sábado, 28 de abril de 2018

Enxerto Ósseo - Cinco Anos do Fare la Scarpetta - Ceia de Natal




As novidades são dois enxertos ósseos dentários que fiz neste mês de abril. O primeiro foi bem tranquilo, praticamente nada de inchaço, mas o segundo ficou mais inchadinho. Estou em recuperação, com pós-operatório correndo bem e em estreito relacionamento com antibióticos e anti-inflamatórios. Sopinhas nos três primeiros dias, sucos e purês. Sorvete pode! Nada de dor, nem durante a cirurgia, que durou cerca de duas horas e nem no pós-operatório. Só dói a picada da anestesia, que não tem jeito mesmo, mas logo passa, porque tudo fica rapidamente anestesiado. 

Fiz minha inscrição para a realização dos procedimentos na USP-Universidade de São Paulo. Em quatro meses, meu telefone tocou e recebi o chamado para começar o tratamento. Fui avaliada, fiz tomografia, moldes e duas dentistas formadas por volta de 15 anos, agora alunas do curso de implantodontia da USP, fizeram as duas cirurgias. São mulheres bravíssimas! Dras Renata e Lina! Aplicadíssimas! Dois doutores professores atentos, ministraram as aulas, para as duas cirurgias, em dias diferentes. Foi uma experiência interessante, envolvente e inesquecível, onde eu era a parte prática da aula e apreciei as virtudes da competência, elegância e bom humor! Dr Patrick, mestre dos mestres. Todos jovens, exceto um dos professores, o chefão! E o chefão comandava com maestria e tanto movimento, uma grande turma, em salas separadas e organizadas. E mais satisfeita eu fiquei com os custos, muito mais baratos do que os orçamentos feitos.  

Quando me apresentei para a cirurgia, após colocar uma touca nos cabelos, uma enfermeira retirou quatro tubos de ensaio do meu sangue. Uma máquina separa o meu sangue do plasma e, este mesmo plasma, é misturado manualmente com osso bovino em pó e, então, se faz o enxerto ósseo, prontinho para ser usado no procedimento cirúrgico.  

Então, só posso me sentir muito grata!


Outra novidade, é que no dia 18 de março passado, o Fare la Scarpetta fez 5 anos de existência nessa blogosfera. Salve, salve à madrinha do Fare la Scarpetta, a  Astrid Annabelle, pelo incentivo que me deu naqueles dias, ao iniciar o blog. Estou feliz, pelos amigos que conheci, que gosto, que aprecio os seus escritos, contos, poemas, crônicas, cotidiano, palavras e até silêncio. Mas, principalmente, pelas nossas conversas, como gosto de prosa! E ouvir as histórias. Tenho imenso prazer em visitar e receber todos.  

Aqui deixo a minha gratidão por tanta amorosidade vivida nestes deliciosos anos. E foram tão deliciosos, que deixo esta Tartelete de Frutas do Bosque com Creme de Confeiteiro, para alegrar o paladar e coração dos meus queridos amigos. 

Pegue, a Tartelete é sua! 


Sirva-se do meu preferido, em primeiro plano, Saint Honoré coberto com creme branco e crème pâtissière. Mais atrás, na cor verde, Cheesecake de Pistache e Frutas Vermelhas e ao fundo, o famoso Mil Folhas.  


Todos estas obras de arte são produções da Confeitaria Dama, sendo a minha loja preferida, a localizada no bairro de Pinheiros, em São Paulo. 




E temos piscadinhas da minha Mariana, que só esbanja charme: 







As comidinhas de hoje? Bem vou deixar as fotos da ceia de natal de 2017. Foi simples, nada de especial, mas bem saborosa. A sobremesa foi um sortido de frutas secas e frescas, panetone e como no Brasil, o natal é no verão, um delicioso sorvete ao modo italiano, de pistache, foi comprado. Porém, a sobremesa não foi fotografada, foi esquecida! O prosecco, já dava a conta de seu recado relaxante. 

Não precisa ler as receitas, desça e veja só as fotos, se quiser. Quem gosta de cozinhar, sim, talvez goste de ler as receitas. 

Aperitivo
Aspargos cozidos no vapor e depois finalizados no forno, envoltos em tiras de bacon. 

Unte uma forma com um pouco de azeite, envolva uma tira de bacon entre dois aspargos. Leve ao forno, em temperatura média, até que a tira de bacon fique transparente. Se tostar muito, vai potencializar o sabor defumado do bacon, perdendo a delicadeza, pois ficará muito forte.  

Rale pimenta preta no momento e está pronto para servir.  



Primo Piatto - Pasta al forno
Rigatoni al forno con funghi e besciamella  - Rigatoni ao forno com funghi secchi e bechamel 

Fácil! Faça um bechamel sem frescura, mas não esqueça da noz-moscada. 
Hidrate o funghi secchi, deixando que ferva por 10 minutos e descanse por mais um tempinho. Refogue os cogumelos com uma cebola roxa, manteiga, sal e pimenta preta ralada.
Cozinhe os rigatoni bem al dente. Escorra e misture tudo com 3/4 de bechamel. 

Unte um refratário com manteiga, acomode metade dos rigatoni no pirex, arrume metade dos cogumelos. Junte um pouco de mozzarella e parmesão ralado, mas não exagere nos queijos, fica enjoativo, oleoso e pesado. Entre com a outra metade dos rigatoni, repita a operação com os cogumelos e os queijos mozzarella e parmesão. Cubra com o que sobrou de bechamel. Espalhe por cima um pouco de parmesão ralado e pangrattato/farinha de rosca caseira, para formar uma casca crocante, ao gratinar. 

Leve ao forno, coberto com papel alumínio, para não ressecar. Depois de 20 minutos/meia hora, vai depender do forno, tire o papel alumínio, deixe até dourar e se tiver a função grill no forno, use para um efeito mais crocante na cobertura.  

Use sempre papel alumínio para esquentar no forno. Ajuda a não ressecar. 





Secondo Piatto - Carne 
Bochechas de porco marinadas no vinho, mel e temperos. Assadas lentamente, sem pressa. Ficaram super macias, quase desfazendo e o molho foi reduzido, um sabor espetacular. Em tempos frios, é matrimônio perfeito com polenta italiana e um bom tinto seco.

Cenoura, salsão, cebola, bulbo de erva doce, alho com a casca, alecrim, tomilho, folha de louro, vinho branco e tinto em quantidades iguais e até cobrir as bochechas, suco de 1 laranja grande, sal, bolinhas de pimenta do reino, azeite generosamente, mel ou açúcar mascavo. O que não gosta, não usa.


No forno, metade do tempo com papel alumínio. Outra metade sem papel e forno ligado em baixo e em cima. Foram + ou - 2 horas no forno a 160ª e depois no final a 200 graus. Virar as bochechas durante o tempo no forno.

Depois de assadas, reservo as bochechas, reduzo o molho no fogão, em uma panelinha. Mixei ligeiramente para ficar grosso.

São deliciosas as bochechas, super macias e saborosas!



Contorno - Acompanhamento 
Peras caramelizadas com manteiga, mel e aceto balsâmico, para acompanhar as bochechas de porco. Uma pitada de sal, para acentuar os sabores. Pimenta preta ralada no momento.

Primeiro são caramelizadas na manteiga com um fio de azeite, virando cada uma delicadamente, até ficarem cozidas, porém, firmes. Depois junta-se o mel e por último, com toda a calma e cuidado, junte o aceto balsâmico, em gotas, pois não queremos perder o sabor espetacular das peras. 

Cuidado com o aceto, só ele quer aparecer e deixar tudo escuro. Pode substituir por um pouco de vinagre de vinho branco, mas o aceto em pouca quantidade, dá um sabor espetacular. 



E me despeço por aqui, deixando muitos beijinhos! Baci mille!






57 comentários:

  1. Olá caríssima Maria Glória.
    Agradecendo teus tão bem-vindos comentários em meu espaço, quero parabenizar pelos 5 anos de Blogosfera e desejar-te pronto restabelecimento desta cirurgia. Outrossim todos os teus comentários foram devidamente respondidos com prazer, alegria e carinho.
    Tudo lindo em teu espaço. Cantinho maravilhoso e aconchegante e que dá muita água na boca.
    Que tenhas um belíssimo domingo.

    ResponderExcluir
  2. Olá Maria da Glória, inicialmente os parabéns pelos cinco anos de caminhada desse blog na blogosfera. Desejo-lhe um restabelecimento eficaz. Esse blog, além de postagens edificantes, tem muitas delícias que nos dão água na boca.
    Beijos carinhosos!

    ResponderExcluir
  3. Que bom te ver,Maria da Glória we com tantos motivos de gratidão. Deu tudo bem certo e a recuperação também será nesse teu enxerto. Que bom conseguiste!

    Parabéns pelos 5 anos desse lindo blog que nos faz viajar, nos faz salivar também e nos ensina!

    Mariana está linda, um amor!

    E as comidinhas: nem preciso me repetir..Sempre coisas boas!

    Felicidades sempre, beijos, lindo MAIO! chica

    ResponderExcluir
  4. Minha amiga fiquei muito feliz de a ver voltar.
    Muitos Parabéns pelo aniversário do seu lindo blogue.
    A Mariana está uma linda princesinha.
    Adorei as suas deliciosas receitas.
    Tenha um domingo maravilhoso.
    Beijinhos
    Maria de
    Divagar Sobre Tudo um Pouco

    ResponderExcluir
  5. Olá Maria da Glória!
    Desejo-lhe uma recuperação rápida. É bom que os transplantes tenham corrido bem.

    Parabéns pelos seus cinco anos de blogs. Maria da Glória, seu blog é ótimo! Espero que nos encontremos com você por muitos anos.

    Mariana é uma menina linda, uma princesinha.

    Maria da Glória, eu sempre admiro sua arte culinária. Os pratos parecem muito apetitosos.

    Saudações da primavera na Polônia.
    Lucja

    ResponderExcluir
  6. Olá Maria Glória, torcendo por sua pronta recuperação.

    Parabéns pelo blog! Quantos doces maravilhosos...essa confeitaria é perto de casa e não conhecia! Vou experimentar já já...

    E a piscadinha da Marianinha? que fofura....
    Até breve!
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá, querida amiga Maria Glória!
    Passo para felicitar-lhes pela volta e pelos 5 anos do blog tão rico em cada postagem...
    Sua Marianinha está um encanto e a piscadinha uma marotinha que só! Vai arancar olhares... rs...
    Os quitutes são esmerados mas eu fico com sua gastronomia dos doces... Hum! O creme de patisserie é uma delícia e pena que não posso estar fora do meu funcional há 3 meses... para me manter em forma neste lugar saudável onde moro atualmente...
    Os aspargos com bacon ficaram lindos e deve dar o gosto que não sinto neles sem o tal caloroso complemento adorno do prato. Mas gosto de tudo, tenho bom paladar e os aspargos eu aprecio também assim sem nada.
    De peras ou maçãs caramelizadas gosto muito... são leves e deliciosas...
    Seja muito feliz e abençoada junto aos seus amados mas não se esqeuça de nos alegrar mais vezes, se puder e ótima recuperação com os implantes (não teria coragem de fazer isso, se precisasse, você é valente!).
    Bjm de paz e bem

    https://espiritual-marazul.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá Maria Glória.
    Sem saber o que era, fui atrás da focaccia. Tanto Sandrinha como o filho Fábio fazem, porém usam outro nome e fazem com uma variação de ingredientes. Chamam de pizza de massa mole e como cobertura usam atum, sardinha (a mais deliciosa), tomates secos, ovos cozidos, azeitonas e queijo e nesta farra de elementos usam outros ingredientes que dão vida e sabor. Eu gosto tanto quentinha como fria e gosto ainda mais comê-la no outro dia, depois de ter passado algumas horas na geladeira. Vai bem com café, refri ou um vinho seco. Detalhe, batem a massa com fermento químico e ela fica instantaneamente pronto par ir ao forno.
    Saudações.

    ResponderExcluir
  9. Ol´pa Maria da Glória, li seu relato sobre o procedimento do implante, muito bacana, deixo votos de sucesso. ´´E mesmo para se sentir bastante gratificada.
    E como é linda sua Marianinha!
    PS: Esteja convidada a escrever qq coia suprimindo a vogal "A, é um excelente exercício, ou pelo menos conhecer o blog:
    http:preenchendootempo.blogspot.com.br

    Bjs euma abençaoda tarde e bom feriado!

    ResponderExcluir
  10. Passei por isso aqui no Rio, mas
    não fui tão feliz quanto a amiga.
    O previsto era trocar os 3 blocos
    por três novos dentes(implantes)
    e que, segundo me afiançaram, le-
    varia seis meses, mas levou um
    ano e meio. O preço foi caro e
    não tão em conta como o seu e
    também não tive a graça da mulher
    rodando no meu entorno, pois eram
    dois profissionais, simpáticos sim,
    mas sem a graça e o viço das suas.

    Beijos e boa noite, amiga.

    silvioafonso



    .

    ResponderExcluir
  11. Oi, Maria Glória!
    Que bom ler nova postagem sua, feliz ao saber que está bem.
    Vendo suas receitas estranhei as bochechas de porco, nunca comi e nem tinha ouvido falar desse prato rs, tô vendo que não entendo nada de porco.
    Um charme essa pisacadinha da Mariana.
    Parabéns pelo 5 anos do blog, tá aí uma coisa que preciso conferir no mulheres, quanto tempo ele já tem.
    Desejo que você tenha um ótimo mês de maio.
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pelo belo blog.
    Que bom que conseguistes fazer os enxertos dentários e tudo saiu bem.
    Eu fiz a 10 anos e tudo correu bem.
    A Mariana é uma graça! bjsss

    ResponderExcluir
  13. Olá minha amiga!
    Que bom chegar aqui e ver que vc já esteve na sua casinha!
    Tratamento dentário é demorado. Novamente estou às voltas com um e infelizmente, perdi mais um dente e com ele, massa óssea. Já são dois casos, mas espero nunca ter que fazer implante. Não sei... acho tão traumático... Espero que se recupere rapidinho. Realmente, foi uma bênção esse seu tratamento. Nada como pegar profissionais competentes!

    Que lindinha a Mariana! Adorei a piscadinha - muitos beijinhos pra ela.

    E fala sério: esqueceu logo a sobremesa? Minha parte favorita? :O Fiquei aqui imaginando...

    Vc viu como marido é companheiro? Sempre que podemos, fazemos nossos sociais juntos.
    No tratamento dos Peludos, sempre que pode, ele também está comigo. Sou grata a Deus por isso. É muita luta, mas a cada vitória, ficamos alegres. E quando há perdas, como houve uma ontem, meu coração se entristece, mas não posso parar, pois outras vidas dependem do trabalho que faço com outras protetoras.
    Pretendemos voltar no asilo este mês novamente, com algumas pessoas para organizarmos algo por lá. Espero que consigamos ajustar nossas agendas.
    Como vc disse, o trânsito realmente compromete muita coisa. As 8 horas diárias de trabalho são somadas à mais 8 de idas e vindas rsrs e no final sobra pouco tempo para casa e tantos afazeres... Por isso fico pensando na época antiga... as coisas embora não tão fáceis, eram mais simples... não sei...

    Abraços esmagadores e feliz semana.
    Melhoras! ♥

    ResponderExcluir
  14. Oi Maria da Gloria! Adorei tudo isso, porém mariana nos enche os olhos de inocência, e digo que ela roubou inocentemente a cena. Feliz por aqui está, em meio a tantas boas experiencias. Grande beijo!

    ResponderExcluir
  15. Dearest Maria Gloria,
    You are brave for undergoing this dental bone graft!
    Hope that by now you are well into recovery and that things go as planned.
    What a lovely winks I got from that cute little girl on Youtube.
    Love the fine pâtisserie variety you have access to; especially the Physalis fruit being used...
    Sending you hugs,
    Mariette

    ResponderExcluir
  16. Bom dia Maria Gloria! Desejamos que se recupere totalmente, para voltar a deliciar-se com todas as iguarias que sempre pões à mesa. São tantas comidinhas maravilhosas, que penso que se fossem todas servidas de uma vez só seria injusto para com elas: cada uma merece reinar absoluta em seu sabor ímpar, e saboreada como a vida, um pouco de cada vez...
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  17. Oi, Glorinha, querida!

    Me dá tua mão, pke estamos ambas na mesma "embarcação" -rs. Os implantes dentários requerem cuidado, profissionalíssimo, algum dinheiro disponível, mas eu acho k valem mto bem a pena.

    Tudo fica bem melhor para ambas as partes, qdo a equipa é simpática, coordenada e sabe o k está fazendo. meu dentista é bom profissional, mas é mto lento. Faz as perguntas básicas ao paciente e o resto é fuxicar, fuxicar na nossa boquinha -rsrs.

    Parabéns pelos cinco anos de blog e que venha mtos mais, com ou sem paragens. Aqui, se fazem amigos, se trocam impressões, enfim, nos começamos a "conhecer" uns aos outros e ganhando afetos.

    Marianinha é um luxo, um must e aquela piscadinha de olho vale por mil. está, é linda e tem porte.

    Qto às tuas paparocas no natal do ano passado, li as receitas por alto, mas fiquei com os olhos nas perinhas caramelizadas. Pouco açúcar como convém e hum, aceito já uma.

    Beijinhos para ti e para tua amada Marianinha. Bom fim de semana.

    Nota - aqui, está ainda fresquinho e ventoso. espera-se k as temperaturas subam até domingo, mas na próxima semana, baixam, de novo. Evidente k gostaria de colocar a terra de baixo pra cima para poder aproveitar essa delícia de tempo.

    ResponderExcluir
  18. Boa Noite.
    Gostei muito da sua postagem aqui tirei umas duvidas
    referente os implantes.
    Foi muito bom tirei meus medos vou ter que entrar nessa também,
    mais vou esperar uns 3 meses ainda.
    Muitas vezes encontramos nas postagens aquilo
    que estava martirizando meu coração.
    A você um abraço
    feliz final de semana.
    Beijos ..Evanir.
    Caso puder venha conhecer meu blog.

    ResponderExcluir
  19. Jasus!!!! Tanta coisa boa e bonita!
    https://araparigadoautocarro.blogs.sapo.pt/

    ResponderExcluir
  20. Minha amiga passei para desejar uma excelente semana
    Beijinhos
    Maria de
    Divagar Sobre Tudo um Pouco

    ResponderExcluir
  21. Oi Maria, boa tarde!
    Vamos por partes kkk
    1ª- A Marianinha está uma fofura e dando então essas piscadinhas, ah, aí parece mesmo uma bonequinha...
    2ª- Desejo que esse seu cantinho maravilhoso continue por muitos e muitos anos nos presenteando com as suas delícias
    3ª- Claro que já saio daqui levando algumas receitinhas para serem executadas brevemente
    4ª- Que bom que tudo correu bem com os seus enxertos

    E por último, PARABÉNS pelo blog lindo e por tudo de bom que te aconteceu nesse recesso!
    Bjssssssssss

    ResponderExcluir
  22. Bom dia querida,
    Em primeiro lugar parabenizar pelos 5 nos de blog, segundo. sucesso no tratamento odonto e depois sua amável visita ao meu blog. Um prazer vê-la de volta e expondo essas delícias. Menina essas bochechas suínas, aff, me deixou salivando.

    Votos de um abençoado dia flor
    Bjss!

    ResponderExcluir
  23. Espero que tus implantes vayan aceptando todo como debe de ser y no haya ningún rechazo .Seguro que en poco tiempo ya está todo olvidado
    Felicidades por tu blog,por los años cumplidos con él.
    Yo a veces me ausento por un tiempo,pero siempre vuelvo.
    Y otra cosa:"me dejas ir a vivir a tu casa?con esas comidas,se me quitaban a mi los males del cuerpo(sonrisa)
    Besucos y gracias por todo!!!

    ResponderExcluir
  24. Olá, querida amiga!

    espero k esteja dando tudo certinho com seus enxertos dentários e que se encontrem todos de saúde e felizes.

    MÃE não tem dia, em minha opinião, pke mãe é para sempre, contudo, amanhã, se comemora aí o Dia das Mães. Desejo que teu Bruninho esteja pertinho de você e lhe dê tudo aquilo que você merece e representa para ele.

    UM FELIZ DIA DAS MÃES.

    Beijinhos para ti e um big abraço.

    ResponderExcluir
  25. Mi piace il tuo blog è bello e interessante. Complimenti per il compleanno del tuo sito. Spero che tu ora possa gustare i magnifici piatti che hai descritto nel post. Felice settimana, un abbraccio
    enrico

    ResponderExcluir
  26. Oi Maria, problemas dentários sempre dá um certo desconforto
    mas depois fica bom, só tomar um certo cuidado.
    já tive laboratório de prótese k! a muitos anos fiz muito dente,
    total e aparelhos k.

    Nossa gostei dos aspargos, no sítio faço coisas com mais substâncias
    pq não cozinho só pra mim... mas gosto de coisas mais leves também.
    Gosto muito de carne, mas ultimamente vejo que me deixa lenta.
    Bom... pra mim mãe é todo o dia então... boa semana de dia das mães...
    Abraços.

    ResponderExcluir
  27. Glorinha, minha querida
    Tenho andado tão assoberbada com os trabalhos finais da Universidade que nem tenho visto as actualizações dos blogs.
    Amanhã vou de viagem ( a uma cidade que dista umas duas ou três horas de carro) receber dois prémios que recebi do primeiro concurso (ainda falta saber o resultado de outros três). Depois te mostro.
    E assim tem sido esta vida de correria.
    Este teu post já aqui está há um certo tempo...(2 dias antes do meu...) e ainda não é desta que o vejo com olhos de ver.
    O que vi, sim, e saltou à vista, foram as fotos da Mariana. Ela está tão linda! Será que sai à avó??? :))))

    Meu amor, volto com tempo para ler tudo e comentar em consciência. Até lá... desejo-te o melhor que se pode desejar...
    E, claro, deixo "aquela" abada de beijos doces!

    Votos de uma boa semana.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderExcluir
  28. ¡Pero qué valiente y decidida eres!
    Aplaudo tu decisión, es algo que recordarás y agradecerás toda la vida.
    A mí me gustaría poder hacerme unos implantes pero lo tengo muy difícil, todo depende de la cantidad de hueso que se tenga en los maxilares.
    Me alegra saber que te han tratado muy bien y que ya todo haya pasado.
    Y ahora hay que celebrar por todo lo alto el cumpleaños de tu blog, el tiempo corre que vuela y los años se van sumando, ya se han pasado cinco años y hemos compartido cantidad de platos ricos y apetitosos que han salido de tu cocina. Mil gracias por el cariño y dedicación que has puesto en tu trabajo.
    Para muestra, no hay más que ver este estupendo menú que nos dejas y que me abre el apetito, tengo que mirarlo con calma y recrearme en cada plato aunque sólo sea con la vista. Me gusta todo.
    Y con mi enhorabuena y felicitaciones por todo, te dejo un fuerte abrazo con mis cariños.
    Kasioles

    ResponderExcluir
  29. Olá querida amiga!
    A esta hora, com o estômago roncando, ver as delícias que estampam a sua página é quase um suplício :)
    Não terei, por certo, pratos tão saborosos e bem temperados no meu almoço, mas fica na boca o sabor doce de sua visita.
    Um grande abraço!
    Bíndi e Ghost

    ResponderExcluir
  30. olá, minha querida amiga...

    fiquei mto feliz por saber k tudo estava correndo bem pra teu lado e k os enxertos estavam dando certo. levam seu tempo, mas depois de finalizar, a boca fica linda. 6 meses, agora, vais estar de relax. organismo sem medicamentos, vida ao ar livre e agora está começando aí a refrescar, portanto estás no teu tempo-rs.

    minhas mãos estão razoáveis, mas tudo depende da quantidade de texto, que escrevo. sei k nunca mais vou ficar, como dantes, é isso k as TACs revelam, mas que vá dando para eu escrever, mesmo pouco k seja, já é bom. tenho de me habituar a fazer comentários do tipo - amei demais - rs.

    marianinha está bem e feliz. se nota pelo sorriso e pela piscadinha de olho. tem uns pais, que a amam mto e lhe dão boas bases. a avó completa essas atitudes.

    nova foto de perfil... estás mto bem e gostei, especialmente, daquele acessório, k tens sobre a testa, mas k não sei o k é. pareces uma indiana. continuas mais magra e com uma excelente aparência.

    DIAS BEM FELIZES.

    beijos e um abraço bem grandão.

    ResponderExcluir
  31. Olá Maria
    Vim saber como vc esta. Desejo que vc se recuper bem rápido.Eu estou retornando ao meu cantinho. Uma boa noite e um bom descando.Aqui meu https://www.facebook.com/brisa.petala

    ResponderExcluir
  32. Olá querida Maria da Glória, vim te ver, saber de vc , da sua recuperação, creio que já estás na reta final para voltar às atividades do dia-a-dia.
    Desejo que seja leve seu fim de semana!
    Bjss !

    ResponderExcluir
  33. oi, glorinha...

    que bom saber k te encontras bem e que o tempo está começando a esfriar, embora vez ou outra, surja um calor vindo não sabemos donde - rs. né, querida...

    se calhar, tenho de aprender a ser vlogueira -rs, mas eu não sei fazer vídeos e adoro escrever, mas fica a sugestão. thanks.

    o acessório indiano é lindo e te fica, na perfeição. eu, por vezes, e qdo vou a festas, costumo colar na testa um sinal, k pode ter várias formas e cores, mas k vai bem com meu rosto. adoro o oriente e suas sensualidades.

    TACs - tomografias axiais computorizadas. tu sabias, só que não te lembravas. vero...

    beijinhos, bons sonhos e excelente fim de semana.

    ResponderExcluir
  34. Boa Tarde, qurida Maria Glória!
    Vim te ver e perguntar como anda passando?
    Tomara que tudo tenha dado certinho e já esteja recuperada.
    Dê notícias, querida, semrpe que for possível!
    Saúde, paz e amor!
    Seja muito feliz e abençoada junto aos seus amados!
    Bjm fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
  35. Parabéns pelo aniversário do seu blogue. Que delícias vi por aqui. Que querida é a Mariana. Beijinho e Feliz semana.

    ResponderExcluir
  36. Olá Maria da Glória. Venho agradecer a sua simpática visita.
    Gostei muito da sua postagem. A princesinha Mariana encantou me com sua beleza, é uma fofinha.
    Votos de uma feliz noite.
    Bjs

    ResponderExcluir
  37. Muitos parabéns pelos 5 anos! =)
    Espero que já esteja quase a 100% após a intervenção.
    Um grande beijinho, a Mariana está linda!
    https://chicana.blogs.sapo.pt/

    ResponderExcluir
  38. Oi Maria da Gloria!Que bom que tudo correu certinho no seu implante. Lhe desejo muita saúde, e que tudo ocorra bem nos próximos procedimentos. Delicias são essas receitas aqui generosamente postadas. Grande beijo! Ainda não temos atualização.

    ResponderExcluir
  39. Gracias Gloria.
    por tu visita, meravilloso comentario y por estos suculentos platos que nos ofreces en este rico menú.
    Espero te recuperes, que tu salud siga fuerte y me alegra saber que todo ya ha pasado y te han tratado muy bien.

    Un abrazo.
    Ambar

    ResponderExcluir
  40. Oi Maria da Gloria! Espero que tudo esteja bem com você. Saúde, e tudo mais. passando para ver as novidades, porém o antigo já nos enche os olhos. . Grande beijo.

    ResponderExcluir
  41. Olá, Glorinha!

    Passando por aqui pra saber de todos vocês. Por aqui, o tempo está péssimo, excelente pra ti, já se vê.
    A Europa anda desalentada com esse tempo. Aguardemos!

    Beijos e bom fds.

    ResponderExcluir
  42. ola Maria Glória, passei ver se há novidades !, espero que esses dentinhos estejam optimos para saborear essas obras de arte da Maria Gloria, cozinheira tao talentosa !
    beijinho amiga, espero que esteja tudo bem contigo e com tua família,
    grande abraço
    Angela

    ResponderExcluir
  43. Glorinha, minha linda amiga
    Agora vim com tempo para ler tudo com cuidado. E li!!!
    Essa cena dos enxertos ósseos é bastante aborrecida, mas muitas vezes é mesmo necessário. Eu pus implantes mas não precisei de enxertos porque tinha massa óssea suficiente nos maxilares.
    É um procedimento demorado, dispendioso - os sistemas de saúde não comparticipam (cá em Portugal), mas é a coisa melhor que se pode fazer quando há falta de dentes.
    Já estás completamente recuperada. Podes respirar de alívio!

    Olhando para essas receitas, de fazer crescer água na boca, só apetece dizer: Natal! Vem depressa!
    Mas deixa primeiro gozar o verão, que tanto tardou em chegar...

    RE: Minha querida, "medindo o tempo" não é nada pouco. Seis anos são muitos dias que dão para sentir demais a ausência. Por outro lado, está tudo tão nítido na memória, que parece que foi ontem... É esta a relatividade do tempo.
    Há que seguir em frente. A vida, e a família, assim o exige.

    Vou deixar-te aqui uma grande abada de doces beijos (a minha abada é maior do que a tua, porque eu sou mais gordita...ahahahahahahah!!!)

    Feliz Terça-feira e uma boa semana.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderExcluir
  44. Oi Maria? esse é teu ultimo post? ou é meu
    computador que não está atualizando? pergunto porque isso acontece as
    vezes comigo.
    Então... como vai tudo?
    Boa continuação de mês...

    ResponderExcluir
  45. Gracias en el blog hay un traductor por si te puede servir para seguir leiendo.
    Gracias por tu paso significa mucho ya que un personage que me hace la vida imposible diciendo que le copio poemas y muchos seguidores se han ido
    Besos

    ResponderExcluir
  46. Na realidade estou aqui porque estava olhando umas receitas tuas...
    Tem muita receita bacana pra se ver...
    Mesmo na correria da vida tu achas tempo para dar uma olhadinha em
    algum post que tu perdeu...
    Obrigada! pela sua sempre presença.
    E boa entrada de mês de julho.
    PAZ E BEM.

    ResponderExcluir
  47. Boa tarde Maria Glória! Muito obrigada pela sua visita e carinho.
    Estive por aqui a olhar o seu extenso cardápio...e parei nuns bolinhos de chuva com maçã que me fizeram salivar até pelas orelhas, rs...
    Não somente os bolinhos, como as histórias que vieram com eles, são saborosos. A infância é um território sagrado para onde voltamos em tempos difíceis. A lembrança dos mais velhos nos reconforta, e de algum modo nos faz ver que, se eles passaram por dificuldades e sobreviveram para nos criar com todo o carinho, assim nós também triunfaremos sobre quaisquer problemas.
    Tenha um doce final de semana, sorvendo seu café amargo! (Não creio na tal pesquisa sobre psicopatas...vejo muita gente com a boca cheia de chocolate fazendo o mal por aí...)
    Um carinhoso abraço
    Bíndi e Ghost

    ResponderExcluir
  48. Oi Glorinha, tudo bem?
    Espero que tudo esteja bem com você. Implantes dentários, a recuperação é sempre muito rápida.
    Parabéns pelos cinco anos de blog e que muitos outros virão. Sua netinha está muito linda. Adorei a fotos da sua ceia do natal passado. Bonito esse prato de
    Aspargos cozidos no vapor. Essas bochechas de porco devem ser divinas.
    Adorei te ver de volta aqui e lá no meu blog. Tenho estado bastante ausente, mas sempre que possível estou atualizando.
    Acho que no final de semana devo atualizar por lá.
    Continuação de boa semana!
    Um beijo e um sorriso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Querida Glorinha!
      Que o mês de julho seja de muitas bênçãos em sua vida.
      Boa semana!
      Um beijo e um sorriso.
      Quando quiser e puder passa por lá tem uma atualização.

      Excluir
  49. Querida Maria Glória, passei por aqui para ver se há novidades, gastronómicas só para ficar com a boca toda empapada em água só de olhar para elas :) Maria Glória, um grande obrigada pelos miminhos todos que tens deixado nos meus blogues, em forma de comentários, assim de longe, acompanhamos os nossos pensamentos e as nossas emoções, e devemos essas maravilhas às novas tecnologias :)
    espero que os dentinhos da Maria da Glória se portem bem, tão querida que é, não merece estar com os dentinhos a doer :) beijinhos e bom fim de semana !
    Angela

    ResponderExcluir
  50. Olá, minha querida amiga!

    Passando, pke tinha saudades de ti, da tua escrita e da tua exímia e atraente culinária.

    Nova foto no perfil do blog. Estás bem, excelente postura, mas adoro aquela em k estás de chapéu, a anterior a essa, creio.

    Beijos e bom final de semana.

    ResponderExcluir
  51. Boa tarde, o implante dentário cada vez é mais fácil de o fazer e de receber, as novas tecnicas não param de evoluir, vai chegar o momento que entramos no consultório e passado uma ou duas horas o implante está concluído.
    Feliz fim de semana,
    AG

    ResponderExcluir
  52. Beijinho Maria Glória. Tudo de bom.

    ResponderExcluir
  53. A gente sem boca não pode. Perde poder. Nada melhor do que uma risada franca, sem nada para esconder. Felizmente correu bem o trabalho cirúrgico a que se submeteu. Gostei de ler a descrição dos passos e não imaginava o pózinho de osso bovino!
    Meu caso tem a ver com o coração que foi remendado vai fazer 2 anos no próximo Setembro. Passado 1 ano fiz enfarte(o). Com internamento e cateterismo a coisa normalizou. Estou mais magro, embora não fosse gordo, ou seja, estou mais parecido a cabide com camisa vestida. É a vida ou da vida? Não sei. O que sei é que desde então procuro não pecar. Eliminei tanta coisa boa da minha boca. Quando vejo as receitas da Maria Glória os meus olhos brilham, mas não me fazem mossa. Este fim de semana houve por aqui uma festa familiar: queijos, carne vermelha,gordura, doces, bolos népia, zero absoluto! Comi sopinha, um nico de bacalhau, fruta e um copo de vinho tinto (a minha médica diz que um copinho ajuda). De resto, tudo bem.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  54. Oi Maria, boa entrada de mês.
    PAZ E BEM.

    ResponderExcluir