sábado, 13 de outubro de 2018

Viagem - Buenos Aires - Palácio Barolo e Dante Alighieri




Fachada do Palácio Barolo 

Eis um passeio cultural com visita guiada, quase nada conhecido pelas multidões de turistas, que evitamos sempre que possível, pois detestamos tumulto. 
No nosso diário de viagem, o dia planejado era uma segunda-feira, pela manhã. Éramos em quatro pessoas: eu e o marido do Brasil, mãe anciã e filho da Espanha. Tudo perfeito, sem fila e um grupo de apenas 4 pessoas.

Palácio Barolo é um edifício comercial da década de 20 - século passado, com forte apelo cultural. Para ser bem clara, trata-se de uma experiência no âmbito da Arquitetura Sagrada. 
É um edifício temático, um emblemático exemplar da arquitetura neoRomântica e neoGótica. 
Foi o primeiro edifício argentino construído em concreto armado, com as obras iniciadas em 1919 e terminadas em 1923.  
O endereço é Avenida de Mayo, 1370, no Barrio de Montserrat. Também possui outra entrada, pelo seu imponente átrio, na Avenida Hipólito Yrigoyen

Imagem créditos - El Rascacielos Latino
Na imagem podemos ver o hall, em recorte, com as duas entradas.

Gosta de arte e arquitetura com história? Vista panorâmica nas alturas? Se as respostas foram sim, recomendo vivamente a experiência! É necessário ter um espírito um pouco aventureiro! Calma, calminha, eu explico a seguir, em detalhes. Antes, ressalto! A visita é segura! 

Plaza del Congreso
Panorâmica clicada em uma das varandas da torre, no Palácio Barolo. Observe na foto, na parte esquerda inferior, a forma circular de uma das varandas. 

Clique por outro ângulo.

Panorâmica 

Para compreender a dimensão artística do Palácio Barolo, as visitas precisam ser guiadas - Palacio Barolo Tours e incluem a vista panorâmica da Torre e subida até o Farol. 
O guia e assistentes apresentam-se paramentados de acordo com a época da inauguração, 1923. São organizados e pontuais.

Imagem créditos - El Rascacielos Latino
Estão disponíveis visitas diurnas e noturnas com show tango.

Torre e Farol do Palácio Barolo 

O Palácio Barolo abrange temas como: Arquitetura Sagrada, Dante Alighieri e La Divina Commedia. Tenho muito o que contar! 

Vamos "navegar" sobre temas místicos, artísticos, Cavaleiros Templários e acontecimentos que vão desde os restos mortais de Dante Alighieri até os seus descendentes atuais, não esquecendo da sua Musa, Beatrice Portinari, que além de tão amada, foi importante personagem da Divina Comédia.  


Aviso! A postagem é longa! É o registro não só de fotos (minhas e de terceiros, com os devidos créditos), bem como, da pesquisa que realizei antes e após a visita guiada. Sei que postagens longas são cansativas e nada interessantes, mas para quem gosta dos temas envolvidos, poderá apreciar a leitura. 
 A sua visita é um enorme carinho. Poderá descer e apenas apreciar as fotos, por exemplo. Fique à vontade!

Ressalto a importância do documentário premiado, dirigido e produzido por Sebastián Schindel, entitulado El Rascacielos Latino ou The Latin Skyscraper, lançado em 2012, que muitíssimo ajudou nas minhas pesquisas sobre o Palácio Barolo. Grande parte do material aqui postado, textos e fotos, foram extraídos do instigante cine documental de Sebastián Schindel. 

IDEALIZADOR DO PALÁCIO BAROLO 
Imagem by Google 
Luis Barolo (1869/Itália - 1922/Argentina), imigrante italiano que chegou na Argentina em 1890 e fez fortuna. Foi um poderoso produtor agropecuário (fazenda de gado e exportador de tecidos). 
Morreu aos 53 anos, faltando pouco para a inauguração (1923) do Palácio idealizado. Talvez assassinado, envenenado? 
No documentário argentino El Rascacielos Latino, um dos entrevistados falou em suicídio, de maneira assertiva. 


Imagem créditos - El Rascacielos Latino

Don Luis Barolo foi o mentor de uma grandiosa obra arquitetônica que contrariava muitas personalidades importantes da época, incluindo a população. Ele foi corajoso e determinado, qualidades de um grande empreendedor. Quando da inauguração, devido a inusitada altura do edifício (100 metros), alguém disse: “Está torcido; se va a caer, se va a caer” e evitavam passar nas proximidades. 

Imagem créditos - El Rascacielos Latino
Foto do Palácio Barolo na época da inauguração. 

Duração do vídeo 1:11 
Aprecie a grandiosidade do Palácio Barolo 

A história do Palácio Barolo me faz lembrar a do nosso paulistano Edifício Martinelli - em uma outra oportunidade, poderá apreciar a leitura, o idealizador também era um imigrante italiano. 
Visitei algumas vezes e publiquei sobre o tema, em junho de 2015.

DETALHES DA FACHADA DO PALÁCIO BAROLO
Algumas fotos da fachada foram por mim clicadas durante a visita guiada, em um terraço. 


Nas alturas, um belo terraço.

 Imagem créditos - El Rascacielos Latino 

 Imagem créditos - El Rascacielos Latino 
Na janela central, seria um fantasma? Oi?

TEMÁTICA DO PALÁCIO BAROLO 
Dante Alighieri, por Sandro Botticelli
Luis Barolo, o idealizador do Palácio Barolo, era admirador de Dante Alighieri (1265/Florença - 1321/Ravenna), escritor, poeta, político, criador de La Divina Commedia, como todos bem sabem. 

Inspirado pelo poeta italiano, Barolo idealizou o seu Palácio obedecendo a mesma divisão de Dante na Divina Comédia. Dividiu os andares (total de 22 + 2 subsolos) em três partes: Inferno, Purgatório e Céu. E dentro desta organização temática, Luis Barolo planejou reservar 3 andares para uso próprio e arrendar os outros andares. 

O propósito principal e oculto de Luis Barolo, seria seria proteger os restos mortais de Dante Alighieri no Palácio Barolo, devido a eminente destruição do continente Europeu, pela guerra; pensamento conclusivo dos imigrantes europeus que viviam na Argentina, naquela época. Sim, Luis Barolo tinha planos de trasladar os restos mortais de Dante Alighieri para a Argentina. Obviamente, Luis Barolo queria imortalizar o seu Palácio, tornando-o a tumba de Dante Alighieri, protegendo os restos mortais. Mas não foi bem assim que tudo aconteceu.
   
Hummm... mmmm... pensando com meus botões sobre trasladar os restos mortais da maior glória literária da Itália, talvez do mundo, para a Argentina, para serem guardados em um edifício comercial desconhecido, em Buenos Aires... pensando...

RESTOS MORTAIS DE DANTE ALIGHIERI 
Dante no Exílio, em Ravenna, por Domenico Peterlini
Dante nasceu em Florença, mas por motivos políticos (defendia a autonomia do governo de Florença das exigências do papa Bonifácio VIII) foi expulso da cidade. Saindo de Florença, Dante passou por algumas cidades, incluindo Paris. Magoado, nunca retornou a Florença. É uma longa história. Ficou exilado e morreu em Ravenna.

A causa da morte de Dante Alighieri foi malária - assim dizem. Mas há indícios de ter sido assassinado, pois na época, muitas pessoas nutriam profunda antipatia pelo poeta. 

Ravenna foi o local de exílio e morte de Dante e onde se encontra a tumba que protege os seus restos mortais. 
A tumba na foto abaixo, foi construída anos depois da Era Medieval.  

Créditos imagem - expedia

Durante a Segunda Guerra, os restos mortais de Dante ficaram protegidos temporariamente, em local próximo a esta tumba, por conta dos bombardeios. E também, devido ao fato de A Divina Comédia criticar a Igreja, uma vez que pontífices são condenados às trevas por conduta imoral, o alto escalão da Igreja, indignado, ordenou que os restos mortais de Dante Alighieri fossem queimados por heresia. Diante disso, Monges Franciscanos de Ravenna esconderam os restos mortais de Dante. 

O governo de Florença edificou uma imponente sepultura na Basílica de Santa Croce, para resgatar os restos mortais de Dante Alighieri. Negociou com Ravenna algumas vezes, para trasladar os restos mortais de Dante para a sua terra natal, sem qualquer sucesso. E o túmulo de Dante Alighieri em Florença é local de grande visitação, porém, está vazio!

Cenotáfio de Dante, por Pietro Lombardo, em Florença - Imagem créditos: depositphotos 
A imponente sepultura de Dante, na Basílica de Santa Croce, é um cenotáfio: monumento fúnebre em homenagem á memória de alguém cujo corpo não jaz ali sepultado.

Diante das aventuras transcorridas com os restos mortais de Dante Alighieri, com tanta história e pessoas importantes envolvidas, cinzas que foram escondidas, perdidas, depois reencontradas (apenas uma parte das cinzas) no meio de manuscritos raros na Biblioteca de Florença. Contam que já houve uma reconstrução dos ossos de Dante e estava incompleta... eu pergunto: quais seriam as bases legais para Luis Barolo obter a aprovação do governo italiano e assim, trasladar os restos mortais de Dante Alighieri para a Argentina?

ARQUITETO ARTISTA CONSTRUTOR
Mario Palanti
Para edificar a sua obra, Luis Barolo contratou Mario Palanti (Milão -1885/1978, filho de um carpinteiro e uma costureira), arquiteto artista, que conheceu no Centenario de la Revolucion de Mayo, em 1910. Outras fontes dizem que Barolo e Palanti tiveram o seu primeiro encontro na Loja Maçônica de Buenos Aires, com ligações na Fede Santa, ordem secreta que Dante Alighieri pertenceu.

Mario Palanti - Imagem créditos CLARÍN  
Palanti era formado na Universidade de Arquitetura Politecnico di Milanotambém estudioso da Divina Comédia. Era um arquiteto artista, estudou pintura na Academia Brera - Milano, portanto, possuidor de todas as virtudes para edificar o Palácio Barolo, o edifício mais alto da América do Sul, na sua época. 

Mario Palanti também foi o construtor do Palacio Salvo, em Montevidéu, no Uruguai, além de importantes obras na cidade de Buenos Aires, como por exemplo, o Edificio de los Atlantes, na Avenida Rivadavia, 1916.

Imagem by Wikipédia
O Palacio Salvoem Montevidéu, é considerado gêmeo do Palácio Barolo. 

Imagem créditos - El Rascacielos Latino 
Palácio Salvo - Montevidéu  


Imagem créditos - El Rascacielos Latino 
Palácio Salvo - Montevidéu  

Imagem créditos - El Rascacielos Latino 
Palácio Salvo - Montevidéu  

 
Imagem by Facebook por Buenos Aires desconocida  
Edificio de los Atlantes, Buenos Aires

Imagem créditos clique Aqui
Edificio de los Atlantes, Buenos Aires

Imagens créditos - El Rascacielos Latino 
Nas duas fotos acima: obras de Mario Palanti na Avenida Rivadavia, 2625, Buenos Aires.


Imagens créditos - El Rascacielos Latino 
Portões de madeira de uma residência particular em Buenos Aires, no bairro Palermo Chico. Obra de Mario Palanti, com o tema da Divina Comedia, apresentando artisticamente os rostos de Dante e Beatrice.
Atualmente, a casa abriga uma exposição de arte, aberta a visitação. 

Imagens créditos - El Rascacielos Latino 

 Imagens créditos - El Rascacielos Latino 


 Imagens créditos - El Rascacielos Latino 
Em outro local da mesma casa, os rostos de Dante e Beatrice.


 Imagens créditos - El Rascacielos Latino 

 Imagens créditos - bahiacesar
Detalhes artísticos da fachada, que muito lembram o Palácio Barolo. 

Palanti realizou muitas outras obras em Buenos Aires, depois em Montevidéu, no Uruguai e retornou para a Itália. 

Imagem by Google 
Na Itália, ofereceu seus serviços ao primeiro-ministro italiano, Benito Mussolini. Palanti além de talentoso, era ambicioso, tinha grandes sonhos de construir notáveis e exóticas edificações.  
O projeto era o da foto acima, para ser edificado em Roma. Um arranha-céu, o mais alto do mundo para a época, com 88 andares. 
Il Duce - como Mussolini se fez conhecer, não levou a obra adiante. Ele decidiu se concentrar no EUR- Esposizione Universale Romaum bairro residencial e comercial em Roma. Mussolini planejava celebrar vinte anos de fascismo, porém, a exposição planejada nunca aconteceu devido à Segunda Guerra Mundial. 

Mausoleo Palanti - Imagem by Wikipedia
Mario Palanti morreu aos 92 anos e foi enterrado no Cimitero Monumentale di Milano.  

DETALHES ARTÍSTICOS E MÍSTICOS DO PALÁCIO BAROLO
Lembrando que a divisão dos andares do Palácio Barolo foi projetada segundo a cosmologia da Divina Comédia: Inferno, Purgatório e Céu

A altura do Palácio é de 100 metros, o mesmo número de cantos da Divina Comédia, aprovados graças a concessão especial do prefeito Luis Cantilo, em 1921 (tanta altura ultrapassava em quatro vezes o máximo permitido). Vinte e dois pisos, o mesmo número de estrofes dos versos da obra de Dante.

Imagem créditos - El Rascacielos Latino
A data de inauguração do Palácio Barolo foi planejada coincidir com o sexto centenário da morte de Dante Alighieri- 1321/1921.
 Porém, com obras iniciadas em 1919, o término ocorreu em 1923, sendo que em 7 de julho, se deu a celebração das bençãos por Dom Giovanni Beda Cardinali.

Inferno
 Imagem créditos - El Rascacielos Latino
Nos andares inferiores está o inferno.
hall de entrada é escuro, em estilo gótico, frio, sombrio, próprio para representar a atmosfera infernal.


Imagem créditos - El Rascacielos Latino
O piso está decorado com círculos de bronze e vidro e representam o fogo do inferno. 

Imagem créditos - El Rascacielos Latino
No subsolo, ao olhar para o teto, pode-se ver a luz passando pelos círculos de bronze, pois como disse, são de vidro. Podemos ver Sebastián Schindel, produtor e roteirista do documentário argentino El Rascacielos Latino, olhando para um dos círculos de bronze, por um dos subsolos. 

Imagem créditos - El Rascacielos Latino
Entre as abóbadas transversais das colunas, há quatro lâmpadas sustentadas por quatro condores e dois dragões, um macho e uma fêmea, representando os princípios alquímicos, mercúrio e enxofre e seus atributos.


Imagem créditos - El Rascacielos Latino
O inferno de Mario Palanti, o arquiteto, é lindo, acreditem! Achei muito mais belo que o purgatório.  

Neste local, no hallpodemos adquirir os bilhetes e aguardar o guia para o início da visita.
Maridex comprando os bilhetes ou ingressos. 

As nove abóbodas de acesso ao edifício representam os 9 passos de iniciação e as 9 hierarquias infernais.

Imagem créditos - El Rascacielos Latino  
No hall, a escultura de um condor elevando o corpo de Dante ao Paraíso. 

Cóndor con el cuerpo del Dante elevándolo al paraíso
Exatamente nesta escultura, Luis Barolo pretendia guardar, proteger, os restos mortais de Dante Alighieri. Desta maneira, o Palácio Barolo seria a tumba de Dante Alighieri. 
Mas esta escultura não é a original, nem uma réplica. É apenas similar! 
Temos aqui uma outra história, misteriosa, dentro da história do Palácio Barolo.


Imagem créditos - El Rascacielos Latino  
Imagem da escultura original, belíssima por sinal! A cabeça e bico do condor, assim como o corpo de Dante, são mais artísticos que os da escultura similar. Compare a imagem acima, com a imagem anterior. Mãos e braços de dante mais delicados. 

 Imagem créditos - El Rascacielos Latino  
A base da escultura original. 


Imagem créditos - El Rascacielos Latino  
Base da escultura original, com a assinatura de Mario Palanti, o arquiteto do Palácio Barolo, a origem sendo em Trieste, cidade da Itália e o ano, 1919.  
As letras que antecedem ao nome de Mario Palanti, especificamente as três primeiras, segundo a entrevista de Sebastián Schindel, no documentário El Rascacielos Latino, com o maçom Dr Antonio Las Heras - Gran Guarda Templo Interno de la Masonería Argentina, podem significar Soberana Ordem Templária.   

Imagem créditos - El Rascacielos Latino  
 A foto acima, mostra parte da escultura original. Parte esta, que está sob posse de um colecionador em Mar del Plata
A escultura original foi mutilada, permaneceram apenas os pés de Dante. Observe na foto acima, na parte circulada. O condor e o corpo de Dante Alighieri estão desaparecidos. O desaparecimento não ocorreu pelo valor artístico, por que houve a mutilação da escultura. 

Por que a escultura original, aonde seriam guardados os restos mortais de Dante, nunca permaneceu no Palácio Barolo? Sabe-se apenas que a escultura desapareceu!
 Por que a escultura foi mutilada e a sua base reapareceu anos depois?

Na tumba de Dante Alighieri em Ravenna, os restos mortais seriam os originais?

Purgatório
Os sete níveis do purgatório estão representados nos andares intermediários, até o 14º andar. No purgatório a atmosfera sombria vai diminuindo. 

O guia iniciando as explicações sobre o purgatório e símbolos maçônicos. 
Ao olhar para baixo, as almas arrependidas que habitam os círculos ascendentes (as cornijas) do purgatório, podem ver o sofrimento daqueles que estão no inferno, conforme a foto que segue:

  Os círculos de bronze e vidro que podemos ver no piso, representam o fogo do inferno, como já expliquei.


Imagem créditos - El Rascacielos Latino   
Dante e Virgílio (70/19 a.C, poeta romano, autor de a Eneida), são personagens da Divina Comédia. Dante tinha profunda admiração pelo poeta romano.
Na Divina comédia, o espírito de Virgílio, a pedido de Beatriz Portinari (amada de Dante desde a infância, também personagem da Divina Comédia), aparece para Dante, para guiá-lo pelos nove círculos do inferno e pelo purgatório, mostrando-lhe onde são expurgados os diferentes pecados. Protegido e guiado pelo espírito de Virgílio, chegam ao centro da Terra, passam por onde vive Lúcifer e conseguem escapar do inferno, por um caminho alternativo e subterrâneo e assim, seguem a jornada da Divina Comédia. Chegando ao céu, Dante é resgatado pela bela e amada Beatriz, figura feminina idealizada por Dante, com profundo significado de salvação.  

Clique feito enquanto eu atravessava o Purgatório, pela escada, mas apenas um andar. A passagem pelo Purgatório é feita por elevador, tranquilamente. 

Imagem créditos - El Rascacielos Latino 
A cúpula foi inspirada no Templo Rajarani - foto acima, localizado em Bhubaneswar, na Índia, representando o amor tântrico entre Dante e sua amada Beatriz, protagonistas da Divina Comédia. 

 Observem a semelhança nas fotos que seguem: primeira imagem, o templo indiano. Segunda imagem, vê-se a cúpula e o farol do Palácio Barolo. 









Céu 
 A subida para o céu só pode ser realizada pelas escadas, sendo que o caminho vai ficando difícil e estreito. Sim, o vão da escada vai estreitando, tornando a subida 'penosa', no sentido figurativo, pois não é complicada e nem insegura. Um pouco de espírito aventureiro, como eu disse no começo, vai muito bem. Algumas pessoas, talvez, não consigam passar pelo estreitamento, a escada é bem alta e o teto muito baixo, o ar torna-se um pouco escasso. Eu que sou gordinha, consegui chegar ao Céu ahahaha, mas confesso que fiquei incomodada com o calor e falta de ar. Este estreitamento no trajeto, é uma analogia ao esforço que se faz para conquistar um lugar no Paraíso. Que bonitinho! 

Em uma parte é preciso abaixar a cabeça e cuidar dos ombros. Vejam o meu esforço para alcançar o Paraíso ahaha, o trajeto é bem curto. Nesta parte, a escada é em caracol. 

O vídeo selecionado abaixo, mostra de maneira resumida, partes da visita guiada, incluindo imagens do estreitamento da escada que leva ao farol.
Duração do vídeo 5:59 - Estreitamento da escada em 3:20 
Interessante, o vídeo termina com ênfase ao Fileteado Porteño, que é uma arte belíssima nascida em Buenos Aires, no século 20, com fortes influências na Art Nouveau e nas Iluminuras Medievais. O Fileteado Porteño foi criado pelos imigrantes italianos Cecilio Pascarella, Vicente Brunetti e Salvador Venturo, para colorir as laterais das carroças que usavam para entregar mercadorias. Hoje é parte importante da cultura portenha, como fachadas das casas, portas, praças, bares, restaurantes, campanhas publicitárias, etc...


Voltando ao Farol do Palácio Barolo, ele simboliza os Nove Coros Angelicais da Divina Comédia. 
Dentro do farol, dizem caber 10/12 pessoas, já li que pode caber até 15. Será? Quanto a altura, meu valente marido ficou em pé dentro do farol, ele tem a altura de 1,85cm. 

Selfie do maridex em pé, dentro do farol do palácio Barolo 

 Eu, no Farol, digo Paraíso, cansada, feliz, com o crachá enrolado no pescoço, por conta do vento (muito vento), mas não do farol, que é fechado, mas sim das varandinhas, que ficam logo abaixo do farol e são abertas. Na imagem abaixo, tudo explicado: 

 Créditos by tripadvisor
São várias varandinhas, como se pode observar na foto. A seta no topo da imagem aponta para o farol. 

Imagem do croqui do Palácio Barolo - Créditos by El Rascacielos Latino 
Do pavimento das varandas até o farol, as escada é em caracol, estreita e com a subida mais difícil. Observe na imagem acima. 

A foto foi tirada pelo maridex, eu não fiquei em pé no farol.
Os banquinhos disponíveis para sentarmos são praticamente encostados no vidro, fininhos e vermelhos, quero dizer que, só meia bundinha fica razoavelmente sentadinha. Não é confortável, mas o que vale é a vista panorâmica em um local inusitado! Dentro de um farol, creiam, é incrível! 

Minhas mãos seguram as engrenagens do Farol e ao fundo, vê-se o guia com as pernas nos últimos degraus da escada que dá acesso ao farol. 

Arte Mística 
Elevador 
Imagem créditos - El Rascacielos Latino
Muitos símbolos maçônicos também são apreciados na obra idealizada por Barolo e Palanti. A história conta que ambos eram maçons e que Mario Palanti era membro da sociedade secreta Ordem dos Templários. 

Dante testemunhou a sangrenta extinção dos Templários na sua época e a sua indignação fez com que criasse La Divina Commedia, deixando assim, registrado as verdadeiras e imaculadas intenções espirituais da Ordem. Dante também era membro dos Fidelli d´Amore (Fiéis do Amor), confraria de trovadores e jograis, adeptos da Filosofia do Amor Espiritual, que espalhavam verdades iniciáticas através de cantos e poesias.   


Os membros da sociedade secreta Fede Santa (Fé Santa), se autodenominavam Fidelli d´Amore e eram uma filiação da Ordem dos Templários. Concluindo, Dante também era um Templário.  


Imagem créditos - El Rascacielos Latino
A Divina Comedia foi traduzida para o espanhol, na Argentina, por Bartolomé Mitre, político, escritor, militar argentino e maçom. Foi presidente da Argentina de 1862 a 1868.

Imagem créditos - El Rascacielos Latino
Palanti projetou não só o edifício, mas também o design dos 9 elevadores (2 ocultos, exclusivos para uso de Luis Barolo).


Créditos da imagem by tripadvisor
Internamente, os elevadores foram projetados por Palanti para parecerem confessionários, próprios para tripulantes do purgatório.

Créditos da imagem by Wikimedia
Teto de um dos elevadores do Palácio Barolo

Imagem créditos - El Rascacielos Latino  
Inscrições em latim, extraídas da Divina Comédia por Palanti, podem ser apreciadas nas abóbadas do hall (Inferno) do Palácio Barolo. Fazem referência ao Templo de Salomão edificado em Jerusalém. Acesse aqui para detalhes


 Imagem créditos - El Rascacielos Latino  
O local, digo o terreno, aonde o Palácio Barolo foi edificado não foi escolhido aleatoriamente. Foram demolidos dois edifícios no tal terreno e há um rio que corre abaixo do Palácio, além do alinhamento com a Constelação do Cruzeiro do Sul - logo mais explico melhor. 

Nos andares de subsolo, há uma sala de bombas, conforme a foto acima mostra. Uma pequena tampa pode ser aberta e lá está, aproximadamente oito metros abaixo, um rio subterrâneo. No documentário El Rascacielos Latinopode-se escutar os sons das águas fluindo. 

Conheço alguns edifícios que foram construídos em cima de rios e são exemplos brilhantes de engenharia. Mas no caso do Palácio Barolo, os motivos podem ser esotéricos. 

Para mim, da forma mais simples e direta: a água tem a função de lavar, no sentido de purificar estes andares de subsolo, que estão localizados mais abaixo do inferno. E também o inferno, localizado no hall - andar térreo do Palácio Barolo. Mas esta é uma análise minha e antes de tudo, eXotérica (que não é oculta) e sabemos que em se tratando de Maçonaria ou Templarismo, muito há de eSotérico (que é oculto, sagrado, reservado aos iniciados), pois são sociedades secretas, fechadas. 

Foi importado material para uso em portas, janelas, colunas, vitais. Também, mármore de Carrara, para os 1.410 degraus que compõem os 236 metros de escadas. Detalhes como as maçanetas das portas, também foram projetadas pelo arquiteto.

Quando eu cheguei na torre, logo abri a porta de uma das varandinhas...
...varandas tão pequenas, mas a vista panorâmica da Plaza del Congreso é grandiosa. 

Que visão extraordinária! Algo que jamais esquecerei! 
Tanto era o vento, que meus cabelos voavam!
O Congreso de la Nación Argentina, construção em destaque ao fundo, abriga o Senado e a Câmara dos Deputados e é considerado o segundo maior edifício parlamentário do mundo. 

O prédio do Congreso de la Nación Argentina é de fato uma obra faraônica!

Como eu havia dito, após abrir a porta de uma das varandas, a maçaneta ficou na minha mão. Sentindo a preciosidade e os anos de história que eu segurava, contemplei e logo entreguei para o guia, que tirou um lenço branco do seu bolso, embrulhou a maçaneta e guardou para entregar ao setor responsável pela manutenção do Palácio Barolo. 

Clique feito em outra varandinha

E ainda, Palanti enquadrou o acesso luminoso do farol à foz do Río de la Plata, de tal forma que, os visitantes que chegassem de barco, pelo Atlântico, recebessem as boas-vindas.

Imagem créditos - El Rascacielos Latino
Nos primeiros dias do mês de junho, às 19:45, pelo farol, se pode ver o alinhamento da constelação do Cruzeiro do Sul com o eixo do Palácio. Eu acredito que o cálculo (geometria sagrada) do alinhamento da constelação com o eixo do Palácio, esteja diretamente relacionado com a escultura do condor elevando o corpo de Dante ao Paraíso, no hall de entrada (andar térreo), local aonde seriam guardados os restos mortais de Dante. 

A Constelação do Cruzeiro do Sul só pode ser vista no hemisfério sul e na Divina Comédia, Dante tem seu espírito elevado ao Paraíso, em direção ao Cruzeiro do Sul. As quatro estrelas representam as virtudes cardeais: prudência, temperança, justiça e fortaleza.
  
Como Dante, que vivia na Itália, hemisfério norte, sabia da existência do Cruzeiro do Sul? Para quem fez parte de sociedades secretas, a informação era um privilégio. Provavelmente Dante teve acesso aos textos antigos. E também, o Cruzeiro do Sul já foi visível no céu do Egito e sul da Europa, 2500 anos antes de Cristo. 
Os movimentos mais conhecidos do planeta terra são os de rotação e translação. Mas há um, menos conhecido, o de precessão, onde os dois pontos no céu para os quais o eixo de rotação da terra aponta, os polos sul e norte, não são fixos em relação as estrelas.   

Aqui temos uma possível explicação sobre o propósito de Luis Barolo, o de trasladar as cinzas de Dante para a Argentina e alinhar o eixo do Palácio Barolo (que seria a tumba de Dante Alighieri) com a Constelação do Cruzeiro do Sul. Os seus restos mortais estariam em conformidade com os desejos de Dante na Divina Comedia.  

O inferno e o Purgatório se encontram, na Divina Comédia, na parte austral do planeta -hemisfério sul, logo, o terreno para a construção do Palácio Barolo, não teve sua escolha casual. Tudo na história do Palácio Barolo tem um propósito, oculto ou não!


Imagem créditos - El Rascacielos Latino 
Plaza del Congreso com a famosa escultura O Pensador de Rodin, com o edifício do Congresso ao fundo.
Esta escultura não é uma réplica. É uma variante, foi fundida em bronze a partir do molde original, portanto, com a assinatura de Rodin. 

Imagem créditos - El Rascacielos Latino 
O Pensador de Rodin circulada, vista da torre do Palácio Barolo.


Imagem créditos - El Rascacielos Latino 
Foi, premeditadamente, instalada na Plaza del Congreso, para ser apreciada da Torre ou Cúpula do Palácio Barolo. 

Imagem créditos - El Rascacielos Latino 
Luis Barolo na Plaza del Congreso, ao lado de O Pensador.
Barolo queria uma cópia fiel de O Pensador de Rodin, pois a escultura representa o próprio Dante pensando na porta do inferno, observando os Círculos do Inferno. 

O que poucos sabem é que O Pensador, antes conhecido como O Poeta, uma das mais famosas esculturas em bronze do escultor francês Auguste Rodin, originalmente retratava Dante em frente aos Portões do Inferno. 

Porta do Inferno de Auguste Rodin no Musée d'Orsay, em Paris
O Pensador foi criado por Rodin em 1880, como parte do grupo escultórico Porta do Inferno, baseado na Divina Comédia de Dante Alighieri.
São 120 pequenas esculturas, cuja maioria ganhou vida independente. 

 Após a visita ao farol, descemos até um certo andar (não me lembro qual), para conhecer um conjunto de salas comerciais, decoradas no estilo dos anos de 1920, para fotografias com chapéus e acessórios da época. 
Estou contemplando os objetos da época e todos estavam bem arrumados. 

 Bustos de Dante Alighieri e Beatrice Portinari em um aparador, com a uma cópia da Divina Comédia ao centro.

Belas lembranças da época! Eu gosto! 

VIDA ATUAL DO PALÁCIO BAROLO 
O Palácio está em pleno funcionamento, com salas para escritórios de contabilidade e advocacia, agencias de viagens, uma escola de espanhol para estrangeiros, uma loja de roupas para tango e um teatro. 

O farol giratório, importado de Milão é original, foi inaugurado junto com o Palácio em 1923, com 300.000 velas de ignição em funcionamento e sua iluminação pode ser vista do Uruguai (parece que há controvérsias). 


O imponente Palácio foi declarado Monumento Histórico, no ano de 1997. 

Conjunto de salas para escritório no 8º andar: Estudio Contable Impositivo (Contabilidade Tributária)

Corredores e escadaria do Palácio Barolo 

DESCENDENTES DE DANTE ALIGHIERI
O Conde Pier Alvise Serego Alighieri e sua filha Massimilla, são produtores de vinho na Aldeia de Gargagnago, pertencente ao município de Sant'Ambrogio di Valpolicella, na província de Verona

Pier Alvise Serego Alighieri é o 21º descendente direto do autor da Divina Comédia. 

Além do vinho, a Villa Serego Alighieri produz, na região das colinas Valpolicella: azeite de oliva, aceto balsâmico, grappa de Amarone, arroz Vialone Nano para risotos, mel de acácia e uma extraordinária geleia de cereja, feita de colheita do próprio pomar. 

Imagem by winerist


Pietro Alighieri (1300/Florença - 1364/Treviso), um dos filhos de Dante, o primogênito, ficou encantado com a beleza da região de Verona e adquiriu em 1353, a posse do vinhedo Casal dei Ronchi. E por lá, vivem até os dias de hoje os descendentes de Dante Alighieri. 
Imagem By winerist
Villa Serego Alighieri  e La Foresteria para a recepção dos hóspedes. 

Ravenna/Emilia-Romagna - Exílio e morte de Dante, em 1321
Gargagnago/Veneto - Descendentes de Dante desde 1353, até hoje

Os descendentes de Dante Alighieri também investem na Toscana, na região de CinigianoVal d´Orcia e Montalcino, em parceria com Sandro Boscaini, presidente da Masi, um dos mais prestigiados grupos de vinho italiano.

Conde Pier Alvise Serego Alighieri, atual patriarca da família Alighieri, recebeu em 2008, como forma de compensação, a mais alta honraria da cidade, Il Fiorino D'Oro, do governo de Florença, quando o Comitê Cultural de Florença revogou o exílio de Dante Alighieri. Que bonitinho, depois de tantos anos! 

BEATRIZ PORTINARI - MUSA DE DANTE ALIGHIERI
Beatrice "Bice" di Folco Portinari (1266-1290)foi uma jovem e bela mulher, era a musa de Dante na Divina Comédia. Foi Beatriz que atuou como guia de Dante, na passagem pelo purgatório e pelos nove círculos dantescos, até a chegada ao paraíso.

Dante divinizou Beatriz na Divina Comedia, proclamando-a superior aos anjos e santos. Ela representava o Mistério da Salvação. A exceção da Virgem Maria, não se conhece outro exemplo tão grandioso da divinização da mulher. Cabe bem aqui, lembrar o que já disse antes, que Dante era membro da Confraria os Fidelli d´Amore, adeptos da filosofia do Amor Espiritual, apresentando a Mulher, como santa e imune ao pecado, destinada a despertar e salvar o homem.

Mulheres deste planeta terra, desde sempre, atenção! Só duas foram imunes ao pecado (Maria e Beatriz), divinizadas, santas. Nós (eu e você, mulher que me lê) estamos até hoje à mercê do machismo podre, proposto pelo cristianismo, digo, pelos pontífices manipuladores desde os primórdios, da Igreja Católica. Que bonitinho! Isto sim, é um dos verdadeiros infernos da humanidade! Quantas foram decapitadas ou queimadas! 

Os Fidelli d´Amore eram livres-pensadores, entendo que contestavam a igreja, assim como vemos em todas as ações e obra de Dante, mas ainda assim, vejo impregnada a ideia da mulher não-santa, como um ser inferior ao homem. 

Beatrice, por Slika Marie Spartali Stillman - 1895

La Casa di Dante - Museu em Florença
A família de Beatriz Portinari vivia em uma casa vizinha à da família de Dante Alighieri. Ele a viu pela primeira vez, quando ambos tinham entre 8 ou 9 anos. 

Nove anos mais tarde, em 1283, Dante e Beatriz reencontraram-se, porém, é possível que nunca tenham trocado uma única palavra. Naquela época, os casamentos eram combinados entre as famílias, por alianças políticas e Dante, desde os 12 anos, estava comprometido com Gemma Donati. E Beatriz casou-se em 1287 com o banqueiro Simone dei Bardi. E ao que relata a história, o amor de Dante por Beatriz, em nada foi modificado. 

Dante e Beatrice, por Henry Holiday - 1883

Do casamento de Dante, em 1285, com Gemma, nasceram provavelmente 3 filhos. Sabe-se que uma filha tornou-se freira e assumiu o nome de Beatrice.  

A suposta tumba de Beatriz Portinari pode ser visitada no centro histórico de Florença, em uma igreja pequena e modesta, Santa Margherita dei Cerchi. Muitas pessoas depositam no local bilhetes para Beatriz, pedindo conselhos amorosos, como acontece em Verona, com a famosa Julieta, amada de Romeu.

Os créditos das imagens que seguem são de tripadvisor.es
Tumba de Beatriz Portinari na Igreja Santa Margherita dei Cerchi 
Parece não haver provas de que os restos mortais de Beatriz Portinari estejam na Igreja Santa Margherita dei Cerchi. A tumba pertence a família Portinari. E naquela época, as mulheres casadas eram sepultadas na tumba pertencente à família do marido. Mas, uma lenda rende muitas histórias e compensações. 

   Tumba de Beatriz Portinari na Igreja Santa Margherita dei Cerchi
Folco Portinari era banqueiro e pai de Beatrice Portinari. Segundo a Wikipédia, ele foi o fundador em 1288, do principal hospital do centro de Florença, o Ospedale di Santa Maria Nuova. O hospital está ativo até os dias de hoje. 

Fachada da Igreja de Santa Margherita dei Cerchi, Florença 
Diz a lenda, que foi nesta igreja que Dante viu Beatrice e que casou-se com Gemma. É uma das igrejas mais antigas de Florença, com registros desde 1032.  

CURIOSIDADES
"Em 2007, artistas da Universidade de Pisa e engenheiros da Universidade de Bolonha em Forli, completaram o modelo revelador, que indicou que as características de Dante eram um pouco diferentes do que se pensava." - Fonte: Wikipedia


 Mural de Dante Alighieri em Ravenna, na via Giuseppe Pasolini, realizado pelo nosso brilhante e brasileiro Eduardo Kobra, com mais de 50 obras realizadas nas ruas do Brasil e de outros 17 países. 
Imagem créditos - Maps Google 

Imagem Créditos - buenosaires.ar
O Palácio Barolo indicado, na foto acima, pela seta e a Avenida de Mayo, avenida que foi inaugurada em 1894.

CONCLUSÃO? DÚVIDAS? 
Foi um passeio notável, uma visita ampla de aventura, belezas artísticas e de uma vista panorâmica extraordinária. 

O motivo da construção do Palácio Barolo? 
É oculto, mas em parte, entendemos que é uma homenagem a Dante Alighieri. Que o propósito era atender os desejos de Dante na Divina Comédia, mantendo assim, a localização dos seus restos mortais no purgatório e na mira do paraíso, alinhados com a Constelação do Cruzeiros do Sul, como na Divina Comédia. Será que Luis Barolo e Mario Palanti conseguiram?

Na Divina Comédia, o inferno e o purgatório estão localizados no hemisfério sul do planeta, onde também está localizada a cidade de Buenos Aires. Dante se reconhece no purgatório, confessa o pecado de luxuria. A localização do Palácio Barolo, alinhada com a Constelação do Cruzeiro do Sul, está em conformidade com os desejos de Dante Alighieri, na sua opera d'arte, a Divina Comédia. Assim se explica, em parte, a intenção de Luis Barolo e Mario Palanti em manter os restos mortais de Dante Alighieri no Palácio Barolo. Porém, muito há de oculto nesta história, como por exemplo, a ideia de uma expansão imperial, ligada ao fascismo, que Mussolini pretendia estabelecer em todo o planeta. 

 E quanto aos restos mortais de Dante?
 Cada um deverá tirar a sua própria conclusão, mesmo que for nenhuma ahaha, ou mesmo achar que criou-se toda uma história com o propósito de que as cinzas de Dante permaneçam ainda mais ocultas. Quem poderá saber... 

Por que Luiz Barolo (Palácio Barolo em Buenos Aires) suicidou-se? E por que um dos irmãos Salvo - Jose Salvo (Palácio Salvo em Montevidéu) morreu tragicamente em um acidente, na realidade um assassinato? Mortes ocorridas antes de seus palácios serem terminados. 
 Os Palácios Barolo e Salvo foram edificados por Mario Palanti e são conhecidos como Palácios Gêmeos. 
Todos (Luis Barolo, Jose Salvo e Mario Palanti) eram imigrantes italianos, ligados a maçonaria, provavelmente, relacionada com a Fede Santa (Dante Alighieri), na Itália.


Imagem créditos - El Rascacielos Latino  

E digo mais, voltarei ao Palácio Barolo, talvez a noite, quem sabe, não sei... talvez para ver se encontro Dante e Beatrice, celebrando a eternidade de suas histórias. 

Posso ver as suas mãos segurando taças de estanho, brindado com um tinto malbec, uva muito bem adaptada em solo Argentino. E não poderia ser diferente, pois seus espíritos estariam vagando no hemisfério sul, como desejou Dante na Divina Comédia, exatamente em terras que produzem vinho e asado em perfeito matrimônio. 

Esperto este tal Dante Alighieri: hemisfério sul, bons tintos, carne de excelente qualidade - macia e suculenta, tudo isso combinado com sua amada e bela Beatrice. E ainda, uma cúpula aos moldes hindus, nas alturas, para celebrar o amor, na mais alta esfera tântrica e gozo real. Madonna mia!


Bife de Chorizo corte Mariposa - Serve duas pessoas com alegria 
Quando a visita no Palácio Barolo terminou, era hora do almoço. Com os pés na Avenida de Mayo, pegamos um UBER, rumo ao Bodegón El Desnível, no antigo, belo e boêmio Barrio de San Telmo. 

O que é um Bodegón
O vídeo é meu - 50 segundos 
 Lembram as nossas cantinas, são administrados por gerações de famílias que servem comidas com alma porteña, porções generosas e preços acessíveis, receitas caseiras e muito saborosas. Os clientes são de todas as idades, geralmente famílias de porteños e os mozos - garçons, são os verdadeiros patrimônios dos bodegones

A decoração e as louças não são de grande importância, as paredes são assinadas pelos frequentadores, com frases reflexivas ou engraçadas. 

O tiramisù é inesquecível e pode ter muito salame e presunto pendurados no teto. 

Nos bodegones porteños a alegria impera e não é um local silencioso. Muitos brindes, tanta charla e gargalhadas. 

O vídeo é meu - 1m20seg 
 Os parrilleros são maestros especializados em assar carnes. Apreciar o movimento da churrasqueira ou parrilla é um evento.

El Desnível tem endereço na calle Defensa 855, a mesma rua da famosa feirinha aos domingos e muito perto do Mercado de San Telmo, onde não deixo de comprar as ervas secas, selecionadas e misturadas, para o meu chimichurri. No Brasil eu preparo, hidrato e degusto, pois recebi a receita de uma gentil e generosa senhora, dona da barraca de minha preferência.   

Terminado o suculento banquete, decidimos caminhar pelas ruas de San Telmo e como era verão, janeiro de 2018, a parada para refrescar foi no Café La Poesía, típico Café Notable
O que é um Café Notable? São Cafés preservados historicamente e tombados pelo patrimônio, já foram palco de eventos históricos, culturais e literários e seus frequentadores erram personalidades marcantes da boêmia artística de Buenos Aires.


Imagem créditos - turismo.buenosaires
A foto externa do Café La Poesía não aconteceu, esqueci. Mas tirei fotos internas, como seguem abaixo: 




 O café!
Estava bom? Gostei? Não! Pedi um café curto ou ristretto e veio o que se pode ver na foto acima: muito café, embora estava perfumado e com uma espuma cremosa. 
Mas vale aqui ressaltar, em Buenos degustei cafés incríveis, que em outra postagem irei falar. 

Agradeço com um abraço afetuoso, aos que viajaram comigo até aqui! E aos que não viajaram na integra, não faz mal algum, deixo igualmente os meus abraços e carinhos!
Beijinhos a todos! 
  






73 comentários:

  1. Boa tarde, querida amiga Maria Gloria!
    E uma postagem para aprender com você sobre lugar e vi, com alegria, o monumento no Uruguai onde tenho uma foto com meninos pequenos.
    claro que não me derive no post todo. Isto o farei com calma.
    Por ora, feliz em lhe ver postando e saber que está bem, querida.
    Alegrou mais ainda meu Sábado.
    Deus a abençoe muito!
    Bjm fraterno e carinhoso de paz e bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *claro que não me detive, quis dizer...
      Bjm e voltando a apreciar os cafés... sei que degustou um bom alfajor... Hum!

      Excluir
  2. Olá Maria da Glória!Feliz que tenha voltado ao blog e que viagem linda fizeste. Grata por partilhares! Bom fim de semana amiga,beijinhos!

    ResponderExcluir
  3. Olá querida Maria Gloria!

    Estou muito feliz por você ter voltado para nós. Senti sua falta e suas histórias.
    Você nos mostrou um ótimo lugar e arquitetura maravilhosa.
    O Barolo Palace é fantástico, é um edifício incrível.
    Dante é um poeta medieval único.
    Eu envio beijos e saudações da distante Polônia.
    Lucja

    ResponderExcluir
  4. Maria Gloria!
    Fico feliz que você voltou e está tudo bem com você.

    Abraços e saudações:)
    Lucja

    ResponderExcluir
  5. Ufa, cheguei!Maria da Gloria , nunca imaginei essa caminhada íngreme até o céu!qui fui descendo em meio a tantas maravilhas mostradas. Fiz um toura lugares que me eram desconhecidos, até então. Sempre fui fã da divina comedia de Dante, que para mim e´uma obra literária impar escrita por um dos ,maiores escritores de todos os tempos, e sua viagem até hoje, nos impressiona com sua riqueza de detalhes. Um colosso de postagem e que nos atrai para dentro, de forma gostosa e movida pela curiosidade. Amei e viajei! Grande beijo. Feliz fim de semana.

    ResponderExcluir
  6. Dearest Maria Glória,
    Wow, you published a book-format here but I managed to go through it.
    So many question marks remain that will never ge solved...
    Indeed, poisoing or whatever fate but how tragic after creating such architectural high style.
    Sending you hugs,
    Mariette

    ResponderExcluir
  7. Maria da glória... Teus posts de viagem ou de gastronomia são especiais pois mostras muito bem detalhes, mesclas com fotos as particularidades, o teu lado de bom humor ,a vida real e história. Vale muito te ler e os fazes com dedicação e carinho que se percebe logo! Adorei mais essa viagem contigo e até senti o vento das varandinhas. Claro que depois dessa visita, um bom cardápio com direito ao bom vinho e café... beijos, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  8. Olá, Glorinha, querida!

    Por incrível k pareça, li o post todo, todinho e não me cansei, bem pelo contrário, pke mesmo desconhecendo eu esse Palácio, que é frondoso e deslumbrante, há História em cada beco, canto e recanto dele e de teu post e claro, que encanto pra mim!

    Tudo bem relacionado, integrado e "exageradamente" -rs explicado, mas mesmo assim não conseguimos chegar a conclusões reais, verídicas, pke a História não é uma ciência exata e "quem conta um conto, lhe acrescenta um ponto", como diz o provérbio popular.

    Tu te baseaste em fontes escritas, algumas orais, a explicação dos guias e em muitas monumentais, mas mesmo assim, isso é, infelizmente, insuficiente para k compreendamos tanta correlação, mistério, esoterismo, magia, fantasia, interesses de um ou outro lado (não teus) e alguma realidade.

    No meio disso tudo surge Dante, um dos maiores poetas da Antiguidade, sua obra, a Divina Comédia (repara só no título k ele escolheu para dar à obra) e seu desentendimento com a política e dogmas da Igreja. Essa sempre foi poderosa, mas nem sempre verdadeira, daí a obra de Dante ser bem clara, explícita e sujeita a "n" interpretações.

    Pergunto: existe purgatório, inferno e céu? Ponho céu em último lugar, pke para chegarmos até lá o acesso é tão apertadinho e íngreme (cuidado com os ombros -rs), k tu te viste "grega" para veres o céu -rs, falo do céu do Palácio Barolo, logicamente.

    Desconhecia k a terra tinha outro movimento, para além do de rotação e translação, e daí Barolo querer trasladar os restos mortais de Dante, de acordo com a constelação do Cruzeiro do Sul, para o Hemisfério Sul. Bem, ele até pode ter tido suas razões, mas Dante, vida e obra se desenrolaram no Hemisfério Norte, sempre, e não digo isso por viver num país desse hemisfério, não, mas pke foi, assumidamente, verdade.

    Gostei de te ver sentada naquela sala antiga. Pareces uma executiva. Os objetos, k nos mostras são um prazer para os olhos, tal como a vista de k desfrutaste lá de cima nas varadinhas.

    Provaste os vinhos? Sei k gostas de experimentar. Não fiquei de amores pelos bodegones, pke há mto barulho, confusão e a refeição nem cai bem no estômago, acho eu. Prefiro ambientes mais calmos e preferencialmente tête-à-tête (RISOS).

    Mi gustam Cafés Notables, oui, pke têm nomenclatura francesa e já foram palco, encontro de muita cultura, glamour e intelectualidade.

    Tiveste sensações, k nunca mais vais esquecer e isso é o mais importante numa viagem a qualquer país ou cidade.

    Gostei mto da tua forma de descreveres o k ias vendo, sentindo, ouvindo e fazendo vídeo, ainda por cima, mas esse post não tem receita culinária, paparoca. Era só pra eu ler, pke tu sabes k no me gusta cozinhar, nem sei.

    QUE POST TÃO INTERESSANTE E COMPLETO!

    Grata por tua visita e comentário tão agradável deixado no meu blog.

    Bisous, ma chèrie and a good week.

    ResponderExcluir
  9. Uma perguntinha: mudaste o Design de teu blog? Que florinhas soft e amorosas! Parabéns! É primavera!

    Beijinho, beijinho!

    ResponderExcluir
  10. Passeio fantástico... Gostava de fazer um dia...
    Espero que esteja tudo bem consigo... Já não falamos à muito tempo...

    ResponderExcluir
  11. Oi Maria da Glória, que viagem interessante! Fugindo dos circuitos óbvios e descobrindo preciosidades!
    Sabe que nunca visitei a Argentina? Vou colocar na minha lista, Buenos Aires parece ser muito bonita....
    Quantas coisas interessantes num só post! Adorei o fundo novo do blog, muito delicado e mimoso
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Caríssima Maria Gloria e Dom Luiz.
    Domingo passado quando abria o teu espaço maravilhoso, deparei-me ao que me pareceu a torre do Palácio Salvo, no momento em que Sandrinha chamou-me para receber o nosso filho Franco que estava chegando com sua esposa Liane. Por um momento pensei tratar-se do Salvo, entretanto naquele momento, ansioso para rever o filho, numa passada d’olhos, li que se tratava do Palácio Barolo.
    Voltei e li este maravilhoso post e para quem gosta de ler e aprender foi uma quase magia, uma aula maravilhosa. Parabéns pelo excelente trabalho, fotos lindas e momentos de pura aventura, numa volta ao passado não muito distante. Vi Dom Luiz e tu em fotos maravilhosas. Parabéns à fotógrafa e ao fotografo.
    E fico cá bombeando enquanto sorvo um amargo, o que se passava na cabeça deste homem que tal e maravilhosa obra fez e qual seria o verdadeiro sonho?
    Seria trazer os restos de Dante ou seria uma apaixonada loucura por este escritor, poeta e político? Talvez nunca venhamos saber, porém ficou essa obra maravilhosa en la Reina del Plata.
    Porém lendo o “Ut portet nomen eius coram gentibus”, realmente vejo que foi ele quem levou o seu nome à frente das nações e ficara eternizado nesta obra ímpar.
    Fiquei maravilhado com tão bela publicação e já está anotado. Próxima ida à Cidade de Buenos Aires este passeio com certeza será feito.
    Passei diversas vezes em frente a esse Palácio e não fazia a menor ideia de tudo isto que o envolve, com tamanha graça e esplendor a história magnífica deste edifício, um ícone em Buenos Aires, assim como o é um ícone o Salvo em Montevideo, o Martinelli em São Paulo e também não podemos esquecer o magnífico e arrojado Copan, do nosso arquiteto maior, Oscar Niemeyer. (Muitos não gostam).
    Fan-tás-ti-co!
    Parabéns por este excelente post.
    Beijos e abraço ao casal Paulistano e que tenham um belíssimo final de semana que se aprochega devagarzito sem levantar polvadeira, no tranquito picado.
    Sandrinha e Pedro.

    ResponderExcluir
  13. WOW che magnifico tour fotografico! Grazie.
    Un abbraccio
    enrico

    ResponderExcluir
  14. Magnifica reportagem fotográfica, que linda e interessante viagem.
    Fiquei muito feliz por a ver voltar e adorei o novo look do seu blogue.
    Bom fim de semana
    Beijinhos
    Maria
    Divagar Sobre Tudo um Pouco

    ResponderExcluir
  15. Olá, minha linda e queridinha amiga!

    Hoje, estava pensando passar por aqui, mas tenho alg. comentários em atraso, mas pra mim posso mudar a ordem dos fatores e ou parcelas, que o resultado não se altera. Ai, como eu sei Matemática -rs! Felizmente k pra mim e pra todos, podemos sempre trocar a ordem da maior parte das "coisas", pke o resultado dá sempre o mesmo.

    A comutatividade me encanta. Sabes como sou e para mim, tanto faz caminhar de leste para oeste como o contrário, pke o resultado vai ser sempre a beleza daquilo que vejo e aprecio.
    Se 2x3 são 6 e 3x2 não tivesse como resultado seis, eu me sentiria "presa", incomodada e infeliz, creio mesmo. A mudança é necessária, em tudo, e mtas vezes aquilo k nos parece um "abismo" não é.

    O Brasil parece morno, triste, me dizias, e parece k não há solução à vista. Há sempre solução pra tudo, excetuando pra morte, portanto, vamos pensar, eu quero k todos os brasileiros, sem interesses partidários, pensem, positivamente. Olha o México e a Venezuela! Estão quase caindo, de "Maduros".

    Hoje, aqui, está cinzento e tem chovido, de vez em qdo, mas estamos no "famigerado" outono e é esse o "prato" que ele nos serve.

    Voltarei, aqui, assim espero, para esmiuçar melhor teu post, pke há partes, k passei um pouco ao lado e há mta beleza e riqueza naquilo k dizes e nos mostras.

    Se sinta abraçada e ao seu lado, sempre e no próximo domingo ainda mais. Sem dramas, Glorita, tá? Já falei desse assunto com o Pedro, que tem uma visão diferente da minha, mas entendo as razões dele e ele "aceita" ou se esforça por "aceitar" as minhas.

    Um grande beijo e abraço meu e de Portugal, que embora mto pequenino está de braços abertos para vocês.

    ResponderExcluir
  16. Obrigada pela partilha.
    Adoro aprender e gosto muito de Dante e de história.
    Gostei muito do teu blogue!

    Re: É verdade, nunca sabemos onde nos podemos reencontrar a nós próprios.
    Obrigada

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  17. Querida Glorinha, é sempre um prazer imenso receber a sua visita.
    Adorei acompanhar a sua viagem à essa cidade que também um dia a mim me encantou, bem como essa incursão no rico Renascimento.
    Beijo grande da Nina

    ResponderExcluir
  18. Amadinha
    Esta tua postagem é um verdadeiro monumento!
    Dizes - "Sei que postagens longas são cansativas" - Por vezes assim acontece e penso que será um dos motivos que levou muitas/os blogueiras/os a "emigrar" para o Face, onde tudo é muito mais "soft"... e, por isso mesmo, dá menos que pensar 😜. Mas isso é outra conversa, e está fora do contexto...
    Pois eu considero que esta tua postagem - MAGNÍFICA - não é nada cansativa. É necessário, sim, dispor de tempo suficiente para lhe prestar a atenção que merece. Tempo de que, infelizmente, não disponho nesta altura. Não sei se te disse que uma das minhas filhas sofreu um enfarte do miocárdio, bastante grave, e está em minha casa. Como podes imaginar... a maior parte do meu tempo é para ela. Os motivos... explicar-te-ei brevemente, por mensagem interna, no Face.
    Vi, da tua postagem, talvez... uma quarta parte. Para além de te dizer que gostei imenso... não tecerei mais comentários. Guardo-os para o final, quando vir a postagem completa.
    Por agora... deixo-te a habitual abada de beijos e abraços, e todo o meu amor fraternal.

    Continuação de boa semana.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderExcluir
  19. Cheguei ao final Maria Glória, como tu chegaste ao nível do céu, mais apertadinho, e daí tive as lindas vistas sobre toda a vertente cultural que o teu post oferece ! espetáculo, amiga:)
    aprendi um montão de coisas, e esse palácio é fabulosos com todas as historias e lendas associadas :)não me passava pela ideia como seria Buenos Aires,
    lindo panorama daqui, dessa varandinha !
    e os símbolos maçons e templários, olha que muito me fascinam e já que não temos medo deles, então há que descobri-los !

    temos vários por aqui
    os templários são famosos por terem tido em Tomar a maior sede do mundo em termos de riqueza e de tamanho, é o convento de Cristo, também fabuloso, com a sua Charola, magnifico altar semelhante ao templo de Jerusalem

    https://www.youtube.com/watch?v=41EV5yOZcVU
    A incrível Charola Convento de Cristo - Tomar - Portugal

    https://www.youtube.com/watch?v=BgY4vuKPn24


    em 2019 haverá a grande festa dos Tabuleiros, antigamente dedicada ao Espirito Santo e às ofertas do pão, etc. e que se organiza em Tomar de 4 em 4 anos
    https://www.youtube.com/watch?v=Wep6yj2eLH0

    temos ainda a Quinta da Regaleira cheia de símbolos maçons que é deslumbrante:
    https://www.youtube.com/watch?v=efqG6QEm7Dg

    beijinhos amiga
    boa semana
    Angela

    ResponderExcluir
  20. Nossa.. que tratado maravilhoso este!
    Fiz junto o passeio, li, em alguns pontos reeli em outros só passei as
    imagens em outros pontos fiquei nos detalhes, comidas, vinhos, artes, etc.
    Essa cidade é encantadora demais! faz muitos anos que não faço um passeio desses
    mas sei que é maravilhoso.
    Se tu casares informações aqui e acolá vai tirar suas próprias conclusões entre sumiços, etc
    envolvendo essa teia com esses personagens, mas isso é outra história k.
    No meio te tanto problema especulações e até conspirações que o Brasil enfrenta é melhor curtir os lugares, as belas paisagens e a gastronomia em geral. k
    O post é longo sim, mas muito elucidativo e prestas um serviço a cultura.
    Óbvio que passarei mais vezes para ver imagens mais pontuais.

    Não posso deixar de agradecer sua presença lá na casa em posts anteriores e desejar
    a ti e aos teus um bom começo de mês de novembro.
    PAZ E BEM.

    ResponderExcluir
  21. Oi, Maria Glória!
    Quanta coisa interessante aprendi hoje com seu post, gostei do seu bom humor em relação ao seu esforço em chegar ao paraíso, rs, mas com certeza valeu a pena.
    Espero que esteja bem e que tenha um ótimo mês.
    Um abraço
    Sônia

    ResponderExcluir
  22. Oi, querida amiga!

    Adorei tudo o k me enviaste. Lindo, lindo! Depois, falaremos.

    Sei k agora já estás melhor, pke o calor abrandou e aqui o frio aumentou.

    Estive olhando as fotos daqui e fiquei ainda mais entusiasmada. Qta beleza e História!

    Vocês viveram momentos únicos e sempre lembrarão essa viagem.

    Grata por tu visitinha e tão amistosas palavras. Esse poema me foi pedido por uma conhecida minha, k terminou um relacionamento amoroso e eu, com alg. esforço, lá o consegui escrever.
    Minha temática é outra. Nunca vivi uma situação sentimental do género, pke sei bem o que quero.

    Beijos, abraços e boa semana.

    ResponderExcluir
  23. Glorinha querida, me perdoe, mas não consegui achar a mensagem que me enviou para o Instagram privado(?). Terei que pedir ajuda à minha filha, já que -reconheçamos - sou quase analfabeta no que às novas tecnologias diz respeito. Tenha uma feliz noite. Aqui Inverno rigoroso. Beijinhos

    ResponderExcluir
  24. Gloria, Glorinha
    Que post mais lindo !
    Viajei e viajaria mais vezes contigo e Dante que me perdoe , ainda bem que os restos mortais ficaram por lá . Ficou o sonho do Barolo e sua determinação em construir tão belo monumento
    Gosto de estar aqui e ver como retratas uma viagem . Ao término sempre pincela com diversão e romantismo. Pude ver as mãos do casal entrelaçadas num brinde com Malbec
    Ah Glorinha só tu !
    Eu sempre admiro como você anota tudo e depois relata com fieldade e graça
    depois vou assistir ao vídeo de uma hora. Belíssimo

    fiz um teste de comentário pois tive um dos emails invadido e até mudei o plano de fundo do meu blog. Também ele andou vasculhado .

    bjs
    adorei nossa viagem

    ResponderExcluir
  25. Olá Glorinha!
    Eu amei sua postagem, nota mil. Isso que é arte minha amiga. Sou fascinada por arquitetura. Essa imagem do Palácio Barolo é magnifica, linda fachada. Já conhecida por fotos recebida de amigos, mas não sabia dessa grandiosidade dos detalhes que você tão bem explicou. Todas as fotos são de uma beleza sem igual. Muito bem explicada nos mínimos detalhes. Esse trajeto pela escada deve ser bem cansativo, ainda mais sendo como um caracol. Mas valeu a pena no final né? A vista é maravilhosa e as fotos estão belíssimas. Fiz uma viagem na sua reportagem. Você daria uma ótima guia de turismo. Passarei ainda depois pra ver com mais calma, tem muita coisa que deixei pra olhar mais devagar.
    Um beijo e um sorriso.😘😃💙
    Uma ótima sexta, um ótimo mês de novembro.

    ResponderExcluir
  26. Olá Paulistanos, Maria, Dom Luiz e Marianinha.
    Passei novamente aqui para admirar este maravilhoso post, e agradecer as visitas a meu espaço, desejando muita saúde e paz.
    Barolo é uma verdadeira maravilha de la Reina del Plata, que me faz sonhar em visitá-lo numa próxima viagem à belíssima Buenos Aires. Rever estas fotos é para mim uma viagem a uma das mais belas cidades do Cone Sul. Beijos e abraços e como sempre um especial à Marianinha.
    Bom fim de semana.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  27. Que passeio interessante. Beijinho e Feliz semana.

    ResponderExcluir
  28. Olá, querida Glorinha!

    Ora, cá estamos nós, de novo, na magnífica descrição, k fizeste deste maravilhoso e "atrevido" (para a época, foi bastante arrojado, sim) Palácio da década de 20, 1920, obviamente. É sempre um encanto rever teu post enorme e mto explicativo. Eu, k nunca estive lá, até parece k já lá estive, só com a leitura de tuas palavras. É assim, k eu gosto. Amo pormenores e tudo tim tim por tim tim -rs.

    Todo o edifício é imponente e não posso, nem devo elogiar mais "isso" do que "aquilo", pke no seu conjunto ele é bem harmonioso, aliás, eu não vi ainda nenhum monumento, desse jeito e envergadura em nenhum lugar do mundo. Eu não viajo mto, é verdade, mas Paris tem uma arquitetura mto rica e mto bonita, mas não é como esse Palácio. Esse tem algo de diferente, k eu não sei explicar.

    100 metros era uma altura brutal em edifícios para a época, mas seu mentor/idealizador, o de nome Luís Barolo (o Palácio levou o nome dele, o k tem toda a lógica), como tu bem referiste sabia o k estava fazendo, assim com o arquiteto por ele contratado, ambos italianos vivendo na Argentina.

    Que pena ele ter morrido tão cedo e não ter assistido à inauguração do seu "filhão"!
    Suicídio ou envenenamento, são duas causas mto prováveis para sua morte. Quem não estava de acordo com seus pensamentos e até tinha uma certa inveja, pode mto bem tê-lo envenenado. Por outro lado, ele talvez se sentisse mto desgostoso com o k diziam do monumento, k estava torcido e k cairia. Colocar todo o nosso interesse e dinheiro numa obra e ela não ser apreciada, nem passar junto dela por medo ou qualquer outra causa, deve dar frustração ao mentor, suponho eu.

    Olhei há pouquinho a fachada durante 1 ou 2 minutos e ela é impressionante e poderosa. Toda neorromântica e neogótica, como tb disseste, com imensos detalhes e muito ornamentada. É um monumento de "peso", sem dúvida.

    Estive vendo com olhos de ver e serenamente o 1º vídeo, k colocaste (Palácio Barolo Tours), e, de facto, o Palácio é tudo aquilo, k tu nos contaste e mais aquilo, que talvez não conseguisses ter visto.

    Um pormenor engraçado e com gosto é os guias estarem vestidos à época. Que interesse, deve ser!

    E por hoje, a viagem terminou. Voltarei, decerto, para continuar a explorar essa completa e atraente publicação.

    Beijos, um enorme abraço e bom weekend.

    ResponderExcluir
  29. Oi maria Gloria! Postagem maravilhosa, rica, uma verdadeira aula de História com toque pessoal em detalhes, fotos lindas...
    Na foto do "fantasma" juro que vejo cachorro!:)
    Achei o palácio estupendo e cheio de magia nesse elo com as pessoas citadas...que fantástico é a história e seus desdobramentos. Pena que a maioria hoje não liga para ela, veem tudo a partir de seu umbigo, de seu hoje, como se não tivesse nenhuma ligação com o passado.
    Tenho certeza que foi um passeio maravilhoso, obrigada por produzir e compartilhar conosco essa preciosidade.
    Obrigada pelos comentários todos, li com muito carinho cada palavra, desanimeu um cadinho, mas não quero perder o pique total.
    E vc também, quando se sentir disposta, poste!
    Abração!

    ResponderExcluir
  30. Oi Maria, como está?
    Nossa; sempre tem coisa nova para ver neste post.
    Há muita riqueza de imagens.

    Boa entrada de mês de dezembro.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  31. Oi, Glorinha!

    Relendo algumas partes do teu post, sempre um prazer, e revendo o maravilhoso Palácio Barolo, tão, tão invulgar como já referi anteriormente.

    Considero esse teu post o melhor desde que conheço e comento teu blog. É longo, sim, requer leitura e apreciação faseada, mas vale bem a pena.

    Imagino o prazer, k essa viagem te deu, embora eu não goste mto de sair de meu cantinho, mas há cidades, edifícios, lugares, onde já fui tantas vezes e estou pensando em Marraquexe, cidade que visitei e onde já estive muitas vezes, nem sei quantas.

    Grata por tu passagem pelo meu blog e pelo precioso e atento comentário. Já vi, tb, dança do ventre ao vivo, várias vezes, e estou de acordo contigo qto à música.

    Beijos e um sincero abraço. Aqui chove, tem chovido todo o dia copiosamente. Que farta eu estou desse tempo! Tal como tu, anseio a chegada de janeiro e desejando k dezembro termine. Nesse mês as pessoas são todas mto "boazinhas", desejam o "melhor" do mundo às outras e usam e abusam do cinismo. Não dá pra mim. Quero sossego e afastamento.

    Bom final de semana.

    ResponderExcluir
  32. Cara Maria Glória,
    passando por aqui, por este longo passeio, onde fiquei a conhecer tantas coisas !
    deixo votos de feliz mês de Dezembro :)
    Angela

    ResponderExcluir
  33. Glorinha, minha querida
    Consegui agora uns minutinhos mais ou menos sossegados e decidi vir aqui ver um pouco mais da tua postagem.
    Como te disse ela merece ser vista com olhos de ver, por isso prefiro apreciá-la aos poucos, nem que para isso demore alguns meses 😁
    Vou passeando contigo, vendo o que tu viste, apreciando as tuas palavras... e tudo isso é muito bom.

    Aquele esquema que usas no Face é maravilhoso! Nem imaginas quanto gosto de te ouvir. Mas muito brevemente vou fazer-te outra proposta ainda melhor.
    A minha filhota está francamente melhor. Estamos planeando a sua mudança para a casa nova dentro de duas semanas, mais ou menos. Depois disso... já poderemos falar à vontade. Por enquanto procuro dar-lhe TODO o apoio, pelo menos enquanto estiver cá em casa.
    E pronto, minha querida. Ficamos por aqui, por agora.
    Beijos, muitos, muitos, muitossssssssssssssss.

    Continuação de boa semana.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderExcluir
  34. Olá, Glorinha!

    Espero k estejas já mais fresquinha e que o tempo tenha esfriado um tantão pra ti.

    Sempre k entro nesse teu post, fico rendida à beleza e informação k o mesmo contém. O Palácio Barolo tem uma História mega interessante e é talvez o elemento principal da tua postagem, talvez, escrevi eu, pke tudo nesse post nos transmite cultura e conhecimento.

    Olhei e reolhei as fotos, como se nunca as tivesse visto, mas a grandeza delas é muita e meus olhos não conseguem abranger tanto em meia dúzia de vezes.

    Obrigada por esses momentos bonitos de leitura e de viagem.

    Beijos, bom fim de semana e k o tempo fique a teu jeito.

    ResponderExcluir
  35. Hello Dear Gloria!
    I wish you Christmas filled with magic, wonder and love.
    Lucja

    ResponderExcluir
  36. Olá, minha querida!

    Então, como te sentes? espero k melhor.
    Por aqui, continua o frio e embora haja sol, ele é mto fraquinho e aquece pouco.

    Estou de férias, como sabes, e levantei-me tarde e só agora vou almoçar, frugalmente. Depois, vou proceder aqui a umas arrumações, tarefa k sempre faço em férias.

    QUERO QUE O UNIVERSO CONSPIRE A TEU FAVOR NOS 365/6 DIAS DO ANO E QUE 2019 SEJA UM ANO PROFÍCUO PARA TODOS NÓS!

    Beijinhos e um bom abraço.

    ResponderExcluir
  37. Minha amiga passei para desejar a si e à sua família e amigos, um Natal muito Feliz e um Ano Novo onde apenas cintilem estrelas de alegria trazendo com elas saúde, paz, amor e sonhos realizados.
    Beijinhos
    Maria
    Divagar Sobre Tudo um Pouco

    ResponderExcluir
  38. Hello, dear friend !!
    Merry Christmas to you and your family !!
    Greetings

    ResponderExcluir
  39. Oi Maria, como vão as coisas do lado de cá?
    Muita comida gostosa? nestes dias festivos?
    Passando para te desejar uma boa entrada de ano junto aos teus.
    E agradecer a sua presença este ano lá na casa que está a se encerrar.
    Te desejo muita saúde! porque sem ela não dá pra fazer quase nada... e com
    certeza muita PAZ.
    E até 2019.

    ResponderExcluir
  40. Oi, Mari Glória!
    Saudade das suas postagens, também eu, quase não tenho atualizado o blog, espero poder fazer isso com mais frequência no ano que já está chegando.
    Hoje, vim para te desejar um ano de 2019 com muita luz, que possa ser uma ano com mais levezas e alegrias.
    Um abraço com muito carinho,
    Sônia

    ResponderExcluir
  41. Olá, Glorinha, querida!

    Que te dizer nesse dia? Não sou de ligar a datas, mas no final de um período de 365/6 dias, a gente se sente como se fosse mudar de casa. Queremos quase tudo novo, incluindo nossas almas, no sentido de coração, quero dizer.

    Quero para ti e família um NOVO ANO VENTUROSO, RENOVADOR, COM SAÚDE E DE IMENSO AMOR.

    Grata por termos sido tão cúmplices uma da outra e por nossa amizade ter crescido e se solidificado. Para o ano, estaremos cá para continuar essa tarefa gostosa.

    Fiquei mto feliz e contente com tuas palavras no meu blogue. O Universo sempre conspirará a teu favor, a nosso favor!

    Beijos, um abraço gigantesco para ti, Mari e todos vocês da família.

    FELICIDADES E MUITA PAZ INTERIOR E EXTERIOR!

    ResponderExcluir
  42. Olá, querida amiga!

    Pra começar HAPPY NEW YEAR para ti, família e teu bloguinho.

    É sempre com prazer, que revejo essa imagens maravilhosas e te imagino no Palácio Barolo e em outros locais fascinantes, k aqui mostras.

    Finalmente, estamos sem festejos incomodativos e desnecessários. Carnaval será a próxima animação/alienação. Não curto, mas não me incomoda, pke em Portugal o carnaval é pouco festejado, mas aí…!!!!

    Beijos e as melhoras do teu marido.

    ResponderExcluir
  43. Uma partilha valiosa em cultura, conhecimento, arte, religiosidade, enfim, uma fonte riquíssima que jorra informações preciosas para acrescer nossos conhecimentos. Parabéns pela pesquisa e o partilhar!
    Beijos e feliz semana!

    ResponderExcluir
  44. Glorinha querida, nem sei com agradecer os seus comentários ... espero continuar a merecer o seu tempo e o seu carinho!
    Espero que o tempo tenha apaziguado os seus ardores insuportáveis. Vi na TV grandes inundações provocadas por chuva forte, na região de S. Paulo.
    Por aqui cada dia mais frio que o anterior. Hoje amanheceu com um vento forte e cortante, vindo das regiões polares. Não apetece sair de casa. Aqui, com o aquecimento ligado e a lareira acesa está-se muito bem. Esta noite tenho um jantar e uma enorme vontade de me esquivar, mas parece que não tenho como . lá terei que enfrentar as baixíssimas temperaturas desde o estacionamento até ao restaurante.
    Para hidratar tenho bebido litros e litros de chá!
    O que é certo é que é muito mais fácil contornar o frio do que esse calor infernal e, entre os dois, não hesito e fico com o frio.
    Um beijo enorme da Nina

    ResponderExcluir
  45. Através do seu post eu viajei com você, obrigado por compartilhar. Saudações da Andaluzia

    ResponderExcluir
  46. Oi Maria,
    Cada vez que passo a barra sempre percebo coisas novas neste
    post; uma coisa aqui e outra ali me salta aos olhos.

    não sei como está na tua cidade mas por aqui
    o calor está a maior sofrência não me lembro de passar tanto calor assim;
    O negócio está bruto as minhas olheiras parecem mais óculos escuros
    nem sei se alguém consegue dormir nesse calor k.
    r. mas com certeza ainda bem que estamos todos no julgo da lei
    da impermanência.
    E daqui a pouco tudo muda novamente e outros capítulos da vida
    são escritos.
    Obrigada pela sua sempre presença na casa e apreciar meu simples jardim.
    Boa continuação de finalzinho de mês.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  47. ARGENTINA UN PAIS HERMOSO!!!
    ESTE EDIFICIO DE LA EPOCA BUENA DEL PAIS.
    SI ES MUY PARECIDO AP PALACIO DE MONTEVIDEO.
    LINDAS FOTOS Y MUCHOS RECUERDOS.
    CHAUCITO

    ResponderExcluir
  48. Olá, Glorinha, querida!

    Já há um tempinho, que não passava por cá e não me deliciava com as imagens sumptuosas, que aqui publicaste e com a tua exímia explicação acerca dos lugares e descrição das tuas sensações lá vividas.
    És mto sensorial, sensitiva e verdadeira e aqui não há máscaras. És excecional, bacana, como dizem aí.

    Qdo acedo teu blog, fico vidrada na tua foto, que mais me parece uma colegial. Tás linda!

    Beijinho e abracinho para ti e Mari e para todos daí, claro. Bom final de semana e um vento fresquinho beije teu rosto.

    ResponderExcluir
  49. Boa tarde, querida amiga Maria Gloria!
    Como está? Tomara que bem!
    Saudade e vim deixar um carinhoso fim de semana.
    Felicidades e bênçãos para você!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem
    😘😘😘

    ResponderExcluir
  50. Olá, querida Glorinha!

    De vez em qdo, teu blog é um lugar "obrigatório" por onde tenho de passar.
    Gosto de te reler, de rever as fotos e de me sentir mais pertinho de ti.

    Espero k todos estejam bem, embora o calor te incomode, eu sei, mas o outono já chega no próximo mês. Aqui, está mto frio e a primavera vai ser fria, infelizmente.

    Beijos e bfds.

    ResponderExcluir
  51. Olá, Miguita
    Já te disse que tenho uma amiga brasileira (antigaaaaaaaaaaaa) que me trata assim?
    Eu gosto, acho muito carinhoso.
    Tenho outra, também brasileira, que me trata sempre por "amadinha". Também é bonito. Uma particularidade desta última é que se despede sempre com "beijos com sabor de... " - o sabor varia, umas vezes é queijo de minas, outras mel de açucenas, enfim... há sabores para todos os gostos 😊
    Mais uma vez, aqui neste post, fiz o que em Portugal dizemos "só vi os bonecos" o que significa que apenas olhamos as imagens sem ler o texto. Isto não é bem assim... tenho lido o texto aos bocadinhos. Alguma vez hei-de chegar ao fim.

    Meu amor, adorei os teus comentários, assim como GOSTO demais das nossas conversinhas no Face. Ainda não consegui aprender a gravar, porque a minha amiga que sabe fazer isso não tem estado cá. Mas logo que ela regresse vai-me explicar e depois é que vais ver como eu falo bonito 😵🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣

    Beijos com sabor a ... ti!

    Feliz Terça-feira e uma boa semana.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderExcluir
  52. Glorinha passando para agradecer as suas visitas 🌼 e desejar um excelente fim de semana.
    Beijinhos
    Maria
    Divagar Sobre Tudo um Pouco

    ResponderExcluir
  53. Glorinha querida, muito obrigada pelos comentários, pelo carinho, pela dádiva generosa do teu tempo.
    Um beijo enorme da Nina

    ResponderExcluir
  54. Passo por aqui para desejar um bom domingo, e agradecer a amizade !
    feliz dia, Maria Glória,
    beijinhos
    Angela

    https://poesiesenportugais.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  55. Meu amor, como estavas linda!!! Ofuscaste todos os outros convivas!
    Eu mesma, apesar de saber mais ou menos como irias aparecer, fiquei de boca aberta de espanto ao ver-te!
    Não, tu não estavas linda, tu estavas maravilhosa!
    Tudo a condizer, sapato com malinha, com chapéu e jóias... até a maquilhagem estava de acordo com o conjunto.
    Valeu o esforço!
    Mas... tenho que cometer uma pequena inconfidência. Só o faço por sermos muito amigas e porque sei que és de toda a confiança - tu sabes que eu sou discretíssima e não sou de fofoquices...
    Mas enfim, eu sabia de parte da tua aventura porque a Bete telefonou-me a contar. Ela estava tão preocupada, coitada! Eu já lhe telefonei a tranquilizá-la... mas penso que é melhor fazeres o mesmo. Liga-lhe para ela saber que tudo terminou em bem lá na Holanda.
    Meu amor, agora tenho que me despachar. O telefone está a tocar... é capaz de ser a Bete de novo, tenho mesmo que ir atender.
    Diverte-te muito, minha querida.

    Estou muito grata pela presença na festa de Aniversário do meu “pimpolho”. Ele gostou muito de te ver lá… 😘
    Obrigada!

    Desejo uma semana feliz
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderExcluir
  56. Oi Maria Glória, obrigada pela visita e por tanto carinho!
    Sim meu novo endereço no instagram é @dra.crismarino, está certo.
    Que bom que está lá também!
    Eu também tive que reduzir para apenas uma postagem por semana no blog, porque a produção dos podcasts está dando um trabalhão...mas o insta está a todo vapor!
    Espero que esteja tudo bem com você!
    Bjs

    ResponderExcluir
  57. Maria da Glória, amiga minha de longes terras! Adorei a tua viagem à Argentina e ao Palacio Barolo e à enorme homenagem a Dante! Nem sabia! Nós, cá pela Europa, julgamos que sabemos tudo do mundo...e, claro, não sabemos. Até porque há muitos "mundos" e todos eles valem a pena conhecer.
    Fiquei a saber um pouco mais e isso encanta--me!
    Obrigada pela tua viagem pelo meu blog e pelos comentários tão amigos que deixaste. Creio que nos aproximamos as duas na procura da beleza - da comida e de tudo...- pela vontade de viver a vida "malgré tout", apesar de todas as coisas injustas e feias que por aí andam. Acreditamos nas pessoas, na possibilidade do bem, no valor dos pequenos gestos de ternura e de ajuda aos outros e vivemos (porque o queremos!) no nosso mundo onde a Utopia é sempre possível.
    Um feliz ano 2019 para ti! Cheio de sonhos e de boas coisas para viver, comer, amar! um abraço no coração -como dizia uma minha amiga brasileira.

    ResponderExcluir
  58. Oi Maria,
    Como tem passado? acho que a nossa ultima conversa foi o calor e as Hortências.
    Já perdi a conta de quantas sombrinhas já comprei pra usar nesse sol.
    Sabe que lá no sítio faço as coisas no horário que dá até porque ainda trabalho
    então cuido como posso. As imagens que faço do jardim geralmente são em tempo real
    mesmo com essa secura o jardim está segurando bem.k saio a funcionar pelo jardim de chapéu mas não dispenso a sombrinha. Já estou profissional em fazer coisas só com uma mão. Ano para nós começou
    bem difícil perdas em Minas e esses problemas na qual estamos todos envoltos que é a insegurança
    mas sem fé não se vive e com certeza é sempre bom ter plantas na volta.
    Tu fizes-tes uma referência ao "jardim das fadas" estou começando a ter certeza!
    que existem k e eu trabalho para esses elementais da natureza! k pelo menos é o
    que as crianças que passam por aqui estão dizendo k.
    Obrigada pela sua presença lá na casa gosto de vir aqui e contar um pouco do dia a dia já
    que quase não costumo fazer isso em outro blog.
    Boa entrada de mês de Março.
    PAZ E BEM a ti e aos teus.




    ResponderExcluir
  59. Olá, querida amiga!

    Estive, de novo, olhando teu post, que não cansa e sempre tem algo k escapou da última observação. Cada vez que aqui "entro", me parece k não vi isso mais aquilo, enfim, sempre novos motivos de interesse.

    Já faz um tempinho, k não postas, mas essa postagem tem muito para ler, ver e encantar. Só mesmo tu para descreveres tão pormenorizadamente tudo o que lá viste, com quem falaste e as emoções sentidas.

    A História é uma ciência maravilhosa, embora não científica, como a matemática, por exemplo. Não é exata, pke quem a conta lhe pode acrescentar um ponto ou um pontinho -rs.

    Beijos, abraços e tudo de bom pra você.

    ResponderExcluir
  60. Passei por aqui rinha e saio deslumbrada com beleza do Palácio e todo conjunto arquitetônico, e que bom saber mais sobre Dante, quer saber? um passeio cutural da melhor qualidade. Obrigada por compartilhar este rico Post.]]Um abrço saudoso.

    ResponderExcluir
  61. Glorinha,
    Mas que belíssima postagem, menina! Esse palácio Barolo é maravilhoso! O Salvo em Montevidéu, como fui nesses países e não vi nada disso? Eu sei, fomos com uns amigos paulistas, a mil por hora, num frio descomunal e tudo foi muito rápido. A casa de Dante, gostaria de entrar... O que é maravilhoso nessa tua postagem é que vais explicando, tudo muito didático. E assim tem de ser! Tua foto está uma graça!
    Vi os vídeos, também. Como vieram, de carro? Acredito que de avião, nós fomos de carro, não termina nunca, a estrada é uma reta só! Deixamos em Montevidéu e atravessamos.
    Adorei tua postagem, as fotos, tudo! Aplausos pra você, além de viajar um monte, sabes contar!
    Beijo, meu carinho, querida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite de paz, querida amiga Maria Gloria!
      Sabia que morei em Montevideo, Pocitos? Mas isso há 40 anos.
      Senti saudade e vim visita-la, amiga.
      Tenha dias felizes e abençoados por Deus!
      Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem
      😘😘😘

      Excluir
  62. Olá, Glorinha!

    Espero k estejas bem e que o calor já tenha diminuído.
    Por aqui, a temperatura já subiu um pouco (19ºg), mas tem estado vento. Se nota, todavia, já que a primavera está para breve.

    Grata pelas tuas palavras no meu blogue. De facto, o mundo "tá" louco e acontecem coisas na grande maioria dos países do arco-da-velha. Não há explicação para factos desses, não há!

    Sim, sei que o Brasil está de luto por aquele triste incidente na escola. Mas o k passará na cabeça das crianças, dos adolescentes naquele momento? Como lamento!

    Hoje, na Nova Zelândia, um australiano louco, louco, não, pke ele sabe bem o que fez, preparou e gravou tudo ao pormenor. Matou 49 pessoas, segundo escutei, numa mesquita. Acho k terá a ver com questões religiosas e não políticas.

    Os aviões caem e não se sabe o motivo, enfim, esse mundo tá caminhando quase o abismo. Onde anda esse tal deus de amor, em k muitos acreditam?

    Beijos e abraços, que a temperatura desça por aí e k na festa de Mari já esteja menos calor. Bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  63. Amadinha
    Todas as vezes que aqui venho (não tantas como eu desejaria...) aproveito para ler um pouquinho mais e apreciar as fotos.
    Tenho andado sem tempo para nada, porque nesta altura começam (decorrem) os concursos na Universidade, e os trabalhos são tantos que mal dá para respirar. Como podes constatar nem ao Face tenho ido, excepto para dar parabéns a alguém que faz anos. Há imenso tempo que não publico nada, e estou desejosa de dar continuidade ao meu post dos "Afectos" (os três primeiros publiquei em Outubro, imagina!!!)
    Dentro de um mês, mês e meio... as coisas acalmam e já poderemos falar mais tempo. Estou pensando fazer-te uma surpresinha, mas lá no Face, onde temos mais privacidade... nas mensagens internas, claro!
    ADOREI ver-te no "rescaldo" da festa de Aniversário. Estavas (continuavas) linda no teu vestido de paetês!!!
    Vou deixar-te por agora, meu amorzinho. O dever me chama... mas vais continuar no meu pensamento.

    Abadas e mais abadas de beijinhos doces.

    Desejo uma semana feliz
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderExcluir
  64. Oi Maria, revisitando-te e dando retorno as visitinhas...

    Faz muito anos que não vou a Argentina o maridex por aqui nem toca no assunto
    vai ver porque meu noivo era de lá e eu ia muito pra aquelas bandas mas
    isso já faz mais de 20 anos! k

    Então que bacana que vcs consigam almoçar juntos e ainda andar pelas ruas;
    como eu trabalho e o maridex tbm ficamos bastante tempo separados e as vezes em
    cidades diferentes.
    Tu sabes que esses cactos realmente são caros acho que em todo o Brasil ao menos
    que tu compre pequenino mais o problema é que demoram anos! pra crescer. Esse jardim
    do post é do cactário Horst um dos maiores da américa latina. As vezes vou para lá me
    abastecer ou até mesmo pegar pedidos de encomendas.
    Como tu bem mesmo disses-tes em posts anteriores o estilo do meu jardim é mais europeu na
    realidade é um misto de vários países como jardins ingleses, italianos e um pouco dos jardins
    franceses mas com base Brasileira k; já faz alguns anos que pesquiso jardins gosto bastante por conta disso acabei estudando o assunto gosto de fazer pequenos jardins mas nunca quis dizer que sou paisagista gosto de dizer que sou jardinista k. Penso que paisagista é só quem trabalha e o meu
    é só hoby k.

    E tu como está a queimadura foi no médico? nossa incomoda demais...
    Ainda mais com esse calor.
    Sobre o ataque que eu vou te dizer... triste não é?
    Penso que o país vem passando por muitas mudanças intelectuais, culturais, políticas, etc;
    Nas eleições houve muita instigação ou encitamento a violência o país sempre foi violento mas
    tinha coisas que não eram ditas e a população não ousava...
    Agora estamos o que eu chamo de uma "Nova Era" onde tudo é possível de acontecer.
    Falando bem a verdade não sei onde tudo isso vai parar; as vezes até é complicado de falar
    de coisas belas ou até mesmo flores em um verdadeiro caos instalado mas a gente precisa e deve
    continuar andando; e emanando boas vibrações por onde andamos o que não dá é para caminhar
    com esta multidão de pessimismo e falta de tudo problemas sabemos que existe não é mesmo?
    Por mais que o mundo ande ao contrário e o nosso país com dificuldades mil sempre
    vou me prostar a natureza pra mim é o maior refúgio lá está as obras da criação.k
    Sobre outros meios de visitas só tenho o blogue e o face que nem entro. E acho que
    vou continuar só com o blogue até algum dia ser extinto pelo google ou por mim k.
    Eu até já pensei em parar de postar mas como é só uma vez ao mês tenho me esforçado...
    Eu já tive um blog de filosofia CerebroQuePulsa e nunca mais publiquei no final quem estava
    escrevendo era o maridex que tbm parou.
    Agradeço por prestigiar e gostar da casa os laços da web percebo que tbm
    podem ser cultivados k.
    PAZ E BEM a ti e aos teus.

    ResponderExcluir
  65. Ei Maria Gloria! Depois desta fantástica postagem você desapareceu! Faço votos, de que tudo esteja bem contigo. Reli sua postagem e ainda maravilhado com a grande fonte de cultura. Grande beijo. Feliz continuação de semana.

    ResponderExcluir
  66. Oi Bom dia Maria;
    Então não tinha instagram muitas pessoas me pedem então resolvi
    fazer mas ainda não entendi direito as ferramentas k no final das contas
    percebi que amigos k visitavam por lá outra casa madeira que de fato não era a casa k.
    Percebi então que estava acontecendo muita coisa que eu mesma não tinha
    me dado conta k. então: insta... ficou assim: acasamadeirajardinagem.
    Boa entrada de mês de abril.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  67. Olá Maria Glória. Depois da sua visita recente, pensei que tinha retomado os posts por aqui. Espero que esteja tudo bem. Saudades da sua prosa misturada com boa comida.
    Desejo-lhe uma Feliz Páscoa, que seja um época de renovação.
    Beijinho
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    ResponderExcluir
  68. Mais do que a inteligência, precisamos da afeição e doçura.
    (Charles Chaplin)

    Feliz Páscoa, querida amiga Maria Glória!
    Bjm carinhoso e pascal

    ResponderExcluir
  69. Given article is very helpful and very useful for my admin, and pardon me permission to share articles here hopefully helped :

    Cara Menyembuhkan Radang Usus Secara Alami

    ResponderExcluir