quinta-feira, 19 de junho de 2014

Repolho com Batatas, Linguiça Defumada e Bacon da Cozinha dos Vurdóns





 'Cozinha dos Vurdóns' é um blog que eu tenho imenso prazer em navegar. Acesso, logo puxo uma cadeira e começo a conversar com as Cozinheiras dos Vurdóns. Lá, eu sinto a liberdade, no sentido de igualdade entre os povos, na forma mais amorosa e também muito séria! Há comida excelente, pão, vinho, música e alegria! Nunca faltam histórias para se contar ...

Eu sonho em cozinhar ao ar livre, mexendo um caldeirão pendurado sobre uma fogueira. Um cozido que poderá levar horas, onde a conversa, o vinho e a comunhão com a natureza, tornam o tempo sem tempo ... 

Na minha família, é na cozinha que se contam as histórias ... na fumaça de uma panela, há muito o que se revelar, compreender e até consagrar! 

Veja esta receita no blog 'Cozinha dos Vurdóns'. Um prato bem rápido, fácil e delicioso - clique aqui

Manrô Saint - Pão Cigano com Frutas é uma das receitas que eu também fiz da 'Cozinha dos Vurdóns' - clique aqui para conhecer!






Repolho com Batatas e Bacon - A modo Mio

1/4 de um repolho médio - cortado em tiras finas
Meia cebola cortada em fatias
1 dente de alho picado
Meia xícara de bacon cortado em pedacinhos
1 linguiça defumada cortada em rodelas finas
4 batatas médias 
Sal e pimenta preta para ralar na hora 
Azeite de oliva 
Orégano

Descasque e cozinhe as batatas para que fiquem al dente. Após esfriarem, corte em rodelas na espessura de quase um dedo. Reserve. 

Forre o fundo de uma panela com um pouco de azeite de oliva e quando estiver quente, frite levemente o bacon e as fatias de linguiça defumada. Em seguida, junte a cebola e depois o alho. Quando o alho começar a soltar o perfume, entre com as tiras de repolho. Misture tudo e frite o repolho, até murchar. 

Junte as fatias de batata e salgue. Misture tudo, tampe e deixe que os sabores se integrem por uns minutos, cuidando para grudar no fundo da panela. 

Quando as batatas estiverem macias, apimente. Apague o fogo e distribua folhas de orégano, se for fresco é o luxo! Misture tudo, com cuidado para não quebrar as fatias de batata e tampe até a hora de servir. 

Pode ser um acompanhamento ou até mesmo um prato principal, acompanhado, conforme dica das 'Cozinheiras do Vurdóns', de um pão e vinho tinto. 


Salute a tutti! 


Em Lucca, na Toscana ... um dia de chuva e muito frio! Mas belo!


Caminhado pela muralhada ... muita magia!





Chegando ao centro histórico ... 

 Uma cacioteca ... madonna mia! E eu pareço uma santa no reflexo do vidro, esperando aos meus pés, uma oferta kkkkkkk

Mmmm mm mmm ...


Eu amo o frio, amo a chuva e tudo isso na Toscana ... então, a carinha é de felicidade!


Jantar no centro histórico ... salute!


Começamos com fiori di zucca ripieni di mozzarella 
Flor de abóbora recheada com mozzarella, empanadas e fritas. Delicadas! 

Degustamos stinco di maiale con patate al cartoccio
Panturrilha do porco com batatas, assadas lentamente fechadas no papel ... 

 Carne desmanchado e muito aromática ... 

 Tiramisù de sobremesa - em camadas: pão de ló ou biscoito champagne embebidos em café forte, vinho marsala, creme à base de queijo mascarpone e tudo polvilhado com cacau em pó ... madonna! Docinho dos deuses do Olimpo italiano!

A esbórnia gastronômica terminou aqui, salute! kkkkkkkkk




6 comentários:


  1. Amei este seu post que me levou primeiramente ao tempo onde minha mãe fazia estas batatas com repolho e bacon ! Sabemos que as "bruxices" são herdadas! Depois este passeio por Lucca, na Toscana que termina maravilhosamente nesta "esbórnia gastronômica" ! AMEI ♡♥♡ BEIJOS Maria Glória♡♥♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito mesmo que as bruxices são herdadas! Muito! E de outros tempos ... dimensões!
      Pois é, na Itália não tem como não viver esbórnias gastronômicas kkkkk. Mas são tantos pratos para servir em uma refeição, que comemos um pouco de cada. No final, come-se bem menos na Itália do que aqui! É verdade!
      Beijinhos Astrid, amore mio!

      Excluir
  2. Olha só zingara brasiliana,

    Lindo seu prato e diga ao maridex que vou copiar a idéia dele. Que bom que gostaram. Saiba sempre que essa cozinha sempre terá uma janela de tempo pra você e sempre cozinharemos a céu aberto.
    Quanto a Lucca, qanto a Toscana, há uma saudade que nunca termina, mas confesso que setembro ainda é o mês que me lembra as escadas das flores de Firenze, os girrasóis de Assisi e a feira a céu aberto - as quartas feiras, em Lucca.
    Obrigada por essa viagem que me levou com os olhos, com o paladar (amo carne de porco) e com o coração.

    obrigada por me fazer feliz hoje.

    bjs de todas nós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois acreditem minhas queridas cozinheiras, estou presente nas cozinhas dos vurdóns, e com imenso prazer, incluindo o meu coração, sempre vibrante pela delicadeza e hospitalidade de vocês.
      Os girassóis eu não consegui ver, creio que eu estava fora da época. Mas está na lista dos meus mais poderosos sonhos!
      Beijinhos a todas!

      Excluir
  3. A receita foi ótima, mas as fotos ,as comidinhas que saborearam por lá, dos deuses. Lindo tudo e adoro a fiori di zucca, ainda com queijo e anchovas dentro. Tanto de bom que tem e de lindo,né/ bjs,chica

    ResponderExcluir
  4. Fiore de zucca era uma grande vontade minha. Nunca achei aqui em são Paulo. Mas continuo procurando. Gostei de saber deste recheio que você falou aqui Chica, pois eu adoro anchovas.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir