quarta-feira, 10 de maio de 2017

As Brumas convidam a um Pot-pourri de Sopas, Caldos ou Brodi (plural de Brodo - Caldos em Italiano)





E os dias estão assim. Por vezes, a noite um vento veloz e gritante, rodeia a minha casa. Conversamos, eu e o vento, até que eu durma. 






Deixo aqui um Pot-pourri das sopas que me apetecem nas estações mais frias. São muitas receitas, não leia se não for do seu interesse. Mas pode ver as fotos e apreciar estas delícias, que faz parte da minha mesa, muitas vezes, até nas estações mais quentes.

As sopas sugeridas são:

CALDO DE MANDIOQUINHA COM FLORES SECAS DE LAVANDA,

BOUILLABAISSE - SOPA FRANCESA AROMÁTICA DE PEIXE,

SOPA DE LEGUMES COM OVOS - ESPECIALIDADE DA NONNA,

SOPA DE LEGUMES COM FRANGO - UMA SOPA ADORÁVEL,

CAPPELLETTI IN BRODO - COM SALADA DE MÚSCULO,

CREME DE ENDÍVIAS - ELEGÂNCIA E DELICADEZA,

CREME DE ERVILHA COM LINGUIÇA DEFUMADA E BACON,

SOPA DE LENTILHAS COM LINGUIÇA DEFUMADA E COUVE, 

SOPA DE FEIJÃO COM ESCAROLA.

Não tenho medidas, pois sopas são fáceis de fazer. Geralmente, uso o que tenho disponível na geladeira e na despensa.


CALDO DE MANDIOQUINHA COM FLORES SECAS DE LAVANDA



É só refogar em azeite, com delicadeza (sem dourar muito), uma cebola, um pedaço de salsão e uma cenoura, tudo bem picado. Juntar mandioquinhas fatiadas, salgar a gosto, um pouco de água, tudo na panela de pressão, por 10 minutos. 

Com tudo bem cozido, basta mixar ou usar o liquidificador. Corrigir o sal e ao servir, espalhar flores secas comestíveis de lavanda. Eu juntei um pouco de pimenta branca pilada, para aromatizar e um fio de azeite.

A versão que segue está enriquecida com macarrão: 



BOUILLABAISSE - SOPA FRANCESA AROMÁTICA DE PEIXE

A cozinha é provençal e esta sopa é delicada e saborosa. 
Uma das minhas sopas preferidas!

Muito apreciada na região do mediterrâneo, no sul da França, é feita com uma variedade de pescados, legumes e ervas aromáticas. Acompanha pão e rouille: uma espécie de creme com batata, alho e pimenta, para passar no pão. 

A minha receita de bouillabaisse, não está perfeitamente francesa, pois não tem a variedade de peixe necessária. Mas foi feita com afeto e capricho! E foi apreciada com gosto, pois eu caprichei no caldo de peixe, que é a base da sopa.   


Primeiro faço um caldo de peixe bem saboroso. Em uma panela junto azeite, cebola e alho poró em pedaços, alho picado e refogo. Junto um tomate picado, sem a pele. Na sequência, vou adicionando: um pedaço de casca de laranja sem a parte branca, 1/4 de um bulbo de erva-doce cortado em pedaços, 1 colher de chá rasa de sementes de erva-doce e 1 anis-estrelado, Após misturar tudo, disponho na panela a espinha central, o rabo e cabeça de peixe (de um robalo que assei e congelei o que sobrou), Deito 1/4 de uma garrafa de vinho branco seco, completo com água, adiciono algumas pedrinhas de sal grosso e misturo tudo. Deixo em fogo médio e termino juntando ao caldo, alguns galhos de manjericão. Segue no fogo baixo, sem deixar ferver, por meia hora, semi-tampado. Se formar espuma, retiro com a escumadeira.

Em outra panela, deito um fio de azeite e um galho de salsinha. Junto uma porção de vôngole na concha, tampo a panela e deixo por alguns minutos, até as conchas abrirem. As conchas que não abrirem, devem ser descartadas. Metade dos vôngoles eu descarto as conchas e a outra metade, deixo nas conchas e reservo em um prato, tampado. O caldo do vôngole deve ser coado e reservado, será utilizado. 

Na geladeira, estão bem guardados quatro filés belíssimos de pescada branca. 

Terminado o tempo de cozimento do caldo de peixe, este também deve ser coado e mantido em uma panela tampada. Junte então, ao caldo de peixe, o caldo do vôngole e misture. Os ossos do peixe e legumes, podem ir para o fogo novamente, com água, para fazer outro caldo de peixe, para ser congelado. Funciona bem para um risotto, por exemplo, de frutos do mar. 

A parte, cozinho al dente, umas batatas e cenouras, descascadas e cortadas em pedaços médios (uma batata deve ser reservada - em purê - para fazer o rouille). Levo o caldo de peixe para ferver, regulo a chama do fogo para média, junto os pedaços de batata e cenoura já cozidos, deixo tomar gosto por dois minutos. Agora junto os filés de pescada, para cozerem no caldo. Cozinham muito rápido, pois o caldo já está quente. Muita atenção, não saia de perto, para os filés não desmancharem! Prove para corrigir o sal, se necessário. 

Apago a chama do fogão, junto os vôngoles, folhas frescas de tomilho, salsinha picada e cebolinha verde em rodela. Deixo descansando por 10 minutos, tampado.

Sirvo no prato, com uma fatia de pão rústico (pode ser a fatia torrada, se gostar) com rouille. Ralo pimenta e faço um giro com um fio de azeite. 


ROUILLE PARA PASSAR NO PÃO - COMPLEMENTO DA SOPA FRANCESA

Disponho em um pilão, o purê da batata reservada, um dente médio de alho amassado, sal, uma ou duas gemas (depende do tamanho da batata), azeite e sigo pilando, juntado colheradas do caldo de peixe (é só pegar umas colheradas da sopa, aos poucos, para o rouille não ficar muito líquido). Quando atingir o ponto de patê, disponha em uma vasilha de servir.

A palavra rouille é francesa e significa ferrugem, já que o molho tem a cor muito parecida, pois vai açafrão e eu não usei. Poderia usar cúrcuma para substituir, mas não usei. 

Delicia! 



SOPA DE LEGUMES COM OVOS - ESPECIALIDADE DA NONNA



Cozinhar ovos, um por pessoa. Descascar e reservar.

Fio de azeite na panela, para refogar cebola, alho e salsão, picados. Juntar batata, batata-doce e cenoura em fatias. Salgar a gosto. Cozinhar até os legumes ficarem macios. 

Com uma concha, pegar um pouco de caldo e alguns pedaços de legumes e mixar em uma vasilha, para formar um caldo um pouco mais consistente. Juntar o caldo mixado na panela, com a sopa. Misturar a apagar o fogo. 

Em outra panela, cozinhar um pouco de macarrão (uso Padre-nosso ou Ave-maria). Ferver por um minuto a sopa, juntar o macarrão cozido. Ferver mais um minuto para agregar tudo. Apagar o fogo e juntar folhas de escarola picadas, misturar, tampar e descansar por 10 minutos. 

Ao servir a sopa, no prato, dispor fatias de ovos e um pouco de cebolinha verde em rodelas. Um fio de azeite e parmesão ralado.   

E se você gosta, pode juntar um pouco de vinho tinto seco, diretamente no prato. É divinal para os dias frios! 


SOPA DE LEGUMES COM FRANGO - UMA SOPA ADORÁVEL



Para um sabor antigo, de sopa da nonna, deve ser feita com coxa de frango, pois o osso libera um sabor espetacular. Pode curar mal-estares, desencanto e revigorar a alma. Na minha família, era o primeiro prato de comida das mulheres, após o parto. Mas o macarrão, neste caso, deve ser cappelletti.

Quando eu cheguei em casa da maternidade, minha mãe já tinha a sopa pronta, descansando no fogão. Com fome ou sem fome, um prato era obrigatório, até um belo naco de pão italiano enxugar todo o caldo restante (e Fare la Scarpetta). E tem mais, a mamma e a nonna ficavam ao lado, olhando, sorrindo e abençoando a mais nova mamãe da família, felizes com o bebê no colo. Se o padre estivesse por perto, viria correndo aprender a abençoar como as mães e as avós, pois elas sabem tudo sobre bençãos. Mas nós sabemos que eles, os padres, gostavam mesmo é de provar os deliciosos pratos preparados pelas nonne. Estou mentindo? Creio que isto explica a frase antiga, usada por muitos após um pantagruélico almoço de domingo: "comi feito um padre" ahahaha.

Novamente: fio de azeite para dourar com leveza a coxa de frango. Juntar cebola, alho, salsão, cenoura, batata, tudo bem picadinho. Agregar tudo refogando devagar, juntar um pouco de vinho tinto e com a colher de pau, recolher tudo o que grudou na panela, para formar um bom brodo. Juntar água, salgar a gosto e pressão por 10 minutos. 

Cozinhar o macarrão (Padre-nosso, Ave-maria ou Cappelletti) a parte e al dente. 

Quando a sopa estiver pronta, mixar uma porção pequena em uma vasilha, para formar um cado mais denso. Juntar o caldo denso a sopa e quando estiver fervendo, juntar o macarrão. Após um minuto, desligar o fogo e juntar folhas de salsinha picadas e um pouco de orégano. Tampar a panela e descansar por 10 minutos. 

Servir com um fio de azeite e um bom parmesão ralado.


CAPPELLETTI IN BRODO - COM SALADA DE MÚSCULO


Uma sopa para os dias frios de inverno. Aquece, muito nutritiva e também cura todos os males.


Toma-se este brodo intercalando com bocados de pão com salada de músculo (com pão italiano) e uma taça de um bom vinho tinto seco. E se gostar, deite um pouco do vinho na sopa, já no prato. Cresci vendo meu pai e mãe fazerem isso. Poderia vir o frio da Lapônia, que nós continuávamos felizes à mesa e bem aquecidos. 

Fio de azeite para dourar cubos grandes de músculo, devagar e com carinho. Depois retiram-se os cubos bem selados e dourados e deixam-se reservados. Junta-se à panela mais azeite, cebola, alho, salsão e deixa-se refogar, em fogo médio. Retorna-se a carne na panela, junta-se uma folha de louro, três cravos-da-índia, mistura-se e aumenta-se o fogo, Rega-se com um pouco de vinho tinto, para recolher com a colher o que se formou na panela. Salga-se a gosto. Tem-se então, um bom e substancioso brodo de carne. Agrega-se água o suficiente para cozinhar a carne, em panela de pressão, por 30 minutos ou até a carne ficar muito macia, para ser desfiada. 

Terminado o cozimento da carne, juntam-se batatas e cenouras em pedaços graúdos. Cozinha-se na pressão os legumes, por mais 4 ou 5 minutos. Os legumes devem ficar macios, porém firmes.  

Retira-se a carne e reserva-se em vasilha tampada, para manter quente. A seguir, teremos a receita da salada de músculo. 

Cozinha-se separadamente os cappelletti, até ficarem al dente. 

Põe-se a sopa a ferver e com a ajuda de uma colher, amassa-se uns poucos pedaços de batata para formar um caldo mais consistente, mas não muito. Junta-se agora os cappelletti, agrega-se tudo muito bem, Desliga-se o fogo, junta-se cebolinha verde em rodelas, um pouco de orégano, rala-se pimenta preta e noz-moscada.

Deixa-se o brodo descansando, tampado, tempo de fazer a salada de músculo.

Mas pode ser feito com coxa de frango, só que sem a salada de músculo. Se você tiver pressa é uma ótima opção. O vinho tinto escurece a carne branca do frango.

 

SALADA DE MÚSCULO - COMPLEMENTO DO CAPPELLETTI IN BRODO

Um sabor extraordinário!
O segredo é temperar com aceto balsâmico, mas nunca exagere.   


Simplicíssimo! E pode ser também um prato de verão, como salada gelada! Era uma das comidas de pic nic, que a minha mãe fazia. 

Desfie a carne, que deve que estar desmanchando, corte cebola roxa em fatias tipo meia lua bem finas. Lave em em uma peneira e deixe escorrendo toda a água. 

Tempere a carne com aceto balsâmico, muito azeite, salsinha, cebolinha verde, orégano, as fatias de cebola roxa, pimenta preta ralada e sal. 

Sirva os cappelletti in brodo, no prato, com um fio de azeite e parmesão ralado, acompanhado de pão italiano para fazer um belo sanduíche com a salada de músculo. Não esqueça de um bom tinto seco. 

O pão italiano, foi feito em casa e é semi-integral. Um manjar que Zeus já chorou por mais, em seus banquetes no Olimpo! 


CREME DE ENDÍVIAS - ELEGÂNCIA E DELICADEZA

Uma pequena porção, pode ser a entrada dos longos almoços de domingo. 


Uso um pacote com 400 gramas de endívias. Corto as endívias ao meio e retiro a parte mais dura. Corto as metades em fatias finas. 

Douro levemente uma cebola média picada, em uma colher generosa de manteiga de ótima qualidade. Junto, aproximadamente 700/800 ml de leite integral (faço com leite em pó). Após ferver, junto as endívias, uma batata grande cortada em cubos pequenos e pouco sal. Deixo reduzir, até engrossar um pouco o caldo. Não é necessário engrossar muito. A batata deve estar completamente cozida. Apago a chama do fogão e é só mixar ou usar o liquidificador, para formar um belo e aveludado creme. 

Volto o creme para o fogo médio, por uns 3 minutos, corrijo o sal. ralo noz-moscada e pimenta branca. Desligo o fogo imediatamente e deixo descansando por 10 minutos. 

Servir com um fio de azeite, no prato. 


CREME DE ERVILHA COM LINGUIÇA DEFUMADA E BACON


Um fio de azeite na panela de pressão e douro uma linguiça defumada, já em cortada em fatias. Retiro as fatias de linguiça e reservo, em uma vasilha tampada. 

Novamente um fio de azeite e douro uma cebola, um dente de alho, meio talo de salsão e uma cenoura, tudo picado em cubos pequenos. Deito um pouco de vinho tinto seco, raspo com a colher o fundo da panela e junto meio pacote de ervilhas secas. Misturo tudo, junto um pouco de sal e água o suficiente para cozinhar as ervilhas por 10/15 minutos. 

Em uma frigideira, deito um fio de azeite e douro até ficarem translúcidos (se dourar muito o sabor ficará muito forte), fatias finas de bacon e reservo.

Terminado o cozimento das ervilhas, abro a panela e verifico se tudo está bem cozido. Se for necessário, uso o mixer para formar um creme com as ervilhas e volto ao fogo, juntamente com as fatias de linguiça defumada, para reduzir o caldo, até que fique em uma consistência de creme, mas não muito denso. Verifico o sal e termino de temperar com um pouco de orégano, noz-moscada e pimenta preta ralada. 

No prato, sirvo com um fio de azeite e no centro, disponho uma porção de bacon. 

Na foto que segue, a sopa também foi feita com ervilhas secas, porém sem adição de carnes. O vinho usado foi branco seco, pois pretendia uma sopa com sabor mais delicado. Foi servida com cappelletti.



SOPA DE LENTILHAS COM LINGUIÇA DEFUMADA E COUVE 

Uma sopa fortíssima, pois a lentilha é o antídoto da anemia.


A receita é a mesma do Creme de Ervilhas, apenas substitua a ervilha por lentilha, não use o mixer e no final, com o fogo apagado, junte folhas de couve cortadas em tiras grossas, para serem degustadas ainda crocantes. 

Servir com um fio de azeite e pimenta preta ralada.



SOPA DE FEIJÃO COM ESCAROLA


Também aqui, tem a receita igual ao Creme de Ervilhas, substituindo a ervilha por feijão e a couve por escarola, sendo igualmente, esta adicionada a sopa, com o fogo apagado. o mixer ou liquidificador foi usado, para obter-se um creme com o feijão.

Aqui em casa não comemos diariamente feijão, mas esta sopa pode, também, ser feita com sobra congelada de feijão cozido. Um ótimo aproveitamento. 

Gosto de guarnecer esta sopa, com pão amanhecido fatiado, que vai ao forno, com uma pasta de azeite, alho e sal e ao sair do forno, espalho orégano e ralo pimenta preta.




Termino aqui o meu Pot-pourri de sopas e já tenho até um caderno de receitas. Deixo um beijinho a todos.






42 comentários:

  1. Maria da Glória, que coisa mais tão boa isso! No nosso tempinho frio,nada melhor e tu deste uma grande variedade delas! Coisa boa e adoro a bem italiana:capeletti in brodo!


    Muito legal teu post! bjs, tuuuuudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Sopas, sopas e sopão...amo todas.
    Aqui no friozinho faço no fogão de lenha!
    Meu marido filho de italianos adoro a de capeletti bjss

    ResponderExcluir
  3. Glorinha. meu bem
    Em Portugal dizemos "sopa na sopa!" - o que quer dizer "não à sopa!"
    Eu gosto muitíssimo de sopa, mas tem um inconveniente - se como sopa não como mais nada, o estômago não tem capacidade :))) A verdade é que eu como muito pouco, não por questão de fazer dieta, não é isso, eu acho é que tenho o estômago muito pequeno...
    Mas estas que nos mostras têm um aspecto delicioso. Tenho que as provar feitas por ti... :))))))))))

    Gosto muito de brumas, de passear no meio do nevoeiro.
    Do vento... gosto de o observar, desde que eu não esteja no meio do furacão :))))))))))

    Até breve, querida. Vamo-nos vendo por aí...

    Continuação de boa semana.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderExcluir
  4. Isto não se faz. Tenho uma reclamação a fazer!! Uma pessoa, aqui de barriguinha, acabou de almoçar e já está com fome novamente e a suspirar pelas sopas aqui presentes!

    O caldo de madioquinha e o de legumes e frango, bem como a sopa de feijão com escarola...foram os que mais me cativaram.
    Delicia!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Hello dear Gloria
    Your recipes are excellent.
    I admire the food and I have a great desire to cook one of the dishes.
    I lack ingredients.
    Wonderful post.
    Greetings from the cold, snowy Poland.
    Lucja

    ResponderExcluir
  6. Hola Tocaya(sólo de nombre)porque yo no sé hacer tanta delicatessen como veo aquí,tan apetitoso,tan bien elaborado,tan....genial!
    Besucos

    ResponderExcluir
  7. Querida Glorinha
    Vou passar o fim de semana ao Porto, para festejar aniversário de minha cunhada (quase irmã...)
    E enquanto não há sopa... trago-te uma abada* de beijitos. Também é bom...

    Como a palavra não é muito vulgar (usa-se mais no Norte) aqui fica o significado de ABADA:
    - Porção contida na aba suspensa pelas mãos: Abada de flores.
    - Receptáculo formado pela aba: Fez com a saia uma abada para recolher as flores.
    - Grande quantidade de alguma coisa: Abadas de espigas.

    Ah! E deixo-te também uma abada de flores... e sorrisos :)

    A gente vê-se por aí.

    Bom Fim-de-semana
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS


    ResponderExcluir
  8. Dear Maria Gloria - Sometimes I forget you live on the opposite side of my part of the world and weather difference, but now I was reminded. As your place gets colder, mine warmer and hotter. I wonder what you talked with wind blowing outside. The photos of the nature in your surroundings is so beautiful. Thanks for your time and efforts to introduce all these soup. Each and every looks delicious and wholesome. I’ll have the vegetable soup with chicken, please. Wish you happy and delicious days ahead.

    Yoko

    ResponderExcluir
  9. Hola!!
    Una maravilla de recetas, a cual más ricas y apetitosas!!

    Un beso!!

    ResponderExcluir
  10. AS sopas parecem ser fantásticas... Todas me deixaram água na boca...

    ResponderExcluir
  11. ¡Vaya entrada más completa que has hecho hoy! Admiro y agradezco tu trabajo y tiempo para prepararla y poder compartirla con todos nosotros.
    Todas las sopas tienen una presentación tan buena y rica, que dan ganas de probarlas todas.
    Con más tiempo, las iré leyendo una a una y veré si encuentro aquí los ingredientes que has empleado.
    Antes de que se me olvide, quiero agradecer tu felicitación por el día de la madre, y la verdad es que he sido muy feliz ese día, han venido los hijos que viven lejos de esta provincia y nos hemos juntado los 15 que somos en el pueblo. Para completar el día, amaneció soleado y con una temperatura propia de verano, así que hemos podido comer al aire libre ¡Lástima que los ratos felices duren tan poco!
    Yo también quisiera que disfrutaras de un feliz día de la madre rodeada de tus hijos, nieta y marido.
    Deseo que la reforma te haya quedado bonita y te sientas a gusto con lo que habéis hecho, es de agradecer tener en casa a alguien que sepa hacerlo y me imagino que tendrá más cuidado para no manchar, pues yo temo a los albañiles, lo ponen todo que da miedo verlo.
    En cuanto a los codillos, yo los he comprado precocidos y, por esta razón, ya llevan sal y yo no le he añadido más, pero a las personas que estén acostumbradas a comer bastante salado, pueden admitir un poquito más de sal.
    Si los codillos los compras frescos, yo te aconsejaría cocerlos en una olla a presión con sal, pimienta negra, zanahoria, cebolla, laurel, puerro, en fin, unas cuantas verduras para que le aporten sabor, después lo dejas macerar como yo he hecho en mi receta y, al día siguiente, ya están listos para meterlos en el horno, ya verás como os van a gustar.
    Yo tampoco dispongo de mucho tiempo, los días me vuelan, antes publicaba cada semana, ahora tengo que hacerlo cada 15 días o algo más, pero lo importante es que no me olvido de todos vosotros y que siempre os estaré agradecida por el cariño que desprenden vuestros comentarios.
    Abrazos y buen fin de semana.
    Kasioles

    ResponderExcluir
  12. Estou até "babando" de ver tanta sopa boa. "Minina" entre as brumas e falando com o vento? Ai, já tou de saída mesmo (rs).

    As fotos estão mto lindas e até um pouco sebastiânicas, mas eu te deixo com D. Sebastião (rs) e eu fico com um raio bem quente de sol, k é coisa, que ainda cá não chegou, excetuando naqueles dias, que antecederam a Páscoa.
    Aquelas flores vermelhas, da última foto da galeria, como se chamam? São um pouco espinhosas, mas me agradam. São sedutoras!

    Percebo, perfeitamente, o pot-porri de sopas, que aqui nos mostras e até ensinas a fazer. É, qdo o tempo fica frio, a gente, nosso estômago pede coisinhas, comidinha quente e tu, que no tempo em k teu pai e mãe eram vivos, sempre viste esse cenário quente e aprazível e dele comeste, agora, o repetes com naturalidade, prazer e sabor. São lembranças, que ficam e que são inesquecíveis, minha querida!

    Evidente que estive lendo tudinho, até a confeção das sopas, mas "nem" precisava ler, pke sou um "exímia" cozinheira (rsssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss). Ai, k só digo parvoíces. Imagina se aparece por aqui un Caballero e lê que não sei cozinhar. Pronto, "casamento terminado" (rs), pke dama k se preze tem de saber cozinhar. Não sei cozinhar, mas je parle français, k é um dos atributos de uma menina dotada. Piano, comecei a aprender aos 11 anos, mas depois veio a dança e a foto-"modelo", categoria rosto, coisa de bairro, nada mais e pronto lá se foi o piano.

    A sopa eleita por mim, como rainha, é a "Sopa Aromática Francesa de Peixe". Nunca comi, mas me seduz, me satisfaz mais k na medida certa, aliás, tudo na cultura francesa me apraz, como sabes, já pra não falar da música dos anos 60/70 e mesmo 80, k estiveste escutando. Eu ouço todos os dias, boas doses dela.

    Me explica, por favor, o k é cozinhar macarrão (Padre-Nosso, Ave- Maria) e Endívias? Não faço a mínima, mas sei que tu me sabes explicar, na perfeição. Merci bien!

    Ah, pra bruxinha tu não dás, não, mesmo que mto boazinha e sabes o motivo: é que por aqui, está um frio danado e um vento mto desagradável, que me põe, sim os cabelos em pé, mas não indelevelmente. Gosto de ser afagada e não fustigada e o tempo de há duas semanas a essa parte está horribilis. Passeios com esse tempo, não me agradam, bem pelo contrário, mas, em contrapartida, vou pensando no Sarah, lugar onde gostaria de estar de novo. Eu e minhas arabices (rs)!

    AMANHÃ, DA DAS MÃES, TE DESEJO, COMO MÃE E FILHA, UM DIA EXCECIONALMENTE FELIZ, ABUNDANTE, DE DOAÇÃO E DE RECORDAÇÃO: Parabéns pra tua nora, também!

    Beijos, rosas brancas para ambas e um abraço bem amigo e sincero. Bises por Mari et Bruninho.

    ResponderExcluir
  13. Olá Maria Gória, vim te desejar um Feliz Dia das Mães!
    Com este friozinho, uma sopa cai muito bem. E eu adoro sopas!
    Gostei das sugestões sem carne, sou vegetariana.
    Ultimamente ando redescobrindo o prazer de cozinhar e fazendo muitas alquimias culinárias.
    Bom final de semana
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde, sou apreciador de sopas, confesso que não conhecia as que apresenta, fiquei com enorme vontade de as saborear, é o que vou fazer um dia mais tarde.
    Obrigado pela partilha, feliz semana,
    AG

    ResponderExcluir
  15. Dearest Maria Glória,
    Such soups are really a meal in itself and no doubt are all very hearty!
    Sending you hugs,
    Mariette

    ResponderExcluir
  16. Olá Glória
    sopas, que delícia !
    você sabe eu retiraria as carnes, mas sem elas as sopas perderiam
    esse glamour tão característico de sabores e aparência
    Dentro de minhas memórias guardo o aroma e sabor das linguiças ou pescados.
    Realmente enriquecem os sabores e acrescentam elementos nutritivos.
    Um espetáculo de cores e imagens.
    a de lentilhas , minha preferida

    bjs

    ResponderExcluir
  17. Querida Maria Glória, mas que comidas tão saborosas!
    adorei ver aquela sopa de peixe, gosto muito de sopa de peixe :))
    tenho de voltar para tomar conhecimento dos textos e dos ingredientes, que beleza de refeições que se faz na sua casa :)
    estive uns dias de férias com pouca net, regresso a visitar os amigos e amigas dos blogues, com saudades de todos, espero que estejam bem, adorei conhecer os teus 3 sorrisos !!!
    beijinhos
    Angela

    ResponderExcluir
  18. Boa noite querida Glorinha, tudo bem?

    Mais uma linda postagem, construída lindamente.
    Quantas cores e sabores em uma só postagem!

    Sopas! Eu só posso dizer que delicia!
    Posso sentir daqui o cheiro de cada uma delas. Da vontade de entrar na tela e pegar uma porção dessa sopa de legumes com frango, só de entrada. Rsrsrs.
    Esse horário que aqui estou é meu predileto pra degustar uma sopa.
    Gosto de sopa de todos os tipos! Qualquer época a sopa é bem vinda pra mim. Adoro! Eu gostei de todas. Obrigada por partilhar essas delicias.

    As brumas são fascinantes, mágica. Essa primeira imagem me traz muitas lembranças de quando criança. Perfeita essa imagem.
    Dou-lhe os parabéns pela postagem maravilhosa.
    Eu estive ausente da rede por alguns dias, por motivo particular. Por isso ainda não tinha chegado aqui. Ainda não atualizei meu blog, mais por esses dias devo colocar novas postagens.
    Um beijo grande coração e um punhado de sorrisos.
    Ótima sexta e bom final de semana.
    Eu volto rsrsrs!

    ResponderExcluir
  19. Como sabe tão bem uma sopa quentinha quando está frio.
    Todas me pareceram excelentes mas a que mais me cativou foi a sopa de legumes com ovos, hum!hum!hum!
    Muito obrigado pela gostosa partilha.
    Bom fim de semana
    Beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
  20. Menina, esse blog é uma delícia, aqui salivando com essas gostosuras todas, mas a sopa de mandioquinha me deixou enfeitiçada, adoro mandioquinha, aqui no nordeste não temos, os donos de supermercado nem conhecem.Parabéns e grata por compartilhar essas gostosuras todas.
    Bfs.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  21. Boa noite querida Maria Gloria! Uma cozinha cheirando a uma boa sopinha quente, um pão recém saído do forno, uma sobremesa rescendendo a maçãs e canela...os cheiros são capazes de nos acalmar...talvez o olfato seja o mais "bruto" dos sentidos, o que mais nos remete à infância e à idade primitiva do homem...basta um cheiro para nos deixar alertas, excitados, desgostosos ou extasiados...e tenho certeza que o cheiro de sua cozinha desperta sensações e afetos numerosos...
    Desejamos um lindo e perfumado domingo, amiga!
    Bíndi e Ghost

    ResponderExcluir
  22. Preciosas imágenes y excelentes guisos.

    Besos.

    ResponderExcluir
  23. Olá, querida Maria Glória!
    Hoje comi lentilhas pois gosto muito. ...
    Neste tempo frio, me apetecem os caldos ... sou fã deles em todas estações mas agora se tornam apetitosos demais ...
    Vou copiar alguns sugeridos por você...
    Bom fraternal

    ResponderExcluir
  24. Boa tarde! Juro que vou aprender a fazer cada receita desse blog. Depois que fiz a leitura de algumas receitas me deu uma fome danada. Amei

    ResponderExcluir
  25. Porta entreaberta? Bem, o melhor será bater, assim, (de) levezinho e Glorinha ou seu amor virão ver quem é. E mais uma vez. Nada. Ninguém chega. Pronto, vou entrar no jardim e depois logo se vê.

    Hum, estou vendo na janela, mas vou colocar os óculos pra ver melhor, uma menina tão linda e risonha ao colo de uma outra "menina", já mais crescidinha. Quem será? Será Glorinha? Não pode! Parece ter pouco mais de 20 anos e que pele e que cabelos lindos ela tem! Continuei a caminhar e qdo me aproximei da janela, ah, que alarido de alegria e de surpresa! Sou eu! Me deste a morada e eu nem te disse k iria chegar, hoje, aqui. Adoro fazer surpresas.
    Olha, comprei esses bolos, k não sei o nome, mas me pareceram k tinham boa "cara", essa boneca para Marianinha e tb essas orquídeas. "Minina" tou k nem posso!
    Senta já e podes tirar os sapatos e repousar as pernas neste banquinho relax. Que coisa boa, Glorinha! Mto obrigada! Ah, então e o chá? Está chegando, minha linda! Quem é esse menino lindo, Glorinha? É meu filho, Bruninho. Vou pôr os óculos, de novo, pra ver ele, minuciosamente. Diga pra sua mulher não ter ciúme, pke eu tenho idade pra ser tua bisavó (rsssss). Ele sorriu, de jeito manso e terno.

    Senta pertinho de mim, que aí vem História, Glorinha! Então, a palavra sebastiânica/o significa espera mto desejada. D. sebastião (daí deriva o vocábulo), rei português, foi mto novo para o norte de África lutar contra os Árabes e na batalha de Alcácer Quibir em Marrocos (que boa laranja, essa cidade tem) ele desapareceu em combate. Várias teorias existem acerca do seu desaparecimento, desde morte, até se ter aliado ao inimigo ou mesmo a sua homossexualidade (era lindo de morrer), mas o k é certo, é que em manhãs de nevoeiro (qdo a batalha se deu, tb se formou um denso nevoeiro lá em Alcácer Quibir e nunca mais ninguém o viu) os portugueses ainda dizem k algo irá melhorar, qdo voltar D. Sebastião, o Salvador da Pátria, nesse caso. Lenda ou veracidade, até hoje, ele ainda não voltou.

    Sopas, gosto mto, tb e fico bem com um pratinho cheio dela e uma frutinha e bolinho tb (ai, k gulosa, eu sou)! Sempre, tal como tu, as comi em casa de meus pais, aliás, antes do prato de peixe ou carne, era obrigatório comer sopinha.

    Acho que a partir de amanhã, vais começar a ter vocação pra Bruxinha Boa, pke ouvi hoje na televisão, que o calor vai chegar em força a Portugal, de norte a sul e claro no Alentejo, nota máxima (rs). Qdo vieres a Portugal, e se quiseres ir ao Alentejo vai vestida à árabe com burka e tudo (rs).

    Ai, as endívias! Mto obrigada pelo envio do link, mas olha que eu sou toda pesquisadora, pra não dizer metediça e fui logo investigar. Então, se trata de uma verdura, vegetal, portanto, de cor amarela, em jeito de repolho, mas mais leve e fina. Foi descoberta, acidentalmente por um belga no século XIX e se pode comer de todo o jeito e feitio e olha tem baixa caloria, cálcio, ferro e vitamina A. É boa pra gente! No Brasil, se come a chicorium .... que é mto gostosa, dizem as fontes, onde "bebi".

    As reformas por aí devem já estar mesmo findando e por aqui vão começar a 10-07, mas em meados de Junho vou parar com o blog e em Julho, tb, pke preciso ir arejar e me preparar para essa "batalha" aqui em casa.

    Já disse tudo o k tinha pra falar? Bom, se não disse, fica para a próxima, pke temos k ter "audiências" (rs).

    Beijinhos e abracinhos bem fresquinhos, pke essa noite está vento. Aí, nevando, né (rs)? Isso é de Temer ou nem por isso (rs)?

    ResponderExcluir
  26. Vim espiar suas sopas , hoje vou de capelleti! bj

    ResponderExcluir
  27. Tomo sopas todas as noites.
    E aqui nunca, nunca mesmo, faz frio.
    Mas adoro sopas.
    Gosto de cozinhar mas não gosto de comer, na mesma intensidade.
    As fotos das postagem estão de arrasar.

    ResponderExcluir
  28. Bom dia Glorinha!
    Hoje o dia está perfeito pra essa sopa francesa. Eu amo esse caldo de peixe , a sopa fica saborosa.
    Suas flores coloriram meu dia e preencheram meu coração de alegria. Obrigada querida amiga.
    Soprei aos ventos muitas coisas boas, espero que chegue ai.
    Minha atualização deve chegar por esses dias. A inspiração andou um pouco escondida. O nosso País parece que está em chamas e vai explodir. Nunca se viu tanta exposição nos meios de comunicação, como nos dias de hoje. Só Deus na causa.
    Um punhado de sorriso, abraçado apertadinho acompanhado de flores.
    Que seu dia seja maravilhoso.
    Beijokas no coração!

    ResponderExcluir
  29. OLá Maria Glória, passei pelo blogue da Mariazita, hoje aproveito para dar uns passeios pelos blogues amigos ! e revejo estas belas sopas sobre as quais, com muita amizade, partilhas os segredos!!! felizmente ja jantei, senão iria ficar toda babada a olhar para as fotos !!!
    deixo um beijinho grande para ti
    Angela

    ResponderExcluir
  30. Boa noite querida! Agradecemos imensamente a visita. Retribuímos o abraço e beijinho, que vc e seu maridão estejam usufruindo da magia do outono em prosas e versos...!
    Da outra vez que aqui estive acabei não comentando da beleza das fotos desta postagem. Parece até algum bosque da Irlanda ou Canadá...que lugar lindo e propício aos sonhos! Passar algumas horas num lugar assim é um remédio eficaz para a mente e o coração.
    Feliz final de semana, com muitas sopas e petiscos!
    Bíndi e Ghost

    ResponderExcluir
  31. Glorinha querida, nem sei por onde começar... pelas primeiras fotos que dir-se-iam da miteriosa, chuvosa e romântica Irlanda -nunca desse país tropical.
    Prossigamos com o texto, esse doce e perfumado texto, repleto com a presença da nonna. Uma maravilha!
    Depois as sopas!
    Todas fabulosas, mas, as minhas glândulas salivares enlouqueceram com essa bouillabaise! Adoro sopa de peixe. A sua tem umas irresistíveis subtilezas que faço questão de testar.
    De resto, todas são fantásticas e vou guarda-las no meu arquivo de tesouros - manuscrito!
    Um grande beijinho e o meu muito obrigada pelos doces comentários.
    Nina

    ResponderExcluir
  32. Oi, querida!

    Espero e quero k te encontres bem e feliz, sebastiânica, quero falar (rs)!

    Mto agradeço tuas palavras e simpatia. Recebi tudinho, agradeço, excetuando as brumas, que se perderam no caminho (rs).

    Beijinhos e um excelente fim de semana (neblina, neve e uns aguaceiros, preferencialmente -risosssssssssss).

    ResponderExcluir
  33. Minha querida Glorinha
    Depois da abada (que deixaste no meu post anterior) fiquei que nem um abade!!! - empanturrada de beijitos e abraços :)))
    Mas podes levar mais... Sabem sempre a pouco...
    Como continuas na sopa e eu já as vi todas... detive-me a apreciar as fotos, que achei lindas!
    Já tinha referido que gosto de nevoeiro/brumas, e as fotos tiradas nessas condições ficam sempre com um ar de mistério que lhes confere grande beleza.
    E agora me vou. A gente vê-se por aí...

    Bom Fim-de-semana
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS


    ResponderExcluir
  34. Bom dia querida Glorinha!
    Madrugada fria , me convidando pra saborear um prato de sua sopa. Acho que vou esticar a mão e pegar um pouquinho ai rsrsrs.
    Tem atualização por lá minha querida.
    Que seu domingo seja cheio de coisas boas.
    Deixo flores pra você!
    Boa semana pra ti!
    Um abraço e um sorriso!
    Escrevinhados da Vida

    ResponderExcluir
  35. Oi, Maria Glória!
    Gosto muito de sopas e cremes, nas noites mais frias, caem muito bem.
    Todas parecem muito saborosas.
    A primeira foto do nevoeiro está linda.
    Um abraço e desejo de ótimo domingo.
    Sônia

    ResponderExcluir
  36. Bom domingo, querida Maria Gloria. Que a cerração sobre os montes levante devagarinho deixando entrever a claridade de um dia radiante.
    Beijinhos!
    Bíndi e Ghost

    ResponderExcluir
  37. Maria da Glória, por onde começar? Ah..ares outonais com paisagens refrescantes e romântica, amo.Estes caldos e sopas são verdadeiros deleites para alma. Preciso voltar neste post no Outono, beijinhos

    ResponderExcluir
  38. Eu sou uma grande fã de sopas. Até no verão gosto de comer sopa. Essa primeira de mandioquinha e lavanda deve ser deliciosa. A lavanda deve dar um aroma autêntico.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  39. Bom dia!!!
    Vi que já não atualiza há um tempinho, então vim voar em outros posts.

    Com certeza, caldos e sopinhas vão sempre bem. Cresci com eles e ainda gosto de comê-los ou tomá-los rsrs.
    Fiquei curiosa com a Mandioquinha com Lavanda. Tenho lavandas em casa e mesmo sabendo que se pode comer, sempre fico reticente.
    Quanto ao feijão com escarola, a mãe faz fubá com escarola e fica tãaaao bom!

    Espero que esteja tudo bem por aí.

    Abraços esmagadores e feliz dia.

    ResponderExcluir
  40. Também sou grande fã das sopas no Inverno, se bem que não tão suculentas, porque deixei de comer carne há mais de 2 anos. É daquelas comidas capazes de reconfortar o corpo e a alma.
    Venho para desejar um bom regresso, para agradecer a sua amabilidade gigante na última visita aO Berço, e para reiterar a minha alegria por alguém tão querido fazer parte do meu círculo de amigos, ainda que meramente virtual.
    Beijinho querida Maria Glória
    Ruthia

    ResponderExcluir