sábado, 3 de outubro de 2015

Pomodori Ripieni di Riso Gratinati al Forno - Tomates Gratinados Recheados com Risotto





Na minha cozinha, tomates recheados são feitos de Restô d'Ontê, pois eu faço com sobra de risotto italiano. Mas se você tiver sobras de arroz comum, pode fazer também.  

Acontece que o risotto italiano é feito com um arroz muito especial, cremoso, cozido no caldo de legumes ou de carne, depois é finalizado com manteiga e parmesão, então fica super delicioso e muito cremoso. A sobra eu guardo na geladeira e utilizo para rechear os tomates no dia seguinte. 

Quando não tenho tomates bonitos, eu aproveito a sobra do risotto para fazer os deliciosos Arancini Siciliani - clique para ver a receita, que são bolinhos feitos de arroz italiano. Ótimos! Na Sicília, Itália, são vendidos na rua como petisco. 


Escolha tomates para salada e maduros, mas firmes. observe o tomate inteiro e prefira aqueles sem nenhum machucado ou batida. 

A quantidade de tomates vai depender da quantidade de sobra de arroz. 

Lave os tomates, faça um corte na parte superior e retire as sementes. Enxugue com papel toalha a parte externa e reserve as tampas. 


tomates para salada, maduros e firmes, sem sementes e com a tampa cortada
sobra de risotto
mozzarella ralada
parmesão ralado
pedacinhos de gorgonzola - opcional, se não gosta, não use
azeite de oliva
sal e pimenta negra para ralar

Pré-aqueça o forno a 180º.

Leve a sobra de risotto para uma vasilha e junte um pouco, sem exagerar, de mozzarella ralada, misturando tudo com o auxílio de um garfo. Não precisa salgar, pois o risotto e a mozzarella já são salgados. Reserve.

Regue com azeite o fundo de uma forma do tamanho proporcional a quantidade de tomates. Como eu sempre faço de 2 até 4 tomates, eu costumo usar uma panelinha de inox, pequena, que vai ao forno. Ela é alta e os tomates ficam um ao lado do outro, portanto não viram. Mas pode ser um refratário ou forma, com borda alta.

Arrume os tomates na forma regada com azeite, de forma que fiquem bem próximos. Regue um pouco de azeite dentro dos tomates e salgue, mas pouco. Arrume, com uma colher, o risotto dentro da cavidade dos tomates até a metade. Disponha uma pequena porção de gorgonzola e complete com mais risotto até preencher toda a cavidade. Use pouco gorgonzola, afinal no recheio, além do risotto, vão três tipos de queijos: mozzarella, gorgonzola e parmesão, então, é melhor não exagerar para sentir todos os sabores, sem que um não atrapalhe o outro.

Espalhe um pouco de parmesão ralado por cima do risotto, rale pimenta preta e tampe todos os tomates. Regue com azeite e rale pimenta preta por cima de todos os tomates tampados.

Ajeite um galho de alecrim fresco ente os tomates, que vai dar um toque perfumado enquanto assam.

Leve ao forno, mantenha a temperatura de 180º e siga assim até aproximadamente 45 minutos, talvez até 1 hora, depende do forno. Não precisa de papel alumínio. Os tomates devem ficar bem assados e macios, com a casca enrugada.

Espere esfriar um pouco antes de servir, pois tomates muito quentes queimam a boca. Mas se esfriar muito, perde toda a graça, por conta dos queijos e do risotto. Há que ter uma certa atenção neste momento.

Abbraccio!





2 comentários:

  1. Que apresentação lindíssima!...
    Mais outra excelente dica, por aqui!
    Adorei! Beijos
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este tomates recheados são divinos, para não perder!
      Muitos beijos Ana.

      Excluir