terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Robalo ao Forno com Batata e Tomate-cereja - Pesce al Forno su Letto di Patate e Pomodorini





Sinto uma certa curiosidade pelo mar, talvez pelo silêncio que habita suas profundezas, pela leveza e delicadeza com que os seres marinhos se movimentam ou mesmo pelas cores, aromas e formas que por lá existem. O mar nunca me atraiu, vivo perfeitamente sem ele, nem sinto falta de praia, entretanto, sou absolutamente atraída pelas montanhas, com um forte sentimento de familiaridade. As vezes me sinto parte de uma cordilheira, como se eu fosse uma montanha entre tantas outras. Nunca vi tanto poder como o que há em uma cordilheira! Um dia eu falarei mais sobre este meu sentir tão aproximado com as montanhas, mas hoje eu quero falar sobre o mar e deixar esta conversa fluir com liberdade para ver aonde eu irei parar ... gosto de me soltar, de me sentir.

Creio que não temos conhecimento de muitos seres que vivem nas profundezas do mar. Seres que vivem em locais muito além do que o homem já desbravou, são certamente desconhecidos. Assim como os pilotos de avião devem ter histórias para contar sobre suas visões do céu, os mergulhadores e pilotos de submarinos, devem ter as suas também. Não falo de sensacionalismo de televisão, mas é certo que o homem não revelou a totalidade de vida deste nosso planeta azul. E não podemos resumir tudo ao planeta terra, é certo que não estamos só na imensidão, há muito para se conhecer e aprender.

Outro dia estava lendo que encontraram micro-organismos a 800 metros abaixo da superfície de gelo da Antártida. Dizem que há um lago muito abaixo do gelo, intocado há milhões de anos. Jamais pensei em possibilidades como esta: um lago abaixo de todo aquele gelo da Antártida. Não podemos dizer que não há vida naquela região.

Gosto de ver a imagem que segue, com o continente de gelo bem apresentado. Vejam a América do Sul, África, Madagascar, Austrália, Tasmânia e Nova Zelândia. Creio que Ushuaia, na Argentina, é o ponto mais perto para se chegar a península no continente de gelo, a Antártida. A distância entre os pontos, pelo que pesquisei, é de 1.000 km. A viagem entre os continentes pode ser feita por mar ou céu ou os dois, combinados. Inusitado, eu gostaria! Adoro frio!

  
E o mapa que segue, mostra uma viagem que eu adoraria fazer, me parece bem completa, imagem que copiei daqui: 'ILHAS SUBANTÁRTICAS'.


Toda esta conversa me fez lembrar do querido Antônio Rosa (que saudades das suas postagens no blog e no facebook), do blog Cova do Urso, clique aqui e aqui. Há muitos posts feitos por ele sobre esta fantástica região. O Antonio sempre me encantou com suas postagens, tanto sobre astrologia, como viagens. Aqui também, com muitas explicações sobre a Antártida, um aprendizado.  

Clique aqui: 'Médico conta como foi fazer uma viagem ao continente gelado, com pinguins, baleias e mergulhos'. Ele conta que a viagem tem que ser em "um navio especial, com capacidade para abrir caminho no meio de blocos de gelo, passando ao lado de icebergs e navegando em lagos no meio de vulcões". Entretanto, eu não gostei muito desta passagem, de quando o navio atravessou o "Drake (passagem situada entre a extremidade sul da América do Sul e a Antártida, ligando os oceanos)" pois ele e a família enfrentaram "uma tempestade em que o vento ultrapassou os 80 km/h e as ondas atingiam 10 metros de altura". Já pensaram? Eu não! Mas como nestes locais o clima é sempre uma surpresa, imagino que muitas partidas de navio podem ser canceladas, pois quem está no comendo absoluto é a mãe natureza.

Mesmo não sendo tão amante do mar, eu adoro tudo o que ele propõe para uma boa mesa. Peixes e frutos do mar são a minha preferência. As receitas mais espetaculares do mar, que eu já provei e conheci, são as do mediterrâneo. Fáceis de fazer, simples, fazem uso de poucos temperos e de sal, prevalecendo sempre o sabor do ingrediente principal. Peixes e frutos do mar já vem temperados, o mar tem sabor e aroma, não se deve temperar com exagero. Se conhece a procedência então, pode-se comer crú, como é o caso da ostra, apenas com gotas de limão. Gosto de lembrar que os pratos do mar são sempre belos, leves, delicados, perfumados e perfeitos.

E foi assim que um belo robalo foi para dentro do meu forno, acompanhado de batatas e tomates, para depois embelezar a minha mesa. Uma refeição única!


1 robalo inteiro, eviscerado e sem escamas, barbatanas e guelras - um bom peixeiro fará isso muito bem - este pesava 1.100kg
3 batatas grandes
1 caixinha de tomates-cereja
folhas de salsinha picada, folhas de tomilho ou orégano - de preferência frescas
raspas de meio limão siciliano
1 dente de alho
1 cebola pequena cortada ao meio e depois fatiada em meia lua
3 azeitonas azapa sem caroço
1 colher de sobremesa de alcaparras
azeite de oliva
sal e pimenta preta para ralar
sal grosso
papel manteiga

Descasque as batatas e corte em rodelas finas, melhor com a faca. Deixe um pouco de molho em uma vasilha com água.

Lave bem o robalo, eliminado qualquer resto de vísceras. Deixe escorrer um pouco e depois seque com papel toalha. Reserve.

Leve uma panela com água ao fogo e quando ferver, salgue sem exagerar. Escorra a água das batatas, enxague ligeiramente e leve as fatias para a panela com água fervente. Após levantar fervura, deixe ocorrer o pré-cozimento por apenas 3 minutos. Retire as fatias de batata e reserve em um escorredor.

Pré-aqueça o forno a 200º.

Pique grosseiramente as folhas da salsinha, as azeitonas, as alcaparras e reserve. Junte o alho e as raspas de limão e pique tudo junto. Salgue e regue a mistura com um fio de azeite e então, divida a mistura ao meio e com as mãos, disponha uma metade dentro da barriga do peixe, esfregando um pouco para penetrar os temperos. A outra metade, divida ao meio e uma parte, passe por toda a pele do peixe, dos dois lados. Reserve a outra metade para temperar as batatas.

Arrume uma forma que acomode bem o peixe, ajuste papel manteiga, regue com um pouco de azeite e espalhe as fatias de cebola. A cebola e o azeite são ótimos para a batata não grudar, portanto, não precisa ser uma cebola grande. Agora distribua as fatias de batata, uma ao lado da outra. Por cima, arrume o peixe temperado. Corte os tomates-cereja ao meio e arrume por cima das batatas e do peixe, conforme mostram as fotos. Finalize regando com mais azeite e regue também dentro da barriga do peixe. Distribua algumas poucas folhas frescas de tomilho e salgue ligeiramente com sal grosso as batatas e tomates. Rale pimenta preta na hora e pode lavar ao forno.

O maior segredo para uma ótima receita de peixe assado é justamente não assar muito. Peixes inteiros demasiadamente assados perdem textura, a carne fica mole e viscosa na boca e, se for filé, ficam duros e ressecados. E nem se fala quanto ao sabor, um caso perdido! Outra coisa, não use manteiga em peixes e frutos do mar, pois o resultado será uma refeição pesada. Leite e derivados não combinam com o mar. Creio que, o bacalhau é o único candidato ao casamento do mar com leite e derivados: creme de leite, requeijão, manteiga, queijos. Mas ainda assim, tenho um pouco de resistência, conheça esta receita Brandade de Bacalhau com Batata. Use sempre azeite de oliva e ervas frescas.

Ao tempo de 30 minutos no forno, para este robalo de 1.100kg, podem vigiar com total atenção. Em 40 minutos, estava pronto, tenro e suculento. Mas atenção, pois cada forno tem sua chama própria, seu próprio modo de funcionar.

Ciao bella gente!




18 comentários:

  1. Maria da Glória, obrigadão pelo carinho e por aqui, tentadora receita, trazida com história e papos maravilhosos!Adorei! Bom estar de volta e Kiko está bem, em casa desde sábado! Muito ainda pela frente ,mas vamos por partes.As cirurgias passaram e foram bem, agora depois da recuperação, retomamos as quimioterapias e depois, XÔ bichinhos desgraçados,né? bjs, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito feliz e por vocês. Deixo o meu desejo de um ótimo final de semana, com saúde, harmonia e um grande beijo Chica.

      Excluir
  2. obrigadão PELOS CARINHOS.VI LÁ AGORINHA! lindo FDS! BJS, CHICA

    ResponderExcluir
  3. Olá, querida Maria Glória!

    Te ler é um prazer. Rimei, mas não de propósito. Calhou, é isso!

    Minha linda, tu adoras frio, eu adoro calor, na casa dos 40ºg/50ºg, portanto, aquele sufoco me dá luz/vida. Gosto de gente e locais quentes. Já me disseste k passas mal com o calor, portanto compreendo tua preferência.

    Estive vendo com atenção a viagem que tu gostarias de fazer. Qdo eu for rica, eu te ofereço essa viagem ou se me for atribuída, eu envio para ti. Negócio fechado!

    Estive no blog "Cova do Urso" e achei lá coisas bem interessantes, embora ele, tal como tu, amava mar e frio. Já está noutra dimensão, decerto.

    Estive lendo tua receita e te digo que robalo é dos peixes k mais gosto e feito deste jeitinho, comia já; embora já seja tarde, aqui.

    Semana de mta luz.

    Ciao, bambina querida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Céu minha querida, se tu ficares rica ou ganhares esta viagem, iremos juntas e ajustaremos um roteiro que seja bom para as duas. Isso seria maravilhoso, o que achas? Eu adoraria ahahaha.

      O Antonio do "Cova do Urso" sempre me encanta, mesmo vibrando agora por outras bandas ou dimensões. Gostávamos os dois do frio, da Patagonia e da Argentina.

      Um dia eu farei este Robalo pra você, um beijinho.

      Excluir
  4. Que receita deliciosa, Gloria!!!!
    Um peixe que costumo comer muitas vezes, grelhado... acompanhado com salada e batatas.
    Assim no forno... vou ter de experimentar um dia destes! As imagens... são uma pura tentação!
    Mas o mar é deveras apaixonante!
    Costumo passar algum tempo, na Ericeira... uma pequena vila piscatória, aqui bem junto à parte mais ocidental de Portugal, um pouco mais acima do Cabo da Roca...
    Vejo a paixão com que os pescadores olham o mar... mesmo os mais idosos... são incapazes de se afastarem dele... apesar de terem tido uma vida tão dura e sofrida... nesta actividade da pesca... e de muitos até eventualmente terem perdido amigos e familiares, em dias de tempestade... mas a paixão, permanece até ao fim das suas vidas.
    Eu também adoro o mar! Me passa uma calma inexplicável... mesmo em dias de mar alterado...
    Como sempre... amei seu extraordinário post, Gloria!
    Beijos! Continuação de uma boa semana!
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida Ana, nem imagina como desejo conhecer a Ericeira. Tenho visto muitas fotos no google imagens e sinto grande satisfação. Até vídeos já tenho visto.

      Meu pai adorava pescar e gostava de alto mar. Imagino os olhares dos pescadores da Ericeira então, quantas histórias, isso é lindo!

      Um dia eu faço este robalo pra você Ana, deixo um beijinho amore.

      Excluir
  5. Boa tarde, belas imagens que revelam uma boa e saborosa alimentação saudável, sou apreciador de peixe principalmente gralhado no carvão.
    AG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antonio, também sou apreciadora de peixe, aliás, de tudo o que vem do mar. Só não saberia dizer sobre o que ainda não provei. E grelhado eu adoro igualmente, especialemnte sardinhas portuguesas, me encantam.

      Um beijo.

      Excluir
  6. Obrigadão pelos carinhos! Um bjs e tuuuuuuuuuuuuuuuuudo de bom! chica

    ResponderExcluir
  7. Bambinita, mia!

    Como estás? Ainda no relax, na ausência da movimentação blogueira, de tudo e até do mundo, consciente e inconscientemente?

    És como Fernando Pessoa, uma mulher de "Desassossegos". EXCELENTE!

    A nossa alma precisa de rotatividades e pousios, tal como as culturas, a terra, a mãe natureza, caso não, isso vira um "coisa" insípida, incolor e inodora.

    Estou escrevendo e olhando ao mesmo tempo para o peixe que tu fotografaste para a tua receita. Estou com fome, sabes, e hoje me apetece peixe, polvo, que irei comer mais logo com batatinha cozida.

    É verdade, não gosto nada de mar, mas gosto daquilo que ele nos dá (que contradição!) O peixe, entre outras coisas e gosto de ver em fotos o plâncton. Quanta beleza!

    Continua nesse estado de graça, sem pensares em nada e curte cada minuto, cada segundo como se fosse o último.

    Em Lisboa está chovendo, mas eu "vejo" sol. É o meu estado de espírito k tudo comanda, é a minha vontade de ver LUZ E BRILHO. Tenho as luzes todas ligadas cá de casa (no final do mês, nem te conto), mas preciso de limpar o cristalino e ver a vida como ela não é.

    EU QUERO! EU POSSO! EU CONSIGO!

    Bacci, minha querida Maria Glória!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Céu, hoje consegui sair do relax e, digo, como tu me entende bem. Gosto tanto disto, de tu me entenderes, sem que eu precise te mandar uma palavra ou um pensamento.

      Sim, sim, sou desassossegada, gosto de ares novos, de mudar a página da minha alma, de novos sabores e aromas. Sendo que, muitas páginas ficam vazias, em silêncio por algum tempo, para favorecer o novo chegar. É assim!

      Amo polvo Céu, é o que mais gosto do mar. O próprio nirvana ahahaha. E mesmo assim com batatinhas.

      Quanto a ver o sol em céu chuvoso, sei bem como isso acontece, pois em dia de céu nublado, eu vejo cores e o sol igualmente.

      E é claro que consegue, sempre querida! Deixo mais um beijinho.

      Excluir
  8. Bom demais! gostei de ler vc, tem lirismo. Eu nunca serei sua companheira de viagem para passar esse frio todo! rs Também não gosto do mar, acho-o muito misterioso, muito profundo, traiçoeiro. Sei não, acho que coisa de outras vidas. Gosto de ficar à beira-mar, fora da areia, apreciando aquele cheiro, aquele ondular das águas, mas é só.
    Nesta quaresma, vou me aventurar e fazer esse robalo, delicioso. Suas dicas quanto às particularidades dos temperos são preciosas.
    Beijo, Maria Gloria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lúcia, obrigado e um beijo minha querida.

      Se um dia viajarmos juntas, iria com você para um local de clima bem confortável e acolhedor, pode escolher o lugar ahaha. Quanto ao mar, gosto então como você, à beira-mar e gosto de praias que ventam, gosto de andar no mar agasalhada, por conta do frio, com um belo cachecol. Pois é, cada um com sua loucura.

      Me conte se fizer o peixe?

      Excluir
  9. Boa noite, querida Maria da Glória!
    Tenho procurado, nesta semana em que vou fazer um exame, comer peixe e camarão ensopadinho... tem sido de uma leveza... adoro pescado de um modo em geral... assi mesmo com as batatinhas e tomates pequeninos...
    Hum!
    Bjm muito fraterno

    ResponderExcluir
  10. Roselia, sabe que eu também tenho preferência por comidinhas do mar, frutos do mar então eu amo! Sim, são bem mais leves e fáceis de fazer. Cozinham bem mais rápido e precisam de bem menos temperos.

    Espero que tudo corra muito bem com seu exame, mais um beijinho.

    ResponderExcluir