Esta salada eu faço muito, mas como lanche! Nunca fiz como acompanhamento de um prato!
Também pode ser um dos patês para montar aquele lanche feito de pão de forma, que acontecia nas festas de aniversário dos anos 80. Na hora de servir, juntava-se na cobertura de maionese um pouco de batatinha palha ... lembram?
Eu gostava muito e raramente se vê hoje em dia este pão de forma recheado com patês e coberto com maionese ou requeijão!
... Carlos Buono com seu bandoneón, tocando Adios Nonino do gênio Astor Piazzolla ...
Salada Cremosa de Ovos Cozidos com Dill
6 ovos cozidos
Maionese ou creme de ricota
4 ou 5 azeitonas pretas (usei a azapa)
1 colher de chá de mostarda de dijon
1 dente de alho pequeno bem picadinho (opcional)
1 talo de cebolinha cortado em rodelas, só a parte verde
6 ramos de dill fresco picados grosseiramente, desprezando os talos
1 colher de café cheia de semente de endro
Mix de pimentas raladas na hora
Azeite
Sal
Caso você não conheça, veja na imagem abaixo o dill. O sabor é delicado, parecido ao da erva-doce. Só usei as folhas. Se você não tiver, use uma outra erva fresca, como a salsinha.
Operazione
Corte os ovos em duas metades, depois em quatro. Pique as partes dos ovos grosseiramente e coloque em uma vasilha.
Faça o mesmo com as azeitonas. Pique grosseiramente, despreze o caroço e junte aos ovos.
Em seguida, junte a cebolinha, o dill, as sementes de endro, a mostarda, o alho e misture tudo com uma colher. Junte colheradas de maionese ou creme de ricota a seu gosto - uso pouco, apenas para dar uma cremosidade.
Tempere com um fio de azeite, sal e rale pimenta. Misture tudo muito bem e está pronto!
Se não for consumir na hora, guarde na geladeira.
É uma delícia..faço muito Maria Glória.só não coloco as pimentas ... e o dill na maioria das vezes é salsinha...Irei experimentar a sua receita...hummmm...fiquei babando aqui !!!!!!
ResponderExcluirBeijão
Astrid Annabelle
Esta é uma receita que eu, ao escrever o post, lembrei muito de você, pois o endro dill é muito usado na cozinha sueca e finlandesa ... noruega, quem sabe? São águas que muito já navegamos .... a semente do endro é algo divino! Quando asso batatas, sempre espalho sementes de endro.
ExcluirSe gosta de pão preto, não tem igual com esta salada de ovos!
Beijão amore!
Acrescento ainda que a pimenta do reino é um excelente tônico digestivo e estomacal, ainda indicada para uso quando há gases intestinais e também para dores de cabeça. Há um mito sobre a pimenta do reino, no que diz respeito a não fazer bem para a saúde! Na índia é altamente recomendada para fins medicinais curativos, que agora não me lembro em detalhes para te expor. Uso a pimenta do reino até fresca. É só usar moderadamente, como tudo na vida! Beijos Astrid!
ExcluirMinha mãe usava dill fresco que havia plantado na casa dela... e usava MUITO ! Claro por conta da cozinha nórdica! E as sementes também. Sempre usou!!!!
ResponderExcluirE sobre a pimenta do reino conheço seu uso para a saúde. Eu é que fui proibida de usar por conta das tromboses que tive...um dia te conto se é que ainda não te contei...
Mais um beijão.
Não contou! Um dia falaremos sobre isso!
ExcluirFiquei agora com a ideia de plantar dill ... kkkkkkkk
Saluuuute!
Oi, Maria Glória!
ResponderExcluirAchava que dill e erva-doce fosse a mesma coisa. Se bem que erva-doce são pequenos carocinhos... Como na imagem, já vi a planta e até comia arrancando direto do pé na casa de minha mãe. Ela fazia chá.
Esses ovos com ricota não cai bem com uma massa? Minha sobrinha adora espaguete com azeite, ovos, oregano e queijo parmesão.
Beijus,
Cai muito bem! Muito Luma!
ExcluirSabe o espaguete a alho e óleo? Então, para variar, eu sirvo com ovos cozidos com a gema molinha, por cima da massa, já no prato! A clara dura. É de matar!
Você é das minhas Luma! Viaja no mundo da criatividade!
Um beijinho querida!
Vim aqui ler de novo! Amei de Novo! ♡
ResponderExcluirBeijão
Venha sempre ... eu faço este também para você, com direito a pão australiano!
ExcluirBeijocas!