quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Cozinha Mediterrânea - Pasta alla Norma da Ópera Norma de Bellini





Sabores e aromas tipicamente mediterrâneos, nascidos na cidade de Catânia, na Sicília, Itália. E eu vou contar a bela e rica história que envolve a famosa Pasta alla Norma.


Perfeitamente, a Pasta alla Norma tem este nome porque foi inspirada na ópera do compositor italiano Vincenzo Bellini, nascido em Catânia, na Sicília, em 1801. Catânia é a segunda maior cidade da Sicília, depois de Palermo, que é a capital.


O molho, de tão saboroso, só podia ser comparado a uma opera d'arte a altura de Norma e para tanto, conta a história que o dramaturgo catanese Nino Martoglio, quando diante do prato de pasta com tomates, temperados com berinjela, ricota e manjericão fresco, exclamou: "Questa è una vera Norma!" Esta é uma verdadeira Norma, uma verdadeira obra-prima!

Nino Martoglio (1870 - 1921) foi um diretor de cinema, roteirista, escritor e poeta italiano.

Nino Martoglio foi contemporâneo de Luigi Pirandello (1867 - 1936) e teve um final trágico na vida, quase como o final de uma ópera! Ele desapareceu ao cair num poço de elevador que estava em construção, quando foi visitar o filho doente, no Hospital Vittorio Emanuele de Catânia.

Voltando ao molho, que comparado a celebre opera d'arte de Bellini, foi então batizado de Norma. Segundo os especialistas, interpretar Norma é um dos papéis mais difíceis de uma soprano! Mas a vera Pasta alla Norma é uma das pastas mais simples e fáceis de fazer e uma das mais saborosas que eu já provei, além da beleza apetitosa no prato.

Poucas foram as sopranos que conseguiram desempenhar o papel de Norma com sucesso: "O papel de Norma foi criado para Giuditta Pasta, importante mezzosoprano e soprano italiana do século XIX; também foi interpretado por Rosa Ponselle, no início da década de 1920; Joan Sutherland, a partir da década de 1960 e também por Montserrat Caballé.
Maria Callas foi a mais famosa Norma no período pós-guerra. Ela representou-o inúmeras vezes e gravou-o em duas ocasiões.
Em 2013, Mariella Devia debutou em Norma no Teatro Comunale di Bologna com uma recepção clamorosa do público.
Em 2013 e 2015, Cecilia Bartoli apresentou a Norma no Festival Whitsun de Salzburg". Fonte Wikipédia

Pot-pourri de algumas Normas famosas - clique aqui!


Contemple a ópera com a soprano russa Anna Netrebko. Dizem que ela começou a trabalhar lavando o chão no Teatro Mariinsky em São Petersburgo. Clique no nome de Anna e acesse o youtube para ouvir e ver a soprano interpretando Norma.


A óperaque estreou em 1831, conta que "Norma, uma grande-sacerdotisa do templo dos druidas, ama secretamente Pollione, com quem tem dois filhos. Pollione se cansa de Norma e se apaixona por Adalgisa, uma jovem virgem do templo. Adalgisa é seduzida a ir para Roma com Pollione e conta tudo para Norma. Norma então fica possuída de raiva, quase mata seus filhos, mas depois cai em si e os deixa na guarda de Adalgisa. Norma então denuncia Pollione e a si mesma para os druidas, que os queimam vivos".

Uma longa história pode-se ter a partir de um prato saboroso e perfumado com manjericão. Quem já sentiu, jamais esquece o perfume refrescante desta erva aromática. E se conseguir encontrar o manjericão italiano, aquele de folhas largas, a ópera está completa, sucesso para todos sentidos, com bilheteria esgotada!

A vera Pasta alla Norma não tem nenhum segredo e não é tão complexa quanto a origem do seu nome, com todos os personagens envolvidos e a dramática história de Norma, traída e desolada com seus filhos.

A ricota que eu usei é seca e defumada. Podemos encontrar na versão natural ou apimentada, a escolha fica a seu gosto. Aqui em casa, gostamos de sabores picantes.

E muito comum fazer Pasta alla Norma com espaguete, mas eu prefiro com pasta curta. Costumo usar fusilli, mas a minha preferência é com casarecce, que eu adoro, mas nem sempre encontro com facilidade. Clique na imagem para ver em detalhes.

Pasta Casarecce

250 gramas de pasta de grano duro tipo espaguete, fusilli, casarecce
2 berinjelas médias
2 latas de pomodori pelati
ricota seca defumada, apimentada ou não
folhas de manjericão, de preferência o italiano, de folhas largas
2 ou 3 dentes de alho fatiados em lâminas finas
azeite de oliva
sal e pimenta preta para ralar na hora
óleo de girassol para fritar


Eu não costumo tirar o amargo da berinjela quando faço a Norma, mas se você quiser, pode fatiar, salgar, deixar os pedaços de berinjela em uma peneira ou escorredor, com peso em cima, por uma hora, se puder um pouco mais. Depois lavar e secar cada pedaço. É preciso secar para uma ótima fritura, além do que, não vai espirrar gordura.

Observe nas minhas imagens como eu cortei as berinjelas. Prefiro no formato comprido do que em rodelas ou cubos. Mas, corte conforme o seu gosto.

Frite os pedaços de berinjela em óleo de girassol quente, em três etapas. Deixe escorrendo em papel toalha, para tirar o excesso de gordura. Reserve.

Leve uma panela média com água ao fogo, para ferver e cozinhar a pasta. Não coloque nenhuma gordura, absolutamente nenhuma e nem sal. Espere apenas a água ferver.

Em uma panela ou wok, coloque três colheres de sopa de azeite e quando aquecer, doure levemente as lâminas de alho. Não deixe que dourem muito, pois ficará com sabor amargo.

Enquanto o alho frita, abra as latas de tomate pelati e deite em uma tijela. Aperte com as mãos os tomates, para desfazer um pouco e leve tudo para a panela com o alho, azeite e misture bem. Desfaça o restante dos tomates, com a ajuda de uma colher. Prove o molho e verifique se está ácido e, se for o caso, junte uma colher de chá de açúcar. Misture e, após alguns minutos, salgue e apimente o molho de tomate. Deixe apurar mais um pouco, depois junte 3/4 das fatias de berinjelas, misture ao molho, apague o fogo e junte algumas folhas de manjericão. Misture levemente e deixe descansando.

Quando a água ferver, salgue com 1 colher de sopa rasa de sal grosso, espere ferver novamente e junte a pasta, mexendo várias vezes para não grudar. Mantenha a chama do fogão em média. Siga com o cozimento da pasta até dois minutos antes do tempo indicado na embalagem.

A esta altura, reaqueça o molho, junte a pasta e sem escorrer. Se for espaguete, pesque com uma pinça ou pegador e se for pasta curta, use uma grande escumadeira ou peneira.

Misture bem a pasta ao molho, mantenha a chama do fogão acesa e junte meia concha de água do cozimento da pasta. Agregue tudo muito bem e após dois minutos, junte mais folhas de manjericão, quebre um pouco de ricota, esfarelando por cima da pasta com o molho e misture levemente.

Está pronta a Pasta alla Norma. Ao servir, na mesa, leve um prato com mais ricota previamente esfarelada, o restante da berinjela frita, algumas folhas de manjericão para, com a pasta e molho no prato, temperar e embelezar a sua Norma. Não uso azeite no prato para a Norma, pois ela já é dramaticamente azeitada, risos.

Che bontà, veramente un conforto per l'anima! Bravissimo maestro Bellini! Bravissimo! 
  




6 comentários:

  1. Receita boa e cultura juntinhas aqui! Valeu! Ótima receita! beijos,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica minha cara, sim, tudo juntinho, assim como uma boa conversa a mesa e sem sentir o tempo passar.
      Beijinhos s2

      Excluir
  2. Que história interessante não? Esse prato é muito saboroso e como toda comida mediterrânica, posso sentir o aroma daqui... sou fã da dieta mediterrânica! Beijos amiga e don't stop :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Keyla, eu também sou fâ desta dieta, adoro! Sabor e aroma em perfeito matrimônio, além de ser super saudável.
      Não amiga, não pararei, vamos juntas, seguindo com as nossas inspirações mediterrânicas.
      Um beijo s2

      Excluir
  3. Que receita óptima! E adorei toda a história, que envolve a mesma...
    Fabuloso este post!
    Bjs
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Ana, comer, beber, amar e ouvir histórias ... que delícia né!?
      Beijinho querida

      Excluir