Adoro babaganush! Adoro comida libanesa!
De acordo com a Wikipédia, estes países também tem sua própria receita de babaganush: Síria, Jordânia, Egito e Israel.
Sei que não fiz um babaganush de uma vera mamma libanesa, mas gostamos do resultado.
Agradeço as dicas preciosas da minha amiga Maria Lucia Dermargos Campos, filha de mãe libanesa e pai sírio. Não poderia ter consultoria gastronômica melhor! Grazie mille!
Purê de berinjela assada diretamente na chama do fogão, com a casca.
Espetei um garfo grande na ponta e deixei a berinjela diretamente na chama do fogão. Virei algumas vezes para queimar todos os lados. Mas é só a casca que queima. A polpa além de cozida, também adquire um sabor deliciosamente defumado.
Acesse aqui para ver como a berinjela é defumada na boca do fogão: https://www.youtube.com/watch?v=ioIbpPHkBE4
Esperei esfriar um pouco e, com as mãos, tirei toda a casca queimada. Se ficar algum resíduo da casca, não se preocupe, estas pontinhas pretas vão dar mais sabor defumado ao purê.
Então eu deixei uma meia hora a polpa da berinjela em uma peneira, com um pouco de sal grosso, para que toda a água fosse drenada.
No copo do liquidificador, eu coloquei a polpa da berinjela cortada em alguns pedaços (era uma berinjela grande). Juntei umas 3 colheres de sopa de tahine (pasta de gergelim), suco de 1 limão pequeno, 1 dente de alho, sal e um pouco de azeite. Usei a função pulsar do liquidificador algumas vezes, pois eu queria um purê grosso. Provei para corrigir os temperos.
Com ajuda de uma colher pão duro, eu coloquei todo o purê numa travessinha e juntei um pouquinho de páprica apimentada defumada, pimenta preta e branca raladas na hora.
Bem no meio do purê eu fiz um pequeno vão e arrumei fatias de um alho que cortei em lâminas finas. Use o alho assim se você gosta ou tire a alma do alho para um sabor mais delicado. Reguei com muito azeite.
Amo Babaganush com pão pita torrado!
Sah-ten Maria Lúcia!
Oi, linda, que delícia! Adorei o prato e a aparência ficou ótima com o alho e azeite. Me fez lembrar mesmo dos pratos deliciosos que minha mamma libanesa fazia. Aquela cozinha perfumada, ai, ai, ai...
ResponderExcluirBeijo grande Maria Glória e muito grata pela referência <3
Lú, a cozinha libanesa é muito perfumada. Posso sentir o aroma da pimenta síria! Eu adoro, além de ser muito saudável.
ExcluirUm beijo querida e mais uma vez, obrigado!
Experimentei fazer a beringela assada na boca do fogão! Mas não tinha todos os ingredientes para fazer a receita completa. Apenas temperei com limão e azeite .........ficou ótima! Outro dia farei como se deve! Deu água na boca! Beijão Maria Glória! Beijão Maria Lucia!
ResponderExcluirAstrid, quando eu não tenho tahine, eu junto hortelá a esta berinjela. Pode-se juntar até com o tahine também. Delícia!
ExcluirBeijos amore!
Gosto de berinjela e a uso em várias receitas, mas não suporto o sabor do alho... Uso como tempero mas desde que não sobressaia rsrs.
ResponderExcluirEsse purê parece gostoso.
Abraços e feliz dia.
O alho, Bruxa, é um caso de amor ou ódio ahaha. Mas usando pouco, ele fica mansinho.
ExcluirBeijocas.