sexta-feira, 20 de junho de 2014

Cozinha Mediterrânea - Espaguete com Pimenta Seca e Berinjela - Spaghetti al Peperoncino con Melanzane





Toda esta simplicidade é um dos pratos que eu mais gosto! Um bom vinho tinto, comer sem pressa ... é a felicidade completa!




Espaguete com Pimenta e Berinjela

250 gramas de espaguete de grano duro 
1 berinjela média
1 pimenta dedo de moça seca (eu seco muitas pimentas no sol, no verão, para ter o ano inteiro)
Azeite de oliva
1 dente de alho grande picado (se quiser um sabor menos forte, tire a alma do alho, judieira desalmar o pobrezinho, tão gostoso almado)
Sal e pimenta preta para ralar na hora
Folhas de alecrim ou orégano ou a erva que gostar


Corte a berinjela em cubos pequenos. Em uma frigideira anti-aderente, frite aos poucos os cubos da berinjela com um fio de azeite. Não frite muito cubos juntos, frite em etapas, para não juntar água. Se isso acontecer, ficará péssimo, com cara de refogadinho servido em hospital, horripilante! Tem que fritar, dourar os cubos de berinjela. Salgue, mas pouco. Reserve.

Ferva água abundante sem nenhuma gordura. Após ferver, junte um punhado de sal grosso, em seguida o espaguete. Cozinhe, mexendo sempre, até ficar al dente. 

Quase no final do cozimento do espaguete, forre o fundo de uma panela grande com azeite de oliva. Para esta pasta, eu costumo ser generosa no azeite, mas também não exagero. Quando estiver quente, junte o alho, a pimenta dedo de moça seca inteira e quando o alho começar a soltar aquele perfume maravilhoso, entre agora com os cubos de berinjela fritos e misture tudo por alguns segundos e abaixe a chama do fogão. 

Agora com um pegador, pegue o espaguete e solte dentro da panela com o alho e a berinjela. É importante que o espaguete esteja bem al dente, pois vai finalizar o cozimento agora, na panela com o molhinho de azeite, alho, pimenta e berinjela.

Salgue e apimente a gosto e misture tudo, junte uma concha média de água do cozimento do espaguete e continue misturando. Se achar necessidade, junte mais água do cozimento, que tem a finalidade de encorpar o molhinho no fundo da panela, com todos os temperos. Isso acontece por conta do amido que os fios do espaguete soltam na água durante o cozimento.

Apague a chama do fogão, junte o alecrim ou orégano e siva imediatamente. No prato, polvilhe um pouco de parmesão ralado. Se tiver ricota defumada ralada é o luxo! 

Corte a pimenta dedo de moça seca no prato, na hora de comer. Mas cuidado, pois quando seca, as sementes são tão ardidas que é caso de chamar o bombeiro! Então, se não gosta de sabores ardidos, nenhum problema aqui, pois se não cortar a pimenta, não vai arder. 




Bacione amici! Ciao! 


Veneza é uma cidade com tantos turistas, tantas pessoas para todos os cantos, que quando eu encontrava um cantinho como este, eu registrava e me encantava:



Sempre muitas pessoas ... então, muitas gôndolas ... 



Smack amore mio! 

Muito comum nas janelas: roupas penduradas, flores e lindos gatos também ... acho que é uma beleza que faz parte não só de Veneza, mas da Itália! 




Cannoli alla Crema ... deliciosos!

 Hard Rock Cafe. Provei comida americana em Veneza! Diferente! 

Sabores fortes, apimentados e adocicados ... 





4 comentários:

  1. Teu espaguete é maravilhoso e adorei rever Veneza. Mas fiquei vidrada nos cannolis, que são ótimos! Lindo post! beijos,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caminhei por Veneza comendo um cannoli! Mágico!
      Beijos querida Chica!

      Excluir
  2. Andei às voltas pelo seu blog, Gloria amiga! E descobri esta maravilha: spaghetti como eu gosto com beringelas! E ainda por cima Veneza, onde estive com meu marido em Outubro último. Infelizmente cheio cheio de tannta gente!
    Obrigada por vir visitar o meu blog. Um beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente Falcão, são tantas pessoas, grupo de muitas gente, chega até ser difícil de caminhar. Houve momentos que fiquei até um pouco atordoada.

      Por nada querida, sempre um prazer para mim visitar o seu blog. Beijinhos.

      Excluir