quarta-feira, 22 de julho de 2015

Cozinha Mediterrânea - Peperoni Arrostiti, Alice e Origano - Pimentões Assados, Aliche e Orégano





Os pimentões aqui são mais digestivos, pois são assados no forno e ainda, ganham um leve sabor defumado.

Temperados com azeite e orégano, combinam muito bem com filés de aliche. Imaginem por cima de uma fatia de pão italiano ou mesmo sobre a mesma fatia, tostada na frigideira com azeite, o que conhecemos por bruschetta?

Um aperitivo com sabores que vão do doce ao defumado, veramente delicioso!

É versátil, pois também pode ser o prato principal. Experimente cortar em tiras mais finas, juntar azeitonas negras carnudas - descaroçadas, algumas alcaparras, pinoli e combinar tudo com um espaguete al dente ... comida dos deuses!


2 pimentões vermelhos, escolha os bem carnudos e firmes, pois serão assados

flocos de pimenta calabresa ou pimenta dedo-de-moça cortada em rodelas bem fininhas

folhas frescas de orégano é a mais pura magia, mas se não tiver, use as secas

1 dente de alho cortado em lâminas bem fininhas, mas é facultativo, o pimentão é um rei muito presente! Eu nem usei

filés de aliche

abundante azeite

sal grosso e pimenta preta para ralar na hora


Pré-aqueça o forno a 300º.

Enxugue muito bem os pimentões, não é preciso cortar. Unte uma forma com azeite, disponha os pimentões, um ao lado do outro, regue com um pouco mais de azeite por cima deles e leve ao forno, sem papel alumínio. Abaixe a temperatura para 250º e siga assando os pimentões até murcharem bem e ficarem com a pele tostada. Meia hora a 45 minutos, depende do forno.



Espere esfriar um pouco para começar a limpeza das sementes, parte branca fibrosa e pele. Com os pimentões bem moles e assados, a pele sai com muita facilidade, com as mãos mesmo, algumas partes a faca ajuda bem. Corte ao meio cada pimentão e limpe todas as sementes, retire com a ajuda da faca a parte branca interna, que é indigesta e retire também o cabo. Limpe bem a base de trabalho de sementes e corte cada pimentão em pedaços grandes, 4 ou 5 partes.

Observe cada fatia, elas são irregulares e é assim mesmo, este é um prato rústico, mas dê uma aparada, um certo acabamento nas partes mais irregulares de cada fatia, sem a preocupação de perfeição.

Arrume uma vasilha para compor as fatias de pimentão em camadas:

regue o fundo da vasilha com azeite,

arrume fatias de pimentão assado,

distribua pelas fatias um pouco de pimenta calabresa, orégano, filés de aliche, solte umas pedrinhas de sal grosso, poucas pois o aliche já tem sal e rale pimenta preta na hora. Se for usar o alho, este é o momento.

Veja na imagem abaixo como o aliche foi ajeitado por cima de cada fatia de pimentão. Um filé de aliche para cada fatia. Aliche usado de maneira exagerada em um prato, certamente vai estragar todas as sensações mais maravilhosas.

Siga assim para cada camada de pimentão, sempre sem exagerar nos temperos, pois estão presentes em cada camada. Regue a vontade com azeite. Cubra com filme PVC, reserve na geladeira e consuma em até uma semana.

Eu deixo um dia curtindo na geladeira, para depois consumir, dessa forma o matrimônio tem tempo de acontecer entre os temperos, os filés de aliche e os fatias de pimentão assado ... um verdadeiro ménage à sei lá quantos rsrsrs ... mas dá super certo, ninguém briga com ninguém!


Caso não tenha aliche, poderá no momento da limpeza dos pimentões, cortar em tiras finas e juntar, além dos temperos acima citados, folhas rasgadas com as mãos de manjericão e um pouco, mas pouco, de aceto balsâmico, é um manjar dos deuses do olimpo.


Aqui temos além de um aperitivo para acompanhar pão italiano, também o acompanhamento de um prato principal, como por exemplo, uma carne assada ou um filé grelhado ou mesmo um churrasco. 


Bem versátil não é!? Ciao!



4 comentários:

  1. Isso é muito bom !!!!!!!!!☆
    Existe memória afetiva neste sabor para mim!
    Beijos minha Anam Cara ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com um prato destes, juntando as histórias que eram contadas a mesa, eu nem me preocupava com o prato principal ... e o tempo nem era percebido querida Astrid, beijinhos amore mio s2

      Excluir
  2. E que aspecto delicioso!...
    Sem dúvida, para experimentar, um dia destes...
    Bjs
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este petisco ou aperitivo é espetacular Ana querida, refrescante!
      aqui em casa gostamos muito, beijos amore s2

      Excluir