terça-feira, 21 de julho de 2015

Conserva de Berinjelas em Azeite com Sementes de Erva-doce e Hortelã - Melanzane Sott'olio a Fette - Cozinha da Calábria






Existem muitas formas de fazer conserva com berinjela e todas são saborosas, pois para quem gosta, a berinjela é um legume versátil e muito saboroso.

Esta é a conserva que tem a minha preferência: fatias de berinjelas em azeite, aromatizadas com erva-doce e hortelã. Um delicioso e rústico antepasto sempre presente nas mesas da Calábria, na Itália, eu costumo até lanchar a tarde com pão italiano ou mesmo com o famoso e brasileiro pãozinho francês rsrs ... sim, o nosso pão chamado de francês é brasileiro e em outros países é conhecido como pão brasileiro.

As conservas são fáceis de fazer, mas dão um pouquinho de trabalho, principalmente se for em grande quantidade, que é o que sempre acontece. No entanto, quando eu tenho vontade, faço pouco e fico feliz assim mesmo. Vejam na foto, que eu fiz em uma forma de bolo inglês, para um melhor aproveitamento do azeite, pois esta é uma forma alta.

2 ou 3 berinjelas, depende do tamanho
2 ou três dentes de alho, conforme o gosto
sementes de erva-doce
pimenta calabresa ou fatias finas de pimenta dedo-de-moça (com ou sem semente, conforme o gosto)
folhas frescas e bem bonitas de hortelã
azeite de oliva abundante
1 copo de vinagre de vinho branco
sal grosso e pimenta preta para ralar na hora

Corte as pontas da berinjela e fatie no sentido do comprimento, na espessura de um dedo. Monte camadas de fatias de berinjela em uma peneira ou escorredor, salgando cada camada com sal grosso e deixe escorrer, por uma hora, todo o líquido amargo. Ponha um peso por cima para apertar as fatias. Minha nonna deixava escorrendo, na geladeira, por 24 horas, mas como sabores amargos não me incomodam muito, eu deixo somente uma hora.

Depois lave cada fatia de berinjela e arrume em um prato ou bandeja.

Leve uma panela média com água e o vinagre ao fogo e quando começar a ferver, junte um pouco de sal e, sem seguida, algumas fatias de berinjelas. Deixe cozinhando por 5 minutos. Siga assim, em etapas com todas as fatias. Retire as fatias cozidas com um pegador ou escumadeira e reserve no escorredor por duas horas. Aperte as fatias com delicadeza para escorrer bem a água e cubra com um prato e um peso por cima.

Corte os dentes de alho em lâminas finas. Se quiser intensificar o sabor das sementes de erva-doce, toste em uma frigideira, mas levemente! Escolha um pouco de folhas de hortelã e destaque dos talos.

Passado o tempo de duas horas, monte a conserva em camadas. Se a forma ou pirex forem altos, o azeite ficará mais concentrado, com um melhor aproveitamento.

Montagem:
- regue com uma boa quantidade de azeite o fundo da forma,

- arrume fatias de berinjela, como se monta uma lasagna,

- salgue com sal grosso, mas sem exagerar, pois as fatias de berinjela foram cozidas em água temperada com sal,

- agora distribua por cima das fatias de berinjela: lâminas de alho, um pouquinho de pimenta calabresa, algumas sementes de erva-doce e folhinhas de hortelã,

- rale pimenta preta e regue com mais azeite.

Siga assim até terminar todas as fatias de berinjela, cuidando para não exagerar nos temperos, já que estão presentes em todas as camadas e termine regando com mais azeite. Enfeite a última camada com as folhas de hortelã mais bonitas.

Melhor consumir após um mês de descanso, os sabores estarão perfeitamente combinados. Mas eu nunca esperei este tempo. Já esperei uma semana. Dois dias eu costumo dar uma beliscada.

Esta conserva pode ser consumida em até um ano, mas para todo este tempo, melhor em frascos esterilizados e muito bem tampados.

Após consumir, verifique se precisa complementar com azeite e mantenha sempre na geladeira. As fatias devem ficar mergulhadas em azeite.

Un bacio a tutte!





4 comentários:

  1. Hmmmmm...Mesmo em férias não podia deixar de ver essas receitas tão boas! Um beijo praiano, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu não podia deixar de te dar um beijo Chica querida s2 s2 s2

      Excluir
  2. Concordo com a Chica! Impossível não vir espreitar estas coisas boas, por aqui...
    Beijos
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Venham sempre, puxem uma cadeira para contarmos histórias, ouvir músicas, tomar café. juntar retalhos, tomar chuva ou café e darmos boas gargalhadas, sempre! s2

      Excluir