terça-feira, 17 de novembro de 2015

Pão com Triguilho





Triguilho é o mesmo trigo que usamos para fazer quibe.

Fiz quibe assado e sobrou triguilho demolhado, exata medida de um copo, guardei na geladeira e no dia seguinte, acordei com a ideia de fazer pão, juntando na massa a sobra de triguilho demolhado. Uma breve pesquisa no google e foi assim que tudo aconteceu, a modo mio.


Eu achei que este pão ficou com um aspecto de pão medieval, baixo e com o formato irregular, super rústico.

Lembrei-me daqueles pães que enfeitavam a távola redonda nos banquetes do Rei Arthur, que eram devorados junto com um pedaço de carne de caça e uma taça de estanho com vinho, mas ... poderia ser cerveja ou whisky escocês 30 anos? Posso até ver Lancelot, o cavaleiro preferido da confraria do Rei Arthur, cortando o pão com as mãos, assim que era servido, após chegar de uma batalha como herói de Camelot.

Lancelot era amante de Guinevere, a Rainha. Morgana a Sacerdotisa de Avalon e irmã de Arthur era apaixonada por Lancelot, mas Lancelot na verdade, desejava Arthur, não sabiam? Lancelot tinha muitos motivos para tanto, Arthur foi um rei justo e valoroso, portanto muito respeitado. E o pão que não era de triguilho, mas poderia ser de centeio, era amado por todos.

    
1 copo de triguilho demolhado
3 copos de farinha de trigo
água morna quanto baste
1 colher rasa de sobremesa de fermento biológico seco 
1 colher de sopa de açúcar cristal ou mascavo, também pode ser mel
1 colher de chá de sal

Em uma vasilha, junte a farinha de trigo, o triguilho, o açúcar, o fermento e misture bem a cada adição. Pode ser com a colher ou com as mãos. Disponha o sal na borda da mistura e faça uma cavidade no centro.

Aqueça um copo de água filtrada ou mineral no microondas por 30 ou 40 segundos. Teste com o dedo para sentir se a temperatura da água ficou no ponto de mamadeira. Caso a água esteja muito quente, jogue um pouco de água na pia e misture água fria. É importante manter o ponto de mamadeira, pois se água estiver demasiado quente, vai inutilizar a função do fermento. 

Deite a água, aos poucos, na cavidade e misture até ficar uma massa mole, mas não muito. Eu não utilizei toda a água e não há uma quantidade certa, pois depende do tipo de farinha e da temperatura no dia. 

Leve a vasilha com a massa para um local fechado, melhor dentro do microondas desligado, e deixe descansando por 20 minutos. 

Após o descanso, molhe as mãos e faça 10 dobras na massa, dentro da vasilha mesmo, por 3 vezes, a cada meia hora. Este pão não deve ser sovado e sim dobrado, entenda o processo clicando aqui: Pão Italiano. Terminada as 3 etapas, deixe a massa descansar e crescer por mais 1 hora.

Passado o tempo de 1 hora, polvilhe bastante farinha em uma bancada ou mesa, deite toda a massa crescida e molde o pão com as mãos, fazendo dobras para o centro da massa, vire e depois boleie o pão. Leve o pão moldado para descansar por mais 1 hora, polvilhando sempre farinha para não grudar na vasilha.

Terminado este último descanso, pré-aqueça o forno na temperatura máxima por 15 minutos, com a forma onde o pão será assado dentro, ela também deve ser aquecida. Usei uma forma de 25cm de diâmetro. Este pão não será assado coberto.

Passado o tempo de 15 minutos, retire a forma com o máximo cuidado, pois a temperatura é altíssima e mantenha o forno fechado, para não perder calor. Polvilhe farinha na forma e jogue, sim, é para jogar o pão moldado e crescido na forma quente. Falo jogar, pois o pão mesmo moldado e crescido, é mole, então precisa ser um processo bem rápido de por a massa na forma, que está super quente, portanto a massa moldada é jogada. Coisa de louco!

Leve ao forno e asse até dourar, mantendo a temperatura até o final em 250º.




10 comentários:

  1. Boa tare, sou apreciador e consumidor de pão, a receita que nos trás é perfeita para um pão saudável.
    AG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo muito saudável, é macio, gostamos muito.
      Beijo amigo Antonio.

      Excluir
  2. Olá, maria da glória!

    Para além das fantásticas receitas que você cogita, engendra e põe em prática, há a parte histórica de seus posts, que tanto me fascina. Estou imaginado, agora, o ambiente da Távola Redonda e do rei Artur. Parabéns!

    Beijos e dias bem luminosos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ceu meu amor, não pude resistir ao ver este pão saindo do forno pelas minhas mãos. A viagem foi imediata rsrsrs.
      Beijo!

      Excluir
  3. Retificando: Maria da Glória. Nomes próprios têm de se escrever com letra maiúscula, embora haja escritores que escrevem quase tudo em letra minúscula, até mesmo a seguir ao ponto final. Dá menos trabalho, acho eu.
    Fique bem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho, pois na atualidade nós escrevemos mais do que falamos, então tudo pode ser facilitado na escrita e podemos entender muito bem. Penso assim querida Ceu!

      Excluir
  4. Adoro pão... se bem que o evite um pouco à refeições... eu sei... o problema não é o pão... é o que pomos nele... que traz problema... ;-P
    Aqui costumo comer o chamado Pão de Mafra, ou então o tradicional Pão da Avó... ambos assim bem idênticos, de aspecto bem rústico... e são uma delícia... como daqui me parece, também o seu... ui... hoje vou adormecer... sonhando, só com coisas boas, graças a você, Glória!... ;-D
    Quem sabe um dia com tempo, experimento fazer, em casa, a sua receita?...
    Fazendo minhas, as palavras da Céu... adoro todo o historial, com que envolve cada receita sua...
    Beijos, Glória! Bom final de semana!
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conhecia o Pão de Mafra, pesquisei e adorei conhecer. Feito com centeio pelo que li.
      Talvez um dia eu faça, pois é um pão muito lindo e certamente saboroso.
      Ana meu amor, obrigado pela visita, pelas palavras, creio que melhorei um pouco. Mas o calor continua e eu, espero pelo outono.
      Um beijo.

      Excluir
  5. Minha querid amiga Maria Glória...em primeiro lugar, tenho que registrar que o visual do seu blog está um show!!! Com certeza, todas as mulheres que você escolheu...também seriam as minhas preferidas. amei...ficou lindo!!! Agora vamos ao pão... Eu tenho feito pão quase que todos os dias. Normalmente, sem receitas...vou no 'olhômetro". A maioria fica uma delícia mas...eu tive que jogar um fora...ficou duro que nem um 'cacete'.....graças à minha impaciência em não ter esperado o tempo de crescimento ideal. Ahh...adorei o seu texto falando do Rei Arthur . Se ele é mito ou não...não sei mas, adoro essa história e também já li as Brumas de Avalon que me deiraram presa por mais de uma semana...devorando os livros.. Adoro tudo que é medieval...com certeza a gente já viveu nessa época e...feliz!! Será que morremos queimadas? haha Nesse momento em que lhe escrevo...estou esperando meu pão crescer. Estou fazendo um...tipo 'taca tudo' do nosso amigo Adriano que você sabe quem é ...e acho que vai ficar bom. Coloquei farinha branca, integral, aveia e gergelin. Esse último grão eu também coloquei por cima...Ahh....eu tenho feito pão colocando em 200º...vou começar a colocar a temperatura em 250º seguindo a sua orientação. Chega...já escrevi um jornal. Beijão pra vc...e um beijinho na Mariana...que logo logo vai virar ajudante. rsrs Seu pão ficou lindo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que delícia Iara você aqui comigo! Adoro estas fotos de mulheres anciâs, adoro! E se estão sorrindo, gosto ainda mais. Os olhos brilham!
      É muito fácil fazer pão, mas é preciso ter paciência para que as leveduras possam fazer o seu lindo e precioso trabalho.
      Eu sou fã de fazer pão sabia? E sabia que nunca operei um forno a lenha? kkkkkkk
      Pão taca tudo eu já fiz também, usei várias sementes. Gostei.
      Um beijo meu amor.

      Excluir