Como opção salgada, a banana-da-terra é excelente para acompanhar peixe grelhado, moqueca e eu acho espetacular na farofa.
Para o meu paladar, a banana-da-terra tem um sabor delicado, a textura é firme, porém macia na boca e ótima para fritar, pois não absorve muito a gordura, fica super sequinha.
Estas eu fiz para acompanhar um filé de peixe grelhado, que foi temperado com Salmoriglio, um molho muito saboroso e aromático, tradicional nas cozinhas siciliana e calabresa - clique aqui para ver fotos e a receita, super fácil e rápido de fazer!
2 bananas-da-terra no ponto, cortadas em diagonal, fatias com 1 dedo de espessura
manteiga sem sal
flor de sal, na falta dê uma pilada no sal grosso
pimenta negra para ralar
folhas frescas de tomilho
pimenta rosa
Aqueça bem uma wok ou frigideira antiaderente, solte uma colher de chá de manteiga com uns dois galhos de tomilho, para perfumar a manteiga.
Acomode as fatias de banana, uma ao lado da outra. Abaixe o fogo para médio e frite as fatias de banana em duas etapas, virando cada uma para fritar igualmente dos dois lados. Se necessário, abaixe mais o fogo.
Deixe que as bananas dourem, a cor é linda e apetitosa, além do perfume que exalam enquanto fritam.
Retire as fatias e coloque em um prato com papel absorvente, para escorrer o excesso de gordura.
Em seguida, acomode as fatias no prato de servir e salgue com flor de sal, sem exagerar, pois aqui o máximo é a combinação do sabor doce da banana com um delicado toque de sal. Rale pimenta preta na hora. Enfeite com algumas folhas e galhos de tomilho fresco, escolha os mais novos, pois são finos e macios. E para finalizar, espalhe algumas bolinhas de pimenta rosa.
Prontinho, é só levar a mesa e servir!
UAU! Nunca tinha visto assim e deve ficar maravilhoso esse prato! Lindo! bjs, chica
ResponderExcluirMas é, uma maravilha, lembra praia, sol, férias ... bacio s2
ExcluirVim pelo aroma ! Uma delícia ♡
ResponderExcluirBeijos Maria Glória!
Nunca havia feito e achei uma delícia Astrid, beijinho amore s2
ExcluirQue prato lindo, Gloria!!!!
ResponderExcluirE deve ser mesmo delicioso...
Adorei! E super fácil de fazer!
Beijos
Ana
Estas bananas sempre fazem sucesso, mesmo quem não gosta se encanta.
ExcluirBeijo amore.
Eu gosto desta banana, mesmo "in natura" e já comi com canela, mas esta opção salgada nunca experimentei.
ResponderExcluirPor gostar de temperinhos frescos, qualquer hora vou experimentar. As fotos deram água na boca.
Um lindo dia pra você!
Por aqui, dia cinzento e chuvoso, mas eu gosto!
Abraços esmagadores.
Vou responder no teu blog querida! Beijos!
ExcluirAdoro banana na comida, mas essa salgada não conhecia!!!
ResponderExcluirEstou levando a receita! Depois te conto! O aspecto dela é maravilhoso!
Beijo, Glorinha!
Para acompanhar um peixinho, tipo pintado da amazônia, é delicioso!
ExcluirOlá Maria Glória:
ResponderExcluirComo hoje está chovendo, minha caminhada matinal foi suspensa e como também faz frio, estou saboreando umas gotinhas de conhaque e visitando a blogosfera. Maravilha.
Banana é uma coisa que não pode faltar em casa, pois adoro banana amassada com doce de leite, banana com a comida, com sorvete, amassada com aveia ou simplesmente banana com banana. Tudo fica saborosíssimo, imagino eu, esta tua receita.
Bom domingo com os teus e muita saúde e alegria, sempre.
E vamos comer banana, pois temos banana para dar e vender. O interessante que a banana não é brasileira e tornou-se o símbolo nacional.
PS: Um copo e meio de refrigerante, "daquele" escuro e cheio de bolinhas, uma banana. Bata no liquidificador e está pronto e refrescante.
Bjs.
A batida de banana com as bolinhas eu nunca provei! Deve ser muito refrescante.
ExcluirFiz Banana Bread, conhece? Na verdade é um bolo, úmido e muito bom. A receita que fiz era com gotas de chocolate e eu tinha umas cerejas passas, ficou um espetáculo, não sobrou nem para o santinho ahahahaha.
Beijinhos.
Olá menina.
ExcluirMamãe vivia inventando modas na cozinha. Pão doce na folha de figueira com muita erva-doce. Torta de miolos. Arroz doce no caldo de laranja. "Sojada", não sei se existe este nome, mas ela fazia uma feijoada substituindo o feijão pelo grão de soja, linguicinha fina, nacos de carne de porco e outros entulhos. Era uma delícia. Deixava a soja de molho por uma noite e na manhã seguinte esfregava bem os grão para tira a pele. Assim ficava macia. Uma loucura. E no verão fazia a tal batida de banana com aquele refrigerante escuro cheio de bolinhas. Delicia.
Passei para dar mais uma bispada nas tuas receitas e gostei do anijsmelk.
Um grande abraço a todos e um belo final de semana.
Olá Pedro, boa tarde!
ExcluirEu fiquei imaginando o pão doce na folha de figueira (deve ser muito perfumado) e mais perfumado ainda com as sementes de erva doce! Comeria agora!