sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Uma Breve Pausa - Escalivada - Caldo Verde - Bolo de Limão com Semente de Papoula




Até parece que estou de férias, pois ando tão ausente da blogosfera. Sim, estou no modo pausa ou mais lenta. Mesmo em pleno inverno, passeei por aí, visitei amigos - virtuais e reais, degustei com o maridão deliciosas feijoadas nos dias mais frios. Fiz caminhadas e fui apreciar músicos de rua na Paulista, a avenida mais famosa de São Paulo ou Sampa, como nós paulistanos, carinhosamente chamamos esta megacidade, que na verdade é uma grande mãe. Gente de todos os cantos deste planeta, habita esta barulhenta, agitada e mal cuidada cidade. Mas eu gosto desta mãezona, nasci do ventre dela, no bairro de Pinheiros, na rua Joaquim Antunes, no ano de 1963.

Nos últimos finais de semana, com a temperatura bem mais quente, curtimos um churrasco feito pelo maridão e um primo. Aqueles churrascos demorados, para uma tarde inteira, regado com bons tintos secos, todos selecionados pelo querido primo, que sabe muito bem dar conta deste compromisso. Nós agradecemos pelo dia, pelos sorrisos, alguns transformados em gargalhadas e muito carinho!





E pelos dias de julho e agosto, andei fazendo algumas comidinhas especiais, pois foram receitas de amigos queridos. Cozinheiros de 'mão cheia' para ninguém botar defeito. Uma turma nota 10.000, desta nossa rede da blogosfera e, também, um vlogueiro do Youtube.

Começo pela querida Kasioles, editora do blog Los pucheros de Kasioles. Eu sei, todos conhecem esta simpática e elegante mulher, é amiga comum de muitos que navegam pelas minhas águas. Aprendi com Kasioles a fazer um prato tradicional da Cataluña, uma verdadeira explosão de sabores e muito fácil de fazer. É a Escalivada! Também aqui.


Foi em uma noite fria a primeira vez, acompanhou pão rústico feito em casa e um bom tinto seco. Mas começamos com um caldo de abóbora, em absoluta união estável com o peito de frango e o espinafre. As bodas envolvendo três cônjuges (abóbora, espinafre e frango), embora incomum, acontecem mais do que imaginamos. E neste caso, foi em plena harmonia, no prato! Sem modéstia, estava espetacular, sabores delicados. 


Fiz a Escalivada várias vezes. É ótima em qualquer temperatura, pode-se comer fria.  Certa manhã, estava fora de casa, resolvendo pendências e cheguei por volta das 14 horas, sem almoço e foi a Escalivada (sobra do jantar, do dia anterior) o meu delicioso lanche. Fiquei feliz e satisfeita! 

Em uma assadeira, untada com azeite, eu ajeitei 1 pimentão vermelho, 1 pimentão amarelo, 1 berinjela grande, 1 cebola média cortada em 4 partes e uma cabeça de alho. Reguei com azeite de oliva, espelhei umas pedrinhas de sal grosso e foi para o forno, a 180º graus até ficarem bem assados. Mais ou menos 1 hora, pode ser mais, depende do forno. Na metade do tempo, juntei os tomates e virei os legumes. A Kasioles publica as receitas com sequência de fotos, tipo passo a passo, vai lá mais acima, que linkei o blog dela. 

Com os legumes em temperatura mais para morna, comecei a tirar a pele dos pimentões e da berinjela, reservando todo o suco dos legumes, que guarda muito sabor e aroma. Portanto, fiz este trabalho em um prato fundo. Cortei com as mãos ou com a faca, pimentões e berinjela em tiras finas. 

Terminei tirando a pele dos tomates, espremendo as cascas dos alhos e tirando a casca da cebola.  

Enquanto os legumes assavam, cozinhei algumas batatas no vapor e na parte debaixo da panela, 2 ovos seguiam o cozimento na água.  Depois cortei as batatas e os ovos em rodelas, observando uma espessura não tão fina. Não cozinhar muito a batata, para que ao cortar, não desmanche. 

Reservei azeitonas negras sem o caroço, alcaparras e anchovas ou aliche, em um único prato. 

Em um prato de servir, montei a escalivada assim: 
1 - rodelas de batatas,
2 - pedaços dos tomates e das cebolas,
3 - tiras da berinjela, depois salguei, 
4 - tiras de pimentão vermelho e amarelo, em camadas, na diagonal, 
5 - anchovas ou aliche, continuando o trabalho em diagonal, 
6 - enfeitei com os ovos cozidos em rodelas, 
7 - continuei enfeitando com azeitonas e alcaparras, 
8 - coei todo o suco reservado dos legumes assados, temperei com azeite de oliva, aceto balsâmico, pouquíssimo sal e pimenta negra ralada, depois reguei carinhosamente por toda a escalivada e 
9 - muito cuidado com o uso do sal, pois as anchovas, azeitonas e alcaparras são salgadas. Lembre-se que a Culinária da Catalunha é de origem mediterrânea, portanto, o sal é apenas uma aparição. O que conta mesmo, é o sabor dos legumes, como por exemplo, a doçura dos pimentões e da cebola, o leve sabor picante da berinjela, a acidez dos tomates, a intensidade das azeitonas, anchovas e alcaparras, portanto, como já disse, uma explosão de sabores. Batatas e ovos fazem as vezes de um colo, um bercinho fofo e quentinho.   

O alho transformou-se em um creme delicioso, aromático, com leve toque defumado, que passamos nas fatias do pão rústico, para acompanhar a escalivada. Foi uma manjar digno do Olimpo. Zeus, assim meio sem jeito, com uma risada amarelada, pediu um bocado e depois, o endereço eletrônico da Kasioles :)) 

Não precisa de mais nada? Precisa sim! É preciso conhecer amigos que são cozinheiros de mão cheia, onde na blogosfera que formamos em rede, não faltam. Há tantos que sigo e bato palmas pelas suas produções. E aprendo com eles. E ainda, é uma gente que transborda simpatia e deliciosa amizade. Tutti buona gente !




Pausa para um café... este é para você. 






O inverno, neste ano, não foi assim tão severo. Alguns dias de muito frio, mas nada como os invernos de alguns anos atrás. Mas fiz muitas sopas e caldos. E a receita de Caldo Verde que elegi para a minha mesa, aprovadíssima pelo maridão, foi a do Necasdevaladares - receitas caseiras, um amigo português que faz delícias, todas publicadas em vídeos no Youtube.

A cozinha do Necas, ora é simples, ora é rústica, também pode ser sofisticada. Mas, sobretudo, robusta.  É o tipo de cozinha da minha família, farta e ampla de personalidade. Os pratos não passam desapercebidos. 

Caldo Verde! E como é fácil de fazer! E como é saboroso e nutritivo! 


4 batatas (450/500 gramas) cortadas em rodelas grossas, 2 cebolas médias em pedaços grossos e 2 dentes de alhos partidos, todos para uma panela com água fervente, até ficarem bem cozidos (cerca de 20/30 minutos). Depois mixei tudo e fez-se um creme. Juntei um quantidade generosa de azeite de oliva, rodelas de linguiça portuguesa, salguei e juntei 200 gramas de couve manteiga, sem o talo mais grosso e cortada finamente. Tampei a panela e deixei cozinhando, até a couve ficar al dente e o caldo na consistência desejada. Provei para conferir o sal e finalizei com pimenta preta relada no momento. Deixei descansando uns 10 minutinhos e começamos a degustação deste caldo delicioso, fácil e muito saudável.

As receitas no Necas, também foram a inspiração para estas postas de bacalhau (foto abaixo), assadas com batatas , sobre cama de cebolas, alhos, pimentões vermelhos e amarelos. Servidas com ovos cozidos, azeitonas e alcaparras, aqui!

Digo sempre inspiração, porque temos a nossa própria maneira de executar um prato, mas as inspirações vinda dos amigos, são como poesias gastronômicas.


E as postas de bacalhau foram servidas com brócolis cozidos no vapor, al dente e depois perfumados com alho e azeite na wok, só para assustar os floretes e está pronto. Ahh, uma pitadinha de sal.  





E para a sobremesa? Sim, esta etapa foi coroada com uma delícia que aprendi com a Nina do blog O meu pensamento viaja. A querida Nina é uma mulher belíssima, elegante e decidida. É fato, o que ela quer fazer, ela faz! Temos muitos amigos comuns, ela também também faz parte desta nossa rede na blogosfera.

E as suas produções? Não, não se limitam, como eu, nas artes da boa cozinha. Quem não conhece o blog da Nina, precisa conhecer: trabalhos manuais artísticos, gastronomia, decoração, moda, jardinagem, viagens... enfim, é um blog diverso, de amplo bom gosto, que caminha do tradicional ao moderno. Para não perder!

Eu fiz um Bolo de Limão que ela publicou no link acima. É um bolo tão perfumado, tão saboroso. Já fiz muitos bolos de limão, que adoro e nenhum havia me conquistado ou melhor, me arrebatado como este feito pela Nina. O visual me encantou e é muito fácil de fazer. Fiz algumas pequenas alterações, porque eu não tinha iogurte, que substituí por leite integral e juntei uma colher de semente de papoula.

Enfim, todas a minhas receitas inspiradas, por vezes, acabam por alteradas. Faz parte da vida prática, aprendi com a minha mãe. Temos que ajustar, caso falte algum ingrediente ou para atender o gosto dos comensais.


Amiguinhos, é um bolo espetacular, a textura é incrível! Feito para acompanhar um café ou chá, a qualquer hora. É um mimo, um carinho e muito perfumadinho! E não é um bolo seco. 

Raspas de 1 limão siciliano - sem a parte branca, que é amarga,
1 colher de sementes de papoula, 
150 gramas de açúcar, 
3 ovos, 
200 gramas de farinha de trigo - eu gosto de peneirar, 
120 ml de leite integral, 
80 ml de óleo - usei girassol, 
pitada de sal. 
1 colher de chá (rasa) de fermento para bolo e
açúcar de confeiteiro para polvilhar. 


Bati com um fouet. Primeiro os ovos, perfumei com as raspas de limão, depois o açúcar, depois o óleo, depois o leite, a farinha de trigo, pitada de sal e a semente de papoula. Não bati muito, inclusive os ovos, apenas espumei levemente. Por último, o fermento e bati ligeiramente. 

Assei em forma com furo no meio, untada e enfarinhada, a 180º, em forno pré-aquecido até dourar. Desenformei morno e polvilhei açúcar de confeiteiro. É só, pouco para ser feliz! 

No dia seguinte, eu e o maridão, no café da tarde, passamos em duas fatias cream cheese e por cima, geleia de amora. Cheesecake fake (falsa)? Sei lá, mas acho que está mais para food porn  (pornografia alimentar), provocativa e escandalosa ahahaha... porém a apresentação ficou delicada, o sabor delicioso, longe daquelas comidas ogras, tipo hambúrgueres de 3 andares. 





E foi tão bom este bolo de limão, que entrou para a celebração do aniversário de 8 anos do blog da Rosélia, o Espiritual-Idade. Todos conhecem a Rosélia, esta nossa amiga que inspira e espalha amor por onde passa. A Rosélia vive em amorosidade e em estado genuíno de Gratidão! Sábia em profundidade!

E para a Rosélia, os meus votos de vida longa ao Espiritual-Idade. As orquídeas são do meu jardim, cultivadas pelo meu marido.



Um beijinho a todos e sejamos eternamente felizes! 






31 comentários:

  1. Those veggies and that cake - they look delicious!

    ResponderExcluir
  2. Maria da Glória, tuas receitas tocam o sininho da fome por aqui,rs... ótimas todas, doces e salgadas...Adoro e agora que estás no Instagram, a cada uma que te vejo, só de passar lá e ver, aumento em peso,rs... Lindas fotos, ótimas receitas e bom saber dos momentos legais vividos aí ! Que seja lindo o fds! bjs, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  3. Olá amiga!
    Minha visita hoje é para lhe trazer um pouco de carinho, deixar meu abraço, me desculpando por não comentar sua maravilhosa postagem. Hoje o reumatismo atacou minha coluna, estou péssima para escrever. Vou seguindo a vida, um dia sorrindo outro dia mais tensa, o importante é estar viva.
    Lhe desejo um fim de semana de muita paz, saúde e felicidade. Deixo esse pensamento do Padre Fábio de Melo,
    “A vida é fruto da decisão de cada momento. Talvez seja por isso, que a idéia de plantio seja tão reveladora sobre a arte de viver.
    Viver é plantar. É atitude de constante semeadura, de deixar cair na terra de nossa existência as mais diversas formas de sementes...”
    Abraços, permanece com Deus.

    ResponderExcluir
  4. Querida Glorinha, tem umas 'cositas' que estão na minha mira: o caldo verde, o bolo de limão com as raspas do limão e aquela cobertura deve ficar muito gostoso. Também o bacalhau, hum...
    Deves ter e saber muito algo que adoro: molhos tipo geleia, doces e salgados! Não jantamos à noite, é lanche, café com vários petiscos, e torradas que coloco geleias apimentadas, molhos de maionese com alho e ervas especiais...vou descobrindo uma porção de coisinhas que compro aqui, no restaurante que almoçamos diariamente, que te enviei as fotos. Ando caminhando pelo teu blog, quando vejo algo para nosso café á noite, paro e copio! Aliás, o o verdadeiro blog de utilidade pública! rssss
    Um beijo, querida amiga, gostei da foto lá de cima, do churrasco, cara de quem comeu muito bem!

    ResponderExcluir
  5. Minha amiga linda de coração imenso, obrigada.
    Obrigada por me mencionar, por me considerar, por assim gostar de mim. Obrigada.

    Obrigada também por essa comidinha de afetos, que retempera e lava a alma.

    Adorei o caldo verde tão portugues!
    E esse bacalhau no forno?
    Também é bem nosso.

    Quando nos encontrarmos - se quisermos muito vai acontecer - aqui em casa, vais comer caldo verde e bacalhau no forno.
    Então está combinado.

    Abraço foooooooorte, muito apertado da
    Nina

    ResponderExcluir
  6. ME GUSTA TODO APETECE COMERLO..
    SALUDITOS

    ResponderExcluir
  7. Nossa! Tanta iguaria! Embora, eu seja apreciadora de comida simples (sopinhas, caldos leves e chá com torradas), essas tenho de dizer, que apelam ao pecado (rs).
    Tu adoras cozinhar e estás sempre recebendo influências, dicas de teus amigos ou amigas, que inventam novas receitas.

    As fotos estão fantásticas e apelativas, mas senti falta de uma historiazinha das suas, como em anteriores posts. Pronto, mas agora está numa de pausa. Já levei uma florzinha, dita espiritual, pke a Rosélia é toda coração e ternura.

    Beijinhos e um radioso fim de semana.

    ResponderExcluir
  8. Boa noite, querida amiga Maria Glória!
    Começo pela degustação que provo daqui... ainda bem que, nesta semana, tomei só dois caldos aqui citados: abóbora e caldo verde... ambos deliciosos na confraternizaçao do coral que participo no feriado....
    Quando ao bacalhau com alho eu só conhrci desta forma em Portugal... nunca havia posto tal condimento pois minha família não usava...
    Mas, vamos falar agora da festa das flores que você adornou muito bem e com muito carinho... Orquídeas? Ai, meu Deus, que presente maravilhoso você ofereceu-me e aos demais jardineiros desta linda festa ...

    " Há pessoas que nos roubam, há pessoas que nos devolvem."
    (Pe. Fábio de Melo)

    Obrigada querida amiga do meu jardim, Glória...
    Seu carinho com bolo de limão que amo e é um dos preferidos meus... foi ímpar... cada um dá o que tem e você dá sempre o seu melhor para alegrar o coração das amigas...
    Seja feliz e abençoada!
    Foi uma gratísisma surpresa neste fim de noite que você me ofertou, amiga... Gratidão imensa!
    Bjm de paz de bem

    ResponderExcluir
  9. Dear Maria Gloria – Looks like we got back to blogging on the same day. The smiling people are shining with happiness (photo #1), which made me happy, too. Nice to know your winter hasn’t been so severe, but my summer was terribly hot and humid. The dishes in this post are so appealing, make my mouth water. There’s something poetic in your cooking, which I really like. I often cooked cold pumpkin soup with “miso (fermented soybean paste, one of Japanese seasoning)” flavor. I’d like to have a piece of lemon cake with a cup of coffee (photo #6), please. Thank you. Have happy and healthy days ahead.

    Yoko

    ResponderExcluir
  10. Olá a sugestão é perfeita, as refeições apresentadas certamente que são saborosas, são convidativas a serem saboreadas,
    Bom domingo e feliz semana,
    AG

    ResponderExcluir
  11. Olá Maria da Gloria
    Cada prato mega saboroso heim? Fiquei salivando com as fotos desses manjares minha querida
    Excelentes sugestões que agradam os paladares mais exigentes
    Beijos e uma linda semana

    ResponderExcluir
  12. Cada receita melhor que a outra fiquei com fome. Te convidando para conhecer a nossa www.hellowebradio.com ... você.Vem!
    Cadinho RoCo

    ResponderExcluir
  13. Olá Maria Glória,
    Quanto talento para a culinária! Adorei a receita do bolo de limão, vou experimentar.
    Que delícia poder desfrutar da companhia dos familiares e amigos sem pressa, celebrando a vida...
    Adorei as suas orquídeas Cymbidium, as minhas floriram também neste mesma época. São um encanto.
    Ótima semana!
    Abraço

    ResponderExcluir
  14. tanto prato com aspeto deliciosos. O bolo de limão chamou-me a tenção pq adoro doces com limão e este, ainda por cima, tem sementes de papoila. Delicioso, de certeza E parabéns atrasados pelo 54. Daqui a uns mesinhos, quatro apenas, estarei eu fazendo essa idade. beijinho

    ResponderExcluir
  15. Minha amiga quantas receitas deliciosas hum!hum!hum!
    Boa semana
    Beijinhos
    Maria de
    Divagar Sobre Tudo um Pouco

    ResponderExcluir
  16. Minha gente, quantas comidas deliciosas nessa postagem!!! Deu água na boca! Churrasco com a família e amigos é sempre divertido e maravilhoso.
    Beijos carinhosos e uma semana feliz!

    ResponderExcluir
  17. Nossa deu saudades de Sampa, morei e trabalhei ai por muitos anos.
    Que belo churrasco com um bom vinho e boa companhia.
    Ando atrasadinha nos comentários, o tempo corre e eu só ando.

    Receitas maravilhosas, Adoro bacalhau.

    bjs

    ResponderExcluir
  18. Glorinha, sabes que sou a vegetariana, ainda como um ovinho cozido , mas o restante não. Mas fico babando pelas suas receitas, pois sempre tem os legumes que tanto gosto ! Marido não pode comer pimentão e escalivada sem ele, não deve ter graça. Eu posso, mas não como aliche. Então fico aqui mesmo admirando sua gastronomia espetacular de quem cozinha com o carinho e o coração. Foi um lindo encontro com os amigos e familiares . Sua simpatia em convidar os outros blogs a participar com suas receitas revela um coração terno e gentil. Parabéns a todos !

    beijinhos

    Palavras Coloridas

    ResponderExcluir
  19. Eu também, gosto muito de Sampa, morei apenas 4 anos no bairro da Pompéia, Sampa é uma cidade linda, apesar de maltratada ainda tem belezas para se ver. Oferece uma gastronomia ímpar. Amo a feira da Liberdade com a magia dos japas e suas comidas exóticas.
    Glória,suas receitas são mesmo de deixar a gente salivando.
    boa tarde!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  20. Dos meus 10 até os 16 anos costumava passar as férias de meio de ano em Sampa na casa da minha tia paterna, tenho ótimas lembranças e um carinho todo especial pela cidade e sua gastronomia. Estou aqui babando com tantas delicias na tela, costumo dizer que "preservo o verde" mas estão tão bem apresentados que deixaria de preservá-los, kkk. Algumas receitas serão feitas por aqui também.
    Grande beijo.

    ResponderExcluir
  21. Dearest Maria Glória,
    Well, your winter was mild and you also lived the good life of enjoying food!
    Looks all so delicious and prepared with love and passion.
    Time is passing way too fast!
    We're now heading into fall, days get cooler.
    We biked together today and I wore a t-shirt instead of my exercise top for biking.
    Sending you hugs,
    Mariette

    ResponderExcluir
  22. Glorinha, meu docinho de coco
    Saudades? Sim, claro, muitas! São tantas que nem sei o que lhes fazer.
    São as que se deixam, as que se levam, as que nunca desaparecem, as que vão e vêm... enfim, há para todos os gostos e feitios.
    A solução é ir matando umas aqui, outras ali... e ir vivendo ou sobrevivendo.
    Saudades à parte... a tua postagem está espectacular. Esse ambiente familiar é enternecedor.
    E as comidinhas apetitosas demais.
    A Kasioles é uma grande amiga com quem, para além dos comentários nos blogs (meu e dela) trocamos emails de vez em quando. E também receitas.
    Acreditas que ela adquiriu o meu 2º. livro??? Como sabes... os espanhóis não têm muita facilidade em ler português. Mas disse-me que, embora tendo que recorrer ao dicionário de vez em quando, estava a gostar muito.
    Também gosto muito da Nina, que visito sempre que possível, e também da Rosélia, um amor, que conheço há bastantes anos.
    Depois de tantos dias (quase setenta!!!) sem nos "vermos", ainda temos muito que conversar.
    Mas não pode ser tudo hoje, até porque está na hora de começar a fazer o jantar. O filhote chega sempre esfomeado... :))))))))))
    A gente vê-se por aí... :)

    Beijos muitos, muitos, e abracinhos apertados, também muitos.

    Continuação de boa semana.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderExcluir
  23. Olá, tudo bem?
    A festa foi grande. Adorei suas dicas. Essas comidas estão divinas. Comer é a melhor coisa da vida e junto com pessoas queridas fica melhor ainda.
    Quero te desejar um bom descanso. E venha nos visitar no sul.
    Bjos

    ResponderExcluir
  24. Bom dia minha querida amiga!!!
    Está sumida e quando aparece tem muita coisa para nos contar.
    Realmente esta cidade é muito mal cuidada. O crescimento desenfreado e a ganância política destroem tudo...
    Vejo que suas refeições são sempre regadas a bom vinho, né? Eu também sou fã de vinho e sempre que tenho a oportunidade de um almoço sossegado com o marido, o vinho está presente (isso raramente em alguns domingos, já que temos horários malucos rsrs).
    Gosto de espinafre, pimentões, brócolis, berinjelas e batatas... Lendo suas receitinhas fiquei com água na boca imaginando o aroma... hummm....
    Agora, o bolinho acompanhado com café, nossa!!! Maravilhoso! E lógico que a pornografia alimentar é muito bem-vinda rsrs. Geleia de amora é tudo de bom rsrsrs.
    Conheço todas essas blogueiras que citou. Este mundinho é rico em informações e temos a oportunidade de conhecer muitas pessoas especiais.
    Não sou fã do calor. Prefiro o Outono e Inverno e por aqui, o inverno também não foi tão rigoroso quanto no ano anterior. Espero que o verão seja maneiro também, pois o calor me faz mal...
    Belíssima orquídea! Na caverna temos algumas, também cuidadas pelo marido. Esses dias nos deleitamos com algumas flores.

    Abraços esmagadores e dias felizes.

    ResponderExcluir
  25. Amiga, sua postagem é completa. Amei! Saindo com água na boca! Para que esse fim de semana seja de muita paz, amor e esperança de dias melhores, , deixo esse pensamento da Ana Carolina:
    “Diga o que você pensa com esperança.
    Pense no que você faz com fé.
    Faça o que você deve fazer com amor!”
    Abraços da amiga Lourdes Duarte.

    ResponderExcluir
  26. Olá!
    Para fugir da rotina, lancei hoje a brincadeira “POETISANDO E ENCANTANDO, no blog Filosofando na vida.
    https://filosofandonavidaproflourdes.blogspot.com.br/
    Vim convidar você a participar da saudável brincadeira.
    Como acontece, postarei uma foto e a partir desta foto, criamos um verso. Não precisa ser poeta, basta usar da criatividade e postar seu versinho em sua página. Exercite sua imaginação, use sua criatividade.
    Comente, leve o selinho número 1º, desta saudável brincadeira.
    Postarei aos domingos e deixarei durante toda segunda feira, a sequência da brincadeira para que facilite os participantes pegar seu selinho e a imagem.
    O link desta página, ficará na lateral do meu blog.
    Ficarei feliz com sua participação.
    Abraços, Profª Lourdes Duarte.


    ResponderExcluir
  27. Pessoas, lugares, sabores, aromas... Comer é bem mais que simplesmente encher a barriga.

    Suas postagens são uma delícia. Amo passar por aqui.

    Beijinho.

    ResponderExcluir
  28. Bom dia e boa semana, Maria Glória!
    Acho o inverno muito propício para passeios...a temperatura fria me parece mais convidativa para longas caminhadas, que esquentam o corpo, ao contrário da canícula que, só de imaginar o suor escorrido, me faz fugir do sol e preferir as salas cheias de frescor e sombra ou as doces copas das árvores frondosas...
    E as comidinhas de inverno são especiais, também...apetecem os bolos e sopas, os cafés bem cremosos, a fumacinha que sai das panelas aconchega, o cheiro que enche a cozinha de janelas fechadas é generosidade ao coração.
    Por isso, te desejo um tempo muito bom, em meio às delícias que preparas e que são um ato de generosidade que doas a quem tem o prazer de saboreá-las.
    Beijinho
    Bíndi e Ghost

    ResponderExcluir
  29. Olá, perfeitas e saborosas sugestões, adoro o melhor amigo do português que é o bacalhau.
    Feliz semana,
    AG

    ResponderExcluir
  30. Olá, Glorinha!

    Ah, eu adoro fazer surpresas, boas, claro, e esse meu post está bem diferente dos anteriores, mas ambos falamos de amor.
    Pensei k não conseguisse fazer um texto em prosa com alguma qualidade, mas enfim, lá consegui.

    Por aí, tudo bem? Aqui, está chegando o fresquinho e os dias a diminuírem. Que tristeza!

    Beijos, abraços e desejos de uma boa semana.

    ResponderExcluir
  31. Amiga, vim agradecer sua visita carinhosa e dizer-lhe que pelo fato de visitar e comentar, de certa forma você participa da blogagem coletiva. Fique a vontade, compreendo sim e fico grata por se preocupar. amo suas postagens com delícias práticas de fazer. Abraços, um amanhecer feliz.

    ResponderExcluir