quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Sopa de Cação com Vongole à moda do Alentejo em Portugal





Fui completamente inspirada pela cozinha alentejana, por ingredientes simples, fáceis de achar e baratos. Sabem aquela comidinha que conforta e perfuma toda a casa? É esta, sem dúvida nenhuma! E o cação, peixe da família do tubarão, é considerado pouco saboroso, mas no ensopado é perfeito, sabor e textura.

Esta sopa é muito parecida com a famosa caldeirada, alguns dizem até caldeiradinha, mas como eu não gosto de comer com arroz, gosto de comer com pão bem rústico, acho mais inspirada nas sopas maravilhosas da criativa cozinha alentejana. Portugal é um país com gastronomia rica, repleta de qualidade e sabor! E mesmo com ingredientes simples e econômicos, é incomparável na criatividade. Eu sou fã número zero!

2 belas postas de cação
1/2 quilo de vongole na concha, limpos e selecionados
2 batatas médias cortadas em cubos médios
1 cenoura cortada em cubos médios
1/2 pimentão verde cortado em tiras pequenas, sem a parte interna branca, indigesta e amarga
1 talo médio de salsão bem picado
1 cebola média bem picada
1 dente de alho grande bem picado
1 colher de sopa de vinagre de vinho branco, de preferência
1 lata de tomate pelati
1 colher de chá de pimenta sriracha ou tabasco, nesta quantidade não fica ardido, porém aromatiza
folhas de salsinha e coentro picadas, gosto de misturar pois acho mais suave, reserve os talos
1/2 copo de vinho branco seco
azeite de oliva
sal e pimenta para ralar no prato

A primeira coisa a ser feita é abrir as conchas do vongole. Então, pegue uma panela com tampa, deite um fio de azeite e quando estiver aquecido, entre com os talos da salsinha e coentro, espere refogar um pouco e coloque todos as conchas do vongole, misture tudo. Deixe aquecer bem, deite o vinho branco, misture, espere aquecer novamente e tampe a panela. Deixe por uns 10 minutos, sem abrir a tampa, apenas balançando a panela, algumas vezes, para sacudir as conchas. Ao tempo de 10 minutos abra a tampa, as conchas já estarão abertas. Desligue a chama do fogão e espere esfriar um pouco. Agora retire o delicioso molusco da concha, um a um, e siga assim com metade dos vongoles. A outra metade, permanece na concha aberta, para compor a apresentação do prato. Os vongoles que não abrirem, devem ser descartados. Reserve os vongoles.

Importantíssimo: a água que os vongoles soltaram na panela é uma 'aqua sacra'. Sim, água sagrada, pois é ela que vai dar o máximo de sabor ao prato. Aqui está o segredo! Reserve também a água.


Seguindo com a sopa, forre o fundo de uma panela média e alta com azeite e, assim que aquecer, junte de uma só vez a cebola, o pimentão e salsão. Refogue mexendo algumas vezes. Quando a cebola estiver translúcida, junte o alho e após dois minutos, junte os tomates pelati. Misture bem e desfaça os tomates com a ajuda da colher.

Quando o molho estiver bem apurado, salgue a seu gosto, junte a pimenta sriracha ou tabasco, o vinagre, misture tudo e acomode na panela as postas de cação. Tampe a panela e deixe que o cação cozinhe, mas não muito para não quebrar a posta. A carne de peixe é frágil e cozinha bem rápido.

Assim que as postas estiverem cozidas, retire cuidadosamente com a ajuda de uma escumadeira e reserve em uma prato, sem desligar a chama do fogão. Cubra as postas para permanecerem quentes.

Neste momento, junte os cubos de batata e de cenoura na panela, siga o cozimento em chama média. Cuide para que os legumes não passem do ponto, devem permanecer em cubos macios, porém firmes. Junte agora a água dos vongoles. Se necessário, junte água, porém, é importante ter atenção na quantidade de líquido, pois se for exagerado, a sopa ficará muito aguada e, no caso de pouco líquido, não será uma sopa. Deve haver um equilíbrio.

Com as batatas e cenouras cozidas, junte os vongoles, misture bem, deixe dar uma boa e única fervura, prove o sal e acerte se necessário. Junte a salsinha e o coentro, misture bem e por último, arrume as postas de cação na sopa, com delicadeza para não quebrarem, cobrindo bem com o caldo. Tampe a panela e após um minuto desligue a chama do fogão. Deixe descansando por dez minutos e pode servir, etapa necessária para resultar no explendor de sabor. Aprendi com a minha mamma: ragù e ensopado, obrigatoriamente, devem descansar, precisam estar calmos para revelar a alma dos sabores e aromas.

No prato, arrume uma fatia de pão rústico - receita aqui, como na foto ou mesmo a fatia inteira dentro da sopa. Coloque a posta de cação e cobra tudo com o caldo quente. Rale pimenta preta, pode regar com um fio de azeite e comece degustando, muito bem acompanhado de um bom vinho tinto seco.


É um prato leve, muito perfumado e saboroso. Excelente para os dias mais frescos.





8 comentários:

  1. UAU! Que prato tão lindo e todo bem mostrado por aqui! Adoro vongole, mas aqui em Poa não temos! bjs, tuuuuudo de bom,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este é um prato que eu nunca esqueço, sou capaz de comer até no verão!
      Beijo Chica s2

      Excluir
  2. Saborosíssima, com certeza, Maria Gloria. Sua cozinha é simples e requintada, ao mesmo tempo. Tudo o que vc posta parece prato de "dia de festa", sabe? Isto porque vc é caprichosa e cozinha com amor, com vontade, com simplicidade e sofisticação, por mais que pareçam coisas paradoxais. Dá vontade de levantar da cadeira e ir para a cozinha!
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lú, cada vez que leio um comentário seu fico extremamente motivada. Sinto que você me compreende em detalhes.
      Uma riqueza você viu! Beijo querida s2

      Excluir
  3. Muito bom Maria Glória☆ a comida portuguesa é sempre maravilhosa!
    Também aprendi com a minha mãe que ensopados e ragu devem descansar. :)
    Beijo agradecido
    Astrid Annabelle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você bem sabe né Astrid, o quanto a cozinha portuguesa é rica, tem qualidade e muito sabor. Você estava comigo todo o tempo, enquanto eu criava este post, um beijo amore mio s2

      Excluir
  4. Realmente se parece bastante com a famosa caldeirada...
    E eu adoro ambos os pratos, mesmo!
    Por estes dias a caldeirada ocasionalmente, tem feito parte do menu, cá da casa. Como aqui a terra é rica em peixe de boa qualidade... há que abusar...
    Óptima sugestão, como tão bem mostram as imagens!
    Beijos
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois Ana, se você entende como caldeirada, é mesmo uma caldeirada, pois você bem sabe identificar.
      Que maravilha morar em terra rica em peixes frescos e de qualidade.
      Mais um beijo querida s2

      Excluir