sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Um Milagre e a Inspiração Musical que foi morar em outro País





Era uma tarde chuvosa, fechei todas as janelas e chegando na cozinha, levei ao forno, um pão provençal, para assar. A cafeteira já estava pronta, esperando pela chama do fogão. Ouvia, nas alturas do Everest, uma das composições que mais gosto de Strauss, todos conhecem, Danúbio Azul. Eu amo valsa, elas me elevam, fico plena de felicidade. Estava sozinha em casa, como eu gosto, nas tardes chuvosas, nebulosas e frias. E a primavera? Sim, estamos na primavera, mas o tempo está assim, parecendo outono, neste 2016. 

A certo ponto, quando o pão já perfumava a casa toda, eu fiquei fascinada ao ver uma toalha branca, alva, que cobria uma pequena mesa redonda. Os bordados da toalha eram geométricos, reluzentes, acetinados, em um bonito e delicado alto-relevo.

Levantei os olhos e vi um rosto, um tantinho melancólico, olhando para o nada, com uma taça na mão. Bebericava o vinho em tom mais rubi que eu já vira. Ao descansar a taça na mesa, contemplei as lágrimas que escorriam, turvas, na parte interna da taça.  

Ele, o rosto melancólico me perguntou: quer uma taça? 
Eu disse, sentando-me: sim, obrigado! 
Então, ele pegou uma jarra de vidro transparente, com água e deitou vagarosamente, o líquido na minha taça. E água límpida, na taça, era vinho. Foi só neste instante, que me dei conta que estávamos, eu e Jesus, compartilhando a mesma mesa e pensamentos, em uma tarde chuvosa, bebericando um tinto seco, de forte personalidade, provindo de vinhas anciãs, certamente milenares, amplamente ensolaradas, com raízes profundas, regadas de memórias e histórias de muitos tempos. 

Prazer e sabor neste milagre, eu pensei, ou falei? Aliás, não falávamos, não emitíamos som, mas conversávamos em um absoluto silêncio, tão absoluto, quanto o branco da toalha, com bordados acetinados.

Talvez Jesus, quisesse falar sobre harmonizações de vinho, sua bebida preferida, com peixes ou frutos secos. Talvez ele quisesse falar até o que eu nem pudesse imaginar. Porém, o olhar dele continuava distante. 

Aproveitei aquele instante para sentir Jesus. Observei que ele não era nada parecido com o que contam nos antigos livros: aparência, gestos, olhar... bebi mais um pouco do vinho, instante em que Jesus sorriu e perguntou: você sabe tocar piano? 
Respondi: ahhh não sei. E sorrindo, continuei: por que? 
Ele, com outra pergunta: você sabe por onde anda o Tom? 
O Jobim? Respondi, em pergunta.
Sim, disse Jesus.
Eu fiquei muda! Perdi as palavras e nem quis saber de encontrá-las. Só queria ouvir.  

Jesus encheu novamente as nossas taças com água, que depois era vinho e puxou de uma mochila, que estava no chão, um tablet. Navegando, ele acessou Tom tocando piano e cantando

Ouvimos Tom em silêncio, sem perceber o tempo passar.  
Então, falei: pensei que ouviria Corcovado
Ele: ahhh já ouvi tanto Corcovado, naquela altura, onde posso ver toda aquela bela paisagem, que enjoei. Mas gosto, embora nem sempre, pois pode ser um tanto cansativo, assim em demasia. Mas, como deve saber, não vivo só no Rio de Janeiro. Também, estou em outras alturas, em outros países e povos. Ocorre, que por estes dias, me deu vontade de ouvir o Tom, com seu piano.  

Imagem by - GuiadoRio


Eu lembrei de um coral da Eslovênia, o Perpetuum Jazzile, cantando brilhantemente 'Wave', uma composição do Tom Jobim, também chamada 'Vou te contar'. Há tanta alegria nesta união de vozes. 

Jesus, prontamente, como que lendo meus pensamentos, acessou Wave no seu tablet e, juntos, ouvimos, apreciamos. Ele gostou, eu senti.
   

Foi, então, que me dei conta que até os anos 80, do século passado, se fez música no meu Brasil. Depois, a música mudou de país. 

Eu acho que a inspiração não pertence a ninguém, não tem dono, é livre, independente. Está pronta para ser acessada. Mas, faz tempo que ela, a inspiração, paira em outros céus, que não os do meu Brasil, atualmente e lamentavelmente. 


Esta foto, eu tirei em algum dia, nem me lembro, da minha varanda, no final de uma tarde. A lua deve ser uma das moradas da inspiração! 

Sinto falta de novas criações musicais no meu país, mas de música de verdade, digo, de ARTE MUSICAL! Sim, eu gritei!  




18 comentários:

  1. Ah! Também sinto falta! 🤗
    Bom dia minha querida Anam Cara! Estou aqui encantada com essa história viva!
    Senti o perfume do pão, a leveza do ar, o tempo suspenso por esse encontro incrível.
    Maria Glória você sempre foi uma chef maravilhosa e agora se revelando uma contadora de histórias perfeita! Parabéns!
    Acredito que quem nasce com arte, vive com arte!😍
    Beijão. Vim te desejar um bom dia! E amei passar por aqui.
    Astrid Annabelle

    ResponderExcluir
  2. Um post mto diversificado, um pouco diferente dos anteriores, com sabor a samba e a divino.

    Olá, querida!

    Li e reli tua publicação, que me deixou com um brilhozinho nos olhos e com um sabor de amêndoa doce na boca.
    Esse teu momento de inspiração, nessa tarde chuvosa, foi excelente e não sei mesmo se teria sido ou não real. Mesmo k não tivesse sido, mtas vezes, e qdo a sós connosco próprias, como ambas gostamos, imaginamos tanta coisa diferente, rara, k tudo pode ser possível e acontecer.

    Teu diálogo com Jesus está "tímido", pke ele é teu "Senhor", mas, como sempre, mto sincero e até ingénuo. Adorei ouvir vocês trocarem impressões.

    Quem não gosta de valsar? Todo o mundo, penso, embora, aqui pra nós, te digo k o tango me arrebata, completamente, os sentidos, todos, e gosto de me sentir "vassoura", "coisa" arrastada com amor, força e glamour pelo chão (já experimentaste essa sensação)?

    Qto a António Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, o vosso/nosso Tom Jobim, não tenho nem palavras pra classificar aquilo que ele fez, musicalmente. Provavelmente, o facto de ter ficado sem pai, ainda novo, entrando num clima de nostalgia, fez com k ele compusesse belas músicas, k serão eternas.

    Sabes k o apelido Jobim é de origem portuguesa? Pois, estive pesquisando e seu bisavô ou vó (?) eram portugueses, naturais de Jovim, perto de Gondomar, uma terra no norte do meu país, e daí nasceu o nome Jobim. O mundo é "pequeno" e mto interessante.

    A foto do Corcovado, do Cristo-Rei, está deslumbrante e parece k está abraçando tua Pátria e todo o mundo. A outra fotografia, a k fizeste do céu, tb está mto plena, realizada, mesmo.

    Olha, que desconhecia, totalmente, esse coral eslovénico k referes. Têm umas vozes incríveis, e conseguem misturar o passado com o presente, naquele jeitinho mto vosso, naquele sambinha, naquele tom, k só vocês têm e sabem, e eles tb, agora.

    JESUS foi magnânimo (Ele é sempre), uns mãos largas em te oferecer, tocando no tablet, músicas daquelas... Não é só no teu Brasil, que a qualidade desapareceu. Aqui e em todo o mundo, vez ou outra, surge um fenómeno musical, mas é tão raro, agora.

    Enfim, estão falando aqui duas saudosistas daquilo k lhes deu mto prazer, mas a gente só tem saudade de coisa boa, pke o resto, a gente já esqueceu. Somos presentes, ativas e donas de nós mesmas.

    Beijos, abraços e um excelente fim de semana, Glorinha!

    ResponderExcluir
  3. Ah, já me esquecia de referir: teus amorezinhos (só falta Marianinha na foto) estão fantásticos, lindos. teu Bruninho é aquele menino... recatado, diferente, k sabe ser.

    Beijão pra todos.

    ResponderExcluir
  4. Babei, segurei o queixo e me encantei por aqui, Maria da Glória! Lindo demais te ler ! E quem não sente falta daquelas belíssimas músicas daquele tempo? Adorei te ler!

    Vim deixar um beijo, volto em janeiro!  Encerro antes o ano nos blogs pra receber nosso filho de longe!  bjs, chica, boas festas,bem abençoadas!

    ResponderExcluir
  5. A exigência é uma qualidade, Glória, ainda bem que não abdica dela.
    Diálogo bem engendrado, sem dúvida. as, sabe uma coisa? Adoro quando disserta sobre uma qualquer receita, da envolvência que cria, como se nós, leitores, pudéssemos estar aí, a partilhar gostos, sabores e uma boa conversa.

    Um beijinho :)

    ResponderExcluir
  6. Olá minha querida! Eu, todas as vezes que ouço Tom ou MPB por cá, sabes? Tenho vontade de chorar.Até sentir-me aí contigo e Jesus. Outro dia mostrei a meu João a música de Padre Zezinho que diz:amar como Jesus amou...Ele amou. Tenha uma bela noite e uma Feliz semana, beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Oi, Maria da Glória!
    Suspirei ao fim da leitura, senti saudades de Jesus. Gosto de conversar com Ele de vez em quando, mas ultimamente ando tão cansada física e mentalmente, que só tenho feito um pensamento positivo antes de dormir e para esse diálogo eu gosto de estar de fato presente, mente e espírito.
    Mas quem sabe hoje, inspirada no seu post eu consiga fazer isso ao som de alguma música de Tom Jobim.
    Ótima postagem!
    Abraço,
    Sônia

    ResponderExcluir
  8. Olá, querida Glorinha!

    Estava pensando em ti, e então, nada melhor que passar por teu espacinho pra te desejar uma excelente tarde/noite.

    Beijinhos e um abraço sincero, em forma de ♥.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia, bons dias, Glorinha!

    Talvez ainda estejas na caminha, mas eu vim te acordar, hoje, de forma leve e papeada. Depois, de tu abrires os olhos, vamos tomar um chazinho e comer umas torradinhas. Ah, estás abrindo olhos? Já salivando, pronto. Eu sabia (risos)

    Tudo bem? Aqui, tudo andando (ainda não, pke só vou sai de casa, agorinha mesmo)-rs.

    Passando por aqui pra saber de ti, te oferecer uma rosa e te desejar um dia bem feliz e luminoso (vá lá, k por aqui temos sol, hoje, embora o frio estrague o conjunto, mas estamos no outono e até 21-12 os vão ficando cada vez mais pequenos).

    Beijos, abraços e tudo de bom para ti.

    ResponderExcluir
  10. a inspiração não mudou de país, as pessoas é que mudaram...

    ResponderExcluir
  11. Boa Noite, querida Maria da Glória!
    Estou ouvindo música e 'estrangeira'... portuguesa, para ser mais precisa... amo muito!
    Realmente, são poucas as músicas que gosto daqui... bem poucas!
    Ainda bem que temos sons maravilhosos da natureza para encantar nosso coração!
    Fique bem, amiga!
    Bjm muito fraternal

    ResponderExcluir
  12. Glorinha, minha querida
    Com esse cheirinho de pão provençal até se suporta melhor o frio que já se vai fazendo sentir aqui nas nossas paragens…
    Uma cozinha acolhedora, quentinha, café acabadinho de passar, o calorzinho da lareira… que melhor ambiente para os milagres acontecerem???
    Fosse sonho… fosse realidade… essa conversa com Jesus foi, simplesmente, fabulosa!
    E como Ele foi gentil contigo colocando no tablet as músicas que mais gostas. E então esse vídeo… é o máximo.
    Sabes? “Toms Jobins” não há por aí aos pontapés… aparece um de vez em quando, com muitos anos de permeio.
    No entanto, eu considero que na actualidade há bons cantores, boas músicas, bons compositores. Nós é que, com o decorrer dos anos, tornamo-nos mais exigentes. Isto por um lado; por outro presentemente há uma profusão enorme de pessoas dedicadas a essas artes, e no meio de tantos… aparecem muitos que não prestam. É preciso separar o trigo do joio…
    Essa foto tirada da tua varanda está muito boa.
    E sim, a lua é grande fonte de inspiração, especialmente de poetas e… de apaixonados:)))
    Minha querida, desejo-te dias muito felizes, a ti e família.

    Continuação de boa semana.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderExcluir
  13. A inspiração é realmente livre, e concordo plenamente, com a sua opinião, atualmente em muitos casos a música virou mais "barulho" do que melodia.
    Adorei a fotografia.
    Beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
  14. Estive a ver atentamente os vídeos e são realmente inspiradores, a música é linda e tem o poder de mudar o mundo! Temos de acreditar nisso...
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  15. Pois é muito interessante o que eles cantam, e como cantam!
    Bom fim de semana para si!

    ResponderExcluir
  16. Glorinha, sonho misturado com realidade dá nisso - um belo texto pleno de harmonia e musicalidade. A sua, a boa música brasileira, a universal e intemporal é a minha música.
    Beijo da Nina

    ResponderExcluir
  17. Olá, Glória, isto aqui é sempre uma gostosura, um requinte... e imaginação!
    Imagine-se ter Jesus para o lanche... penso que veio pelo aroma do pãozinho quente...
    Nunca dou por mal empregue o tempo que aqui perco, aliás, que ganho.
    Obrigado e parabéns.
    Bj

    ResponderExcluir
  18. Adorei esta sua conversa tão intimista com Jesus... apreciando bom vinho, e boa música, Gloria...
    É curioso... eu também tenho essa sensação... a boa música pop, a que eu gosto mais de ouvir, teve um boom de qualidade, por todo o lado nos anos 80..., Inglaterra, EUA, aí até bem mais cedo, do que a década de 80... depois... continuo-me perguntando até hoje para onde foi...
    Adorei suas escolhas musicais, e fotos fantásticas... e aquela ultima versão do Wave... extraordinária!!! Não conhecia ainda... e adorei!!!! Sempre deliciosas descobertas por aqui...
    Beijinhos!
    Ana

    ResponderExcluir