
    Afinal o prelúdio para mais uma boa degustação dos seus manjares sempre tão apetitosos, pena que seja só olhar, mas dizem que os olhos também comem, né?

    Beijos Glória

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os olhos, Manu, são os primeiros a comerem. Depois o olfato. Por último o paladar.
      Eu sinto assim, comer/degustar é um ato dos sentidos.
      Beijocas querida.

      Excluir
  18. Olá, Maria, muito prazer!
    Obrigada, muito obrigada pela sua visita que me trouxe até aqui, a este mundo delirante de tempos cruzados e personagens inventadas ( nunca ouvi falar na noiva, primeira feminista, de Adão ...)
    Adorei esse toque itliano, essa comida única, essa alegria que faz do ato de comer uma festa.
    Fico como sua seguidora, com muito gosto.
    Grande beijinho do Porto, norte de Portugal.
    Nina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nina, um prazer tê-la aqui.
      Gostei de viajar através dos teus olhos e conhecer o Minho. as fotos são belas.
      Quanto a Lilith, é uma deusa muito antiga, com história alterada pelas religiões patriarcais. Vale a pena pesquisar, se o tema te interessa.
      Beijocas querida.

      Excluir
  19. Gostei dessas misturas de histórias. Entre Perséfone, Marylin,Eva. Lilith
    e Adão. E tem o diabo no meio que é para dar riqueza ao enredo e instigar a curiosidade. Lenda, ficção ou invenção de nossa amiga Glória! Imagino que eles gostassem de provar esse maravilhoso prato, que deve ser leve para ser degustado. Bonitos desenhos no nhoque por onde escorrerão o denso molho. Tudo muito apetitoso.

    beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Zizi!
      Ando tão inspirada por estes dias, que acabei criando momentos improváveis entre Cleópatra e Marilyn. Mas creio que as duas, deusas eu tenho certeza, iriam ter muito o que conversar. Eu até gostaria de ouvir a conversa.
      Este prato é delicioso e bem fácil de fazer. Gostamos muito aqui em casa.
      Beijocas querida!

      Excluir
  20. Eta, Gloria!
    Que salsada a sua história fez na História!! =))
    Confesso que comecei a ler, ainda "adormecida", ao início do segundo parágrafo já me estatelei, pensei: qué isto? Então Adão teve uma ANTES da Eva? Aí então, "caiu a ficha", as conexões dos neurónios lá se aprumaram e entrei na história de olhos e boca abertos! Até Marilyn misturou-se com Cleópatra - Gostava de ver.
    Isto a saborear uns nhoques maravilhosos com meio copo de tinto do Dão (aqui nosso) ia bem, minha querida. Adoro nhoques, que aprendi a fazer quando tinha uns quinze anos (saiba que, vá-se lá saber porque, nasci apaixonada por comida italiana e música francesa - dá para entender? deve ser alguma herança genética calada kkkk).
    Deixo-lhe um bjn amg
    *o vídeo é, de facto, maravilhoso: uma pérola que me caiu nas mãos, não canso de ver. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois então, eu também gostava de ver Marilyn e Cleópatra juntas e pobre coitadinho do Júlio César ahaha. Lilith é uma deusa muito antiga, com história alterada e esquecida pelas religiões patriarcais. Vale uma pesquisa.
      Eu agora fiquei fã deste prato com um tinto do Dão, que vou ver se consigo achar aqui, até salivei Carmem!
      Sobre comida italiana, sou suspeita a falar, o blog aqui é de comida italiana. algumas vezes posto outras comidas, também como francesa ou belga ou mesmo brasileira. Também sou fã de música francesa, então Carmem querida, entendo perfeitamente!
      Um beijinho!

      Excluir
  21. Olá Glória, que criatividade!
    Adorei a receita!
    Essa história de Adão e Eva é tão mal contada, não é? Transformarem a serpente, um dos primeiros símbolos da Grande Deusa no símbolo do Diabo, foi uma forma de desqualificar as religiões antigas e demonizá-las, é fruto dessa religião patriarcal que quis tirar o poder das mulheres e transformá-las em meros objetos.
    Mas a Deusa ressurge!
    Agradeço a visita e os comentários. Também te sigo.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cristiane!
      Pois então, tentaram sim demonizar a Deusa, por um tempo até que deu efeito, mas, como disse, a "Deusa ressurge".
      Eu ando muito criativa, por estes tempos, então acabei em uma história misturada com humor.
      Um beijinhos querida! Também te sigo e gosto do teu conteúdo!

      Excluir
  22. You created an interesting story with connecting Lilith, Cleopatra, and Marylyn by association. The dish looks so delicious and the morning glory is beautiful. Blue is my favorite color. Thanks for your visit and lovely comments.

    Yoko

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hello Yoko.
      I liked to enjoy the photos of your blog. They are beautiful and great,
      I will visit again and again.
      Thank you and kisses.

      Excluir
  23. Primeiro, obrigado pela simpatia das visitas.
    Maria Glória, tem aqui um trabalho de fôlego. Parabéns. E, depois, as fotografias das receitas italianas a pôr-me as papilas a segregar que nem loucas...
    Bj.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecida Agostinho, pelo carinho!
      Nada sei sobre fotografar, que é uma arte, a meu ver. Mas vou seguindo na caminhada, com prazer.
      Um beijinho amigo!

      Excluir
  24. Adorei a história, juntamente com essa maravilhosa receita. Adoro receitas italiana e tudo que vem da Itália.
    Bjos
    Tenha uma ótima semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anajá!
      Tu tens umas receitas de responsabilidade! Que pão belo e formoso, muito bem recheado e, ainda, com histórias e fotos gostosas de ouvir e admirar.
      Também gosto de comidinhas italianas, que aqui, tá no sangue.
      Beijocas querida!

      Excluir
  25. Meu Deus, Gloria!...
    Imaginação e talento, no seu melhor por aqui... e em várias vertentes!...
    Adoro ler o que escreve, cruzando memórias, experiencias, culinária, sentido de humor, passado e presente... numa mistura absolutamente fascinante!...
    Mais um post, por aqui, que nos prende a atenção da primeira à ultima palavra... culminando numa receita de nos fazer babar do lado de cá... através das suas imagens... mais um dos seus dons, que tenho vindo a apreciar, sobre a Gloria... que se tem revelado uma excelente fotografa... pois saber fotografar bem um prato, também revela arte e mestria...
    Como sempre, mais um post absolutamente brilhante!!!!
    Demorei um pouco a passar por aqui... ainda tenho uma série de respostas aos comentários meio atrasados, no meu canto, e aproveitei algum tempo livre, para dar mais uma avançadinha...
    Amanhã estarei afastada da Net... por isso, não quis deixar passar mais outro dia, sem aqui vir...
    E por aqui... nesta Primavera, lembrando Inverno... chovendo, acredita?... :-(
    Este mundo, anda mesmo rodando, já fora dos eixos... até o tempo, se apresenta confuso, por todo o lado...
    Beijos, Gloria! Continuação de uma boa semana!
    Conto sexta feira, estar de volta à Net... e sendo assim... não havendo novidade, passarei por aqui, para lhe deixar mais um beijo...
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, que delícia saber que gostastes da minha história, tão misturadinha, assim mesmo como percebestes. Fico agradecida pelas tuas palavras, cara Ana.

      Fotografar é algo que você, Ana, é responsável por mais esta atividade que venho desenvolvendo. Eu nada sei, mas sigo em frente, observando e lendo seus comentários lá no canto do João Meneres. Eu aprendo com o que falas por lá, gosto! Os amigos sempre a inspirar, é assim...

      Este prato é de uma leveza, Ana, que só provando mesmo para sentir o quanto é bom. E, ainda, é mais fácil de fazer do que com batata.

      Também ando atrasada nas respostas, os afazeres do dia-a-dia tomam tempo, ainda mais quando precisamos sair. O tempo andar mesmo a voar.

      Ainda chove por aí? Aqui choveu por muitos dias sem parar, foi bom, mas precisamos ouvir o silêncio, um pouco, pelo céu, com pássaros e um pouco de sol, pelo menos.

      Por aqui, tivemos no final de semana passado, pela manhã, 3º. Coisa rara! Exceto no sul do país e não em São Paulo. Fico pensando como as plantas, flores, frutos, legumes, folhas verdes, irão reagir a tudo isso, a esta bagunça que está no mundo, como dissestes, Ana.

      Então, cara Ana, mais um beijo ou abreijos (abraços + beijos) e até...

      Excluir
  26. Oi Maria nossa! amei a história mitologia é comigo mesma; tô sempre vasculhando
    algo... sabe que por muitos anos comprava um sabonete caseiro leite de cabra no
    mercado publico kkk lembro que não tinha um belo aroma mas a minha pele na época
    era linda... ai ai velhos tempos kkk.
    Se não me engane Abujanra faleceu o ano passado... fiquei meio triste sempre foi um dos
    meus programas favoritos adorava... tv pra mim só ligava pra assisti-lo.
    Tem uma frase que ele dizia assim: "Eu tive mais de 100 fracassos
    e pra mim não tem a mínima importância".
    Para um artista o fracasso e o sucesso são iguais.
    Os dois são impostores". (Abu)
    Sabe que as vezes me preocupa; pessoas inteligentes partirem para o andar de cima; literatos; historiadores; gente que faz a diferença de alguma maneira... acho que o país já anda meio empobrecido... exemplos daqui a pouco só em livros; em um país que não lê... tá dificil e cada
    vez mais complicado... enfim.
    Sobre o gnocchi faz muito tempo mesmo; que não como mas sei que é gostoso...
    O que dizer desses licores nossa! tbm já colecionei muito kkk.
    Vejo que andas-tes em algumas postagens antigas da casa; obrigada pela sua sempre
    presente visita.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olhe só, a amiga Janecce é uma deusa, como Cleópatra ou Lilith. Mas que lindo saber destes teus cuidados e, certamente, a pele até hoje deve ser sedosa e bela, tenho certeza. Sim, o sabonete de cabra não é lá dos mais perfumados, mas é ótimo.

      O Abujamra faleceu mesmo recentemente, não me lembro a data ao certo, mas fiquei sentida, pois adoro o programa que ele fazia. Dos programas que não podem faltar na vida... especialmente para os mais jovens. Não aprecio programas de TV em geral, são raros os que assisto. Ligo a TV para ver filmes que escolho e não aqueles das emissoras.

      Eu também lamento os queridos das artes, partirem, e nada há para substituí-los. O que será do nosso país, cada tempo mais empobrecido, como disse, Janice. É caso mesmo de preocupação!

      Aprecio muitíssimo licor, acho que é um tempo que tiramos para relaxar, enquanto degustamos um bom licor e gosto que acompanhe um café, bem tirado, assim curto. Desde criança, que já sentia os aromas dos licores.

      Eu que agradeço a sua visita contante por aqui Janicce, um beijinho querida.

      Excluir
  27. Boa noite Maria da Glória!
    Comecei a ler seu post já com um sorriso, por conta da frase na imagem inicial.
    Seu conto é uma versão bem interessante e a receita de dar água na boca.
    Um abraço,
    Sônia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sônia, boa noite!
      Inspiração e humor, tem sido assim os meus dias. O tempo mais fresco me agrada muito, mas sem exageros de frio, ou mesmo, de calor.
      Feliz que tenha gostado, um beijinhos querida!

      Excluir
  28. Belas histórias acompanhada de comida boa, mas que grande combinação!Adorei!
    http://araparigadoautocarro.blogs.sapo.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário e visita Célia!
      Que que gostou, um beijinho.

      Excluir
  29. Gosto imenso de ler estas histórias, sempre bem finalizadas com algo que aguça o paladar! =)
    É engraçado como histórias tão antigas por vezes se confundem ainda com a realidade dos dias de hoje.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Ana, se confundem mesmo. As histórias se repetem, basta dar um google sobre a história de Jesus e vai encontrar outras, bem mais antigas, muito parecidas.
      Que que gostou querida, um beijinho Ana.

      Excluir
  30. Hello, lovely story and post. The gnocchi looks delicious, I would love to ry making this recipe soon. Thank you for sharing. Happy Thursday, enjoy your day!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hello Eileen!
      This recipe is very easy to do with ricotta. Easier than with potato. I think you gonna like.
      Kiss!

      Excluir
  31. Deixo os desejos de um feliz dia
    num bjo de aqui da Serra~_````````

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado João, o mesmo para você, boa noite e ótima sexta-feira.
      Beijocas daqui!

      Excluir
  32. Uma história super criativa e uma receita que deve ser uma delicia, adorei!!!
    Beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria!
      Que bom que gostastes da história. Estes nhoques são muito deliciosos.
      Beijos querida!

      Excluir
  33. Wow!por tudo!😃
    Histórias, amores, humores, sabores...
    Que delícia chegar aqui e encontrar tudo isso maravilhosamente misturado e apresentado.
    Uma festa para os meus sentidos!
    Beijos minha Anam Cara....ah! Tive a sensação que o António Rosa iria aplaudir em pé este seu post!
    Parabéns
    Astrid Annabelle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha Anam Cara! Que felicidade ter você aqui!
      A inspiração quando me pega, é assim, você bem sabe... e muito bem!
      Ahhh o Antonio... ainda hoje eu pensei nele, enquanto navegava pelos blogs queridos. As vezes vou até o Cova do Urso, matar as saudades... e acabo indo para o Navegante do Infinito, primeiro ou depois de passear pelo Cova do Urso.
      Muito obrigado amore mio!
      Um beijo, melhor, abreijos!

      Excluir
  34. Nossa... quanta coisa bacana. Para todos os gostos. Gostei desse cantinho. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria José.
      Obrigado pela visita e comentário. Feliz que gostou.
      Beijos.

      Excluir
  35. Deixo os desejos de uma bela e feliz Semana
    Beijinhos ~_````

    ResponderExcluir