sábado, 7 de setembro de 2013

Colcannon - Purê de Batatas Irlandês




Sou fã da Ilha Esmeralda, como é também chamada a Irlanda, das paisagens verdes, nos mais variados tons e penhascos maravilhosos! Além de toda uma tradição celta, que muito me inspira! Este ano, ganhei um livro sobre culinária irlandesa com receitas simples, porém incríveis. 


São comidinhas fortes, que confortam para um clima bem frio. E eu, além de fã da Irlanda, sou fã do inverno e do outono! O Colcannon, um prato muito antigo, é um purê de batatas feito com folhas de couve ou repolho, muita manteiga, leite, sal e pimenta. É servido com uma pelota de manteiga, que derrete no centro do purê bem quente. Segundo a tradição irlandesa, deve ser servido no dia das bruxas e com moedas escondidas nas batatas.


Sons da Ilha Esmeralda ...


Bom, é claro que o meu Colcannon foi feito a modo mio. Inspiração: Awen!
Usei manteiga sim, mas no centro usei azeite de oliva extra-virgem e fiz com folhas e talos de brócolis e com alguns pequenos floretes, de um grande e lindo maço. 

Este purê lembra comidinha da mamma, da nonna. Minha mãe fazia um muito parecido, porém, a verdura que usava era mostarda e ficava divino! 


folhas, talos e pequenos floretes de brócolis picados grosseiramente 
1 talo de alho poró cortado em rodelas finas ou cebolinha verde cortada em rodelas 
4 batatas médias cozidas e espremidas
1 dente de alho grande picado 
medida de 1 copo de requeijão de leite integral 
manteiga sem sal 
noz-moscada ralada na hora 
mix de pimentas moídas na hora 
azeite de Oliva 
Sal

Ferva o leite com o alho poró. Após esfriar um pouco, rale a noz-moscada e reserve.

Frite, sem dourar para não ficar com sabor amargo, o alho em um bom pedaço de manteiga com um fio de azeite - o azeite não deixa queimar a manteiga. Junte as folhas, talos e floretes do brócolis e refogue até ficar al dente. Salgue a verdura. 

Agora junte a batata espremida e misture tudo. Abaixe o fogo e deite na panela da batata todo o leite fervido com o alho poró. Misture tudo, aproveite para verificar o sal. 

Vá mexendo até dar o ponto que você goste: um purê mais molinho ou mais encorpado, no caso deste último, manter mais tempo no fogo, mexendo, para secar o leite. 

Terminado o processo, rale o mix de pimentas, mexa e não tampe, para que não caia água no purê. Deixe o Colcannon descansando alguns minutos e pode servir.

Sirva com o vidro de azeite na mesa. No prato, forme com o garfo um buraquinho no Colcannon e preencha com azeite. Se quiser, pode preencher o buraquinho com manteiga em ponto de pomada, para derreter mais facilmente, já que o purê deve ser servido quente. 




SAUDAÇÃO IRLANDESA

Que a estrada se abra à sua frente...
Que o vento sopre levemente às suas costas...
Que o sol brilhe morno e suave em sua face...
Que a chuva caia de mansinho em seus campos...
E até que nos encontremos novamente,
Que Deus te guarde na palma de Suas mãos...
Muita paz!




7 comentários:

  1. Nooooossa, deve ser muito legal. Sabes que adoro quando sobra pra janta. Parece sempre mais gostoso( e vamos combinar, nos poupa trabalho,rs)

    Adorei!

    E a mensagem celta, maravilhosa! beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh é verdade, a sobrinha do almoço na jantar é só chegar e comer ... kkkkkkkkkkkkkkkkk ... é isso eí! Beijão Chica!

      Excluir
  2. Oi, Maria Gloria!
    Hoje cheguei no seu blogue e tive uma grata surpresa. Nada de bruxas! Eu sinto que tenho anjos ao meu redor... eu fui no G+ da Astrid e lá tinha um link para cá "Bolo de Fubá Cremoso". O aspecto era de um bolo que sinto muita saudade e acessando o link, pude comprovar! Agora é sentir o sabor para ver se é o mesmo bolo :) Obrigada!
    Já misturei no purê de batatas a couve picadinha que também misturei bacon já torradinho no final. Não sabia da possibilidade de ser um prato irlandês. Ah, meu marido brincou... perguntando se esqueci o caldo verde no fogo! :)
    Como o meu filho não toma sopas ou caldos, achei o máximo essa mistura.
    Agora vou ler atentamente o modo de fazer ao seu modo à Ilha Esmeralda!
    Bom fim de semana!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este bolo de fubá cremoso que você fala Luma, é o preferido do meu marido. Para você ter uma ideia, ele pede este bolo de aniversário, ajeito uma vela e cantamos parabéns ... kkkkkkkkkkkkkkkkkk.

      Eu achei o máximo a ideia de colocar bacon torradinho ... deve ficar excelente! Pode ser torrado no micro, assim fica bem sequinho ... madonna mia! Morri!

      Um beijão Luma!

      Excluir
  3. Amei do começo ao fim dos comentários....
    Primeiro por me fazer lembrar da minha mãe, uma bruxa disfarçada das boas...que colocava bacon nesta receita.
    Segundo as mensagens celtas que eu sempre adorei.
    Terceiro a conversa da Luma com você...
    Então beijos para todas..Chica, Luma e para você minha Anam Cara querida!!!!
    Awem!!!!

    ResponderExcluir
  4. Delícia né Astrid!

    Eu me encanto com a blogosfera ... nem me conformo como fiquei tanto tempo sem conhecer ... e vou te contar uma: vou fazer com repolho e bacon torradinho! A Luma e sua mãe me fizeram ficar com vontade ... e vou fazer para sobrar para o jantar, né Chica? kkkkkkkkkkkk

    Beijos amore!

    ResponderExcluir
  5. Conheço essa saudação e acho muito fofa!

    Um dos locais que tenho vontade de conhecer, é a Irlanda! Talvez pelo clima e pelas paisagens maravilhosas, assim como a Escócia e a mia Itália!!!

    Essa receita deve ser maravilhosa (sem o alho, claro rsrsrs), mas com couve, com mostarda, brócolis etc... tutto vá benne, já que amo essas verduras também!!! Me pareceu delicioso!

    Ahhh o Giggio... ele é um "gatão", moleque de tudo... Todos eles são muito amados.

    Abração.

    ResponderExcluir