quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Strogonoff de Filé Mignon Suíno com Páprica Defumada





Nestes últimos tempos eu não tenho comprado muito carne bovina. Não gosto do aspecto e do sabor, antigamente não era assim. E o pior: não é macia e é cara! 

Eu gosto muito de carne de porco. Tenho usado semanalmente o filé mignon suíno, que além de ser muito macio, é saboroso e magro. E o melhor: é muito barato!  

Veja como é belo: 

http://www.tvchurrasco.com.br/cortes+do+suino/file+mignon+suino,139.html
Imagem do Google Imagens

Já fiz medalhões, carne de panela, iscas. Mas hoje vamos ao strogonoff, que é um prato delicioso e fácil de fazer. 

Um prato muito antigo, do século dezenove e de origem russa, conforme pesquisei no google. 



Adoro valsas russas ... 





Strogonoff de Filé Mignon Suíno com Páprica Defumada 

Corte o filé mignon em iscas a seu gosto, na quantidade que desejar. Tempere com sal e pimenta do reino ralada na hora. 

Em uma panela grande, deite algumas colheres de azeite de oliva e quando estiver quente, doure uma boa quantidade de cebola picadinha com folhas frescas de tomilho.

 Se você gosta de alho, junte quando os cubos de cebola estivem transparentes. 

Não deixe o alho dourar, momento em que deve juntar as iscas do filé e deixe que dourem, formando uma crosta no fundo da panela, para intensificar o sabor do strogonoff. 

Neste ponto, deglaceie com um bom vinho branco e raspe, com a colher de pau ou bambu, toda a crosta do fundo da panela, formando assim um delicioso e caramelizado molho. 

Agora junte ao molho champignons cortados em lâminas ou cogumelos portobelo também cortados em lâminas, este último tem um sabor maravilhoso. Pode usar também shimeji ou shitake, ou um belo misto de cogumelos. Misture bem e deixe refogar uns minutinhos, até que os cogumelos estejam no ponto. É rápido. se precisar, use um pouco de caldo de legumes caseiro, que eu sempre tenho disponível na geladeira. 

Junte agora um pouco mais de sal e pimenta preta ralada para temperar os cogumelos e uma colher de chá de páprica defumada. Misture tudo muito bem e abaixe a chama do fogão para juntar ao molho creme de leite fresco, até o ponto de um molho com consistência equilibrada, nem muito denso e nem muito ralo.

Tempere com uma pitada de canela e noz-moscada. Pode também, na hora em que estiver fritando as iscas de filé, juntar um pau de canela, caso não tenha canela em pó. Ou uma ou outra. 

Misture bem, apague a chama do fogão, tampe a panela e deixe descansar um pouquinho. 

Pode servir com arroz branco e batata palha ou frita ou assada. Acesse aqui e conheça: Batata Bolinha Assada com Alho e Ervas Aromáticas


Baci e abbracci!  







Nenhum comentário:

Postar um comentário