Grão-de-bico e macarrão são os principais ingredientes para uma minestra, que é um prato de ideal para o inverno. Com um caldo quente, super nutritivo, a minestra é ótima para aquecer o nosso corpo.
Mas se a pasta (ou macarrão) com grão-de-bico for asciutta, ou seja, mais seca, ela é igualmente ótima para a primavera, ou mesmo para o verão. E assim, não eleva a temperatura do corpo.
Comer bem, de forma saudável inclui também a atenção com a temperatura do corpo. Sempre foi assim, desde os tempos mais antigos. Isto faz parte da saúde do corpo.
O molho deste prato é feito com o grão-de-bico e temperos, é cremoso e muito saboroso. A pasta é enxuta na panela onde foi feito o molho, em fogo médio, absorvendo todos os sabores, este é o segredo. Mas é preciso ter atenção no cozimento da pasta na água fervente, sendo importante retirar dois minutos antes do tempo indicado na embalagem. Dessa forma, não se perde o delicioso ponto da pastal al dente.
Pesquisando sobre Pasta e Ceci Asciutta (macarrão com grão-de-bico quando não é minestra), eu li que é um prato típico do sul da Itália, da Puglia e Basilicata. Muitas receitas que eu pesquisei tinham tomate na composição, mas pouco. Porém, preferi fazer a versão sem tomate, conhecida com in bianco, para sentir bem o sabor do molho de grão-de-bico com o bacon, que eu tanto aprecio. Escolhi um bacon menos salgado e nem tão defumado.
Resultou em uma prato muito saboroso, delicado e nutritivo.
250 gramas de grão-de-bico seco
2 fatias de bacon, cortadas em finas tirinhas
1 cebola pequena, picada
1/2 cenoura cortada em tiras bem finas e depois picadas
1 dente de alho picado
1 ramo de alecrim
1 folha de louro
azeite de oliva
queijo parmesão ralado, se tiver pecorino, ai que delícia!
vinho branco seco
sal e pimenta preta para ralar na hora
noz-moscada para ralar na hora - opcional
Retire a quantidade de 1/3 de grão-de-bico e bata no liquidificador ou mixer, com um pouco de água do cozimento, mas só um pouco. Quando formar um creme, está pronto. Reserve.
Em outra panela, deite 2 colheres de azeite de oliva e frite, sem que fique crocante, o bacon. Em seguida, entre com a cebola, a cenoura e o galho de alecrim, cuide do refogado até que a cebola fique translúcida, começando a dourar. Neste momento, entre com o alho e quando começar a perfumar, aromatize tudo com um cálice de vinho branco seco. Misture bem, recolha com a colher tudo o que grudou na panela e deixe o vinho enxugar.
Com uma escumadeira, retire todo o grão-de-bico da água que foi cozido e deite na panela com os temperos e o bacon, misture bem e mantenha a chama do fogo média. Quando tudo estiver bem incorporado, entre com o creme do liquidificador, misture bem até formar um molho bem cremoso, denso e com grãos inteiros também, que não devem ser desmanchados, como mostram as fotos.
Prove para verificar o sal, rale pimenta preta e se você gosta, rale um pouco de noz-moscada. Retire o galho de alecrim, desligue o fogo e tampe a panela.
Cozinhe a pasta em água fervente apenas salgada. Dois minutos antes do tempo de cozimento indicado na embalagem, retire toda a pasta com uma escumadeira e, leve tudo para a panela com o molho de grão-de-bico, que está novamente em fogo médio, bem aquecido. Misture tudo, junte uma concha de água do cozimento da pasta, misture e junte duas colheres de parmesão ralado. Siga misturando tudo, enxugando a pasta no molho, sem que seque totalmente.
Sirva com um giro de azeite, se quiser mais um pouco de parmesão e folhas de alecrim para enfeitar.
Ciao bella gente!
Nunca comi assim, mas parece bem boa receita! bjs, lindo dia! chica
ResponderExcluirSe você gosta de grão-de-bico Chica, pode fazer. Realmente muito saborosa.
ExcluirBeijinhos amore s2
Não conhecia... e parece-me uma receita maravilhosa!...
ResponderExcluirMais uma dica extraordinária, Gloria!
Beijos!
Ana
Eu fiquei encantada com o resultado! E já repeti!
ExcluirBeijo Ana.