sábado, 4 de abril de 2015

Salada de Rabanete com Mel e Folhas Frescas de Tomilho ou com Azeitonas





Aos domingos meu pai voltava da feira com maços maravilhosos de catalônia e rabanete e ainda, com um bulbo de erva-doce. 

Pela manhã, ele lavava as folhas da catalônia, bem arrumadinhas e limpinhas para a minha mamma fazer durante a semana, com muito azeite e alho. Comíamos com pão, ai que delícia! 


Depois dos cuidados com a catalônia, ele preparava o aperitivo, enquanto a minha mamma cuidava do ragù para o almoço.

Ahhhh quantas lembranças do meu pai quando a mesa é para um aperitivo. Meu pai dizia que o segredo é comer pouco, para aproveitar bem a refeição do almoço. Afinal, quem dispensaria o ragù da minha mamma? Mas eu acho mesmo o aperitivo melhor que uma refeição. 

Ragù, uma bela pasta e no lugar do queijo parmesão ralado, era ricota seca, defumada e apimentada. Pão italiano e assim eram os domingos em casa.

Voltando ao aperitivo, meu pai costumava fazer uma simples saladinha de rabanetes, outras vezes com o bulbo da erva-doce, com azeite, limão, orégano e sal. Acompanhava a linguicinha curada com pão italiano. Ele dizia que os legumes e o limão eram o equilibrio perfeito para a gordura da linguicinha.  






Salada de Rabanete com Mel e Folhas Frescas de Tomilho

Eu gosto de juntar mel na salada de rabanete, pois ele disfarça bem o gosto forte, ardido e as vezes até amargo do rabanete. Experimente!
Quando tenho folhas frescas de tomilho, é o luxo para dar sabor e beleza na salada, mas pode ser orégano seco também.  

4 rabanetes médios 
Azeite de oliva
Meio limão pra espremer
Sal e pimenta preta para ralar na hora 
Folhas frescas de tomilho
Mel 




Corte o rabanete em fatias finas, mas não muito. 

Regue com azeite o prato ou travessa que for servir a salada, coloque as fatias de rabanete, esprema um pouco de limão, junte folhas de tomilho, salgue, rale a pimenta. Misture bem. 

Regue a salada com um pouco de mel, talvez uma colher de chá, agora com um pouco mais de azeite, misture bem, enfeite com mais folhinhas de tomilho e está prontinha para servir, como aperitivo ou mesmo com acompanhamento.

Mexa sempre que for servir, para trazer ao prato todo o azeite e temperos.
  


Aqui, com azeitonas: 




Ciao!




4 comentários:

  1. Sabores inusitados! Só experimentando, para ver se é tão delicioso quanto a foto sugere. Beijo e um lindo domingo de Páscoa, Maria Gloria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucia bom dia.
      O mel é o segredinho desta salada. Maa sem exagerar na dose.
      Beijo amore.

      Excluir
  2. Ficou ótimo! Obrigada pela dica de como comer os rabanetes. Comprei pela 1a vez e não fazia idéia de como servir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Katiane, boa tarde!
      Obrigado pela visita, comentário e confiança.
      Espero que goste de rabanete, é bem marcante, mas eu gosto muito, além das histórias que esta salada me faz lembrar.
      Um abraço!

      Excluir