terça-feira, 16 de julho de 2013

Empadas de Centeio com Creme de Queijo



... eu sou louquinha por uma empada, mas ... não é tão fácil achar uma bella e deliciosa empadinha! Recheio seco, sem alma e massa rançosa já vi muitas .... urgggg!

Herdei esta loucura pelas empadas da minha mamma! Sempre comíamos empadinhas juntas, em silêncio ... porém nossos olhares falavam, sorriam ... uma celebração só nossa! 

Um dia resolvi fazer empadas e no momento que peguei o pote de farinha de trigo, resolvi que parte seria de farinha de centeio, pois aqui em casa gostamos muito!

Ficaram assim ... abertas com creme de queijo: 





... um charme, um luxo ... ouça:




Empadas de Centeio com Creme de Queijo

Madonna Mia!




150 gramas de farinha de trigo
50 gramas de farinha de centeio 
3 colheres de sopa cheias de manteiga, em temperatura ambiente
3 colheres de sopa de azeite
1 gema 
1 pitada de sal
Água, se necessário 


Operazione
Em um bowl, coloque as farinhas, trigo e centeio, junte a manteiga e forme, com as pontas dos dedos uma farofa, desmanchando bem a manteiga. O sabor da manteiga faz muita a diferença!

Junte o azeite, a gema, o sal e misture tudo com as mãos até ficar uma massa homogênea. Dependendo da farinha de centeio que for usar, poderá necessitar de um pouco de água. Eu não precisei. Mas se for este o seu caso, não adicione água na massa, molhe as mãos com água aos poucos e vá trabalhando a massa até sentir, com as mãos, o ponto: massa quebrada e untuosa, porém, obediente. Ao unir os pedaços, você molda o que quiser. 

Molde a massa em formato de uma bola e enrole no filme de PVC. Deixe a massa descansar agora por meia hora. No verão, na geladeira e no frio, melhor fora da geladeira. 

Após o período de descanso da massa, pegue com as mãos pequenas porções da massa e molde agora as empadas nas forminhas. 



Esta quantidade de massa rende aproximadamente vinte empadas, dependendo do tamanho das forminhas. 


Creme de Queijo   


2 ovos
Aproximadamente 1 prato de queijo gruyère ou minas ralados
1 colher de sopa de farinha de trigo peneirada
Noz-moscada ralada
Pimenta negra ralada
Sal 
Ervas da provence a gosto ou outra erva que gostar ou tiver na dispensa
Aproximadamente uma xícara de leite


Operazione
Em um bowl bata um pouco, com um fouet ou garfo, os dois ovos. Acrescente um pouco de noz-moscada e pimenta raladas e bata mais um pouco. 

Acrescente a farinha de trigo peneirada e bata. Junte o queijo ralado, o sal, a erva escolhida e vá batendo, adicionado o leite aos poucos, pois deve ficar uma mistura não muito líquida. Usei uma quantidade de leite até obter uma consistência mais para grossa. Melhor não usar o liquidificador!

Pré-aqueça o forno a 250°.

Agora com uma pequena concha, coloque a mistura de ovos e queijo nas forminhas preparadas e depois ajeite todas numa forma maior - vide segunda imagem: 




Antes de levar ao forno, rale por cima das forminhas um pouco de noz-moscada, para aromatizar. Agora sim, leve para o forno pré-aquecido e reduza a temperatura para 180°. Mantenha assim. 

Quanto tempo? Não sei! Mas quando estavam assim, já saindo sozinhas de dentro da forminha, moreninhas e com o recheio alto como se fosse um suflê, estão prontinhas. Espere esfriar um pouco para desenformar para, além de não queimar os dedos, não quebrar a empadinha. 

Siamo tutti a mangiare ... madonna mia!



A massa que usei aqui, a modo mio, foi inspirada na receita de família da Maria, do DigaMaria.com - clique aqui para conhecer



Bacione e Abbraccione a Tutti Amici ... 




5 comentários:

  1. Aqui se engorda só de olhar!
    Devem ser deliciosas Maria Glória...
    Um dia, quem sabe, vou fazer. Mas acredito que muito antes dessa data encantada irei te visitar...kkkkk
    Beijão minha querida Anam Cara!
    Astrid Annabelle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que eu faço para você!
      Sequinhas e gostosas!
      Eu gosto de comer como café ... então são dois cafés!
      Bacione Anam Cara!

      Excluir
  2. Suas empadinhas ficaram lindas e enriquecidas. Adorei! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Maria!
      O DigaMaria.com é sempre inspirador!
      Beijos!

      Excluir
  3. Ahhh... eu também amo empadas, mas muitas vezes não curto aquela massa engordurada e rançosa, como falou. Mas essa receitinha aí, com centeio... me cativou. Tô levando! Quem sabe um dia... rsrs de novo, acho que Outono combina com momentos na cozinha, nostalgia... A louca do Outono, pode falar!!! rsrs.

    Sobre o Bolo de Queijo esquentado, sim!!! Fica uma delícia! E até com uma manteguinha em cima :O .
    Marido apareceu com um pote de geleia de laranja em casa semana passada pq tinha acabado o doce de leite que comprei e não gosto de ficar sem doce para o café da manhã. Ai falei pra ele: bem que podia ter um bolinho de chocolate né? Fica perfeito! E ele: com chocolate? rsrsrs. Lembrei de você!

    Agora vou ver as panquecas. Já fiz panquecas de aveia e ficaram deliciosas!!!!

    Abraços.

    ResponderExcluir