terça-feira, 10 de setembro de 2013

Milanesas Argentinas




Bife à Milanesa, Cotoletta alla Milanese ou apenas Milanesas: "Ao que tudo indica, este prato é muito antigo e é bem provável que tenha mesmo nascido em Milão, na Itália. O historiador italiano Pietro Verri cita, no livro Storia di Milano (História de Milão), o cardápio de um almoço realizado no ano de 1134 na Igreja de Santo Ambrósio, em Milão. Nele, estava a descrição exata de como se prepara um bom bife à milanesa: empanar a carne com ovos batidos e farinha de rosca antes de fritar.

Ainda assim, resta uma dúvida. Quem popularizou a iguaria? A hipótese mais aceita é que foram os austríacos, quando ocuparam a Itália no século 18. O dicionário Larousse diz que a preparação de um prato à milanesa é semelhante à receita austríaca "wiener schnitzel".

"Há diversas variações sobre o modo de preparo. Tradicionalmente, na Itália a milanesa é feita com carne de vitela. Mas hoje em dia o termo "milanesa" é popularmente usado para denominar diversas comidas empanadas. Há ainda cozinheiros que utilizam farinha de trigo no preparo, para formar uma crosta mais espessa. By Wikipédia

No entanto, quando visitei Buenos Aires, na Argentina, fiquei deliciada com todas as milanesas que lá degustei. Um dia, faz tempo, sempre nas minhas pesquisas no google, apareceu um vídeo de um argentino produzindo belas milanesas. Então eu fiz, seguindo os segredos e gostei muito!

Estas são milanesas de filé de peito de frango: 



... só se quiser ouvir ... senão pule e siga adiante ... mas se quiser, vai ganhar uma canja, no final, do B.B.King ... 



400 gramas de filé de peito de frango (não muito fino)
Cebolinha verde cortada em rodelas
Alecrim e tomilho
2 dentes de alho 
3 ovos
leite
Pimenta preta 
Noz-moscada
Sal 
Farinha de rosca 


Operazione 

Lave os filés de peito de frango, limpe, retire a gordura. Reserve.

Em um bowl, quebre os ovos e acrescente a cebolinha verde, folhas de alecrim e tomilho a gosto. Esprema os dois dentes de alho e em seguida rale a pimenta preta e depois a noz-moscada. Salgue* a seu gosto. Misture tudo e acrescente um pouco mais que um quarto de xícara de leite, para criar uma consistência que vai ajudar a marinada a penetrar mais na carne, resultando em mais sabor.  

Importante* - nunca salgue diretamente a carne, pois o sal vai desidratar a carne. O mesmo vale para os bifes grelhados/fritos, que devem ser salgados só na hora de irem ao fogo. Aqui, salgue só a marinada de ovos. 

Junte os filés de peito de frango a marinada de ovos e deixe descansando algumas horas. A marinada tem que cobrir todos os filés. Eu gosto de fazer este processo de véspera, pois deixo descansar até o dia seguinte, mexendo umas duas ou três vezes. 

Descansando sempre na geladeira, coberto com filme de PVC.  


No momento em que for fritar os filés, pegue um prato fundo e grande a coloque bastante farinha de rosca. Eu costumo comprar farinha de rosca na padaria, pois acho uma farinha mais natural, sem adição de açúcar, fermento, conservantes .... 

Empane os filés na farinha de rosca, firmando bem com as mãos e ajeite um em cima do outro, em outro prato, sempre intercalando com farinha de rosca para não grudarem. Pode-se fazer os dois processos: empanar e fritar ao mesmo tempo ... 

Após empanar os filés, coloque no fogo uma panela que caiba o filé inteiro, com óleo de semente de girassol e um pequeno ramo de alecrim ou uma folha de louro para aromatizar. E coloque uma quantidade de óleo que cubra o filé. 
Eu tenho muita resistência a usar óleo de soja, pois eu acho que ele escurece/queima muito rápido durante a fritura, deixando assim um sabor forte, que eu sinto como sendo amargo. E o cheiro é bem forte também. Realmente não gosto! Tenho preferência pelo óleo de semente de girassol. 

Deixe que o óleo esquente, mas não muito, pois se ocorrer um douramento da milanesa muito rápido, pode acontecer de a parte interna da milanesa ficar meio crua. 
Aqueça o óleo, coloque a milanesa, abaixe só um pouco a chama, frite de um lado e vire, para fritar do outro lado. Não se deve virar muitas vezes a milanesa, só uma vez. Quando estiver dourada, está pronta. 
Tire a milanesa da panela, deixando escorrer bem, e coloque em um prato com papel para absorver o excesso de óleo.  


Observe na foto que as ervas ficam grudadas no filé. E quando é partido com a faca, não fica aquela camada de farinha de rosca solta do filé, que se perde no prato e deixa o filé sem sabor.  

Siva com limão fatiado para ser espremido no prato! Excelente! 


Na foto abaixo: milanesa de filé de peito de frango a parmeggiana (milanesa, molho de tomate e mozzarella - com queijo gouda fica divino - depois é só gratinar no forno) acompanhado de salada de alface, tomate e pepino: 


Também faço o mesmo processo com carne bovina. Gosto de fazer com contra-filé bem magro, como segue nas fotos. Com alcatra também fica ótimo!  




Servi esta milanesa com fusilli feito com ervas, pimenta, alho, azeite ... 


Uma massa bem saborosa, simples e rápida: 


Temperos que eu usei no fusilli: 


Alcaparras e azeitonas negras grosseiramente picadas. Salsinha, alho, cebolinha verde e folhas de manjericão.  



Bacione e Abbraccione a Tutti ... 




6 comentários:

  1. Deliciosa receita!
    Tenho uns bifes de peito de frango em casa, e me deu vontade de fazer.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kati!
      Eu gostei muito! Realmente tem mais sabor e a carne fica bem macia!
      Se fizer, me conte?
      Beijos!

      Excluir
  2. Adoro carnes de qualquer tipo à milanesa.. Esse teu modo de fazer, muito bom!! Belo prato! beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica amore mio!
      A diferença é que a carne fica na marinada umas horas ou de véspera, melhor ainda! E fica bem macia viu! Delícia!
      Beijinhos!

      Excluir
  3. Boa noite, querida Maria da Glória!
    Hoje me inspirei nesta receita pra fazer amanhã... muito apetitosa... nunca deixei de um dia pro outro mergulhada no banho de ovo primeiro... vou tentar!
    Obrigada pela excelente partilha...
    Bjm muito fraterno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Rosélia!
      Gostamos muito, a carne fica bem macia. Obrigado pela confiança e espero que gostes. Depois me conte!
      Beijocas, bela!

      Excluir