quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Lentilha temperada com a Santíssima Trindade e servida com uma fatia de Ricota Seca Defumada e Apimentada





Sempre que cozinho cereal, gosto de temperar com a famosa Santíssima Trindade. Quando faço feijão, seja o carioca ou o preto, para uma deliciosa feijoada, uso a Santíssima Trindade. Uso igualmente com lentilha, grão-de-bico e feijão branco. Algumas vezes na carne de porco de panela e na rabada. Se o guisado for cozido no molho de tomate, prefiro não temperar com a Santíssima Trindade, neste caso, eu prefiro o Mirepoix. Vou explicar direitinho.

A Santíssima Trindade é o casamento de sabor e aroma da cebola com o salsão e o pimentão verde, tudo bem picadinho. Gosto de acrescentar ao trio, talos picados de salsinha, apenas os talos, são perfumados e saborosos e algumas vezes alho, também picadinho. As folhas da salsinha eu acrescento ao final do cozimento, após apagar o fogo. E se o prato combina com coentro, eu gosto de misturar com salsinha, em quantidades iguais, pois acho que fica mais suave, sem que o coentro roube a cena do fantasma na famosa ópera.

Temperar pratos com a Santíssima Trindade é tradição na cozinha do povo Cajun da Louisiana. Lembram de New Orleans, uma cidade super famosa e turística? Sim, aquela do furacão Katrina. Fica na Louisiana, no sul dos Estados Unidos. Os Cajun eram colonos de origem francesa, expulsos do Canadá (na Acádia que era uma colônia da Nova França), com forte influência das cozinhas francesa e espanhola. Além dos Cajun, outros povos também fazem uso da Santíssima Trindade.

Mapa dos EUA pra ver onde está localizado o estado da Louisiana. Imagem do google. 

Cajun e Creole (cozinha das ilhas da América Central e também da Louisiana) são muitos parecidas. Pesquisando, eu aprendi que a cozinha Creole é mais clássica e refinada e a Cajun é rústica e simples. Acho que gosto das duas, mas o rústico e a simplicidade me chamam e sem esforço. Porém, ainda não vivi a experiência de provar estas delícias.

Pesquisando ou googleando, encontrei um prato chamado gumbo. Eu achei super apetitoso! Camarões belos, mamma mia!

O Gumbo (pronuncia-se gambo) é o prato mais marcante da culinária Cajun da Louisiana (sul dos Estados Unidos). É um guisado ou uma sopa grossa, geralmente com vários tipos de carne ou mariscos, que se come com arroz branco, podendo constituir uma refeição completa.

Gumbo - Fonte Wikipédia

A Santíssima Trindade (cebola, salsão e pimentão verde) deve ser prima de primeiro grau do Mirepoix (cebola, salsão e cenoura). A primeira mais marcante por conta do pimentão. O mirepoix gosto mais de usar em ragù, bife bourguignon, caldo, sopa, junto com vinho tinto ou branco secos. Quando faço molho de tomate eu prefiro o mirepoix.

Esta lentilha não é cozinha cajun e nem creole, apenas foi temperada com a Santíssima Trindade e, no prato, servida com uma fatia de ricota seca, defumada e apimentada. A composição com a ricota é minha ideia, pois gosto muito e nada mais é preciso, nem arroz. Só um fio de um bom azeite de oliva.


E acabei escrevendo uma novela para explicar a Santíssima Trindade rsrsrs. Agora, que a cozinha com suas tradições, costumes, histórias é a expressão absoluta de uma ou várias culturas não podemos negar. E ainda, o que uma mesa e suas cadeiras nos demorados almoços e jantares, poderiam contar, se falassem, sobre a história de uma família?

Portanto, eu sempre digo que as mesas e as cadeiras deveriam ser, obrigatoriamente, de madeira e maciça, para suportarem e transmutarem como uma velha árvore, firme e forte, absolutamente inabalável, a saga de uma família com suas felicidades, brindes, vozes emocionadas e inebriantes em altas celebrações ou mesmo na discussão descontrolada, em total desarmonia, onde todos falam ao mesmo tempo e não se entendem e, também, no silêncio da indesejada tristeza, muitas vezes representada por uma cadeira vazia! Ai gente, agora eu lembrei da música Cadeira Vazia do Lupicínio, acho linda e gosto de ouvir com a fadista portuguesa Mariza, quase a cappella - clique aqui para ouvir!

1/2 pacote de lentilhas, escolhidas e lavadas, 250 gramas
santíssima trindade bem picadinha (1 cebola pequena, 1/2 talo de salsão e 1/2 pimentão verde pequeno)
1 dente de alho bem picado (opcional)
1 folha de louro
folhas de tomilho e orégano
azeite de oliva
sal e pimenta preta para ralar na hora
fatias de ricota seca, defumada e apimentada ou não, conforme o gosto

Em uma panela (se estiver com pressa, use a de pressão e cozinha muito rápido) forre o fundo com azeite de oliva e quando aquecer, entre com a santíssima trindade e a folha de louro e misture algumas vezes. Aromatize com algumas folhas de tomilho, são super perfumadas. Quando a cebola estiver translúcida, junte o alho e após um ou dois minutos, entre com a lentilha, misturando tudo. Deixe refogar por alguns poucos minutos.

Complete com água, até a altura de dois ou três dedos acima das lentilhas, salgue a gosto e cozinhe até que fiquem macias, mas al dente.

Se for preciso, reduza o caldo em fogo alto, para que fique encorpado. Desligue a chama do fogão, rale pimenta preta e deixe descansando por 10 minutos.

No prato, sirva com uma fatia de ricota seca defumada, folhas de orégano e um fio de azeite.

Super leve e muito saboroso. Ciao! 





12 comentários:

  1. Não conhecia ou lembrava dessa santíssima trindade assim! Adorei a sugestão e o prato! bjs, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim seguimos né Chica, vivendo e aprendendo amore, beijo s2

      Excluir
  2. Amei "ouvir" sua conversa aqui. Gostei de saber o que pensa sobre as cadeiras de madeira maciça! Gostei mesmo mesmo de tudo!
    Faço uma lentilha muito gostosa , mas bem diferente da sua e não conhecia o nome Santíssima Trindade para os temperos !
    Vou experimentar fazer a sua moda ☆
    Beijão Maria Glória♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria de saber como faz a sua lentilha Astrid. Um dia tira uma foto para eu ver, sem pressa.
      Alguns pratos realmente são inspiradores, beijo Anam Cara s2

      Excluir
  3. Boa tarde, desconhecia o tempero Santíssima Trindade, certamente que é saboroso, registei a sua dica.
    AG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Antonio, é muito saboroso, mas para pratos mais rústicos.
      Um abraço amigo!

      Excluir
  4. Oi, Glória (nas alturas. Estou brincando), querida!

    Seu post é tão completo, e eu k sou uma péssima cozinheira, e te digo, sinceramente não gosto de cozinhar, fico sem saber o k falar.
    Que significa o título de seu blog?
    O tempero da Santíssima trindade, pra mim k sou cristã católica, tem k ser algo de mto saboroso, profundo e perfeito.

    Baccio (com dois 2"c" ou só com um?).

    Bom fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkk Céu, boa noite querida.

      Não precisa falar nada, deixa um beijo, um abraço, excelente amore.

      Para entender o título do meu blog, acesse este link, tudo explicadinho - http://farelascarpetta-mariagloriadamico.blogspot.com.br/2013/07/explicando-expressao-italiana-fare-la.html

      O povo Cajun é muito católico, por isso deram o nome dos temperinhos de Santíssima Trindade. É bem gostoso e os alimentos são sagrados.

      Bacio, com um c e um beijo com votos de uma boa semana.

      Excluir
  5. Retificando: Trindade e não com letra minúscula, como escrevi no comentário anterior. Então, o k é sagrado, é sagrado.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Desconhecia por completo a designação desse tempero... e fiquei absolutamente fascinada com o seu post, Gloria... com todo o historial por trás... e que adorei ficar sabendo.
    Já não passava aqui, há um tempinho... mas é com imenso gosto que o faço... cada vez que passo por aqui... fico sempre com água na boca... olhando para tanta coisa gostosa!
    Como sempre uma sugestão fantástica! Adorei seu post!
    Beijos
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Ana, igualmente um prazer ter você aqui.
      As cozinhas são repletas de histórias, e já percebeu o quanto me fascina este reino encantado e tão ancestral.
      Beijo querida s2

      Excluir