terça-feira, 17 de março de 2015

Aniversário de 2 anos do Fare la Scarpetta






Celebremos, estamos em um Sarau. 

Com música, poesia, frases, pensamentos e café com doces portugueses. 


Música para o Sarau




Está chovendo, começou a esfriar e a calma paira no ar. 






Música para o Sarau


 Agora, imagens e textos com palavras que me encantaram. Não falarei nada, para que o seu sentir seja único:


Fernando Pessoa


Para um dia assistir: 'Filme do Desassossego' - Baseia-se no Livro do Desassossego de Fernando Pessoa.



Rumi


Trecho do livro 'A Ciranda Das Mulheres Sábias' por Clarissa Pinkola Estés
"Ah minha Criatura admirável...
Seja bem-vinda...
Entre, entre...
Estou esperando por você... é, por você e pelo
seu espírito! Fico feliz por você ter conseguido
encontrar o caminho...
... Venha, sente-se comigo um pouco. Pronto,
vamos fazer uma pausa, deixando de lado todos
os nossos "inúmeros afazeres". Haverá tempo
suficiente para todos eles mais tarde. Em um dia
distante, quando chegarmos às portas do
paraíso, posso lhe garantir que ninguém vai nos
perguntar se limpamos bem as rachaduras na
calçada. O que é mais provável é que no portal
do paraíso queiram saber com que intensidade
escolhemos viver; não por quantas "ninharias de
grande importância" nos deixamos dominar.
Por isso vamos, por enquanto, permitir apenas
que o pensamento tranqüilo nos abençoe por um
tempo antes que voltemos a falar sobre o velho
realejo do mundo... Venha, experimente essa
poltrona. Acho que é perfeita para o seu corpo
querido. Pronto. Agora, respire bem fundo...
deixe os ombros caírem até o ponto que lhes seja
natural. Não é bom poder respirar esse ar puro?
Respire fundo mais uma vez. Vamos... Eu
espero... Viu? Está mais calma, mais presente
agora.
Preparei a lareira perfeita para nós. O fogo vai
durar a noite inteira — suficiente para todas as
nossas "histórias dentro de histórias". Um
momentinho só, enquanto termino de lavar a
mesa com menta fresca. Pronto, vamos usar a
louça bonita. Vamos beber o que estávamos
reservando para "uma ocasião especial". Sem
dúvida, "uma ocasião especial" é qualquer
ocasião à qual a alma esteja presente. Você já
percebeu? "Reservar" para outra hora é o jeito
que o ego tem de dizer, rabugento, que não
acredita que a alma mereça prazer no dia-a-dia.
Mas ela merece, de verdade. A alma sem dúvida
merece.
Por isso vamos nos sentar um pouco, comadre,
só nós duas... e o espírito que se forma sempre
que duas almas ou mais se reúnem com apreço
mútuo, sempre que duas mulheres ou mais falam
de “assuntos que importam de verdade".


Anônimo


Música para o Sarau


Por Manoel de Barros em 'Arranjos para Assobio'
"- Difícil de entender, me dizem, é a sua poesia, o senhor concorda?
- Para entender nós temos dois caminhos:
o da sensibilidade que é o entendimento do corpo; e o da inteligência que é o entendimento do espírito.
Eu escrevo com o corpo
Poesia não é para compreender mas para incorporar
Entender é parede: procure ser uma árvore."






Eduardo Galeano


Paulo Coelho




Música para o Sarau


Florbela Espanca


O link de um filme sobre a vida da poetisa Florbela Espanca: 


Arthur Rimbaud


Se quiser saber mais sobre a vida de Rimbaud, assista o filme 'Eclipse Total'. Mas adianto, é intenso, há que se ter um dia certo para assistir.  
Do Youtube: "O filme conta a história do encontro visceral entre os poetas franceses Arthur Rimbaud (Leonardo DiCaprio) e Paul Verlaine (David Thewlis). Impressionado pelo talento e espontaneidade do jovem Rimbaud, o veterano Verlaine se aproxima do rapaz. Em noites regadas a absinto, os dois estreitam a amizade, descobrem o amor entre eles e escrevem alguns de seus poemas mais famosos. Porém, as amarras da sociedade e a própria intensidade da paixão entre eles começam a minar o relacionamento, mas a beleza desse encontro estelar brilha para o sempre no céu purpura da absoluta grandeza humana." 

Leonardo DiCaprio está espetacular como Rimbaud 



Simone de Beauvoir


Mia couto






Oscar Wilde


"... na verdade, são os alimentos que nos cozinham." - Trecho do livro: 'Alma de Isabel de Aragão ao Chiado' por Teresa Gomes Mota

Livro Peregrino pela iniciativa de Caminhos de Pax. 
Se você tiver interesse em ler este Livro Peregrino, deixe sua intenção nos comentários. 


Milan Kundera


Pablo Neruda




Agradeço a todos pela presença e carinho. 
E agradeço em especial a Madrinha do Fare la Scarpetta, a Astrid Annabelle - Ma Jivan Prabhuta que me incentivou a criar o Fare la Scarpetta. 


Com todo o meu amor, receba o meu beijo e abraço Anam Cara! 


Foto por Maria Paula Ribeiro, onde a Astrid Annabelle está no alto da Serra da Estrela, em Portugal.






9 comentários:

  1. Feliz aniversário Fare la Scarpetta feliz aniversário Maria Glória, minha linda e doce Ana Cara♡
    Este post está um luxo! Músicas e poesias, frases e filmes todos perfeitamente alinhados com este dia de festa!
    Tenho um orgulho enorme de ser a madrinha desse blog!
    Suas receitas são uma viagem para os sentidos e estar em sua casa é um conforto Imenso!
    Salute ! Muitos anos de vida para este seu maravilhoso Fare la Scarpetta !
    Beijos doces no seu coração Maria Glória!
    Parabéns ☆☆☆☆☆

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu me sinto honrada por ter você, Astrid, como Madrinha do Fare la Scarpetta.
      A casa é sua, sente-se e vamos ao café com doces portugueses, que eu escolhi, pois sabia que iria gostar. Todas as fotos dos doces são minhas, tiradas na Quinta do Marques, na Rodovia Castello Branco.
      Mais um beijo!

      Excluir
  2. Leia-se Anam Cara ! Estou escrevendo via tablet. ........

    ResponderExcluir
  3. Parabéns para o Blog e para a autora !!! Que este dia se repita por muitos e bons anos não conhecia mas adorei e já adicionei aos favoritos ,gostei de tudo mas o que mais me marcou foi o poema da Florbela Espanca .Um dia muito Feliz cheio de coisas boas !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manuela, um prazer ter você aqui. Vamos sentar, tomar um café com doces ...
      Eu gosto muito do que a poetisa Florbela escreve, de como sente a existência. Eu assisiti ao filme da vida dela e gostei. Em muitos pontos me identifiquei.
      Um beijo querida!

      Excluir
    2. Beijos obrigada e uma Noite Tranquila

      Excluir
  4. Oi querida Maria Glória,
    Parabéns pelo aniversário do seu delicioso blog... A coletânea que vc faz aqui em sua casinha virtual está belíssima! Felicidades e muita alegria, Salute e Longa Vida. Tchim tchim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ciao cara Lú!
      Que prazer você aqui amore mio! Ou como se fala na Itália: tesoro mio!
      Obrigado por tudo!
      Um beijo!

      Excluir