sexta-feira, 10 de abril de 2015

Cozinha Siciliana - La Pizza di Carne - A Pizza de Carne





Um prato veramente siciliano e a receita veio diretamente da província de Catânia.

Aprendi com a querida amiga siciliana, Anna Maria Santangelo, 
maestra di cucina. Seus pratos, doces ou salgados, são verdadeiras obras de arte. 

A minha pizza de carne não tem, nem de longe, a beleza da pizza da Anna. 

Maestra e artista di sapori! Complimenti cara! Grazie mille Anna per condividere i vostri piatti belli e gustosi. 


A massa da pizza siciliana é feita de carne moída, da mesma maneira como são feitas as polpette ou porpetas, como muitos assim chamam aqui no Brasil. 

Para a cobertura um saboroso e leve molho de tomate, portanto usei uma lata de pomodori pelati italiano. Os queijos foram a tradicional mozzarella e um pouco de provolone com sabor mais suave, nem tão salgado, nem tão defumado.  

Simples e fácil. Pouquíssimo tempo, tudo está resolvido, pois assa rápido também. 

Já vi versões da pizza de carne bem fina, na forma tradicional de pizza. Eu já fiz e também é ótima, mas esta versão com a pizza alta é espetacular, pois a carne fica muito suculenta.  

Para a Massa de Carne
1/2 quilo de carne moída
1 ovo + 1 gema 
folhas de salsinha picadas 
1 cebola média ralada  
noz-moscada para ralar na hora, pitada generosa - opcional
sal e pimenta preta para ralar na hora
1 fio de azeite 
farinha de rosca, quanto baste
100 gramas de queijo parmesão ralado 

Nenhum segredo aqui, apenas ralar a cebola para que os pedaços não apareçam na massa de carne. Mas se você não se importa, então pique a cebola, faça como quiser.  

É só juntar tudo em uma vasilha, menos a farinha de rosca, e misturar com amor e vontade, para formar uma bela massa homogênea.
Junte a farinha de rosca aos poucos, até perceber que a massa está suficientemente firme para formar bolinhas ou polpette. Este é o ponto.

Eu, que aprendi com minha mamma, gosto de deixar esta massa de carne descansando um pouco na geladeira. As vezes faço de véspera para o almoço. Mas isso é história de família, você pode seguir em frente, fazendo o molho de tomates. Neste tempo, a massa já vai descansar um pouco, melhor na geladeira.  

Para o molho de Tomate
1 lata de pomodori pelati - gosto dos tomates inteiros, algumas vezes eu aperto com as mãos para desmanchar um pouco, não use o liquidificador
azeite
pimenta calabresa a gosto
2 dentes de alho cortados em lâminas 
orégano
sal   

Leve uma panela média ao fogo, forre o fundo com azeite, junte os flocos de pimenta calabresa a seu gosto e as lâminas de alho. 

Antes que o alho comece a dourar, junte os tomates. Caso você não tenha apertado com as mãos, corte com a colher na panela mesmo. O molho deve ser denso e pedaçudo, portanto o liquidificador vai estragar este efeito saboroso na sua boca. 

Mexa algumas vezes e aguarde até que o molho esteja perfeitamente apurado. 

Não esqueça de salgar o molho e de ralar pimenta preta.

Com tudo finalizado, desligue a chama do fogão, junte um pouco de orégano, misture tudo e deixe o molho descansando, sem tampar. 

Finalizando e Assando a Pizza
fatias de mozzarella, melhor se for ralada
fatias de provolone

Pré-aqueça o forno a 200º. 
Pegue uma forma com 25 cm de diâmetro e unte com azeite.

Coloque toda a massa na forma e ajeite bem com as mãos, alisando o centro e formando uma borda mais alta. Com auxílio de uma faca, afaste bem a pizza da lateral da forma, vai ajudar se deseja desenformar. 

Coloque agora o molho de tomate na pizza, respeitando a borda mais alta. Não exagere na quantidade. Sobrou um pouco de molho e pode ser usado em outra receita.   

Leve ao forno, na grade de cima, mantendo os 200º por 20º, aproximadamente, depende de cada forno.  

Nos últimos 10 minutos, tire do forno, distribua a mozzarella e um pouco de provolone, sem exageros para não ficar enjoativo. Na parte central, coloque umas duas ou três colheres de molho por cima dos queijos e polvilhe um pouco de orégano. Se você gosta de pimenta preta, pode ralar um pouco por cima de toda a pizza, afrouxando um pouco o ralador para que caia flocos de pimenta.

Volte ao forno até completar 30 minutos. Um forno é diferente do outro, mas é importante não assar muito, para manter a umidade da carne. 

Usei o grill por mais uns breves minutos, para dar um leve efeito gratinado. 


Bacio Anna ed a tutti gli amici! 







2 comentários:

  1. Oi, Maria Glória!
    Uma amiga daqui de Cabo Frio faz essa pizza com uma pequena diferenciação. Ela doura a cebola e espera esfriar, depois coloca junto com os outros ingredientes. Também descansa na geladeira para agregar os temperos.
    Faz tempo que não como essa pízza... Que delícia!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Luma, agreguei agora mais uma variante para este delicioso prato.
      Buonissimo!
      Beijinhos

      Excluir