quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Spaghetti alla Carbonara - Com Gemas





Spaghetti alla Carbonara, segundo a Wikipédia, é um prato típico do Lazio/Itália, particularmente de Roma. 
É muito, mas muito fácil de fazer e rápido! O sabor é intenso e muito bom! Bem cremoso. 

A foto a seguir, apresenta o prato sem o queijo ralado por cima, para entender melhor a cremosidade do molho, que não vai creme de leite: 


Eu usei uma massa de Gragnano, uma cidade perto de Nápolis, na Campania/Itália. 

Por que de Gragnano?
"Gragnano, perto de Nápoles, é a cidade da pasta há 500 anos, toda ela voltada para a produção de massas de elaboração artesanal, trabalhadas em formas de bronze, secagem longa e delicada em baixa temperatura, feitas com sêmola de grano duro de primeira extração e água limpa do Monte Lattari como segundo ingrediente base. E atualmente, assim como a Champagne, não se pode mais usar o nome Gragnano a menos que a massa venha de lá."

E para que a rugosidade?
 "Todas as massas da Pasta di Gragnano passam por uma forma de bronze que provoca ranhuras na superfície da pasta. Graças a essa rugosidade e ranhuras provocadas pela forma de bronze, as massas da La Fabbrica della Pasta di Gragnano absorvem bem o molho assim como também dão sabor ao sugo."


A pasta de Gragnano que eu usei foi da marca Garofalo:


Sobre como cozinhar a massa de grano duro, sendo importante não utilizar nenhum tipo de gordura na água, eu explico com detalhes e vídeos aqui: http://farelascarpetta-mariagloriadamico.blogspot.com.br/2013/12/espaguete-com-anchovasaliche-e-farinha.html




... Billie Holiday ...




Spaghetti alla Carbonara

Para duas pessoas


250 gramas de espaguete de grano duro 
150 gramas de guanciale* (substitui por um belo bacon - 4 colheres de sopa)
6 gemas
200 gramas de queijo parmesão ralado 
Pimenta do reino preta ralada na hora
1 fio de azeite
Água do cozimento do espaguete

Guanciale* - "é um tipo de bacon não-defumado italiano, preparado com as bochechas do porco, de onde deriva seu nome. A carne da bochecha é esfregada com sal, pimenta-do-reino, e curada por três semanas." By Wikipédia
É claro que com o guanciale deve ser maravilhoso,mas como eu não tinha e a vontade era grande, fiz com bacon mesmo. 


Operazione 

Leve uma panela com bastante água para ferver. Assim que ferver, salgue preferencialmente com sal grosso. Junte o espaguete, abaixe um pouco o fogo e deixe que cozinhe, mexendo algumas vezes. Observe o tempo de cozimento na embalagem. 

Enquanto a massa cozinha, pegue uma vasilha e coloque as 6 gemas. As claras não serão usadas. Bata com um fouet ou colher. Junte o queijo parmesão e bata até a mistura ficar bem cremosa. Rale a pimenta com generosidade. Reserve. 

Leve uma panela pequena ou uma frigideira ao fogo com um fio de azeite e quando estiver quente, junte o bacon e, mexendo sempre, frite até que fique transparente. Não precisa fritar muito. Retire o bacon e disponha em um prato com papel absorvente. Reserve. 

Quando o espaguete estiver cozido, desligue o fogo e pesque com um pegador a massa e solte na vasilha com a mistura de ovos. Envolva bem o creme de ovos e queijo no espaguete com a ajuda de dois garfos e logo, junte o bacon e misture tudo. Caso o creme de ovos com queijo fique muito denso, junte aos poucos, a água que o espaguete foi cozido até dar o ponto de um creme fluído.

Sirva imediatamente. Pode polvilhar mais um pouco de queijo parmesão por cima.

Na foto abaixo, perceba como é uma prato cremoso! Eu usei um pouco da água do cozimento da massa aqui. Mas atenção, vá devagar com a água, pois se ficar um creme ralo, não vai ficar bom.  




Flores do meu jardim: 






4 comentários:

  1. Sabe do que gosto aqui, a comida segue um curso de história, de vida e de resistencia.

    amo isso, isso é comida tradicional, ficou maravilhoso.

    bjs nossos e é claro que as dicas de macarrão são maravilhosas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que eu gosto mesmo é de comida com história!
      Eu entro dentro da história e isso é viver sem limites, indo até onde a viagem me levar!
      Meus beijos a todas!

      Excluir
  2. Minha querida Maria Glória, este seu blog encanta, emociona, mexe com todos os nossos sentidos. Muito belo...lindo. O capricho salta aos olhos...tudo está sempre perfeito do começo ao fim.... nos mínimos detalhes...
    Amo - o .....
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este é um prato intenso, mas ainda assim, o sabor é delicado!
      O creme de gemas é divino, mas tem que gostar de gema, pois como eu disse, é intenso!
      Um beijo!

      Excluir