domingo, 26 de maio de 2019

Dia de Feira com Chuva - Broccoli Aglio, Olio e Peperoncino - Polpettone di Carne Arrotolato





Era uma sexta-feira chuvosa, dia de feira no meu bairro, mas eu fui mesmo assim, porque comprar ovos caipiras, presentes no meu café da manhã diariamente, só na feira. As verduras ficam muito molhadas, não gosto! Duram pouco, mesmo secando, selecionado e mantendo na geladeira. 

Parei na barraca do Zé. Todos os feirantes são Zés, Zé do ovo, Zé da batata, Zé ceboleiro. Todas as freguesas são mães, "mãe, vem comprar a melhor couve flor para a sua família", "mãe, aqui tem ferro pro seu filho, vem ver que beleza de espinafre". Só na barraca do pastel que não tem Zé, tem Massao, tem Tadao e tem o pastel da Kuniko, que todo mundo chama de Maria ahaha!  

Na barraca do Zé das verduras, um brócolis tão feio, já meio amarelinho, me olhava, era o único! Comprei algumas verduras, um maço de alecrim e o brócolis não parava de me olhar, eu já estava ficando constrangida. Naquela altura, comecei a pensar que ele, o tal brócolis, poderia ficar muito apetitoso feito ao aglio, olio e peperoncino (alho, azeite de oliva e uma pimenta parecida com a nossa dedo de moça). 


Peperoncino picante, porque tem o dolce - Imagem by depositphotosEntão, antes de pagar a minha compra, perguntei: ôôô Zé, qual é o preço daquele brócolis? Ele pegou o maço deu na minha mão e disse: mãe, pra você 1,00 real! E foi o jantar daquela sexta-feira chuvosa, mas antes, o brócolis contraiu matrimônio com algumas batatas assadas. Descobri que ele era polígamo. Nossa, como pode! Tantas batatinhas fresquinhas e belas, "pagarem pau" para um brócolis tão feio! Pagar pau, é uma gíria usada para: demonstrar que gosta, que admira, idolatra. 


Primeiro assei as batatinhas cortadas em metades, com azeite, sal grosso, alecrim e pimenta preta ralada no momento. Tirei do forno e reservei. Fritei em azeite de oliva, fogo baixo, na wok, alho ralado e pimenta dedo de moça fatiada, só 3 fatias, depois juntei os floretes do brócolis feio, envolvi tudo e juntei as batatinhas. Prontinho!Provei para corrigir o sal e não fritei muito o alho, porque acho que o sabor fica amargo. E foi então que, um polpettone enrolado ou arrotolato na língua italiana, com presunto e queijo, todo garboso e empoderado, fez a celebração do tal matrimônio super colorido, entre um pé de brócolis e batatinhas apaixonadas. 

 
Tudo em uma vasilha: meio quilo de carne moída, 1 ovo pequeno, 1 dente de alho ralado, 2 colheres de parmesão ralado, noz-moscada ralada - não exagere, salsinha fresca picada generosamente, um pouquinho de orégano, pimenta preta ralada no momento, sal sem exagerar - cuidado, o parmesão já é salgado. Misture tudo com as mãos e junte farinha de rosca até dar o ponto de formar as polpettas ou porpetas. Este é o motivo do ovo ser pequeno, para não juntar muito carboidrato, no caso, a farinha de rosca, só o necessário.   Na receita tradicional, vai pão hidratado no leite, eu não usei, mas você pode juntar à mistura, vai render mais. Abra a massa em cima do filme de PVC, molde para que fique do tamanho de forma de bolo inglês. Recheie com presunto e mozzarella. Enrole com a ajuda do filme plástico, fechando bem as extremidades e deixe descansando por 20 minutos no freezer. Forre a forma de bolo inglês com papel alumínio, deixando um pedaço para fora, dos pois lados, pincele azeite de oliva, com se estivesse untando uma forma. Coloque o polpettone sem o filme plástico na forma, pincele azeite de oliva por cima do polpettone. Leve para assar coberto com papel alumínio, depois abra as folhas, para dourar o polpettone


Foi uma festa, ainda apareceu sem convite, mas todos gostaram, uma taça de um tinto seco argentino, La Linda, uva Cabernet Sauvignon. E assim terminava a minha sexta-feira chuvosa.  

E a Marianinha? Toda na atividade e diversão:


Viajou para Porto Seguro e esteve sempre protegida pelo Bud ou Budynho, como ela gosta de falar.


 O Snow também quer proteger a nossa Mariana. Agora são dois cachorrinhos e ainda, um peixinho, que ela alimenta todos os dias, antes de ir para a escola.  


Pulou carnaval fantasiada de diabinha!  


 Adora ir a escola, que usar muitos laços no cabelo e tem aulas de culinária, aprendeu a fazer Muffin de Banana e Cacau. Será que a menina puxou à nonna? 


Mas primeiro, todos os alunos foram ao mercado comprar os ingredientes, aprender a passar os produtos no caixa e pagar, tudo acompanhado pela professora. Lembrei-me das Escolas Experimentais, na década de 1970, eu estava matriculada em uma, no curso do antigo ginásio, fiz várias aulas, incluindo culinária, artes industriais e teatro. Era uma escola pública, muito bem classificada, época de um Brasil brasileiro saudoso... século passado. 


Em abril fez aniversário, 5 anos. Com o papai, meu filho Bruno e com a mamãe, a norinha Juliana
 
Para a festa, ela escolheu decorar com o tema da Ladybug


Ladybug

 
Ao cantarmos os parabéns, Mariana aparece vestida com a roupa da super-heroína Marinette, mais conhecida como Ladybug, que têm a missão de salvar a cidade de Paris de um misterioso vilão, mantendo sigilo sobre a sua identidade secreta, conforme o google me contou. Na foto acima, Marianinha está com a mamãe Juliana. 


E a nonna ainda continua usando babador ahaha!Agora sobre os meus implantes. Comecei no ano passado, fiz levantamento de seio da face e enxerto ósseo, aquele com o plasma do meu sangue misturado com pó de osso bovino - muita gratidão a todas as vaquinhas e boizinhos do mundo! Depois de seis meses, foi a vez do implante, o pino no osso. Depois de quase seis meses, já tenho dentes provisórios, que estão moldando a minha gengiva.Só senti dor nesta etapa, a que os dentes são colocados, porque a gengiva precisa ficar certinha, para ter uma bela moldura no dente. Nas outras etapas, não senti dor, quase nada. Os trabalhos foram feitos em três dentes laterais superiores. 


Meus queridos amigos, um abraço a todos, beijinhos e uma serena e produtiva semana.
 


26 comentários:

  1. Boa noite de paz serena, querida amiga Glória!
    Um post sensacional, como sempre. Começa devagarzinho, com uma comidinha bem gostosa. Percebi que pôs a mesa para o que viria...
    Sua netinha linda, a princesinha que encanta a quem a vê por aqui e a imagino, ao vivo e a cores, com todas travessuras de menininha...
    Depois, vem com um sorrisão bem lindo e aberto para que não saiamos daqui com outro sentimento que não seja o de gratidão por ter dado tudo certo e por ter uma amiga assim tão especil e mais elagante em todos sentidos. Saio feliz com tudo que li aqui.
    Dou-lhe meus parabéns pois não teria coragem de fazer implantes. rs...
    Tenha dias abençoados!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *Amiga assim tão especial, quis dizer. BJm

      Excluir
    2. Bom Noite de paz de Primavera, querida amiga Maria Glória!
      Tem carinho para nossa querida Lourdes e você aqui:
      https://espiritual-marazul.blogspot.com/2019/09/amorosa-homenagem.html#comment-form
      Tenha uma noite abençoada de Primavera!
      Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem  

      Excluir
  2. Amiga querida, já te disse que os dentinhos estão maravilhosos, e são provisórios, imagino os permanentes! Estás muito linda! Ai, como dá trabalho essa beleza toda, não?
    Bem, há uma coisa aí que seria sucesso absoluto! Aulas de culinária!!! Sim, acho que tuas aulas seriam fantásticas da maneira que darias, apelidando os legumes e tudo o mais!
    Os Zé,coitados, as batatinhas apaixonadas, os coitados dos brócolis feios pra caramba...rsssss eu adoraria tuas aulas!
    Gostei das fotos do aniversário da tua netinha, como está linda!!!
    Bem, tudo 100%, só espero que não fujas, que continues a blogar!
    Beijo grande, querida amiga, uma bela semana!

    ResponderExcluir
  3. Que coisa boa te ver aqui. Fazia tempo e por isso, tantas boas novidades que adorei ver. Feira sempre acho linda, pena a chuva, mas mesmo assim não atrapalhou teu intento. Comidas sempre legais. Marianinha está enorme e linda e como a nossa Marina, o tema da festinha elas escolheram o mesmo! Linda fase de vida! Lindas fotos,adorei! beijos, ótima semana,chica

    ResponderExcluir
  4. It's always nice to see you, dear friends!
    The picture with dogs is so cute :)
    Greetings

    ResponderExcluir
  5. Hello Dear Friend!

    I am very glad that you spoke on the blog! ~ I was thinking with you. You look beautiful, the teeth are beautiful too.
    Your dishes look delicious. Potatoes with broccoli look very appetizing.
    your granddaughter is pretty, and the dogs are sweeties.

    I hope you will be more often on the blog.
    Blessed days.
    Kisses and greetings.
    Lucja

    ResponderExcluir
  6. Querida Glorinha, adorei esse romance entre os componentes do seu delicioso jantar. Também prefiro comprar produtos caseiros evitando os do supermercado, mas nem sempre é possível.
    A Marianinha está um bijou, tão lindinha! Essa criançada nos apaixona de facto.

    Os dentinhos estão perfeitos. Nada como um sorriso bonito, não é mesmo? Vale a pena o pequeno incómodo que se suporta! Você está linda!
    beijo

    ResponderExcluir
  7. Olá, Maria Glória!
    Que bom te ver por aqui com nova postagem, o brócolis casou muito bem com as batatinhas, sabe que achei ele bem charmoso?rsrs
    Sua neta está linda, eu tenho dois netos que são minha alegria, mas não ia achar ruim ter uma netinha não.
    Também fiz um implante ano passado e graças à Deus, nada de dor.
    Gostei do sorriso, assim como a cor dos cabelos.
    Um abraço
    Sônia

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito do seu post por inteiro !
    amei as receitas. Adoro fazer feira no bairro. Com agora moro na "roça" é difícil ter feira por perto. Mas na feira tudo é fresquinho mesmo, e acho uma terapia fazer feira. A gente volta feliz com aquela cesta cheia de cores e sabores.
    SEu prato ficou divino . E esta almondega enrolada eu não conhecia. AMei....amei a ideia e vou fazer .
    A Mariana é muito linda e fofa.
    que maravilha é a odonto hoje não é mesmo?
    nossos pais e avós não tiveram nossa sorte .
    Seu sorriso está maravilhoso e quando tudo estiver pronto vai ficar divino !!
    Grande abraço .
    :o)

    ResponderExcluir
  9. Mãe ! Familias são todas iguais mesmo! Rsrsrs Esse brocolis , com certeza já visitou muitas mesas , Maria da Gloria. Não vou esticar mewu comentário , apenas quero dizer, que aqui nesse postagem te conheci um pouco mais. Parabéns pelo lindo sorriso! Até porque, com uma menininha tão linda por perto, não há porque não sorrir. Grande beijo.

    ResponderExcluir
  10. Olá Gória, você está linda! Valeu o sacrifício...
    Sua netinha é encantadora, uma fofa!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  11. Gostei do enlace k, sabes quando vou a cidade frequento a feira
    do bairro sempre vou comprar para fazer mas acabo que compro
    as coisas prontas que o pessoal vende por lá; pães etc.
    Estou numa de comer coisas sem glútem, ando me sentindo melhor.
    Essa batatinha assas-tes por quanto tempo? é bem o tipo de prato
    que gosto.
    Nossa está grandinha a netinha o tempo voa.
    Acho que tu está bem contente com o resultado né? é bom quando fica ao gosto
    da gente; olha teu achei linda! rosto, cabelo tá tudo certo.
    Vê se aparece de vez enquando para tomar um cafézin...
    Boa entrada de mês de junho;
    Abçs.

    ResponderExcluir
  12. Olá amigos Paulistas.
    MG! Que legal, ou seja, tri legal encontrar-te novamente nesta Blogosfera que andavas meio afastada desde o Palácio Barolo, muito tri te reencontrar. Marianinha foi o centro das atenções, está linda, cada vez mais. Assisti os dois vídeos lindos dela. Outro dia estava em casa, de boas, vendo TV, e se não me engano no Canal 631 estava começando um filme da Ladybug, e lembrando da Marianinha, resolvi assisti-lo.
    Como está Dom Luiz? Tudo bem? Assim espero. Abraços a todos.
    Tua receita do, como aqui chamamos, Rocambole de Carne, está linda e consequentemente, gostosíssima. Já copiei tua receita e a farei "num vu". Assim eu faço também a galinha desossada, fica muito bom.
    Perfeitos ficaram teus dentes e eu continuo em tratamento. Coisa horrorosa é cadeira de dentista.
    MG, foi um imenso privilégio e que vocês tenham um belo final de semana com muita saúde e paz. Eu terei um belo final de semana, apesar do frio que aqui faz, no domingo haverá mais uma reunião da família, novamente na casa do Fabinho que está grávido, digo, a esposa dele está grávida.
    Beijos, beijos.

    PS: Gostei muito das histórias do Zés X Mães e das batatinha apaixonadas pelo brócolis.

    ResponderExcluir
  13. Uma comida que deve ser deliciosa, uma netinha encantadora e a minha amiga está linda!
    Um post maravilhoso.
    Bom fim de semana
    Beijinhos
    Maria
    Divagar Sobre Tudo um Pouco

    ResponderExcluir
  14. Olá, querida Glorinha!

    As palavras são tão importantes e qdo ditas de certo jeito, ah, não há quem lhes resista. Foi o teu caso e aconteceu novo post por aqui. Congratulations!

    Gosto de feiras e de mercados, mas, raramente os frequento. Lá, há produtos mto bons e de confiança. São os chamados produtos caseiros. Outros, há k ter atenção. Eu vou aos hipermercados, onde há de tudo, embora eu não compre lá roupa, nem calçado.

    Então o brócolis (aqui dizemos e escrevemos brócolos) era poligâmico? Ah, imagina! Um vegetal, um legume, mas os "homi" são todos iguais -rs. Se fazendo às batinhas novas e tenrinhas, né? Bom gosto!

    A comidinha da tua receita deve ser mto boa, mas, como sabes, eu não sei, nem gosto de cozinhar. Faço o básico. Essa noite, ao jantar, comerei peixe-espada grelhado com feijão verde cozido, tomate e pepino e uma, isso, só uma batinha cozida. E c' est tout.

    Marianinha no seu melhor. Ela é bonita, dada, faz pose, dialogante e até gosta de cozinhar (pronto, puxou a avó, como tu dizes). A festa de anos dela foi um arraso e uma alegria para todos. Lindos e meigos E, seus cachorrinhos! Estive revendo os vídeos e as fotos com mta atenção.

    Tu estás uma menina-deusa. Que guapa! Teus cabelos estão lindos e sedosos e tua boca, teus dentes, teus implantes estão mto bem. Leva seu tempo, mas depois "a obra nasce". Temos que nos amar e cuidar. Que tudo continue dando certo!

    Grata por tua visita e conversa, sempre mto animada e carinhosa.

    Beijos, abraços e um excelente fim de semana.

    Essa dos Zés e das Mães está excelente. Só mesmo no Brasil. Aqui, nas feiras, sobretudo os ciganos, nos tratam por vizinhos ou vizinhas. Acho um termo amistoso, mas não chega ao calcanhar de "mãe".

    ResponderExcluir
  15. Dearest Maria Glória,
    A delicious meal cooked from fresh ingredients.
    Happy family gatherings
    Your teeth look really good, hope it feels well too.
    Hugs,
    Mariette

    ResponderExcluir
  16. Oi, Maria Gloria!
    Adorei a recita e as fotos estão lindas, abrem o apetite e vontade de por em prática a receita.
    Que linda é a sua neta, animais são essenciais ao meu ver para desenvolver empatia que é tão necessária em sociedade. Tanbém tive aulas de Técnicas Industriais, adorava!
    Que bom que os procedimentos foram todos satisfatórios, está muito bonita!!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  17. Passei para desejar um bom fim de semana e deixar um beijinho
    Maria
    Divagar Sobre Tudo um Pouco

    ResponderExcluir
  18. Ola Maria Glória.
    Passei aqui tempranito e com muito frio, pois o Rio Grande se transformou numa geladeira, bom barbaridade para sentar ao sol e comer umas bergamotas ou tomar um chimarrão escaldando de quente. Já havia comentado este post, mas voltei para dizer-te que em uma de minhas respostas em meu blogue, falei que "a ex-ministra", quero aqui me redimir e dizer que ela ainda não é ex-ministra, mas está cogitando exonerar-se. Para mim não devia nem ter assumido, fechar o boca e procurar um bom tratamento. Caríssima amiga da Gigante Cidade, deixo aqui um fraterno abraço extensivo a Dom Luiz e Marianinha.

    ResponderExcluir
  19. Olá MG, novamente aqui.
    Respondi todos os teus comentários e passei mais para te deixar um abraço com muito carinho e um abração ao amigo Dom Luiz, desejando a vocês um belíssimo final de semana. Para Marianinha, como sempre, uma beijoquinha na pontinha do nariz.

    ResponderExcluir
  20. Glorinha, meu amor
    Estou de regresso, ou antes, estou no intervalo das férias 😊
    Depois de todos aqueles afazeres (enfadonhos!!!) de quando se regressa, tenho agora um tempinho para visitar as amigas e amigos que tiveram a gentileza de ir comentar o meu último post.

    Não disponho agora de tempo para apreciar, condignamente, a tua postagem. Mas virei brevemente ler com todo o cuidado e comentar. Só parei para ver as fotos da nossa princesinha.
    Preciso falar contigo. Amanhã escreverei no Face uma mensagem interna para combinarmos, OK?

    Amanhã, dia 01 de Agosto não haverá NANDA, Afinal, a pobrezita também precisa de férias, não é verdade? Fui ao baú e desencantei de lá um conto que vou publicar. Penso que te vai agradar...

    Continuação de boa semana.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderExcluir
  21. Quem diria que os brócolos são assim charmosos, capazes de a seduzir no mercado, apesar de amarelados. E que lindos ficaram depois do casamento com as batatas; o amor, ainda que poligamo, faz milagres.
    Que a sua Mariana continue a crescer linda e feliz. E que o seu sorriso se mantenha, com ou sem implantes.
    Abraço
    Ruthia
    O Berço do Mundo

    ResponderExcluir
  22. Caríssima MG, passei aqui para dar um olá, mas um olá sonoro.
    Claro que sim minha amiga paulista, um olá maravilhoso e acompanhado de um vinho espumante da Casa Perini para comunicar que esta madrugada chegou a Milena. Lindinha do vovô.
    Um grande abraço a todos.

    ResponderExcluir
  23. Oiê....
    Tô fuxicando receitas....
    Beijão.

    ResponderExcluir
  24. Olá caríssima Maria Gloria.
    E o tempo se vai ladeira abaixo como um carro sem freios e minha última passada por aqui já se vai um tempão, apesar de termos tido vários contatos, vejas bem, pelo último comentário neste post, quase um ano se passou, Milena, que naquela madrugada havia chegado, já está ensaiando os primeiros passinhos. Uma mocinha linda.
    Beijos e abraços a todos. Voltaremos.

    ResponderExcluir