domingo, 7 de junho de 2015

Estupendas Patatas Bravas! Denominadas también patatas a la brava o papas bravas - Batatas Bravas





Um dos apetitivos - ou tapas na Espanha - mais famosos na maior parte das regiões espanholas. Estas batatinhas acompanham muito bem cerveja ou vinho.

O nome 'Bravas' se deve ao fato de o molho ou salsa de tomates ser muito picante. Mas a quantidade de pimenta pode ser a gosto, especialmente se for acompanhada de vinho. As minhas patatas bravas são suavemente apimentadas, com gotinhas de tabasco. A pimenta nervosa vai sempre na mesa, para os que gostam do sabor picante. Eu não pertenço a este reino assim tão picante rsrs.

Resumindo, é um aperitivo estupendamente delicioso, fácil, rápido e econômico.

Agora é a hora da verdade: eu já servi como acompanhamento de um peixe grelhado, no almoço. Sucesso garantido, só que sem os palitinhos.


Hevia é um gaiteiro espanhol, que toca gaita asturiana. A música, para quem gosta do estilo, é show!


Preparando as batatas: 
6 batatas médias, descascadas, cortadas em pedaços médios e grossos (observe nas imagens)

Frite os pedaços de batata em azeite ou óleo de semente, pode ser de semente de girassol, por exemplo. O óleo de soja queima muito rápido e deixa um sabor amargo e aroma desagradável.
Na Espanha, as batatas são fritas em azeite de oliva. Aqui no Brasil não temos o costume de usar azeite de oliva pra frituras, mas na Europa é muito comum, eu diria que é tradição nas cozinhas, o que cai por terra toda a conversa que existe aqui no Brasil de que azeite não pode ser aquecido.
Na Argentina, fui conhecer uma Olivícola e quando perguntei sobre se seria correto ou não aquecer o azeite, a 'chefona das azeitonas' olhou para mim com uma cara assim: Oi? rsrs ...
Não esqueça de escorrer as batatas em papel absorvente.

Enquanto as batatas fritam, faça o molho de tomates: 
meia cebola picadinha
2 dentes de alho picadinhos
2 ou 3 tomates maduros, descascados e cortados e pedaços pequenos (eu gosto de descascar os tomates, até para a salada, acho que ficam mais saborosos, aprendi pesquisando a cozinha grega, mediterrânea)
Azeite de Oliva
Sal e pimenta preta para ralar na hora
Tabasco a gosto
Folhas de salsinha, secas

Pode ser uma panela pequena aqui, com azeite no fundo e após aquecido, entre com a cebola. Quando murcharem, entre com o alho e, antes que dourem, deite todos os pedaços dos tomates.
Agora é só mexer algumas vezes, dando aquele carinho para resultar em um molho meio pedaçudo. Mas antes deste resultado, salgue e apimente com tabasco a seu gosto. Quando estiver prontinho, desligue a chama do fogão e aromatize com pimenta preta ralada na hora.

Montagem: 
arrume as batatas em um prato grande e raso. Os pedaços não devem ficar muito amontoados.
Deite o molho de tomates por cima, no meu caso sobrou um pouco, mas logo foi devorado por cima de uma fatia de pão.
No prato: batata, molho de tomates, folhas de salsinha e alguns palitinhos convidativos para o apetitivo, tapa, acepipe, petisco, entrada, tira-gosto ... este é o meu reino! Muitas vezes eu gosto mais do que o prato principal! Amigos, buen apetito.


2 comentários:

  1. Que delícia.Gostei pois adoro coisinhas picantes,rs Valeu! Um beijo, linda semana e tuuuuuuuuuuuudo de bom! chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica, uma excelente semana para você e os seus queridos, com um abraço e um beijinho s2 s2

      Excluir