quarta-feira, 22 de maio de 2013

Pão de Hambúrguer fatto in Casa



... um dia resolvi fazer pão de hambúrguer e ainda tinha que ser integral. Pois aqui está o resultado ... eu gostei da textura e do sabor! Como usei farinha integral e farinha normal, são pãezinhos semi-integrais ... 






... se quiser ouvir: Un Vestido Y Un Amor, pelo nosso Caetano ... 




"... juntavas margaridas no jardim ... você já sabe compreender, que é só um tempo e não mais ... e eu não queria nada e te vi ... fumavas uns cigarros em Madri, são coisas que te ajudam a viver ... e eu simplesmente te vi ..."







Pão de Hambúrguer fatto in Casa 




Fiz meia receita! Renderam quatro pães! 

100 ml de leite
1 ovo pequeno 
20 ml de óleo de semente de girassol
175 gramas de farinha de trigo 
100 gramas de farinha de trigo integral
Meio pacotinho de fermento biológico seco (cada um tem 10 gramas) 
1 colher de chá de açúcar
1 colher de chá rasa de sal 
3 colheres de chá de sementes de gergelim brancas torradas
Sementes de gergelim pretas para polvilhar 



Operazione 

Esquente o leite, deixando-o morno. Em uma vasilha pequena, coloque o fermento, o açúcar e metade do leite morno. Dissolva com os dedos o fermento e aguarde 10 minutos, para que reaja. 

Quebre o ovo numa outra vasilha bem pequena e bata rapidamente com um garfo.

Em um bowl, coloque as farinhas, o sal e as sementes de gergelim brancas e misture tudo. Faça uma cavidade na mistura e deite o ovo batido, o óleo de semente de girassol, o restante do leite e a mistura do fermento.

Misture tudo com uma colher e depois com as mãos até a massa ficar homogênea. Neste momento, coloque um pouco de farinha numa base e sove a massa. Ela fica meio grudenta, mas não use muita farinha para sovar. Vá sovando, que a massa deixará de ficar grudenta. Sove por uns 10 minutos ... boleie a massa para que fique uma esfera, polvilhe um pouco de farinha de trigo no bowl e coloque a massa no bowl... ficará assim: 




... leve o bowl ao microondas, desligado, apenas para crescer por uma hora. Nunca abra a porta até findar este tempo.

Após uma hora, sove só mais um pouco a massa e divida em quatro partes: 




... pegue cada pedaço, um por um, e vá amassando e boleando, formando assim os pães: 




... disponha-os numa forma grande, pode ser uma de pizza, forrada com papel manteiga. Dei uma leve untada no papel com azeite. Coloquei os pães bem separados, assim: 




Como a forma de pizza é grande, eu levei ao forno normal, desligado e com a luz acesa, para crescerem por uma hora e meia.

Passado o período de crescimento, tire a forma com os pães crescidos do forno. Pré-aqueça o forno a 230° e coloque na base do forno uma assadeira com água, para que os pães, durante o cozimento, mantenham a umidade. Faça tudo rápido e feche a tampa do forno sem os pães dentro, só com a vasilha com água. Veja como ficaram crescidos:  




Mesmo com toda a distância que eu dei, dois pães ficaram encostados, mas eu não mexi.  Cresceram muito, lindos! 

Então, pegue uma pequena vasilha e coloque uma colher de sopa de leite e pincele sobre os pães e polvilhe gergelim preto. Se quiser, use uma gema de ovo batida no lugar do leite. Veja: 




Ampliando: 




Terminada esta operação, leve os pães para assar ... ajuste a temperatura para 180°. Após meia hora, observe atentamente o cozimento, espetando uma faca de ponta, que ao sair seca e estando os pães na parte de baixo moreninhos, indica que estão assados: 




Com um pão partido, para ver por dentro: 




Depois que esfriou, montei meu lanche de hambúrguer queijo/salada, usei uma mostarda escura, da marca Berna, que eu adoro: 




A minha mordida .. nham nhum ... 




Mas, constatei que na próxima vez, terei que fazê-los mais baixos, pois crescem bem e não é confortável para comer e segurar o lanchinho com um pão tão alto: 




Recheei o hambúrguer assim: maionese, folhas de alface crespa, vinagrete de cebola, pimentão e temperos com aceto balsâmico e azeite, uma fatia de queijo prato, hambúrguer e mostarda escura. Não sou uma apreciadora de ketchup. 

A textura é macia, mas sem esquecer que é um pão rústico, pois foi feito com uma parte de farinha integral. A casquinha é levemente crocante e o sabor é muito bom! 

Pode ser também um pão para passar manteiga, requeijão, patê. Guardei um que comi no dia seguinte, no meu Café das 17hs, aquecido e com manteiga. Tchim tchim!!!


A inspiração veio do 'Duxa's Kitchen' clique aqui para conhecer!


Bacione a Abbraccione a Tutti .... 




4 comentários:

  1. Bom dia minha querida Maria Glória!
    São 7:10hrs da matina e existe garoa lá fora com ventinho frio....nada mais saboroso do que um pão desses para comer no café da manhã.
    Vou tentar fazer. Nunca consegui fazer um pão. Todos sempre me dizem que é fácil e eu tentei várias vezes..e nada. Se precisasse fazer de fato morria de fome...kkkkkkk
    Mas sou valente e irei fazer novamente.
    Um beijo agradecido ...suas receitas me inspiram e fazem sorrir...
    Astrid Annabelle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde minha Anam Cara Astrid!
      São 12:22 e estou esperando o maridex para o almoço quando, entro na net e te vejo de primeira ... ahhh fiquei feliz! Obrigado pela sua presença constate aqui!
      Eu tenho uma receita de um pão do campo, que peguei em um vídeo-receita de uma espanhola que é bem fácil, nem precisa crescer ... agora preciso achar a receita e te escrevo.
      É um pão muito gostoso ... e faz tempo que não faço! Vou fazer qualquer dia destes ...
      Um beijinho!

      Excluir
  2. Oba... quem sabe eu consigo fazer...
    Beijos Maria Glória

    ResponderExcluir