terça-feira, 6 de outubro de 2015

Salada de Repolho Roxo com Maça e Uva-passa aromatizada com Semente de Funcho





Começo falando que a semente de funcho e a da erva-doce não são a mesma coisa. A semente de funcho é maior, crocante e levemente mais amarga que a semente de erva-doce.

Quando comprei a semente de funcho, vi que eram bem diferentes. Mas ainda assim, pedi uma explicação para minha prima, super querida, a Roberta, então ela confirmou que realmente são diferentes, embora os sabores sejam parecidos.

Esta é a semente de funcho, super aromática e bem crocante. Gostei logo que provei e aproveitei para assar batatas com as sementes, tomilho, azeite, ficaram ótimas.



1/2 repolho roxo pequeno, cortado em tiras finas
1 maça pequena, usei a fuji
1 cebola pequena
1 mão de uvas-passas, preferível a clara, mas como eu não tinha, usei a escura
1 colher de chá de sementes de funcho
vinagre de vinho branco
maionese, se preferir pode ser iogurte
azeite
pimenta tabasco
sal e pimenta preta para ralar na hora

Lave bem as tirinhas de repolho e leve uma panela média ao fogo e quando levantar fervura, junte um pouco de sal e entre com as tiras, misturando tudo. Cozinhe até ficarem um pouco macias, mas ainda crocantes, isso leva bem pouco tempo. Este leve cozimento serve para amansar as tiras de repolho, para perderem a dureza e o gosto forte. Escorra bem e espalhe em um prato para que as tiras esfriem rapidamente.

Pegue uma vasilha que acomode bem o seu ralador, coloque uma colher de sopa de vinagre de vinho branco e rale a maça, descascada, desprezando o miolo com as sementes. Misture o vinagre com a maça ralada. Agora rale a cebola e junte e esta mistura ralada, as sementes de funcho e as uvas-passas. Misture tudo, junte as tiras do repolho, duas colheradas de maionese, não muito cheias, um giro de azeite, umas gotinhas de tabasco e rale pimenta preta. Misture bem tudo, prove e verifique o sal e se é necessário mais um pouco de vinagre.

Eu deixo para verificar o sal no final, pois o repolho foi cozido com sal, a maionese já é salgada e nesta salada deve acontecer o matrimônio perfeito entre os sabores salgados com os sabores doces, no caso os doces são da maça e da uva-passa.

Atenção com a quantidade de maionese, não exagere, pois modifica totalmente o sabor desta salada.

Caso queira comer gelada, leve para a geladeira até a hora de servir. No momento de servir, misture tudo novamente.

É uma salada excelente para os dias de alto verão, mas em temperatura ambiente ou morna, é igualmente excelente.





8 comentários:

  1. Delícia. Eu dispensaria a maionese, a não ser que fosse uma caseira. Tomei verdadeiro "horror" a industrializados. Imagino a mistura dos sabores do repolho e da maçã, que contraste!
    Não gosto nem de funcho nem de erva doce, sei que sou chata, mas experimento tudo e deixo no cantinho o prato, quando não quero mastigar, mas é sempre bom misturar os gostos.
    Vou de salada, agora aprendi mais esta.
    Beijo, Maria Glória.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lúcia! Sim, a maionese caseira sempre é a melhor opção, você tem toda a razão.
      Quanto a semente, você pode usar semente de cominho, claro, se for do seu gosto. Eu não gosto de cominho em pó, mas gosto do sabor das sementes.
      Um beijo amore s2

      Excluir
  2. Bom dia, maravilhosa dica saudável, consumir todo o tipo de salada é importante.
    AG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De pleno acordo Antonio, são muito saudáveis! Boa noite s2

      Excluir
  3. Passando hoje com um bocadinho de pressa, só para desejar um bom fim de semana, e agradecer a sua imensa simpatia, lá no meu canto, Glória! E amanhã no final do dia, cá estarei para apreciar, o que tenho perdido por aqui, nestes últimos dias, que têm passado tão corridos!
    Beijinho e até amanhã!
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecida pela visita Ana, com o desejo de uma ótima semana.
      Beijo amore s2

      Excluir
  4. Deve ser óptima... nunca me ocorreria adicionar maça e passas...
    Limito-me a misturá-la com outras verduras, para ficar um prato bem colorido... mas misturar o doce... da maça e das passas, resulta numa versão muito tentadora, que qualquer dia, vou experimentar...
    E uma vez mais, uma salada, bem saudável!...
    Beijinhos
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho certeza que vai gostar Ana e, na boca, a crocância do repolho também é uma delícia.
      Beijo!

      Excluir