terça-feira, 27 de outubro de 2015

Petits Fours de Cebola e Pimenta





A origem dos Petits Fours é francesa, ora pois, com este nome! Estes delicados biscoitinhos podem ser doces ou salgados.

Petit Four quer dizer pequeno forno. Nos séculos XVIII e XIX estes biscoitinhos eram feitos em um pequeno forno, ao lado do forno principal. Eram assados de forma a aproveitar o resfriamento do forno, sendo a temperatura mais baixa ideal para os tão 'pequenos' e delicados Petits Fours.

Feitos para comer em apenas uma 'bocada', facilmente encontramos Petits Fours doces decorados com geleia, chocolate ou outros confeitos e são servidos com café após as refeições, mas também podem fazer parte da entrada do famoso chá inglês das cinco. E os Petits Fours Salés ou salgados são degustados como aperitivo. Eu gosto de saborear Petit Four com café, adoro! Inclusive o salgado. Petit Four salgado com café? Sim, eu gosto! Gosto até de pão com ovo frito com café rsrsrs. Agora quanto a combinar o Petits Fours Salés com cerveja, eu penso logo na de trigo dourada, turva, levemente amarga e gelada, acho que vai bem com a textura amanteigada do biscoitinho.

Sabiam sobre o tradicional chá das cinco? Eu não sabia:
"Antes de ser inglesa, essa já era uma tradição portuguesa, com certeza. "O hábito de tomar chá foi levado para a Inglaterra em 1662 pela filha de dom João IV, Catarina de Bragança, ao se casar com o rei Charles II. Lá, foi adotado pela corte", conta o professor de história Henrique Carneiro, autor do livro Comida e Sociedade, uma História da Alimentação. O chá, um dos produtos exóticos que os portugueses descobriram no Oriente, vinha da China via Macau, uma das colônias portuguesas da época. Além disso, o chá das 5 pode ser considerado apenas uma figura simbólica: a bebida, para os ingleses, não precisa ser servida às 4 ou às 5 da tarde: preferência nacional, é consumida a qualquer hora, como o cafezinho para brasileiros, espanhóis e italianos". Fonte: Super Interessante


Catarina de Bragança: "Em Inglaterra, introduziu algumas novidades. Entre elas, a mais conhecida é a de ter introduzido o hábito de tomar chá com bolos, hábito esse que permaneceu até aos dias de hoje e está de tal modo enraizado que o chá é hoje uma verdadeira bebida nacional em Inglaterra. Associado a Catarina de Bragança está ainda, segundo a tradição, o bolo que hoje conhecemos sob a forma de queque, feito com massa inglesa e com uma coroa de rainha a toda a volta (“queque” deriva da palavra inglesa “cake”). A primeira ópera italiana que os ingleses puderam ouvir foi mandada trazer por ordem de Catarina. A rainha introduziu ainda na corte inglesa o uso de pratos de porcelana (por lá usavam-se pratos de ouro ou prata e os alimentos ficavam frios num instante...) e o dos leques em substituição da máscara de passeio em seda negra".

Se você gosta de ouvir histórias (eu adoro), veja este vídeo: D. Catarina De Bragança, Triste Vida A Das Princesas - História de Portugal contada a partir das grandes personalidades que fizeram a história do nosso pais, pelo prof. José Hermano Saraiva.

Agora voltando a receita do Petit Four, ela rende uma quantidade pequena. Se quiser fazer uma quantidade maior, dobre a quantidade, observando sempre a textura da massa, que deve ser bem oleosa. A farinha de trigo é o principal ingrediente para este ajuste, então agregue aos poucos. Se exagerar na quantidade, os Petits Fours ficarão duros e sem graça.

No liquidificador:
1 cebola pequena cortada em pedaços
1 dente de alho médio cortado em dois pedaços
1/2 pimenta dedo-de-moça sem as sementes
140 ml de óleo de girassol
70 ml de leite
Bata tudo até ficar uma mistura líquida e perfumada.

Em uma vasilha:
1 colher de chá de fermento biológico seco
2 colheres de sopa de manteiga em ponto de pomada
rale um pouco de pimenta preta
1 colher de chá de sal
3 xícaras de farinha de trigo - medida da xícara 200 ml
Misture tudo com uma colher, junte a mistura do liquidificador e termine agragando tudo. Com as mãos, vá juntando mais farinha se necessário, até que a massa fique com uma textura bem oleosa e esponjosa, mas soltando das mãos. Descansar a massa por 30 minutos, enrolada em filme de PVC.

Terminado o tempo de descanso, corte pedaços da massa e faça os Petit Fours como se faz gnocchi ou nhoque. Como a massa é bem oleosa, pegue pedaços pequenos para enrolar, corte com a faca em pequenos quadradinhos e passe em um garfo para dar o acabamento. Acesse este vídeo com uma receita de nhoque e ao tempo de 1min13seg, observe como dar o acabamento com o garfo. Caso não queira este acabamento, pule esta etapa do garfo.

Eu não uso farinha para enrolar e cortar os Petit Fours, mas se você achar necessário, então use. Passo os quadradinhos no garfo e coloco direto na forma, que não precisa ser untada, pois com já disse, a massa é bem oleosa. Também não usei a gema do ovo para dar cor no biscoitinho, mas pode usar, é só pincelar por cima.

O forno deve ser pré-aquecido a 180º e a temperatura mantida assim enquanto assam. Não asse por muito tempo, ficarão duros. Quando os biscoitos são retirados do forno, continuam assando, enquanto estiverem quentes. A parte de cima ainda fica levemente mole, mas não muito, após esfriar, endurece. Faça o teste levantando um biscoito com a ponta da faca para ver se está moreninho. Observe na foto, alguns Petits Fours estão virados para ver a cor na base.

Deixo esfriando na assadeira, apenas dou uma balançada para o biscoitos descolarem do fundo da forma. Os que não descolam, eu empurro com a ponta da faca, descolam facilmente.

Só guardo na minha latinha de biscoitos quando estivem totalmente frios. São bem saborosos e não ficam fortes. As crianças também podem comer.

Ciao bella gente!




2 comentários:

  1. Um excelente acompanhamento para o café!!!!
    Adorei seu post, Glória! Bem como toda a parte histórica...
    O Prof. José Hermano Saraiva, realmente fazia videos de uma riqueza extraordinária a vários níveis! De vez em quando adoro rever alguns dos seus programas, quando passam num dos canais por cabo...
    Bjs
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, eu fiquei encantada com ele, o Prof. José Hermano Saraiva. Eu tenho verdadeira paixão por contadores de histórias, que eu entnedo como sendo o verdadeiro tesouro da humanidade.
      Beijo amore s2

      Excluir