quarta-feira, 1 de julho de 2015

Passeio - Mosteiro de São Bento no Centro Histórico de São Paulo




Visitei várias vezes a igreja do Mosteiro de São Bento, localizada no Largo de São Bento, região central de São Paulo, mas nunca entrei no mosteiro. Estas fotos foram tiradas em maio de 2011 e nesta época era possível fotografar internamente a igreja. Recentemente, voltei ao mosteiro, com o desejo de tirar fotos melhores, mas fui impedida pelo segurança. Atualmente, não podemos mais fotografar.

Aos domingos, acontece a famosa missa com cantos gregorianos e eu gostava de assistir. Sempre gostei de ouvir canto gregoriano. Muito concorrida, é preciso chegar cedo para conseguir um lugar para sentar.

Após a missa, forma-se uma fila para comprar os deliciosos pães feitos pelos monges.

O famoso Brunch: com sofisticadas iguarias dos monges e da gastronomia de grandes chefs de cozinha de São Paulo ... o evento é regado também por atrações de música clássica e contemporânea e exposições de arte sacra barroca e contemporânea.

Clique aqui para ver a programação completa do Brunch.

Foro by contecomas3.com.br/

A história do Mosteiro de São Bento começa assim: a Câmara Municipal doou em 9 de maio de 1600, um pedaço de terra no lugar mais ilustre da vila, depois do Colégio da Companhia, em doação perpétua até o fim do mundo. O local era onde se localizava a antiga taba ou casa do Cacique Tibiriçá. Somente em 1634, as obras foram terminadas e constituídas em Abadia.


São Bento de Núrsia, nascido Benedetto da Nórcia (Nórcia, Reino Ostrogótico, 480 — Abadia do Monte Cassino, 547) foi um monge, fundador da Ordem dos Beneditinos, uma das maiores ordens monásticas do mundo. Foi o criador da Regra de São Bento (Regula Monasteriorum), um dos mais importantes e utilizados regulamentos de vida monástica, inspiração de muitas outras comunidades religiosas. Era irmão gêmeo de Santa Escolástica. Foi designado patrono da Europa pelo Papa Paulo VI em 1964, sendo também patrono da Alemanha.

Conta-se que São Bento foi filho de um nobre romano, tendo realizado os primeiros estudos na região de Núrsia (próximo à cidade italiana de Espoleto). Mais tarde, foi enviado a Roma para estudar retórica e filosofia, mas, tendo se decepcionado com a decadência moral da cidade, abandona logo a capital e se retira para Enfide (atual Affile) no ano 500. Ajudado por um abade da região chamado Romano, instalou-se em uma gruta de difícil acesso, a fim de viver como eremita. Depois de três anos nesse lugar, dedicando-se à oração e ao sacrifício, foi descoberto por alguns pastores, que divulgaram a fama de santidade. A partir de então, foi visitado constantemente por pessoas que buscavam conselhos e direção espiritual.

As relíquias de São Bento estão conservadas na cripta da Abadia de Saint-Benoît-sur-Loire, próximo a Orleáns e Germigny-des-Prés, no centro da França.


O relógio do Mosteiro de São Bento, de fabricação alemã, foi instalado em 1921. Era considerado o relógio mais preciso de São Paulo, até o aparecimento dos relógios a cristal de quartzo. Conta também com um carrilhão com seis sinos afinados que tocam nas horas cheias e nas frações.


Quando eu olho para a imagem de São Bento, eu vejo um druida, um mago, um alquimista. E li que, São Bento era contemporâneo do rei Arthur no século V e foi um mago druida com poderes supra normais e seu mosteiro abrigava peregrinos e viajantes. São muitas as lendas que li ...

São Bento utilizou a cruz verdadeira como símbolo máximo do religar com Deus, utilizada também pelos cavaleiros Templários na idade media.



Nas fotos que seguem, já dentro da igreja, com a missa dominical e cantos gregorianos.


Virgem de Kasperovo, de 1893. Trazida por russos foragidos da revolução socialista. A peça é incrustada de rubis, turquesas e 6.000 pérolas do mar Negro. É belíssima! 

Está localizada logo na entrada. 


Especial ênfase para representações angélicas e muito incenso.


O órgão é o segundo maior da cidade, com 6.000 tubos. Data de 1954 e é alemão. O órgão da Catedral da Sé, tem cinco teclados e 12.000 tubos. É o maior da América Latina. O maior órgão do mundo encontra-se na Convention Hall da Organ Society em Atlantic City (Estados Unidos). Este possui 7 manuais e 2 pedaleiras. Tem duas consolas. Desconhece-se o número exato de tubos que o compõe, mas pensa-se que está por volta dos 33.114.


O órgão é um instrumento de sopro com a diferença de o ar não ser injetado pelo sopro humano, mas sob a forma de ar comprimido.



O vitral com o tetramorfo. Este vitral é a representação dos 4 evangelistas por meio de figuras antropozoomórficas e tem sua origem numa alusão ao livro de Ezequiel, que descreveu em uma de suas visões 4 seres fantásticos. Neste vitral, no centro encontra-se uma pomba representando o Divino Espírito Santo.


A arte no Teto.



Capela do Santíssimo Sacramento dentro da igreja do Mosteiro. Esta foto eu tirei nesta última visita, em 2015. Bati a foto de maneira bem escondida.



O Mosteiro é composto pela Basílica Abacial de Nossa Senhora da Assunção, o Colégio e a Faculdade de São Bento.

Uma Biblioteca, com mais de 100 mil títulos, alguns bem raros, incluindo incunábulos, que são livros impressos nos primeiros tempos da imprensa. Especula-se que seja a mais antiga da cidade de São Paulo, tendo início com os primeiros monges que chegaram em 1598. Há também um Teatro, considerado um dos mais antigos de São Paulo.

Clique aqui para a Visita Virtual.

Foto google imagens

O mosteiro por volta de 1860 (fotografia de Militão de Azevedo).


Texto extraído do google, na sua maioria da wikipédia.  




12 comentários:

  1. Realmente um SHOW esse passeio e conseguiste fazer mais uma vez fotos maravilhosas! Perfeitas!Adorei! bjs, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Chica, obrigado amore!
      É muito gostoso conviver com estas descobertas.
      Bjux s2

      Excluir
  2. Uau! Que post precioso! Ficou ótimo e aprendi muito. Guarde muito bem suas fotos... Que delícia de programa!
    Bom Domingo!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Luma! Adoro estes programas, são diferentes e cheios de surpresas.
      Beijos amore s2

      Excluir
  3. Boa tarde, excelente fotorreportagem que me fez visitar a arte, aprendizagem é continua, foi o que aconteceu comigo nesta visita.
    AG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antonio, obrigado! Sim, podemos aprender muito em um passeio.
      Um abraço!

      Excluir
  4. Um passeio, uma aula, uma delícia de tempo fora do tempo, passado com você.
    Beijos Anam Cara♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh Anam Cara, pensei muito em você ao escrever este post ... um beijo meu amor s2

      Excluir
  5. Bravissima, aprender, poder contar com coisas tão boas e belas nos traz a certeza de que este mundo ainda tem jeito... Parabens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Pedro, a beleza é um importante alimento.
      Um abraço.

      Excluir
  6. Que rica postagem, nos dois sentidos! Adoro mosteiros e templos. Além do luxo que mostra, a arte é belíssima. Luxo é bom de ver quando está ligada ás artes. É beleza.
    Beijo, querida amiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tais, olá!
      A semana passada estive no centro de São Paulo e passei em frente a Igreja de São Bento. Pensei em entrar, para apreciar a beleza, mas já estava fechada. É um belo passeio.
      Um beijo querida.

      Excluir