quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Bolo de uma Cenoura





Eu gosto de bolos pequenos, somos em duas pessoas aqui em casa. Bolos grandes ou acabamos comendo muito ou enjoamos. 

Então eu andei navegando por ai, para descobrir um bolo de cenoura pequeno e achei este, com uma única cenoura. Achei muito bacana este bolinho, pois muitas vezes eu me deparo com uma cenoura solitária na geladeira e agora ela tem um delicioso destino.

Não me lembro a fonte desta receita. Se o dono aparecer, eu coloco os créditos imediatamente, com prazer, basta me avisar.  



Futuros amantes com Gal Costa ...




Bolo de uma Cenoura 


1 cenoura média ou duas pequenas
2 ovos
1/2 xícara de óleo - não muito cheia 
3/4 xícara de açúcar 
1 xícara de farinha de trigo 
1 colher de sobremesa de fermento em pó



Pré-aqueça o forno a 230/250º e unte e enfarinhe uma forma de bolo inglês. Pode ser qualquer outra forma, mas pequena.

Lave, descasque e corte a cenoura em pedaços e junte todos os ingredientes no copo do liquidificador. Bata até a massa ficar homogênea. Não é uma massa muito líquida, mas se estiver muito densa, dificultando bater no liquidificador, junte um pouquinho de leite. 

Deite toda a massa na forma de bolo inglês e leve ao forno. Após cinco minutos, abaixe a chama para 180º e asse até que, ao fazer o teste do palito, ele saia limpo. 

Eu não asso muito este bolo, nem deixo dourar muito. apenas assado. Dessa forma, a massa terá uma textura mais úmida e fofa. 

Com o bolo desenformado, faça a cobertura: em uma panelinha, junte 2 colheres de sopa de manteiga, 1 colher de sopa de leite, 5 colheres de sopa de chocolate em pó, 4 colheres de sopa de açúcar. Misture tudo (se necessário junte mais uma colher de leite) e leve ao fogo, mexendo sem parar, até desgrudar do fundo da panela. Neste ponto, a calda está pronta. 

Fure o bolo com um garfo ou faca e regue com a calda ainda quente. 

Espere esfriar e bom apetite! 

Un bacio!  




4 comentários:

  1. Como boa sinestésica que sou, consegui sentir o cheiro e o gosto daqui amiga, eu adoro essa cobertura de chocolate.. feito com o toddy fica melhor! Também gosto de bolo de coco, aquele molhadinho sabe? Bacio :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Keyla, nem imagina como eu tenho o desejo de tomar um café com você, daqueles para uma boa conversa e não sentir o tempo passar ... breve! Breve!
      Este bolo de coco molhadinho também gosto muito, delícia.
      Um beijo amore mio s2

      Excluir
    2. meu Deus, só agora é que vi esse comentário... não recebi notificação. Nossa que honra Maria, fico até emocionada. Se der certo, marcamos um café sim. Abraços

      Excluir
  2. Hummmmmmmmmmm...
    Bolos pequenos também são perfeitos pra mim. Já que sou eu e marido, é bom não fazer algo que dure muito, pois pode estragar. Ainda mais cenoura, que fermenta rápido né?
    Gostei da receita e curto com ou sem cobertura, afinal, com um café para acompanhar fica perfeita de qualquer forma.

    Obrigada pelo carinho com o Projeto. Por conta dele, meu tempo está bem apertado. Temos muitas coisas para organizar e muito trabalho. Não estou conseguindo postar tanto, mas sempre arranjo um tempo para as visitinhas. Depois de um mês, consegui fazer outro post hoje rsrs.

    Feliz dia e feliz final de semana.

    Abraços esmagadores.

    ResponderExcluir