sexta-feira, 10 de maio de 2013

Frittata Arruscata di Maccheroni e Abóbora Assada



... um dia o meu baú de memórias foi escancarado por uma foto que vi de uma fritada de macarrão ... fui parar em um tempo lááá atrás da minha lenda ... muito atrás ... quando esta fritada era parte da mesa na casa dos meus pais.

Lembrei também que nunca o termo omelete foi usado na minha casa, pois ovos batidos e temperados e feitos na frigideira formavam uma fritada e muitas vezes de batata, que eu amava comer, de preferência gelada, no dia seguinte. 

Não sei o que aconteceu, mas a Frittata di Maccheroni nunca mais aconteceu na minha lenda ... constatei que foi realmente esquecida. Esquecida até este momento, pois fui as pesquisas para sentir, reviver e fazer!



Frittata di Maccheroni

Un piatto classico napoletano, feito de sobras de macarrão, qualquer tipo de macarrão, mas deve ser do dia anterior ou mesmo do almoço de domingo, por exemplo. 

A magia da Frittata di Maccheroni é cuidar para que ela fique Arruscata, que significa dourar quase queimando, conferindo um sabor defumado e uma crosta crocante. Para que isso aconteça, o 'Arruscata', o óleo deve estar bem quente. 

Pode-se comer quente ou frio, nas refeições, no lanche ou mesmo no café da manhã.

No dia anterior, eu havia feito um Penne al Pesto, que servi com fatias de Abóboras Assadas com Alecrim e Tomilho. Farei um post sobre este pesto, que uso amêndoas no lugar de nozes. Outro dia eu posto. Mas vai a foto agora, para ver do que foi a sobra que gerou a Frittata di Maccheroni. 




Veja como a abóbora foi temperada, antes de ir para o forno: alecrim, tomilho, pimenta preta moída, sal grosso e azeite. Devem ficar bem separadas, assim como na foto. Este é o segredo para que fiquem com uma casquinha crocante por fora e no interior, um creme. Estas abóboras são divinas! Faço com casca e uso a abóbora cabotiá. 




A foto abaixo é a Frittata di Maccheroni que eu fiz, com sobras do penne e da abóbora. Eu acrescentei ervilhas, daquelas congeladas. Servi acompanhada de quiabo refogado com alho, tomilho e suco de limão ... sequinho, como podem ver e com um leve sabor cítrico... mas que não sobrou ... kkkkkk.
O segredo de um quiabo sequinho, é não mexer com a colher. Nunca! Chacoalhe a panela, que deve ser grande, umas duas vezes e pronto. Tudo rápido, pois gosto do quiabo al dente. 




A seguir, os ingredientes da Frittata, ressaltando que a mistura de todos eles não deve ser muito líquida, portanto não bater muito os ovos e use poucos ovos. Creio que no máximo três ovos, mesmo para uma maior quantidade de macarrão. Aqui eu usei dois ovos. 


Um prato de sobra de macarrão do dia anterior
Sobra de abóbora assada - pode ser outro legume
Meia xícara de ervilha descongelada, conforme indicado na embalagem 
2 ovos 
2 colheres de sopa cheias de queijo parmesão ralado 
1 tchufinho de dill fresco sem os talos e picado grosseiramente (*)
Pimenta preta moída
Noz-moscada
1 pitada de sal
Azeite de oliva


(*) Este é o dill, na imagem abaixo. O sabor é delicado, parecido ao da erva-doce. Só usei as folhas. Se você não tiver, use uma outra erva fresca, como a salsinha.

Folhas de Dill



Em um bowl, bata com um fouet os dois ovos rapidamente com um pouco de noz-moscada e pimenta preta moídas na hora. Junte o sal - pitada - e o queijo parmesão ralado e bata só mais um pouco. Não bata muito, não deve ficar muito líquida.

Junte o macarrão, a ervilha, a abóbora e o dill e agora misture tudo com delicadeza, para não desmanchar a abóbora.




Em uma frigideira antiaderente, deite o azeite de oliva até cobrir o fundo e deixe que esquente muito bem. Ajeite a mistura do bowl na frigideira, aparando as bordas para que fique bem redonda. Dê uma amassadinha no centro para que a espessura da frittata fique por igual. 




Vá levantando as bordas e observe: quando a frittata estiver moreninha, vire com a ajuda de um prato, para dourar do outro lado. E quando estiver totalmente dourada, assim com uma crosta crocante, esta pronta. Desligue o fogo e está pronta!  




O sabor de toda esta mistura é muito, muito bom ... sendo delicioso sentir a textura e o sabor defumado da casca crocante. A abóbora acerta na leveza, na cremosidade na língua ... sabores maravilhosos e saudosos! 

Veja mais uma vez:




Na foto abaixo, eu fiz esta frittata arruscata com sobra de espaguete ao molho de tomate pelati com vôngole: 


Ciao! 




8 comentários:

  1. Minha querida Maria Glória!
    O Raphael ama isso.
    Eu faço com batatas, tomates, e o que tiver sobrando...kkk
    UMA verdadeira DELÍCIA!

    E o quiabo eu adoro. Quando cozinho o quiabo eu acrescento um pouco de vinagre à àgua. E quando eu os refogo direto deixo-os um pouco de molho numa água com vinagre. Daí ele não cria baba...assim eu aprendi com a minha avó. Agora aprendi mais uma com você.

    Fui lá ver o link do grupo...tem mesmo muitas receitas boas...

    Beijão
    Astrid Annabelle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você, Astrid, bem sabe como eu gosto de comidas com história, com passado ... e esta é mais uma delas. Havia esquecido da fritada de macarrão, como a minha mãe dizia!

      Mas é isso mesmo, também faço com tudo o que estiver sobrando e é muito bom! O Rapha sabe o que é bom, aqui vai um beijo para ele, de coração para coração!

      O sabor que o limão dá ao quiabo, espremendo assim na metade do cozimento é dos Deuses!!! Aprendi isto recentemente.

      Um beijo para você de coração para coração!

      Excluir
    2. Então, o limão também quebra a baba do quiabo... salada de quiabo com azeite e limão é dos Deuses...

      Excluir
    3. Isso mesmo, o limão quebra a baba do quiabo de uma forma mais fácil e rápida e ainda deixa um sabor delicioso ... eu espremo assim na metade do cozimento (que é bem rápido) assim deglaciando: faz uma fumacinha cheirosa, como quando deglaciamos com vinho e vou chacoalhando a panela, sem mexer. Fica sequinho.

      Salada nunca fiz ... neste caso, o quiabo é cozido também?

      Excluir
    4. É, e pode ser só com limão...rapidinho. Depois escorra e deixa esfriar..Tempere a gosto e com bastante azeite extre virgem... agora é só lamber os beiços...kkkk

      Excluir
    5. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ... um beijo S2

      Excluir
  2. Puxa, que delícia deve ficar! E adorei todo o colorido dos pratos! beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica querida!

      O macarrão fica bem crocante, muito bom! Sim, aqui ficou um belo colorido!

      Tudo de bom para você também e um beijo de coração para coração!

      Excluir