A Laura, editora do 'http://asimegustaelmundo.blogspot.com.br/' fez aniversário no dia 30 de julho! Laura, a bordo de sua vespa, faz fatos magníficas, postando em seu blog, para nosso deleite. Deixo aqui um carinho para a querida amiga, por mais esta primavera cumprida e pelas maravilhas que desfrutamos em seu blog:
Por um tempo, eu e o maridex, elegemos a Ilha Bela como o nosso paraíso praiano, para as férias. Frequentamos durante alguns anos, geralmente em janeiro, mesmo com todos os borrachudos (primos do pernilongo, mas muito mais chatos) que por lá habitam. Hoje em dia, não gostamos mais de eleger ou fixar locais, para as férias. Gostamos de conhecer novos locais, gostamos de inovar, gostamos de liberdade e novidade.
A Ilha Bela tem uma das paisagens montanhosas mais belas do Brasil. É um município-arquipélago localizado no litoral norte do estado de São Paulo e foi descoberto em janeiro de 1502, por Américo Vespúcio (famoso navegador e explorador de oceanos, nascido na Itália).
Anualmente, a Ilha é visitada por turistas, nacionais e internacionais, que chegam por balsa ou por alguma embarcação, geralmente por navios de cruzeiros. Foi eleita como local perfeito para prática de esportes náuticos a vela, pelos ventos que por lá refrescam os dias quentes de verão. Estes ventos, foram os melhores e mais fiéis amigos, que fiz na Ilha Bela, pois no verão, a temperatura é muito quente.
Por lá, contam-se muitas histórias sobre piratas, tesouros e navios afundados. Na maravilhosa praia de Castelhanos (que já foi refúgio de piratas), há um navio pirata, que parte da nau apareceu nas areias, devido a fortes chuvas. Dizem que a população já sabia da existência deste navio, mas não fizeram alarde, para não despertar a atenção de curiosos, que querem escavar o local, para encontrar preciosidades.
Em uma das primeiras vezes que estive em Castelhanos, consegui ver parte do tal navio pirata. Os caiçaras, disseram que a embarcação tem mais de dois séculos. Em outra oportunidade, voltei a Castelhanos, mas a nau estava novamente soterrada, pela ação da maré. Nunca consegui fotografar, uma pena.
São mais de 100 naufrágios ocorridos pelo mar da Ilha, desde 1700. O mais famoso e trágico, foi com o navio espanhol Príncipe de Astúrias, vindo de Barcelona/Espanha, rumo a Buenos Aires/Argentina, com mais de 500 passageiros. Os marinheiros diziam que um campo magnético alterava os instrumentos de navegação.
"Em 6 de março de 1916, o navio se dirigia ao porto de Santos, fazendo sua sexta viagem à América do Sul. Levava oficialmente 588 pessoas entre passageiros e tripulantes, embora houvesse a informação de que cerca de 800 imigrantes viajavam clandestinamente nos porões, fugindo da I Guerra Mundial. Entre as cargas importantes, o navio levava 12 estátuas de bronze (que fariam parte do monumento La Carta Magna y las Cuatro Regiones Argentinas, em Buenos Aires) e uma suposta quantia de 40.000 libras em ouro. Chovia forte e a visibilidade era baixíssima, quando, por volta das 4h20 da madrugada, o comandante, José Lotina, viu um raio, que indicou o quão próximo o navio estava da terra. Ele ordenou toda a força a ré e que o leme fosse desviado completamente para boreste (direita), mas era tarde demais. O navio bate violentamente nos rochedos na Ponta do Boi na Ilhabela, no litoral de São Paulo e afunda em cerca de 10 minutos. Em um dos piores naufrágios da história do Brasil, oficialmente 445 pessoas morrem e apenas 143 sobrevivem." Wikipédia.
Wikipédia
Afundou em cerca de 10 minutos? Madonna mia!
Vejam este mapa de Ilha Bela, mostrando os naufrágios. Na parte inferior direita, aparece o Príncipe das Astúrias, naufragado em 1916:
Vejam este mapa de Ilha Bela, mostrando os naufrágios. Na parte inferior direita, aparece o Príncipe das Astúrias, naufragado em 1916:
Na Praia do Bonete, sem luz elétrica, nem telefone ou internet, há uma colônia isolada de pescadores, e muitos são loiros, de olhos azuis. Quando eu perguntei o motivo, disseram-me que, por conta de uma embarcação holandesa ter afundado próximo da vila, alguns tripulantes conseguiram nadar até a praia e por lá ficaram, deixando descendentes. O acesso a praia do Bonete só pode ser feito por lancha ou, por aproximadamente 6 horas, de trilha.
Ao chegarmos na Ilha, gostamos de fazer um passeio de escuna, para apreciar algumas praias, montanhas e vegetação. Dessa vez, as praias escolhidas, foram a da Fome e do Jabaquara.
Em uma das praias, fotografei a escuna que passeamos pela costa da Ilha. Do céu, já começava um chuvisco.
Na volta, o tempo mudou drasticamente, com uma forte garoa e céu bem nublado. Um cruzeiro deixava a ilha:
Passeio de escuna terminado:
A rusticidade, na pousada que ficamos, em meio a natureza:
Do nosso chalé, a vista:
A sala do Café da Manhã, combinou na construção, pedra, madeira, vidro e tijolos, em plena harmonia:
Eu, na sala do Café da Manhã, achando que estava acordada ahaha... jamais esqueci as geleias que provei nestes dias, feitas pela proprietária da pousada, uma simpática senhora alemã, Karen.
Depois do café da manhã, voltávamos para o chalé e na varanda, eu e o maridex, conversávamos para decidir qual seria o passeio do dia. Muitas vezes, optávamos pelo modo 'sem rumo, com surpresas'.
Na Praia Grande de Ilha Bela, apreciando o espetáculo da chuva que acontecia no continente:
Na Cachoeira dos Três Tombos:
Na Praia do Pinto:
No Centro Histórico da Ilha:
E passeando por lá, o pirata e capitão Jack Sparrow, fez questão de tirar uma foto comigo ahaha...
Gostávamos de terminar os dias, no deck do 'Nova Iorqui', local de nossa preferência na Ilha, para degustar todas as delícias do mar, cerveja geladíssima e, sem poder faltar, uma caprichada caipirinha.
Vista parcial do deck, mas sem possibilidade de ver o mar, que aqui é aberto, sem praia, pois estava, como disse, um tempo mais para nublado.
Em outro dia, voltamos ao continente, rumo a Ubatuba, quando estive com a madrinha do Fare la Scarpetta, a Astrid Annabelle.
O maridex aproveitou para comprar algumas plantas tropicais, ele adora jardinagem.
Eu e a Astrid, em Ubatuba, um momento muito especial, dobrado de carinho e amor:
Hi ! That's a beautiful place with the gorgeous views !!
ResponderExcluirThanks for sharing your great photos !
Greetings
Ela, olá!
ExcluirA Ilha Bela é belíssima, para descansar e renovar as energias.
Beijos querida.
Realmente é um Paraíso
ResponderExcluirmas essa Beleza descoberta pelo Vespúcio
deixo um sorriso
é que ele andava mais pra Norte
daí o Nome América do Américo....
Um resto de semana feliz pra vocês
que aqui o Joni
vai prós mares salgados uma Semana.~_````````
A Ilha Bela é maravilhosa, beleza sem igual.
ExcluirBoas férias.
Looks like you had a lovely time. Beautiful area and great friends. Enjoy your day!
ResponderExcluirOlá Bill!
ExcluirForam dias maravilhosos, para renovar as energias.
Um abraço e dias felizes.
A ver pelas fotografias esta ilha deve ser um lugar muito bonito e agradável para passar umas férias.
ResponderExcluirUm abraço.
Andarilhar
Olá Francisco!
ExcluirA Ilha Bela é um local espetacular, um verdadeiro paraíso! Também já fomos fora de temporada, quando o turismo não é tão intenso. Neste época, acho melhor ainda.
Um abraço.
Fiquei por aqui passeando contigo em cada cantinho delicioso que tem por lá. Nunca estivemos lá, pois temos sempre o medo de pegar aquele maldito trânsito até a chegada. Adorei ver as fotos, até a carinha de sono provando delícias do café da Karen., E claro, adorei a foto com a Astrid! Lindas as duas, um abração de amigas, cheio de carinho que chegou até aqui! beijos, tuuuuuudo de bom,chica
ResponderExcluirChica, hoje este problema não existe mais. A Dersa tem um serviço chamado Hora Marcada. Podemos comprar o bilhete pela internet, com cartão de crédito e agendar o dia e hora para pegar a balsa. Há um local aonde está identificado este tipo de serviço, apresentado o ticket de agendamento e entra direto na balsa. Uma beleza.
ExcluirA Ilha é maravilhosa, vale cada dia, cada instante.
Beijoca bella e muito carinho para você, querida.
apresentaNdo - ops*
ExcluirOlá, Glória.
ResponderExcluirLugares lindos. E sua cara de felicidade é prova do bem que todo esse espaço verde e azul te faz =)
bj amg
Acordar com os passarinho eu estou acostumada, mas por lá, é um reino de passarinhos. Há muitos. A paisagem é bela, faz bem a alma, querida Carmem.
ExcluirUm beijo bella!
os passarinhoS - ops*
ExcluirEitalelê! Que viagem no tempo!🤗
ResponderExcluirAs fotos são lindas e o paraíso agradece por seu carinho e sua lembrança!
Vim passar aqui porque recebi um email dá Chica dizendo que me viu aqui no seu blog! Geminiana não controla a curiosidade ....ainda bem né?!
Um beijo grandão, agradecido por sua lembrança. E um pra Chica também.😘😘
Seguimos....
São momentos que jamais esquecemos, minha Anam Cara. Com uma vegetação assim maravilhosa, passarinhos, flores exóticas, um mar incrível. Perfeita nutrição para a alma.
ExcluirA Chica fez muito bem em te avisar, um beijo Chica!
Beijos amore mio!
Uauu!!! que lugar fantástico? dias perfeitos...amei as fotos!!! maravilhaaa!!! bjss grande.
ResponderExcluirNany, obrigado querida, a Ilha é maravilhosa, beijocas!
ExcluirGRACIAS Amiga 💋 Preciosa felicitación!! Me alegra cumplir un año más😊
ResponderExcluirBonita historia nos cuentas Maria Gloria, y la has acompañado de buenas fotos, que guardarás muy bien para no olvidar. Me encanta el mar.
Besos.
Laura, hola!
ExcluirMais uma vez, felicidades, saúde e alegrias!
Besos y abrazos.
OLá Maria Glória,
ResponderExcluirque post lindo!
Eu adoro Ilha bela, ja frequento há quase 20 anos, sempre nas férias. Adorei a pousada em que ficou, onde se localiza? Qual o nome?
Eu também adoro a praia do Jabaquara, é uma das minhas preferidas!
Ilhabela é tudo de bom! Suas fotos estão lindas.
Bjs
Olá Cris!
ExcluirÉ a Pousada Por do Sol, na Praia Grande - http://www.pordosolilhabela.com.br/
Gostamos muito, simples e rústica. O atendimento é ótimo.
A Ilha é mesmo um local mágico, adoramos.
Beijocas.
Glorinha, querida, hoje passando só para te dar um beijinho e um abracinho.
ResponderExcluirLi o post, assim, sem ser do meu jeito, portanto, só sei k nada vi, nem li -risos.
Beijão e bom final de semana.
PS: Parabéns e felicidades à Laura
Céu, olá!
ExcluirExatamente como eu, com pressa não há nutrição, apenas uma vista d'olhos. As vezes, acontece comigo, devido a correria do dia-a-dia.
Mas amei o beijinho e abracinho, estes sim, são demoradinhos kkkk.
Beijos Céu.
Muito bonito Maria Glória, um paraíso encantado ! adoraria conhecer esse país, um dia talvez, mas o tempo e os anos passam demasiado depressa e ficamos com menos energia ... assim vamos visitando os blogues dos amigos que são uma fonte preciosa de lindas viagens pelas fotografias
ResponderExcluirreparo no nome do Américo Vespúcio, ele andava à boleia de Colombo e de Gonçalo Coelho mas era tão "artista" e muitos dizem "usurpador" que o nome dele é que aparece por todo o lado, até no continente todo...
feliz dia para si
Angela
Você não á primeira pessoa que me fala sobre estas questões de Vespúcio. Será um grande marqueteiro? Por aqui, há muitos, na maioria sem grande conteúdo! Uma decepção.
ExcluirQuando a gente começa a contar uma história, descobre-se, inevitavelmente, outras tantas histórias por dentro.
Beijinhos.
Oi Maria Glória!
ResponderExcluirUbatuba eu conheço e gosto, sempre íamos com os filhos numa pousada na praia das Toninhas,mas Ilha Bela não conheço.
A julgar pelas imagens é um passeio muito agradável, vale a cara de sono no café da manhã, rs.
Bjs e ótimo fim de semana,
Sônia
Quando estamos de férias, o despertar é diferente, sem susto, pausado, sem pressa ahaha.
ExcluirBeijocas Sônia, querida
Olá querida, fui apresentada a Ilha Bela por uma Paulista que morou cá na Bélgica. Ela é de lá e tem casa lá.Que lugar lindo e mágico. As fotos estão fantásticas. A nossa Tropicalia é linda demais.Uma pena não ser bem administrada por seus governantes. Que legal que teu marido gostas de jardinagem. O meu também. Bom Domingo por aí, beijinhos
ResponderExcluirOlá Patrícia!
ExcluirÉ mesmo uma grande pena que não há um governo decente para administrar o grande Brasil. Mas se o problema está no governo, também está no povo. Temos muito que crescer ainda, vai levar muito tempo, infelizmente.
O maridex gosta muito de jardinagem. Ele é o responsável pelo jardim de casa. E gosta do estilo tropical. Eu não gosto tanto, prefiro como o seu, acho mais colorido, florido e feérico.
Beijos querida.
Estas imagens transportaram-me novamente para as férias. Fiquei completamente rendida á paisagem.. á beleza natural que tinham.. Muito, muito bom!!!
ResponderExcluirBeijinhos
Ana, e Ilha Bela é um paraíso! Se puder um dia conhecer, não deixe passar a oportunidade.
ExcluirBeijos querida.
Quero ver se o consigo visitar, sim. A combinação da natureza, as cores, a envolvente, absolutamente fantástico!
ExcluirBeijinhos
Olá, menina que lugar lindo. Nós passamos as férias por dez ano em Paraty. Sempre convidava Alfredo para conhecermos Ilha Bela, ele nunca teve tempo. Vou mostrar para ele teu post, para ele ver o que perdeu. Amei esse lugar. Esse nosso país é maravilhoso só falta limparmos essa corrupção e vai ser uma potência mundial.
ResponderExcluirBjos tenha uma ótima semana.
Conheço Paraty, também é linda, tem um centro histórico bem charmoso. Fiz muito passeio de escuna em Paraty, conheci algumas ilhas por lá. Boas lembranças.
ExcluirVenham nas férias passear em Ilha Bela, viu pelas imagens a beleza que há, não se pode perder.
Beijos querida Anajá.
Obrigado pela sua visita. O seu blog é muito interessante e variado!
ResponderExcluirSaudações poéticas!
Eu que agradeço Vieira, um abraço.
ExcluirOlá querida Gloria!
ResponderExcluirEstou feliz que eu podia ver um lugar incomum.
Suas fotos são lindas e o post é muito interessante.
Beijos e saudações de Polish.
Lucja
Olá Lucja, querida amiga!
ExcluirSe um dia vier ao Brasil, não deixe de conhecer a Ilha Bela.
Um grande beijo.
A lovely trip!
ResponderExcluirObrigado Jennifer, um beijo e dias felizes.
ExcluirObrigada pelas mensagens carinhosas Maria da Gloria!
ResponderExcluirminha amiga, achei curioso ir procurar a origem do nome de Ilhabela (que achei linidssima) e veja o que encontrei: http://www.tourtrips360.com/brasil/tour-virtual-caravela-sp-ib-O.html
Em 20 de janeiro de 1502 a primeira expedição exploradora enviada ao Brasil pelos portugueses, comandada pelo navegador português Gonçalo Coelho e trazendo a bordo o cosmógrafo italiano Américo Vespúcio, encontrou uma grande ilha...
...
em 3 de setembro de 1805 a portaria elevando a antiga Capela de Nossa Senhora D'Ajuda e Bom Sucesso à condição de Vila. Por indicação do próprio Franca e Horta, a nova vila seria denominada Vila Bela da Princesa, em homenagem à Princesa da Beira, a Infanta Dona Maria Teresa Francisca, filha mais velha de D. João VI e D. Carlota Joaquina, irmã de D. Pedro I. Vila Bela da Princesa foi oficialmente instalada à 23 de janeiro de 1806...
....
Em 21 de maio de 1934, o governo paulista realizou, em meio a grave crise econômica pela qual atravessava o país, uma reestruturação na divisão territorial do Estado, quando extinguiu 18 pequenos municípios, entre eles o de Vila Bela da Princesa (cujo nome já havia mudado para Vila Bela), que voltou a integrar o território da Vila de São Sebastião. A extinção do município foi revogada em 5 de dezembro de 1934. Por imposição do governo ditatorial de Getúlio Vargas que baixou o decreto federal nº 2140, o nome de Vila Bela mudou, a partir de 1º de janeiro de 1939, para Formosa. Inconformados, os moradores iniciaram um movimento popular contra o novo nome até que, em 30 de novembro de 1944, o governo estadual baixou o decreto nº 14334, mudando o nome do município, a partir de 1º de janeiro de 1945, para Ilhabela...
As mulheres tinham um certo valor !!!
abraço
Angela
abraços
Angela
Eu li sobre isto na Wikipédia, achei também muito interessante. E, tinham sim, muito valor. São informações preciosas, inclusive sobre o comando do navegador português Gonçalo Coelho.
ExcluirAgradeço muitíssimo a suas pesquisa e informações. Apreciei, muito, também ler o link que indicou. Gosto de história.
Na wikipédia, também li: "Pesquisas arqueológicas realizadas desde o final da década de 1990 mostram que pelo menos quatro das ilhas do arquipélago de Ilhabela foram habitadas muito antes da chegada dos europeus ao Brasil. Isso foi possível graças à descoberta de sítios arqueológicos pré-coloniais denominados "concheiros", "abrigos sob rocha" e "aldeias indígenas". Os "concheiros" permitiram aos arqueólogos concluírem que os primeiros habitantes do arquipélago foram os chamados "homens pescadores-coletores do litoral", indígenas que não dominavam a agricultura e nem a produção de cerâmica, sobrevivendo apenas do que encontravam na natureza, especialmente animais marinhos." bem interessante.
Como disse, adoro conhecer história, em geral.
Beijos cara Angela, dias felizes.
Agradeço muitíssimo a SUA pesquisa e informações - ops*
ExcluirBoa Noite, querida amiga Glória!
ResponderExcluirFiquei surpresa ao ver sua foto com Astrid, que beleza!
São duas amigas virtuais que, na certa, desejaria conhecer... quem sabe um dia?
Estive na Ilha Bela num Cruzeiro e me encantei com tudo daí. Gosto de ilhas... rs...
Vc sempre nos apresenta ótimos posts para passear, degustar em todos os sentidos...
Seja abençoada e feliz!
Bjm muito fraterno
Olá Rosélia, boa tarde!
ExcluirÉ verdade, é muito bacana quando saímos do virtual e saltamos para o real. Quem sabe um dia... estou acompanhando suas fotos pelo instagram e adorando!
Um beijo querida.
Oi Glória, adoro ilhas ( mas só conheço uma a Ilha Grande )
ResponderExcluirilhas tem chuvisco né, a gente se programa e depois bate aquele geladinho do mar
com a pele tostada. Uma delícia
adorei ver sua viagem, o sossego, o encontro com a amiga e o Jack. Pensei que era de cera, mas era de verdade mesmo hahaha
Você e o marido tem mesmo que aproveitar esses recantos onde o mar é um encanto, o descanso é merecido e a gastronomia é deliciosa.
Parabéns a sua amiga aniversariante. bj
Minha querida Zizi, olá!
ExcluirO Jack era mesmo de verdade e extremamente parecido. Estava tão bem retratado, que até as unhas estavam sujas, como no filme. Também tinha aquele ar cínico, sabe!?
Beijocas amoreca minha!
Querida, acredita que nunca fui à Ilha Bela? Uma falha grave que preciso consertar logo!
ResponderExcluirDelícia de post!
Um beijinho,
Ana Christ
Ana, querida, olá!
ExcluirConhecer a Ilha é para encantar a alma, imperdível.
Uma beijoca bella!
Passei de regresso a esta ilha maravilhosa Maria Glória! o Brasil tem encantos ilimitados, históricos, culturais, paisagísticos e seus habitantes que também encantam quem lida com eles :)
ResponderExcluirabraços e feliz dia para si
Angela
Obrigado Angela. E uma forte abraço, com m muitos beijos!
ExcluirO vosso passeio deixou-me água na boca, Maria Gloria, o local parece-me maravilhoso.
ResponderExcluirUm beijinho :)
AC, olá, boa tarde!
ExcluirSe um dia, na vida, tiver a oportunidade de conhecer a Ilha Bela, não deve deixar passar, deve ir, pois é o local mais exuberante e maravilhoso do litoral norte de São Paulo, em todos os sentidos.
Beijocas, querido amigo.
Glorinha, tudo bem? Aqui, satisfatoriamente, graças a Deus.
ResponderExcluirMais uma completa e mega postagem, e como sempre História, de k ambas mto gostamos, acompanhando tuas palavras, fotos e descrições.
Ilha não é para essa menina, não, por mais Bela, Belíssima k ela seja, pke me sinto r rodeada de água, por tudo qto é sítio. "Traumas", sem explicação, só pode!
Conhecia já o naufrágio, e infelizmente, o mais "famoso" do navio Principe das Astúrias, tal como todas as histórias à volta desse trágico acontecimento. Em 10m se afundou. Virgem Santa! Que horror!
Gosto de lendas, de piratas e de tesouros escondidos, como se fosse criança, pke, bem lá no fundo de minha alma, eu até que acredito. O maravilhoso povoa meu mundo, minha mente.
Tu pensas como eu. Não gosto de fazer férias, sempre no mesmo lugar, pke é preciso diversificar e conhecer para comparar e repetir ou não.
Aqueles marinheiros de cabelos louros e olhos azuis, tal como o GUAPÍSSIMO pirata que está ao teu lado, olha, k fazem a minha praia, essa fazem, as outras, não -risos.
Estás na foto com um ar de felicidade, de brancura de alma e de bem com a vida. Gosto de te ver, desse jeito.
Sua gulosinha! Comendo geleias feitas pela senhor alemã! Que boas devem ter sido, mas pouco açúcar, para mim, p favor!
Já tive oportunidade de deixar os parabéns á tua amiga, k faz fotos fantásticas na sua vespa, mas reafirmo meus votos.
As tuas fotos estão lindas, aliás, tu deves ter prazer em fotografar, coisa que eu não tenho, nem faço. Eu gosto é que me fotografem (coisa gostosas, k ficaram do meu passado fotográfico) ou fotografem paisagens, mas sem exageros, por mim. Foi isso k aconteceu nessas férias. Fizeram-se poucas fotos, pke o k me interessa é mostrar algo, mas não se está repetindo ângulos de visão, nem nada do género. Prefiro contemplar!
Tu e Astrid estão lindas e tão cúmplices na vossa sincera amizade. PARABÉNS!
Beijinhos e dias mega felizes.
Férias casadas com viagens ahhhhh me fazem tão feliz, querida Céu! Olá minha amiga, boa tarde!
ExcluirEntre praia e montanha, eu prefiro montanha. Mas, esta Ilha é um dos maiores shows da costa brasileira. Me encanta.
Um beijo e um forte abraço, sempre!
Ah, agora entendi tudo, tudinho. Seu blog tem a proteção da deusa nórdica, Freyja. Ah, por isso tanto sucesso e qualidade. É O MARAVILHOSO invadindo nossas mentes.
ResponderExcluirBeijinhos.
Uma deusa brava, nos dois sentidos! E selvagem. Me agrada!
ExcluirGlória
ResponderExcluiragradecendo os carinhos no meu blog!
vieram num momento muito especial,
bj bj
Irradiando AMOR para você, minha bella Zizi!
ExcluirBeijocas!
Boa noite Gloria! Que maravilha conhecer lindos lugares, bem acompanhada, criando ótimas lembranças a serem degustadas nas noites de inverno. A maneira como conta seus passeios, nos faz ver que vc tem um olhar especial para as coisas, sabendo ver e apreciar o que muitas vezes passa batido por muita gente.
ResponderExcluirDesejamos a vc e seu maridex um final de semana muito gostoso. Beijinhos!
BÍNDI E GHOST
Obrigado queridos!
ExcluirSão instantes que ficam na memória do coração, repletos de beleza e delicadeza.
Obrigado e beijocas!
Deixei comentário, mas mesmo comentário aqui, há uns dois dias, creio, mas não o encontro, Glorinha! Bom, pode ter ido parar ao Spam ou tu ainda o não teres passado, por falta de tempo. Verifica, depois. Tá?
ResponderExcluirAguardo, então, nossa conversinha!
Beijinhos e um excelente fim de semana.
Devidamente verificado e liberado, meu amor!
ExcluirMais beijos!
Boa tarde, maravilhosa selecção de fotos doa elo lugares que conheceu, passear sem rumo é excelente.
ResponderExcluirBoa semana,
AG
Ahhh caro Antonio, passear sem rumo é excelente, assino em baixo, perfeitamente. Gosto.
ExcluirUm abraço amigo!
Glorinha querida
ResponderExcluirSobrevoei alguns milhares de quilómetros, duma ilha paradisíaca até aqui, apenas para te trazer um doce beijinho.
Apanhar aqui a Net é uma sorte, e eu entender-me com esta ferramenta que o meu filho trouxe com ele e dá pelo nome de tablet, é “meter uma lança em África” (neste caso nem seria grande dificuldade já que é mesmo em África que me encontro…)
Não posso alongar-me; dum momento para o outro ficamos sem pio… :))) A Net cai...
Beijos com muito carinho
Mariazita
PS – Já foste ver meus posts que deixei agendados?
O doce beijinho foi muito bem recebido, querido e muito bem sentido. Envio para você, querida Mariazita, um doce beijinho, também, assoprado daqui para os teus mares, a tua praia, o teu paraíso, aonde estiveres. Aqui vai ... ... ... ... ...... ... .......
ExcluirJá estive por lá e aguardo o desfecho, gostando muito. Até ...
Uma ilha paradisíaca, na qual passeie através das suas lindíssimas fotografias.
ResponderExcluirBeijinhos
Maria
Querida Maria, olá, boa tarde!
ExcluirNem imaginas, com eu aprecio passear pelas tuas belas fotos.
Obrigado amiga, beijocas.
Um destino paradisíaco, Gloria!
ResponderExcluirSem dúvida as férias, por aí terão sido magníficas!!!!
As imagens... de sonho... e adorei vê-la... bem no comecinho do dia... ;-P
Eu também sou assim... só acordo para o mundo... depois de um bom café... :-))
Desconhecia que nos mares à volta dessa bela ilha, também aconteceria um fenómeno idêntico ao do Triângulo das Bermudas... aí também muito barco e avião, desaparece sem deixar rasto...
Mais um post fantástico!!! Para apreciar e reapreciar... ao pormenor...
Beijinhos! Bom fim de semana!
Ana
Olá querida Ana!
ExcluirEspero que esteja bem, com bons dias de férias.
Eu aprecio muito café, a tarde, por voltas das 17hs, não passo sem um café.
Já ouvi falar sobre as ocorrências no Triângulo das Bermudas, mas acho que, por lá, no Triângulo, é bem mais forte.
Beijocas minha doce Ana.
Confesse lá Maria Glória, tem duas paixões, não é? A culinária e a história. Depois, é ir investigar por tudo o que é lugar. Belas passeatas dá com o marido.
ResponderExcluirSaúde para que assim continue por muitos anos.
Bj.
Agostinho, olá!
ExcluirPois então, história é mesmo uma das minhas paixões rsrs. Beijocas tropicais.
Maria da Glória, minha querida!
ResponderExcluirMuito obrigada pelos seus comentários, mas, principalmente, pela sua atitude - deu-se ao trabalho, deu-me o seu precioso tempo, comentando tantos, tantos posts. Nunca, com todo os anos que levo no mundo dos blogues, alguém, alguma vez, me ofereceu tão generoso presente! Chegou a comover-me.
Bem haja!
Beijo da Nina
Deixo muitos beijinhos :)))
ExcluirKisses Lady Fi :)
ResponderExcluirOlá Maria,
ResponderExcluirPaz e bem.
Que beleza, uma beleza que podemos apreciar sempre e belas fotos. Vi Dom Luiz saboreando a nossa tão conhecida e saborosa caipirinha, coisa que há bem uns vinte anos, por opção, não faço, mas sei o quanto é gostosa. Deixei as destiladas, para outro lado, pois o que me apetece são os vinhos e mui ocasionalmente uma "loiríssima gelada".
Passeio maravilhoso, pena que aqui no Rio Grande as praias sejam bucólicas, águas frias e achocolatadas que não dão muito prazer, com exceção da Praia de Torres, no Nordeste do Estado. Apesar de termos a mais extensa praia do País, a do Cassino que junto a de Hermenegildo, forma uma infindável praia, que vai da cidade de Rio Grande até a fronteira com o Uruguai, é de poucos atrativos, ou nenhum. No Uruguai visitamos Punta del Este, a cidade é linda, mas a praia deixa muito a desejar, assim como Punta del Diablo, principalmente pelas águas frias, geladas na verdade. Quando falas em geleias, lembrei de nossas churrascarias, como a Lobão, em Pelotas ou a Jardim do Lago, em Canoas, que servem diversos tipos de carnes com muitos tipos de geleias para serem saboreadas. Principalmente a carne de ovelha coberta de geleia de hortelã ou mirtilo, entre outras. Um grande abraço a todos e como sempre um beijo especial à Marianinha.