terça-feira, 29 de setembro de 2015

Merengue de Banana com Creme - Uma Antiga receita da Nonna





Este merengue é super fácil de fazer e é uma receita de família muito antiga, do tempo que leite condensado e creme de leite eram itens caros ou nem existiam. E para que usar leite condensado no creme de confeiteiro!?

Sabe quando você recebe uma visita surpresa e tem bananas muito maduras na fruteira? E quer fazer bonito? Então, esta é a sobremesa que dá a conta redondinha do recado com beleza e sabor!

Pode-se comer morna ou gelada, conforme a necessidade ou gosto.


Feito em camadas, mas de forma rápida e fácil ... no tempo da nonna, com muitos filhos, sem eletrodomésticos e sem livros de receitas, tudo tinha que ser prático.

A primeira camada é de banana caramelada com especiarias e cognac ou qualquer outra bebida, tipo licor, vinho seco ou licoroso e, se não tiver, não precisa usar.

A segunda camada é um simples e delicioso creme de confeiteiro, que se você não quiser fazer juntando as gemas batidas com o açúcar e o amido de milho ao leite aromatizado, pode fazer como a nonna: mistura tudo e vai para o fogo mexendo sem parar, tipo um mingau mesmo. A preferência é do freguês, o importante é sorrir com o fígado. Um fígado feliz, todo o resto funciona perfeitamente.

A terceira camada é o merengue, que são as claras em ponto de neve ou castelo, como os meus queridos portugueses chamam e eu gosto de pensar nas torres dos castelos, na magia das fábulas, nos lindos bosques verdes que rodeavam os castelos, nos vestidos e cabelos longos e PERFEITAMENTE RUIVOS das princesas e nas bruxas que não eram tão maldosas assim, acho que nesta parte exageram um pouco, eu penso!

Muitas camadas? Mas é tudo super fácil de fazer e você pode preparar as bananas de véspera, guardar na geladeira e terminar no dia seguinte, claro, se a visita ligar e avisar antecipadamente né!?


Eu começo com o creme de confeiteiro e se você puxou a nonna, se for esperta(o) como ela era, vai fazer o creme e caramelar as bananas ao mesmo tempo rsrsrs ... melhor então por etapas:


2 gemas coadas (reserve as claras cobertas, para depois bater em ponto de neve ou castelo) 
75 gramas de açúcar 
250 gramas de leite integral 
20 gramas de amido de milho
meia fava de baunilha ou um pedaço de casca de laranja, sem a parte branca, que é amarga

Leve o leite ao fogo com as sementes da baunilha ou a casca da laranja. Ferveu, desligue o fogo e deixe amornar um pouco. 

Enquando isso, pegue uma vasilha e coe as gemas com delicadeza, furando a película uma única vez e sem usar a colher. Bata algumas vezes o coador, para ajudar. A película é que deixa o cheiro forte e fedido.  

Junte as gemas coadas o açúcar e o amido de milho e bata com o batedor de arame. Se a mistura ficar muito densa, junte 1 ou 2 colheres de leite, aquele mesmo da panela, morninho. Bata bem até clarear e o açúcar ficar bem dissolvido. 

Quando o leite estiver um pouco morno, junte a mistura das gemas ao leite, misture bem e volte ao fogo até engrossar. 

Desligue a chama do fogão, bata bem com o batedor para esfriar um pouco e cubra com filme PVC, para evitar que crie uma nata grossa na superfície. Se não quiser usar o filme PVC, bata algumas vezes para sempre diluir a nata que for formando e evitar grumos. Reserve o creme. 

Agora começo a caramelar as bananas
8 a 10 bananas nanicas bem maduras
4 colheres de açúcar mascavo ou comum
raspas de meia laranja
suco de 1 laranja 
1 pau de canela
alguns dentes de cravo
1 dose de cognac 

Em uma frigideira, junte o açúcar e o suco de laranja. Mexa para dissolver bem o açúcar e neste ponto, junte o pau de canela, os cravos e as raspas da laranja. Misture bem e quando ferver, arrume por cima da calda as bananas inteiras. Deixe que as bananas cozinhem na calda de especiarias por uns cinco minutos. Vire as bananas com cuidado para que cozinhem do outro lado. Quando estiverem bem cozidas, espalhe por cima das bananas o cognac e aproveite para flambar, com cuidado. Isso dará um sabor delicioso. Desligue a chama do fogão, retire os cravos e o pau de canela e reserve. 

Última etapa, bater as claras:  
2 claras, que estavam reservadas
1 colher de açúcar

Bata em ponto de neve ou castelo na batedeira, é bem rápido. Reserve. 

Mongem
Pré-aqueça o forno a 180º e unte com manteiga uma forma alta. Usei uma de 20 cm de diâmetro. 

Com a ajuda de uma colher, acomode as bananas e toda a calda na forma, arrumando tudo muito bem. 

Bata um pouco com a batedeira o creme de confeiteiro e espalhe, com a ajuda de uma espátula, por cima das bananas e, agora por cima do creme, espalhe as claras em ponto de neve, formando pequenos picos. 

Leve ao forno até dourar o merengue. Como minha forma não era tão alta, eu coloquei dentro de outra forma maior, para não sujar o fogão. Fica a dica. pois a calda com o calor do forno, vai ficar mais líquida e pode cair para fora da forma. 


Após 10 ou 15 minutos o merengue já estará bem dourado. Espere esfriar para servir, senão pode desmontar o merengue. Guarde na geladeira. 



Ciao! 






6 comentários:

  1. Babei aqui! Que delícia isso! Adooooooooro!!! Quem não gosta? Boa receita! bjs, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que é bem isso mesmo: "quem não gosta?"
      Chica minha querida, obrigado pela sua presença aqui, é um imenso prazer receber sua visita, seu carinho e tenha a certeza que sinto igualmente imenso carinho por você amore, um beijo e boa noite s2

      Excluir
  2. Boa tarde, conheço a receita e já tive o privilegio de saborear, para o meu gosto é excelente.
    AG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde querido Antonio, um prazer as suas visitas amigo.
      Sim, também acho uma das melhores com fruta, tanto pelo sabor quanto pelo aroma.
      Beijinho s2

      Excluir
  3. Respostas
    1. Hoje pensei em fazer, mas acabei fazendo o famoso bolo de banana invertido.
      Beijinho Ana.

      Excluir