domingo, 31 de dezembro de 2017

Muito Tempo sem Bloggar e Feliz Ano Novo! - Pesto de Manjericão com Amêndoas - Espaguete com Atum fresco, Mexilhão, Tomate pelati e Azeitonas negras - Salada de Bulbo de Erva-doce ou Funcho com Maçã - Salada de zucchine tonde (abobrinha redonda)



Desde 2015 que esperava por algumas mudanças. Uma delas, tão desejada, aconteceu neste segundo semestre de 2017. 

Estou completamente envolvida nesta nova etapa, em adaptação. Tempo e rotina são meus novos amiguinhos. Estamos em amplo relacionamento. Diariamente tenho novidades, algumas esperadas ou não e outras inusitadas. Motivos que exigem ações de uma maneira constante no mundo real. Acredito que em fevereiro estarei plena para bloggar, apreciando o conteúdo dos blogs de meus queridos amigos.

Um feliz Ano Novo, com saúde, paz e caminhos floridos, deliciosamente perfumados a todos. Um beijo e abraço afetuosos e meu agradecimento pela amizade, divertimento e alegria compartilhados.  Também, aprendizado! Muito obrigado!

Para 2018, deixo uma pequena parte da letra de 'Metamorfose Ambulante' música de Raul Seixas, que tenho como uma mantra na minha vida. Todos os dias eu acordo sabendo que já não sou a mesma pessoa e sou grata por isso. O contrário seria uma consciência envelhecida, consequentemente, estacionada no tempo e uma pessoa desinteressante, possivelmente triste e apegada às ilusões.  Como dizemos aqui no Brasil: sem perceber que a fila já andou!"


"Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante
Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo"


A minha Mariana está crescida, uma mocinha. Em 2018, ingressa na pré-escola e está ansiosa para conhecer os novos amiguinhos e atividades. 



Agora, algumas receitinhas. Caso não apreciem o conteúdo, é só pular. Poderão apreciar as fotos ou não, fiquem à vontade!

Com o verão em ação, alguns dias quentes, outros chuvosos, por vezes, o vento canta na janela. Tenho feito comidinhas mais leves.

Pesto de Manjericão com Amêndoas
Pesto al basilico con mandorle

Se o pesto me pedisse em casamento, eu casava ontem! Adoro pesto. Já provaram o de pistache? Ninguém pode desencarnar nesta vida, sem provar pesto de pistache.


70 gramas de folhas de manjericão limpas e bem secas - água pode alterar o pesto, até estragar
30 gramas de amêndoas inteiras e sem a pele
azeite de oliva extra virgem - vai um tanto!
1 dente de alho médio e sem a alma - se não gosta de alho cru, não use
50 gramas de queijo parmesão ralado
sal grosso
pimenta preta para ralar no momento
não precisa usar sal (o parmesão já é salgado)

Junte tudo no copo do liquidificador, com um pouco de azeite e use a função pulsar, porque o pesto não deve ficar na consistência de creme. Junte mais azeite até dar o ponto de pesto: grosso e granulado. O certo é fazer o pesto em um almofariz, mas sabendo usar a função pulsar do liquidificador, vai super bem. Guarde o pesto na geladeira, em frasco de vidro tampado e sempre coberto com azeite. Cada vez que usar, complete com azeite. 

O segredo do pesto é não temperar a pasta no fogo. Fogo e pesto: litígio! Água fervendo, cozinhe a pasta di grano duro apenas com sal grosso. Nunca use gordura para cozinhar a pasta, nunca! Ela perde a aderência ao molho, pois a gordura impermeabiliza a pasta.

Em uma vasilha, coloque algumas colheres generosas de pesto e quando a pasta estiver al dente, retire com um pegador, se for espaguete ou pasta longa e se for pasta curta, use uma colher peneira. Coloque imediatamente por cima do pesto, na tigela. Misture bem e está pronto para servir.

Não escorrer a pasta e sim, tirar da água com o pegador. A pasta virá com um pouco da água do cozimento, o que é perfeito! A água do cozimento vai dar uma cremosidade mais fluída ao pesto ;-)


Espaguete com Atum fresco, Mexilhão, Tomate pelati e Azeitonas negras
Spaguetti con tonno cozze pomodoro e olive nere



Atum em lata? Não, não e não! Use atum fresco, tenho encontrado ótimas ofertas na peixaria.

Frite em azeite a cebola picada e depois o alho. Junte o atum crú em cubos médios e quando estiver selado, refresque com vinho branco seco. Deixe evaporar o álcool do vinho e entre com os tomates pelati. Misture até desmanchar um pouco os tomates. Junte uma pitada de açúcar ou mel, salgue a gosto e entre com os mexilhões desconchados. Após 2 minutos, desligue o fogo e junte um pouco de salsinha fresca, rale pimenta preta. Não tampe a panela.

Quando a pasta estiver al dente, acenda o fogo do molho de atum, tire a pasta com o pegador e misture ao molho por 2 minutos, delicadamente, para não desmanchar os pedaços de atum. Apague o fogo e espalhe mais salsinha. Pronto para servir!    


Salada de Bulbo de Erva-doce ou Funcho com Maçã


Superb! E fácil de fazer. 

Cortar o bulbo da erva doce (finocchio) e a maçã em fatias finas e manter em suco de limão para evitar escurecer. Usei limão siciliano, porque gosto mais do sabor para salada. 

Temperar com raspas de limão, fatias finas de cebola roxa (previamente lavadas e descansadas em banho de água e vinagre), sal pimenta preta ralada e azeite. Se tiver sementes de romã, é um luxo digno de uma joia, para além de embelezar, refrescar. 

Excelente para o verão e ótimo acompanhamento para peixe grelhado. 


Salada de zucchine tonde (abobrinha redonda)


Fatiar a aboborinha não muito fina e grelhar com azeite. 

Dispor em camadas em um prato de servir e em cada camada temperar com azeite, sal, pimenta preta ralada, orégano, gotas de aceto balsâmico (pouco), alho frito crocante (usar se gosta e sem exagerar), fatias de figo seco e scaglie (fatias finíssimas) de parmesão. Um manjar dos deuses gregos, com aromas mediterrâneos. Uma taça de vinho branco seco ou prosecco, refeição leve e deliciosa!

Saudades meus amigos, esperando que todos estejam bem, com saúde e alegria! Até breve!





87 comentários:

  1. Que bom te ver logo no primeiro dia do ano! A voida exige mudanças sempre e estamos aí pra fazê-las!

    Adoro pesto... Gostei faz receitas!
    Já em 2018, desejos que seja lindo! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Olá, querida amiga Glória !
    Que boneca linda e crescida !
    Vamos firmes em 2018 com paz e alegria no coração .
    Seja muito feliz e abençoada !
    Bjm de paz e bem

    ResponderExcluir
  3. Linda, a sua Mariana.
    Que o ano de 2018 vos traga tudo o que há de melhor.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  4. Que beleza de cores e de sabores Maria Glória!
    fico feliz por passar por aqui, já não via seus posts novos há algum tempo!
    mas aguardava para lhe desejar um Bon Ano, que 2018 seja muito bem temperado com raminhos de amor, salpicos de amizade, muitas camadinhas de saúde, e uma boa cobertura de fraternidade :)))
    abraços amiga

    Angela

    ResponderExcluir
  5. Amei a postagem, meu deu água na boca! Linda sua Mariana, que tudo de maravilhoso aconteça com vocês nesse ano, sempre com as bençãos de Deus. Grata pelo seu carinho, sua amizade preciosa, suas visitas e comentários e que nesse ano continuemos essa bela e significativa interação.
    Beijos no coração!

    ResponderExcluir
  6. Mmm.. that's some yummy food! Happy New Year!

    ResponderExcluir
  7. Olá Maria Gória, Feliz Ano novo!!!
    Muita saúde, paz e alegrias.

    Que linda está sua Mariana, uma princesa!
    Adorei o pesto e a salada de funcho, vou fazer aqui em casa.

    Grande abraço com carinho

    ResponderExcluir
  8. Glória
    Muitas mudanças por aqui ! Eu como você também me ausentei , tenho trabalhado bastante, mas também penso em voltar ao blog. Os dedinhos coçam para escrever. Só que as vezes não tenho muitas novidades, então ...
    Agora sei de quem pertence essa boquinha de princesa de sua netinha . É sua. Que lindeza, que fofura !
    Você tem razão pesto é um caso sério de amor que origina em casamento mesmo . Adoro a forma como escreve as receitas num romanceio perfeito de quem ama cada sabor !
    Nos vemos em 2018 ! bjs amada
    Zizi

    ResponderExcluir
  9. Feliz 2018!No siempre se puede estar en el blog,porque la vida trae sus momentos,pero es un placer volverte a leer y mirar con los ojos muy abiertos estos deliciosos platos que cocinas.
    La niña es preciosa!
    Besucos

    ResponderExcluir
  10. Querida amiga as mudanças dão muitas vezes um novo alento à nossa vida.
    Que linda está a sua netinha.
    Obrigado por partilhar essas deliciosas receitas.
    Que tudo o que sonhar e desejar se realize.
    Bom fim de semana
    Beijinhos
    Maria de
    Divagar Sobre Tudo um Pouco

    ResponderExcluir
  11. Caramba, que eu ainda não provei essa tal maravilha da cozinha chamada pesto de pistácio. Se vc diz que não posso desencarnar sem provar, tenho que tratar disso ASAP, haha. O seu ficou com um aspecto óptimo!
    Espero que essas mudanças sejam abençoadas e que a adaptação seja tranquila. Um beijinho, com votos de um ano muito feliz.
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    ResponderExcluir
  12. Olá, Maria glória!

    Como é linda a Mariana.
    Mudanças sempre trazem renovação e como é bom quando são desejadas e acontecem.
    Você tem razão sobre não ficar estacionada, não permitir que a mente envelheça, vida é movimento.
    Que 2018 traga muita sorte e alegrias nessa sua nova fase.
    Um abraço

    Sônia

    ResponderExcluir
  13. Olá Maria Glória.
    Ler e principalmente ver esses pratos dou adeus a qualquer regime. Simplesmente fantástico, chego a sentir o gosto e o aroma que venha a exalar. Parabéns pelo post e de certo estarei fazendo estas maravilhas. Saudades, tanto tempo fora de contato e voltas para nos deixar com água na boca. Belíssimos.
    Respeitoso e carinhoso abraço e que tenhas muita saúde e paz.

    ResponderExcluir
  14. Olá, querida Glorinha!

    Hoje, pensei em ti, mas mais do que uma vez. Como não sou mto dada a adivinhações (rs), achei melhor passar por teu espaço e eis que vejo nova postagem tua, embora dando apenas algumas explicações sobre teu hiato (rs) e claro, comidinha.

    Espero k o teu natal tenha sido e continue sendo todos os dias, pke todos dias, algo ou alguém nasce. Nascem novas ideias, diariamente. Fantástico!

    E novo ano chegou, mas cada dia é diferente do outro, que queremos melhor. Te desejo um novo ano, à tua maneira, sobretudo com saúde, paz e alegria.

    A Marianinha está uma garotinha linda, com porte e distinção. Mta saúde e sucesso.

    Vi, por alto, as receitas. Sabes, que não sei, nem gosto de cozinhar, mas aprecio quem o saiba fazer: TU!

    Espero que tenhas dado uns passeios e que nos tragas novidades.

    Beijos e um enormíssimo abraço.

    ResponderExcluir
  15. Olá querida Maria da Glória! Tinha saudades e passei por aqui. A tua Mariana está a crescer lindamente.Quantas delicias! Meu desejo de um ano bastante feliz! Muitos beijinhos!

    ResponderExcluir
  16. Bom dia minha amiga!
    É muito bom se metamorfosear todos os dias!!! Concordo com vc, plenamente. Por isso não sou de discutir para ter razão. Acho que conversar sempre "abre mentes", renova a visão...
    Sua princesa está uma graça, beijinhos pra ela.
    Quanto às receitinhas, manjericão, manjerona, abobrinha... hummmm... amo!!! A massa deve ter ficado mara com esse pesto.

    Abraços esmagadores e feliz dia.

    ResponderExcluir
  17. Olá Maria, como vão as coisas deste lado de cá...
    Lendo e revendo por aqui.

    Tbm gosto de me metamorfosear k, será que issa palavra existe?

    Vou fazer esse pesto no sábado.

    Uma boa entrada de mês.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  18. Tomate pelado e manjericão meu preferido, depois da cirurgia tenho restrições a alimentos.
    Mas s´de ver suas imagens atiça minhas lombrigas( apetite).

    Voltei de umas férias forçadas, para o sepultamento de meu irmão, passei 25 sias fora e emagreci , pois tive restrições a comida!

    Mas agora me deu fome ....kkkkk cozinheira de mão cheia! bjsssssssssss

    ResponderExcluir
  19. Olá, amiga, querida!

    Espero que estejas mto bem, tal como todos os teus, com especial destaque para Marianinha, que está ficando uma senhorinha.
    Por aqui, tudo calmo, como sempre.

    O verão por aí continua, espero k o estejas tolerando, e o inverno, infelizmente, por aqui. A primavera chegará ao Hemisfério Norte para o mês que vem e eu estou fascinada com a ideia. O frio tem se feito sentir e muito em Portugal e tenho receio que a estação da renovação não aconteça, tão plenamente.

    Revi teu post e o design de teu blog, que acho lindo, suave, primaveril. As flores, que aqui encontro, me alegram o olhar.

    Beijos, um mega abraço e quando te apetecer, volta!

    ResponderExcluir
  20. Mas quem será a senhora da foto de perfil do blog? Glorinha? Hum! Que distinta ela está, ou melhor, como ela está ainda mais distinta e o chapéu lhe dá um ar ainda mais nobre. E perdeu peso, pois me parece até uma top model. Pescocinho lindo, elegante, sem rugas e rosto bem agradável e perfeito.

    És tu, querida, na foto (rsrsrs)? Só podia, né? Conta pra mim o que tens andado a fazer?
    Mentalmente e espiritualmente continuas bem, como sempre estiveste, mas fisicamente, estás melhor que nunca. Poxa! Eu só moro no 5º andar. Tenho de procurar uma casa no 10º e não usar elevador. Esse é um dos truques. Acertei?

    Gostei imensooooooooooooooooooooooooooooooo de te ver no meu blogue, que já chamava por ti há "n", tal como eu, mas ambos tivemos que esperar, pois tiveste um montão de coisas pra organizar e mudar.

    Por aqui, tudo na mesma e meu blog, também. Vou escrevendo como sei e gosto, esperando agradar a 50% das pessoas que me leem e visitam.

    Mudaste o design de teu blog? Essas flores me parecem maires, um pouco. Estou atenta ou nem por isso?

    E cadé as comidinhas, que vais indicar pra quem ama cozinhar, tu e blogueiros(as), que adoram experimentar tuas receitas? Para mim, chá com torradas. Pode ser (rs)?

    Beijinhos e bom final de semana. O outono chega aí já no próximo mês e aqui a senhora, a minha prima vera (rs).

    ResponderExcluir
  21. OI GLÓRIA!
    A NARIANA É UMA BONECA, JÁ DEVE ESTAR INICIANDO AS AULAS, QUE SEJA MUITO FELIZ NESTA CAMINHADINHA RUMO À VIDA.
    AGORA SÃO 18:52, ENTÃO, IMAGINA O EFEITO ARRASADOR DE TUAS RECEITAS PARA MIM KKKK.
    ADOREI, DÁ ÁGUA NA BOCA.
    ABRÇS
    https://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Olá Maria da Glória, bom te ver aqui novamente! Que linda sua netinha, uma princesa mesmo!
    E me deixou a salivar com suas excelentes receitas.

    Grata pela visita e ainda é tempo de desejar um feliz 2018!
    Feliz findi!
    Bjss!

    ResponderExcluir
  23. Olá, querida amiga Glória!
    Só hoje estou passando para lhe visitar e a alguns amigos tão queridos que, por motivo de mudança interestadual não pude fazê-lo antes.
    Fiquei encantada com sua postagem tão linda pois já sabendo como é você, não poderia esperar menos, claro!
    A macarronada me abriu o apetite... rs...
    Sua netinha parece uma bonequinha encantadora e meiga.
    Tive que mudar radicalmente minha alimentação e estou me sentindo muito bem, digo isso em relaççao ao que fala sobre o atum fresco e tudo o mais é bom que seja assim!
    Seja muito feliz e abençoada em 2018!
    Bjm de paz e bem

    ResponderExcluir
  24. Yummy, your dishes really look appetizing, Maria Gloria!!
    Have a happy weekend !!

    ResponderExcluir
  25. Glorinha, minha amada
    Porque é que eu não vim aqui mais cedo? Tinhas dito que ias fazer uma pausa... e depois não me apercebi que tinhas postado de novo...
    Não posso alongar-me muito porque estou a escrever só com 2 dedos :))) e a diferença que faz!!! Tive um pequeno acidente doméstico ferindo-me em dois dedos da mão direita - um teve que ser suturado - o que me obrigou a andar ontem à tarde "de Caifás para Pilates" à procura de um centro hospitalar, porque os dois primeiros onde fui não tinham cirurgião! Ao fim de semana não se pode adoecer ou então recorre-se aos hospitais públicos e fica-se lá horas e horas, até apanhar, pelo menos, uma boa dose de bactérias...
    Amadinha minha, obrigada, mil vezes (mil será suficiente???) por tanto carinho que me dispensas. Tentarei compensar-te quando tiver os dedos todos a funcionar :)))))))))))))
    ADOREI a tua nova imagem!!!

    Obrigada pela presença na Festa de Aniversário da minha “CASA”.

    Votos de um Domingo feliz
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS



    ResponderExcluir
  26. Obrigada, meu amor, amanhã vou ao cirurgião mostrar o dedinho :)))
    Espero que ele me diga quanto mais tempo vou ter que andar com este trambolho no dedo...
    Uma noite muito feliz e com muito bons sonhos!!!
    Beijos e carinhos meus.
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderExcluir
  27. Chega de ausência, querida amiga!!! Olha o pessoal aí te cutucando...
    Estou te aguardando, histórias tens pra contar!!
    Vou dar uma procurada em sucos, acho que encontrarei alguma coisa.
    Beijinho, uma ótima semana! Falaremos!!

    ResponderExcluir
  28. Hummm pratos deliciosos minha amiga.
    Muito obrigado pela visita e cometário ao meu humilde blogue.
    Um abraço e boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderExcluir
  29. Bom dia querida amiga!
    Entrar em seu blog é sempre uma festa para os olhos. Adoro pesto também, com qualquer tipo de massa...e as saladinhas que vc postou são um deleite para uma pobre vegetariana esfomeada, rs...
    Muito saudável a sua determinação de aceitar-se sempre diferente. Precisamos realmente nos aceitar como somos, ainda que tentando modificar este ao aquele defeitinho que nos impede uma vida plena, mas sem culpas ou remorsos, coisas que só nos colocam para baixo. Fruir cada dia como um novo presente, é a receita que sempre me valeu para que mágoas e ressentimentos não me bloqueiem.
    Desejo felicidades e muito sucesso em sua caminhada.
    Abraços!
    Bíndi e Ghost

    ResponderExcluir
  30. OLÁ, AS VEZES PRECISAMOS DE TEMPO...QUE BOM QUE 2018 ESTÁ BOM PRA TI. BORA VIVER A VIDA!
    SUA NETA MARIANA ESTÁ LINDA.
    GOSTO DAS SUAS RECEITAS E JÁ COPIEI ALGUMAS.

    MEU ANO SÓ ESTÁ COMEÇANDO AGORA...VAMOS A LUTA! BJSSSS

    ResponderExcluir
  31. You must be such a good cook! What a cute daughter!

    ResponderExcluir
  32. Mariana está preciosa!! Ricos platos, amiga. Me encanta la pasta al pesto.
    Un placer volver a verte por aquí.
    Buen miércoles.
    Besos.

    ResponderExcluir
  33. Apareceu! a margarida k, ou será florzinhas?
    Não entendi? a fila andou o que? quando? para quem?
    Obrigada pelas visitas nos post anteriores...
    Alguma coisa não deve estar sendo fácil...
    Mas tudo se ajeita.
    Boa entrada de mês.
    PAZ E BEM.

    ResponderExcluir
  34. Boa tarde, começo lhe dizer que a sua neta é linda, o rosto é muito parecido ao seu, a receitas são sugestivas, deliciosas certamente, espero pelo seu regresso.
    Continuação de feliz semana,
    AG

    ResponderExcluir
  35. Minha amiga passei para desejar um bom fim de semana
    Beijinhos
    Maria de
    Divagar Sobre Tudo um Pouco

    ResponderExcluir
  36. deixo um abraço Maria Glória!
    espero que o ano 2018 esteja a correr bem, com saúde e muito amor !

    ResponderExcluir
  37. Amiga, vi seus comentários em blog amigos e vim conhecer o seu. Amei e já estou seguindo. Lhe convido a conhecer o meu que é da biblioteca em que trabalho. Se gostar siga será um prazer. abraços

    ResponderExcluir
  38. Ainda sem os dedos todos... :) passo só para deixar aquele beijinho gostoso, Glorinha querida.
    Que teu Domingo seja muito, muito saboroso.
    Uma abada de abracinhos e...
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderExcluir
  39. Boa tarde Glorinha!
    Saudades minha querida!
    Andei dando uma pausa que se alongou um pouco mais. O problema da pausa é à volta, sempre ficamos adiando e quando se da conta o tempo já correu léguas.
    Fiquei muito feliz em te ler lá no blog, que bom que voltou a postar. Que 2018 lhe traga muitas coisas boas pra você e os teus.
    Que linda esta a Mariana, vai ficar uma moça bela. Que Deus a protege hoje e sempre.
    As receitas estão divinas. Parece-me um delicia esse pesto. Espaguete com atum é o meu preferido, eu adoro.
    Esse prato da abobrinha salivou aqui rsrs.
    Enfim minha amiga, adorei a postagem e também assino embaixo "Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante
    Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo" . Viva o grande Raul Seixas.
    Um beijo embrulhadinho num sorriso!
    Boa semana!

    ResponderExcluir

  40. Certo, meglio una continua metamorfosi che la staticità.
    Complimenti e auguri per la bellissima bimba!
    Belle queste ricette con tante verdure. Anche a me piace molto il pesto e lo faccio in casa con il basilico che ho sul balcone e con i pomodori secchi invece del formaggio.
    Grazie per essere passata a trovarmi e le gentili parole.
    Un abbraccio e buon tutto!

    ResponderExcluir
  41. Excelentes receitas, saudáveis e com aspeto delicioso :) beijinhos

    ResponderExcluir
  42. Parabéns pela sua netinha linda e que tenha muito sucesso nesta nova etapa que vai começar.

    As receitas estão de fazer crescer água na boca e gosto de experimentar. Obrigada pela partilha.

    Beijos Glória

    ResponderExcluir
  43. The little girl will have nice days in kindergarten, and the smile shows that she is expecting them with optimism.

    ResponderExcluir
  44. Hace mucho tiempo que no he hecho el pesto, esta salsa tan rica para liar en un buen plato de espaguetis o demás, con lo cual a ver si me pongo con ello un día de estos.
    Gracias por pasar por mi blog, un abrazo.

    ResponderExcluir
  45. Me he llevado una gran alegría al verte por mi espacio, después de tanto tiempo poder leer tus letras, ha sido una grata sorpresa para mí.
    Me alegro de todo lo bueno que te ha pasado durante tu tiempo de descanso en el blog, ahora regresas con unos apetitosos platos que no sabría por cual decidirme, lo mejor sería sentarme a tu mesa y probar un poquito de cada uno, me sentiría encantada y seguro que si uno estaba rico, el siguiente estaría mucho más ¡felicitaciones por tu dedicación y buen hacer en la cocina!
    Has cambiado el formato de tu blog y te ha quedado mucho más bonito, no puedo pasar por alto lo guapa que estás en esa foto y también lo linda y crecida que está tu nieta Mariana ¡lo rápido que se pasa el tiempo!
    Para ti y para toda tu familia os deseo todo lo mejor y mando cariños para compartir.
    Kasioles

    ResponderExcluir

  46. ❤ Boa tarde mulher linda! Parabéns pelo seu dia, nosso dia❤ Não somente hoje, mas todos os dias, que sejamos reconhecidas e amadas. Um dia só é pouco pois és a mais elevada das criaturas, o mais sublime dos ideais, o coração que fabrica amor Todo dia é dia da mulher! Que nossos direitos sejam cobrados e que a sociedade seja justa, sem descriminação.
    Feliz dia Internacional da mulher, extensivo a todas as mulheres da sua família!
    Abraços da amiga Lourdes Duarte

    ResponderExcluir
  47. O esparguete com atum deixou-me água na boca. :)

    ResponderExcluir
  48. A Mariana está linda, linda, linda!!! =) Que diferenças, que crescida está!
    Continuamos com os belos petiscos e que sempre me fazem ficar de água na boca.

    Desejo o melhor para este ano, que os novos desafios e as novas etapas sejam marcadas por sorrisos que é o mais importante!
    Um grande beijinho,
    http://chicana.blogs.sapo.pt/

    ResponderExcluir
  49. Pois é. Fevereiro chegou e já
    foi embora levando consigo os
    primeiros 9 dias de março e
    você não voltou com suas
    adoráveis receitas, né, moça
    bonita?
    Está certo que as receitas
    não me dão nada além dos seus
    pratos molharem minha boca por
    dentro. (risos)

    Beijos e, volta logo, hein!

    silvioafonso



    .

    ResponderExcluir
  50. Boa noite Glorinha, tudo bem?
    Hoje amanheci com um resfriado horrível... Espero que ele vá embora tão rápido como chegou.
    Essa semana eu perdi todos os comentário da postagem. Ainda bem que consegui salvar alguns que foram para o e-mail. Esqueci-me de fazer o backup do conteúdo da postagem, coisa que nunca esqueço, achando que estava tudo ok, e quando observei não estava. Vivendo e aprendendo...
    Desejo um ótimo fim de semana!
    Um beijo do meu para o teu coração.
    Tem uma nova atualização por lá.

    ResponderExcluir
  51. Olá,Maria Glória!
    Passo para desejar-te uma boa continuação da semana.
    Um abraço.
    Pedro

    ResponderExcluir
  52. Eu queria muito falar sobre o que
    você escreve, mas esse macarrão...
    Tem hora que fico a pensar; será
    que 82 quilos para quem tem 1,81
    está ruim ou eu posso aceitar o
    convite da Mª Glória para degustar
    estas iguarias?

    Com a palavra a dona da pensão...

    Beijos, moça bonita. Beijos.

    silvioafonso




    .

    ResponderExcluir
  53. Godtei das receitinhas, parecem-me deliciosas. A sua netinha é linda. Beijinho e felicidades.

    ResponderExcluir
  54. Spero tutto bene per te.
    Un abbraccio e buona Domenica!

    ResponderExcluir
  55. olá, querida glorinha...

    sempre que acedo a teu blog e mais concretamente a esse post, fico rindo, feliz, embevecida com as fotos de marianinha, sobretudo a segunda. que maroteca....

    e tu como vais... o calor está indo embora daí... aqui, está um frio danado e para além disso, chuva. e a primavera quase chegando.

    eu estou em franca recuperação. ontem, o cirurgião me destapou a mão totalmente, deixando apenas dois potinhos na costura, k estavam rebeldes. colocou um curativo levinho. no início do próximo mês, começo com sessões de fisioterapia.

    e tuas atividades... faço votos para que tudo continue bem pra cima.


    beijinhos, abracinhos de ♥ e um excelente fim de semana.

    ResponderExcluir
  56. Entro aqui como pesto e pronto, casamos! Está tudo muito saboroso nesta pagina cheia de primavera. Gosto muito de atum só não concordo é com a pesca sem controlo por causa da procura, somos muitos!
    Parabéns pala neta. Parabéns à avó linda.
    Fica com um abraço e mil beijos com o carinho com que me despertas.

    ResponderExcluir
  57. Querida Glorinha, uma imensa felicidade receber os seus doces comentários.
    Espero que depois da longa ausência, regresse com os seus fantásticos posts - fazem muita falta na blogosfera, aliás , fazem toda a diferença.
    Muitos beijinhos da Nina

    ResponderExcluir
  58. Amiga, embora não tenha sido oficialmente legalizado, o dia 20 de março, desde 2004 que comemora-se como sendo o dia do Blogueiro ou da blogueira.
    Como gosto de comemorar dadas em especial aquelas que acho bem merecidas, hoje, vim aqui parabenizar você por ser essa profissional da blogsfera competente, criativa e que com muita responsabilidade mantem o seu blog.
    Parabéns por ser essa blogueira maravilhosa que nos encanta com suas postagens.
    Abraços da amiga Lourdes.

    Tem postagem e tem selinhos comemorativos nos meus blogs.

    ResponderExcluir
  59. Adorei chegar aqui e vou voltar para espreitar!!
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  60. Oi Maria, boa tarde!
    Amiga, volta a postar suas delícias PF! kkkk
    Obrigada pelo carinho lá no blog. Bjsss e um FDS maravilhoso é o que desejo p/vcs!

    Ah, só p/constar, estou levando mais uma receitinha kkk

    ResponderExcluir
  61. ainda bem k minha loucura te contagiou, querida glorinha. é preciso sair do trilho, de vez em qdo, e libertar as divindades, as deusas do amor e da loucura, que há em cada uma de nós. se assim fizermos, não necessitaremos de psicóloga e mto menos de psiquiatra.

    adorei teu comentário. parece que pensamos e agimos, do mesmo jeito. somos livres, sempre fomos e não há quem nos vede horizontes.

    está tudo bem contigo e com marianinha, seus pais e teu marido...

    aqui chove torrencialmente e esse domingo a hora vai mudar. e aí, já mudou...

    te desejo um fim de semana a teu modo.

    beijos, um abraço atlântico e tudo de bom para vocês.

    ResponderExcluir
  62. Glorinha, passei para desejar um excelente fim de semana.
    Beijinhos
    Maria de
    Divagar Sobre Tudo um Pouco

    ResponderExcluir
  63. Obrigada pela visita.
    Voce tem aqui boas receitas que nos faz crescer água na boca.
    Bom fim de semana.
    Beijinhos
    :)

    ResponderExcluir
  64. Maria Glória que bom vê-la de novo nos blogues !!! a apresentação desses manjares é de uma "provocação" tremenda, tão apetitosos que eles parecem ser !!! ainda bem que olho para eles já de barriguinha cheia :) senão seria mais difícil resistir-lhes :)
    obrigada amiga pelas palavras tao simpáticas que deixou nos meus posts, e que é sempre com alegria que a vejo passar por lá!
    assim bom fim de semana, saúde, amor e felicidade na sua casa !
    Angela

    ResponderExcluir
  65. Adorei seu blog tem muito artigo bom. e essa postagem então...amei. criei um link para voce em http://verefazer.org/ adorariamos ter uma visita sua. bjinhusss

    ResponderExcluir
  66. Amiga, hoje vim desejar-te que a felicidade te abrace florido,
    levando fé aos seus dias e sonhos ao seu coração e uma abençoada Páscoa.
    Abraços, tenha uma bela noite e um amanhecer feliz.

    ResponderExcluir
  67. Oi Maria; um bom feriado repleto de
    desejos apetitosos, regado de tranquilidade.
    PAZ E BEM.

    ResponderExcluir
  68. Tanti auguri per una serena Pasqua a te e famiglia!

    ResponderExcluir
  69. Three wishes for you: Love, joy, prosperity.
    Happy Easter!

    ResponderExcluir
  70. Dear friend I hope you are fine !!
    Have a Happy Easter !!

    ResponderExcluir
  71. So cute little girl !
    Wish you Happy Easter.

    ResponderExcluir


  72. Querida Maria Glória também te deixo caminhos floridos neste link que mostra a procissão das Tochas Floridas no Algarve, em São Brás de Alportel
    os homens carregam as tochas feitas com flores, e cantam "Ressuscitou como disse, Aleluia, Aleluia !"

    https://www.youtube.com/watch?v=fCrqZTQDQy4

    fiquei emocionada com as tuas visitas aos meus posts, Maria Glória, muito aprecio o teu apoio e comentários que transportam sentimentos de muita amizade,
    me despeço amiga, deixando votos de Pascoa feliz, muito amor e fraternidade nestes dias de especial atenção para com os familiares e amigos,
    beijinhos, abraços
    Angela

    ResponderExcluir
  73. Hello Dear Gloria!

    Last octave of Easter.
    I want to make wishes: Three wishes for you: Love, joy, prosperity.
    May you find the renewal of hope, health, love and the spirit of God.
    Greetings from Poland:)
    Lucja

    ResponderExcluir
  74. Hello, glad to see that you are back again. Hope you had a fantastic Easter and this year brings joy to you and your family.
    Thanks for stopping by.

    ResponderExcluir
  75. Adorei te ver passeando por lá e deixando teus carinhos! Que bom que nos vemos no Insta, pois andas sumidinha do teu blog,rs beijos, obrigadão1 chica

    ResponderExcluir
  76. Dear Maria Gloria – How nice it was to hear from you! Thank you for your time and efforts on my some past posts. You appeared like a cherry blossom (Sakura in Japanese) which indicates full arrival of spring. You must be entering autumn.

    Sorry I didn’t notice this post as I had blogging break from December to February. I prefer to say “GROW older” through each stage of transformation (or metamorphosis) than simply “get older.” We can see things what we couldn’t see when younger. Mariana is such a cute lady, she will become popular at the pre-school. Each and every dish cooked by you is mouth-watering but my favorite is pasta with pesto sauce.

    So belated, but wish you and your family healthy, happy, and delicious 2018.

    Yoko

    ResponderExcluir
  77. Escovas de dente a parte, eu adoro
    quando você tira o avental e vem
    à rua ver a banda passar. Adoro.

    Beijos.

    silvioafonso



    .

    ResponderExcluir
  78. Estou distribuindo beijos.
    Quer um?

    silvioafonso



    .

    ResponderExcluir
  79. Hi dear, am not a huge fan of the pasta. But those one really look awesome.

    www.glamourzone.org

    ResponderExcluir
  80. olá, querida glorinha...

    que bom tua presença em meu blog... esse fim de semana, iria saber de você.
    sua marianinha, pais e marido...

    eu estou um pouquinho melhor das mãos, mas tenho de fazer todos os movimentos de forma mto soft. é uma questão de tempo, eu sei, mas eu adoro escrever, como sabes.

    qto aos enxertos, há k ter paciência, pois eu já fiquei com o rosto do mesmo jeito k tu, mas depois passa. dos 3 implantas, k fiz há um k não está dando certo. tenho de ir ao cirurgião otorrino, pois se desconfia de uma ligação entre seios nasais, aos quais já fui operada em 2014 e o implante.

    vamos esperar que tudo se resolva, tanto do meu lado, qto do teu. nós acreditamos na força do universo.

    beijinhos, um enorme abraço com saudades e bom final de semana.

    ResponderExcluir
  81. Como eu disse, criança.
    Lá em casa eramos 5, mas
    mamãe sempre me deu pre-
    ferência ou seja, só em
    mim baixava o cacete. Por
    que seria, hein?

    Beijos e bom finde.

    silvioafonso


    .

    ResponderExcluir
  82. Antes das 9h de um domingo preguiçoso,
    só os amigos a gente acorda com beijos.
    Por isso, Bom dia.

    .

    ResponderExcluir