Foto by Rodrigo D'Amico
Deliciosa! E quando eu li que era rústica, eu fiquei com mais vontade de fazer!
Tudo que é rústico na elaboração de um prato, é uma surpresa! Parece que não vai dar certo e no final, surpreende! É diferente!
Você pode fazer esta torta com banana, maçã, pera, uva passa. Eu tinha na fruteira bananas no ponto e assim foram. Mas acrescentei raspas de limão siciliano, combinação que ficou excelente!
8 bananas nanicas bem maduras cortadas ao meio, em formato de meia lua
Raspas de meio limão siciliano
1 xícara de farinha de trigo
3/4 de xícara de açúcar (usei menos que a receita)
1 colher de sobremesa de fermento em pó (esta medida foi o suficiente)
1 pitada de sal
2 colheres de sopa de manteiga sem sal derretida
2 ovos
1/2 xícara de leite
1 colher de sobremesa de rum ou licor de sua preferência (opcional)
Canela para polvilhar
Unte com manteiga um refratário - eu usei um de 21 por 21cm - e em seguida polvilhe com a mistura de açúcar com especiarias. Reserve.
Açúcar com especiarias: Em uma vasilha pequena, junte açúcar, canela, cravo e noz-moscada ralados e misture bem. Eu sempre faço uma quantidade maior e deixo dentro de um vidro bem fechado na geladeira, para usar quando necessário. A mistura que eu faço fica meio escurinha, para sentir bem os sabores das especiarias:
Agora, pré-aqueça o forno a 180°.
Em uma vasilha, misture bem os ingredientes secos e reserve: farinha, açúcar, fermento e sal.
Em outra vasilha, bata levemente os dois ovos, o leite e a bebida que for usar. Não use batedeira aqui. Reserve.
Deixe a manteiga derretida próxima, para facilitar.
Pegue o refratário e monte a torta em duas camadas, desta forma:
ajeite oito metades das bananas
espalhe um pouco de canela
agora metade das raspas de limão siciliano
ajeite com a colher metade da mistura dos ingredientes secos
Repita as etapas acima, terminado com a mistura dos ingredientes secos!
Regue com a manteiga derretida, em toda a volta do refratário e regue por cima, com a mistura de ovos e leite. A mistura vai escorrer por dentro do refratário ... é assim mesmo, continue regando por cima do refratário.
Leve ao forno, mantenha os 180/150º, pois assando assim devagar, as bananas vão derreter ... madonna mia!
Quando estiver dourado e tenha atenção por volta de 40/45 minutos, está pronto!
Ficou assim, saindo do forno:
Assim que tirei do forno, eu polvilhei um pouco, só um pouco mesmo, da mistura de açúcar com especiarias e voltei para o forno por mais 5 minutos e só!
A inspiração veio do 'DigaMaria.com', clique aqui para conhecer!
Se quiser ver a vídeo receita, o programa 'A Confeitaria do Canal Bem Simples', explica direitinho como fazer esta torta: clique aqui!
Nooooooooooooossa, que coisa boa! Isso é de comer ajoelhada,rs Lindo fds, beijo, tudo de bom,chica
ResponderExcluirMinha Chica querida! Saluuute!
ExcluirEsta tortinha é deliciosa!
Un bacione!
Exatamente a torta que minha avo fazia... (exceto pelo limao)... que saudade!!!!
ResponderExcluirOi Lú, tudo bem?
ExcluirE você viu como é fácil de fazer?
Beijinhos!
Estou adorando a ideia da nossa troca de receitas. Qualquer dia vou comprar bananas e fazer esta tua torta rustica. Beijos!
ResponderExcluirO bolo de limão molhadinho eu vou fazer, já está na lista ... kkkkkkkkk e vi a pasta alla norma que eu sempre faço, sendo o queijo ricota apimentada defumada ralada, o verdadeiro paraíso! Adoramos aqui em casa. Vamos a nossa troca e eu aprendendo com você! Obrigado kati e beijinhos.
ExcluirNunca coloquei o limão...mas esta torta é o máximo de boa...sempre faço e meus filhos adoram. Coloco bolinhas de manteiga nos morrinhos que sobram de farinha no lugar da manteiga derretida, pois eu unto o refratário....no mais é para saborear ajoelhada mesmo!!!
ResponderExcluirBeijo grande Maria Glória
Eu gosto muito e o maridex também. E dá uma torta pequena, ótima para duas pessoas!
ExcluirVou colocar umas pelotas de manteiga da próxima vez e diminuir a quantidade de manteiga derretida, que eu gosto muito, pois as bordas ficam bem crocantes ... beijos Astrid!
Difícil encontrar blogs como o seu e com as suas receitas. Apesar de ele não ser "fancy" como muito bons blogs por aí ... Ele realmente traz o que uma cozinheira de verdade faz!!! Obrigada por ser sincera e compartilhar a tua sabedoria!!!
ResponderExcluirOlá!
ExcluirMuito gostoso ler o que escreveu! Obrigado! Prazer ter você aqui!
Um abraço!
AMO DEMAIS ESTA TORTA. FAÇO-A DESDE OS ANOS 80 PARA A CRIANÇADA, QUANDO TINHA CASA EM SÃO PEDRO D'ALDEIA, NA REGIÃO DOS LAGOS/RJ. MAS A SUA IDÉIA DO AÇÚCAR DE ESPECIARIAS DEU UMA VALORIZADA NA TORTA EM 100%. PARABÉNS POR SUAS RECEITAS DIVINAS. ABRAÇOS, HELOISA(RJ).
ResponderExcluirObrigado Heloisa! Sempre bem-vinda, um grande abraço.
ExcluirTem cara, cheiro e lembrança do vó... já comi e me lembra infância. A rusticidade estava presente nos pratos.
ResponderExcluirObrigada pelo elogio e carinho com a Lojinha. Gosto muito do que faço e quando montei o blog pra ela, era isso que queria - uma rusticidade delicada. Tenho que atualizar algumas coisas como depoimentos, pronta-entrega, mas tô corrida no trampo, então... vai ficando.
Abração.
Olá, estou há dias querendo fazer essa receita mas tenho uma dúvida. Quando você diz "Regue com a manteiga derretida, em toda a volta do refratário e regue por cima, com a mistura de ovos e leite. A mistura vai escorrer por dentro do refratário", esse em volta quer dizer que a manteiga deve ficar entre o refratário e a massa como que para criar uma crosta crocante?
ResponderExcluirDesde já, obrigada.
Olá Sarai!
ExcluirQuero dizer que próximo às bordas, regue com a manteiga derretida e mais ao centro, com a mistura dos ovos e leite. Enquanto a torta estiver assando, todos os líquidos unem-se, mas de fato, as bordas ficam mais crocantes. Espero ter explicado.
Agradeço a confiança, quando fizer, volte para contar se gostou.
Um abraço.