Um prato que nasceu em ambientes da 'cucina contadina povera', onde era preciso reciclar as sobras. Naqueles tempos, reinavam a originalidade e a simplicidade, obviamente, nasciam pratos com combinações imbatíveis, mesmo sem fartura. E este prato, 'Pasta e Fagioli con le Cozze', é a perfeita harmonia entre 'sapori di terra e mare'!
O delicado sabor do feijão branco, combinado com o marcante sabor do mexilhão, deu este resultado imbatível! Muito saboroso!
Recomendo muitíssimo que você prove este prato, sendo melhor apreciado nos dias mais frios. E ainda, é bem fácil de fazer.
1 xícara de feijão branco
1 folha grande de louro
sal, pouco
Cozinhe na panela de pressão os feijões, com a folha de louro, sal e água até que os feijões fiquem cozidos, mas firmes.
4 mãos de mexilhões desconchados descongelados (veja na embalagem como descongelar)
1 xícara de tomates pelati com o suco, desmanchados com a mão (equilibre tomate e suco)
3 dentes de alho
1/2 cebola picadinha
meio talo de salsão picadinho
1 mão cheia de folhas de salsinha
cebolinha verde cortada em rodelas
pimenta calabresa a gosto
azeite
sal e pimenta preta para ralar na hora
Em uma panela grande, deite umas 4 ou 5 colheres de azeite e leve para aquecer. Junte a cebola e o salsão e deixe que fritem, até que a cebola fique transparente.
Pique o alho e a salsinha juntos e adicione na panela, com a cebola e o salsão. Quando o alho começar a soltar o sabor, espere mais meio minuto, junte a pimenta calabresa e os tomates pelati. Misture e, com a ajuda de uma colher, termine de desmanchar os tomates. Siga assim por 5 minutos.
Entre agora com os mexilhões, misturando bem com o molho de tomates. Cozinhe por cerca de 5 minutos. Não cozinhe muito os mexilhões, pois eles ficarão com um sabor mais forte, não muito agradável.
Agora, com uma concha, junte os feijões brancos, controlando o líquido que os feijões foram cozidos, sem exagerar, para que forme um cado não muito ralo. Eu não usei toda a água. Primeiro coloquei os feijões, escorrendo a água com a concha, e depois foi ajustando o ponto do caldo com mais água. Não despreze a água do cozimento dos feijões, talvez seja preciso utilizá-la na finalização do prato.
Misture bem tudo, salgue e apimente este lindo e perfumado caldo. Deixe que todos os sabores ajustem bem por mais 3 minutos, em fogo médio. Desligue a chama do fogão, tampe a panela e deixe descansado.
1 xícara de macarrão padre-nostro
sal grosso
Leve uma panela média com água para ferver e quando atingir este ponto salgue com sal grosso. Assim que levantar fervura, entre com o macarrão e cozinhe, mexendo algumas vezes, até ficar muito al dente. Por que muito al dente? Porque o macarrão vai continuar o cozimento no caldo de feijões e mexilhões.
Finalize juntando o macarrão ao caldo de feijões e mexilhões, misturando tudo, em fogo médio. Caso o caldo fique muito denso com a adição do macarrão, junte um pouco mais da água que os feijões foram cozidos (lembra que eu disse para não jogar fora?)
Não junte muita água, observe que o caldo não deve ser denso, porém, não é um prato com muito líquido, veja nas imagens.
Prove e verifique se precisa de mais sal. Apague o fogo e tampe a panela. Deixe descansando por alguns minutinhos. No momento de servir, junte as rodelas de cebolinha verde, mexa e pode levar para a mesa.
Sirva com um pão rústico, tipo pão italiano. Regue algumas fatias com azeite, esfregue meio dente de alho e leve para tostar levemente no forno.
Ciao amici!
Aqui o maridão fica babando quando mostro tuas receitas. Ele é romano e então adooooora comer coisas boas! Ótima! bjs, chica
ResponderExcluirFico feliz em saber, um abraço aos dois!
ExcluirBeijinhos s2