domingo, 31 de dezembro de 2017

Muito Tempo sem Bloggar e Feliz Ano Novo! - Pesto de Manjericão com Amêndoas - Espaguete com Atum fresco, Mexilhão, Tomate pelati e Azeitonas negras - Salada de Bulbo de Erva-doce ou Funcho com Maçã - Salada de zucchine tonde (abobrinha redonda)



Desde 2015 que esperava por algumas mudanças. Uma delas, tão desejada, aconteceu neste segundo semestre de 2017. 

Estou completamente envolvida nesta nova etapa, em adaptação. Tempo e rotina são meus novos amiguinhos. Estamos em amplo relacionamento. Diariamente tenho novidades, algumas esperadas ou não e outras inusitadas. Motivos que exigem ações de uma maneira constante no mundo real. Acredito que em fevereiro estarei plena para bloggar, apreciando o conteúdo dos blogs de meus queridos amigos.

Um feliz Ano Novo, com saúde, paz e caminhos floridos, deliciosamente perfumados a todos. Um beijo e abraço afetuosos e meu agradecimento pela amizade, divertimento e alegria compartilhados.  Também, aprendizado! Muito obrigado!

Para 2018, deixo uma pequena parte da letra de 'Metamorfose Ambulante' música de Raul Seixas, que tenho como uma mantra na minha vida. Todos os dias eu acordo sabendo que já não sou a mesma pessoa e sou grata por isso. O contrário seria uma consciência envelhecida, consequentemente, estacionada no tempo e uma pessoa desinteressante, possivelmente triste e apegada às ilusões.  Como dizemos aqui no Brasil: sem perceber que a fila já andou!"


"Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante
Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo"


A minha Mariana está crescida, uma mocinha. Em 2018, ingressa na pré-escola e está ansiosa para conhecer os novos amiguinhos e atividades. 



Agora, algumas receitinhas. Caso não apreciem o conteúdo, é só pular. Poderão apreciar as fotos ou não, fiquem à vontade!

Com o verão em ação, alguns dias quentes, outros chuvosos, por vezes, o vento canta na janela. Tenho feito comidinhas mais leves.

Pesto de Manjericão com Amêndoas
Pesto al basilico con mandorle

Se o pesto me pedisse em casamento, eu casava ontem! Adoro pesto. Já provaram o de pistache? Ninguém pode desencarnar nesta vida, sem provar pesto de pistache.


70 gramas de folhas de manjericão limpas e bem secas - água pode alterar o pesto, até estragar
30 gramas de amêndoas inteiras e sem a pele
azeite de oliva extra virgem - vai um tanto!
1 dente de alho médio e sem a alma - se não gosta de alho cru, não use
50 gramas de queijo parmesão ralado
sal grosso
pimenta preta para ralar no momento
não precisa usar sal (o parmesão já é salgado)

Junte tudo no copo do liquidificador, com um pouco de azeite e use a função pulsar, porque o pesto não deve ficar na consistência de creme. Junte mais azeite até dar o ponto de pesto: grosso e granulado. O certo é fazer o pesto em um almofariz, mas sabendo usar a função pulsar do liquidificador, vai super bem. Guarde o pesto na geladeira, em frasco de vidro tampado e sempre coberto com azeite. Cada vez que usar, complete com azeite. 

O segredo do pesto é não temperar a pasta no fogo. Fogo e pesto: litígio! Água fervendo, cozinhe a pasta di grano duro apenas com sal grosso. Nunca use gordura para cozinhar a pasta, nunca! Ela perde a aderência ao molho, pois a gordura impermeabiliza a pasta.

Em uma vasilha, coloque algumas colheres generosas de pesto e quando a pasta estiver al dente, retire com um pegador, se for espaguete ou pasta longa e se for pasta curta, use uma colher peneira. Coloque imediatamente por cima do pesto, na tigela. Misture bem e está pronto para servir.

Não escorrer a pasta e sim, tirar da água com o pegador. A pasta virá com um pouco da água do cozimento, o que é perfeito! A água do cozimento vai dar uma cremosidade mais fluída ao pesto ;-)


Espaguete com Atum fresco, Mexilhão, Tomate pelati e Azeitonas negras
Spaguetti con tonno cozze pomodoro e olive nere



Atum em lata? Não, não e não! Use atum fresco, tenho encontrado ótimas ofertas na peixaria.

Frite em azeite a cebola picada e depois o alho. Junte o atum crú em cubos médios e quando estiver selado, refresque com vinho branco seco. Deixe evaporar o álcool do vinho e entre com os tomates pelati. Misture até desmanchar um pouco os tomates. Junte uma pitada de açúcar ou mel, salgue a gosto e entre com os mexilhões desconchados. Após 2 minutos, desligue o fogo e junte um pouco de salsinha fresca, rale pimenta preta. Não tampe a panela.

Quando a pasta estiver al dente, acenda o fogo do molho de atum, tire a pasta com o pegador e misture ao molho por 2 minutos, delicadamente, para não desmanchar os pedaços de atum. Apague o fogo e espalhe mais salsinha. Pronto para servir!    


Salada de Bulbo de Erva-doce ou Funcho com Maçã


Superb! E fácil de fazer. 

Cortar o bulbo da erva doce (finocchio) e a maçã em fatias finas e manter em suco de limão para evitar escurecer. Usei limão siciliano, porque gosto mais do sabor para salada. 

Temperar com raspas de limão, fatias finas de cebola roxa (previamente lavadas e descansadas em banho de água e vinagre), sal pimenta preta ralada e azeite. Se tiver sementes de romã, é um luxo digno de uma joia, para além de embelezar, refrescar. 

Excelente para o verão e ótimo acompanhamento para peixe grelhado. 


Salada de zucchine tonde (abobrinha redonda)


Fatiar a aboborinha não muito fina e grelhar com azeite. 

Dispor em camadas em um prato de servir e em cada camada temperar com azeite, sal, pimenta preta ralada, orégano, gotas de aceto balsâmico (pouco), alho frito crocante (usar se gosta e sem exagerar), fatias de figo seco e scaglie (fatias finíssimas) de parmesão. Um manjar dos deuses gregos, com aromas mediterrâneos. Uma taça de vinho branco seco ou prosecco, refeição leve e deliciosa!

Saudades meus amigos, esperando que todos estejam bem, com saúde e alegria! Até breve!





20 comentários:

  1. Que bom te ver logo no primeiro dia do ano! A voida exige mudanças sempre e estamos aí pra fazê-las!

    Adoro pesto... Gostei faz receitas!
    Já em 2018, desejos que seja lindo! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Olá, querida amiga Glória !
    Que boneca linda e crescida !
    Vamos firmes em 2018 com paz e alegria no coração .
    Seja muito feliz e abençoada !
    Bjm de paz e bem

    ResponderExcluir
  3. Linda, a sua Mariana.
    Que o ano de 2018 vos traga tudo o que há de melhor.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  4. Que beleza de cores e de sabores Maria Glória!
    fico feliz por passar por aqui, já não via seus posts novos há algum tempo!
    mas aguardava para lhe desejar um Bon Ano, que 2018 seja muito bem temperado com raminhos de amor, salpicos de amizade, muitas camadinhas de saúde, e uma boa cobertura de fraternidade :)))
    abraços amiga

    Angela

    ResponderExcluir
  5. Amei a postagem, meu deu água na boca! Linda sua Mariana, que tudo de maravilhoso aconteça com vocês nesse ano, sempre com as bençãos de Deus. Grata pelo seu carinho, sua amizade preciosa, suas visitas e comentários e que nesse ano continuemos essa bela e significativa interação.
    Beijos no coração!

    ResponderExcluir
  6. Mmm.. that's some yummy food! Happy New Year!

    ResponderExcluir
  7. Olá Maria Gória, Feliz Ano novo!!!
    Muita saúde, paz e alegrias.

    Que linda está sua Mariana, uma princesa!
    Adorei o pesto e a salada de funcho, vou fazer aqui em casa.

    Grande abraço com carinho

    ResponderExcluir
  8. Glória
    Muitas mudanças por aqui ! Eu como você também me ausentei , tenho trabalhado bastante, mas também penso em voltar ao blog. Os dedinhos coçam para escrever. Só que as vezes não tenho muitas novidades, então ...
    Agora sei de quem pertence essa boquinha de princesa de sua netinha . É sua. Que lindeza, que fofura !
    Você tem razão pesto é um caso sério de amor que origina em casamento mesmo . Adoro a forma como escreve as receitas num romanceio perfeito de quem ama cada sabor !
    Nos vemos em 2018 ! bjs amada
    Zizi

    ResponderExcluir
  9. Feliz 2018!No siempre se puede estar en el blog,porque la vida trae sus momentos,pero es un placer volverte a leer y mirar con los ojos muy abiertos estos deliciosos platos que cocinas.
    La niña es preciosa!
    Besucos

    ResponderExcluir
  10. Querida amiga as mudanças dão muitas vezes um novo alento à nossa vida.
    Que linda está a sua netinha.
    Obrigado por partilhar essas deliciosas receitas.
    Que tudo o que sonhar e desejar se realize.
    Bom fim de semana
    Beijinhos
    Maria de
    Divagar Sobre Tudo um Pouco

    ResponderExcluir
  11. Caramba, que eu ainda não provei essa tal maravilha da cozinha chamada pesto de pistácio. Se vc diz que não posso desencarnar sem provar, tenho que tratar disso ASAP, haha. O seu ficou com um aspecto óptimo!
    Espero que essas mudanças sejam abençoadas e que a adaptação seja tranquila. Um beijinho, com votos de um ano muito feliz.
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    ResponderExcluir
  12. Olá, Maria glória!

    Como é linda a Mariana.
    Mudanças sempre trazem renovação e como é bom quando são desejadas e acontecem.
    Você tem razão sobre não ficar estacionada, não permitir que a mente envelheça, vida é movimento.
    Que 2018 traga muita sorte e alegrias nessa sua nova fase.
    Um abraço

    Sônia

    ResponderExcluir
  13. Olá Maria Glória.
    Ler e principalmente ver esses pratos dou adeus a qualquer regime. Simplesmente fantástico, chego a sentir o gosto e o aroma que venha a exalar. Parabéns pelo post e de certo estarei fazendo estas maravilhas. Saudades, tanto tempo fora de contato e voltas para nos deixar com água na boca. Belíssimos.
    Respeitoso e carinhoso abraço e que tenhas muita saúde e paz.

    ResponderExcluir
  14. Olá, querida Glorinha!

    Hoje, pensei em ti, mas mais do que uma vez. Como não sou mto dada a adivinhações (rs), achei melhor passar por teu espaço e eis que vejo nova postagem tua, embora dando apenas algumas explicações sobre teu hiato (rs) e claro, comidinha.

    Espero k o teu natal tenha sido e continue sendo todos os dias, pke todos dias, algo ou alguém nasce. Nascem novas ideias, diariamente. Fantástico!

    E novo ano chegou, mas cada dia é diferente do outro, que queremos melhor. Te desejo um novo ano, à tua maneira, sobretudo com saúde, paz e alegria.

    A Marianinha está uma garotinha linda, com porte e distinção. Mta saúde e sucesso.

    Vi, por alto, as receitas. Sabes, que não sei, nem gosto de cozinhar, mas aprecio quem o saiba fazer: TU!

    Espero que tenhas dado uns passeios e que nos tragas novidades.

    Beijos e um enormíssimo abraço.

    ResponderExcluir
  15. Olá querida Maria da Glória! Tinha saudades e passei por aqui. A tua Mariana está a crescer lindamente.Quantas delicias! Meu desejo de um ano bastante feliz! Muitos beijinhos!

    ResponderExcluir
  16. Bom dia minha amiga!
    É muito bom se metamorfosear todos os dias!!! Concordo com vc, plenamente. Por isso não sou de discutir para ter razão. Acho que conversar sempre "abre mentes", renova a visão...
    Sua princesa está uma graça, beijinhos pra ela.
    Quanto às receitinhas, manjericão, manjerona, abobrinha... hummmm... amo!!! A massa deve ter ficado mara com esse pesto.

    Abraços esmagadores e feliz dia.

    ResponderExcluir
  17. Olá Maria, como vão as coisas deste lado de cá...
    Lendo e revendo por aqui.

    Tbm gosto de me metamorfosear k, será que issa palavra existe?

    Vou fazer esse pesto no sábado.

    Uma boa entrada de mês.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  18. Tomate pelado e manjericão meu preferido, depois da cirurgia tenho restrições a alimentos.
    Mas s´de ver suas imagens atiça minhas lombrigas( apetite).

    Voltei de umas férias forçadas, para o sepultamento de meu irmão, passei 25 sias fora e emagreci , pois tive restrições a comida!

    Mas agora me deu fome ....kkkkk cozinheira de mão cheia! bjsssssssssss

    ResponderExcluir
  19. Olá, amiga, querida!

    Espero que estejas mto bem, tal como todos os teus, com especial destaque para Marianinha, que está ficando uma senhorinha.
    Por aqui, tudo calmo, como sempre.

    O verão por aí continua, espero k o estejas tolerando, e o inverno, infelizmente, por aqui. A primavera chegará ao Hemisfério Norte para o mês que vem e eu estou fascinada com a ideia. O frio tem se feito sentir e muito em Portugal e tenho receio que a estação da renovação não aconteça, tão plenamente.

    Revi teu post e o design de teu blog, que acho lindo, suave, primaveril. As flores, que aqui encontro, me alegram o olhar.

    Beijos, um mega abraço e quando te apetecer, volta!

    ResponderExcluir