sexta-feira, 7 de abril de 2017

Outono - Salada de Batata com Maionese ou Batatas ao Murro





No Brasil, estamos em pleno outono, minha estação preferida. Os céus amanhecem cinzentos e nublados, uma paisagem que eu gosto muito. As árvores soltam suas folhas, em uma demonstração diária de desapego ao que não é mais útil. Não criam obstáculos, apenas exercem a liberdade, criando espaço para que a vida renasça. 

E entre as folhas, chuva e brumas, uma trepadeira selvagem, que habita o meu jardim, insiste em abrir os seus botões diariamente, abundantemente, que ora parecem azuis, ora revelam-se lilases. Mas a cor é só um mero detalhe, se prestarmos atenção na luz que emana de dentro do seu útero.  


E se o momento for adequado, não deixe de admirar a atriz e cantora argentina, Susana Rinaldi, interpretando bravamente a famosa música El dia que me quieras. 

Aviso: você está prestes a sentir-se em um show para todos os seus sentidos, ao som extraordinário de um bandoneon e violino arrebatadores. 





Sabiam que aqui em casa, no quesito churrasco, o marido é o chefe? E faz com excelência, porque gosta e acha divertido. Ele, com o preparo das carnes e eu com os acompanhamentos. Gostamos de acompanhar as carnes feitas na grelha com batatas ou salada de tomate com alcaparrões espanhóis ou até mesmo legumes grelhados. 

Na foto abaixo, um pouco de pesto de rúcula, que já estava pronto na geladeira, deram mais sabor a estas fatias de tomates com alcaparrões.  


Mas as batatas são as rainhas, as preferidas para combinar com o churrasco e geralmente são preparadas no modo de uma salada de maionese ou ao murro. 

O preparo dessas batatas é muito simples, pois o dia regado a churrasco é digno de um ritual pantagruélico, que pede pouco esforço físico e muito afeto aos paladares e olfatos, acostumados ao bom trato por seus donos.

Salada de Batata com Maionese


O segredo da minha salada de maionese é agregar todos os ingredientes com a batata ainda quente, para que incorpore o sabor dos temperos na totalidade, por conta da temperatura. A consistência deve ser quase cremosa, quase com os pedaços desmanchados, mas sem que pareça um purê. 


Maionese feita em casa (junte no copo de mixer: 1 grande ovo inteiro, 1 colher de suco de limão ou vinagre de vinho branco, sal e com o mixer em ação junte em fio, azeite e óleo de girassol, em medidas iguais, até dar o ponto de maionese);

4 ou 5 batatas cozidas e sem a casca - cortadas em cubos pequenos;

azeitona preta picada grosseiramente - tipo azapa;

1 colher de chá de mostarda de Dijon;

pickles de pepino pequeno picado - quantidade a gosto, mas não exagere, por conta da acidez;

1 maçã sem casca e sem sementes picada - gosto de pedaços pequenos;

folhas de salsinha picadas;

1/2 cebola pequena picada em pequenos cubos e depois lavados e escorridos em uma peneira;

1 dente de alho pequeno picado;

3/4 de xícara de ervilhas congeladas e preparadas conforme instrução na embalagem;

4 ovos cozidos - 3 picados e 1 cortado em 4 pedaços, para decoração e

azeite de oliva, pimenta preta e sal a gosto.

Misture os ingredientes, com os pedaços das batatas ainda quentes. Prove para verificar o sal. Ajeite a salada em uma vasilha de servir, alise a superfície com a colher, enfeite com as fatias de um dos ovos, rale pimenta preta e regue com azeite. No verão, vai para a geladeira, até a hora de servir. 

Batatas ao Murro - a modo mio


Estas batatas são super fáceis de fazer e estão presentes em quase todos os churrascos aqui em casa. Recomendo muito, são práticas e deliciosas! 

E nem precisa de receita! Eu cozinho no microondas, por aproximadamente 8 minutos, umas batatas com casca, em uma vasilha refratária com tampa, com dois dedos de água, até ficarem al dente. Antes, eu espeto a casca algumas vezes com um garfo de sobremesa. É melhor que as batatas sejam do mesmo tamanho, tipo médio. 

Quando as batatas estiverem um pouco frias, mas não muito, eu dou um murro (ficam amassadas como na foto). Unto uma forma de ir ao forno com azeite, disponho as batatas e nos espaços encaixo dentes de alho com a casca. Espalho folhas de alecrim e tomilho frescas, ralo pimenta preta e tempero com um pouco de sal grosso, sem exagerar. Rego com azeite de oliva e em cada cavidade da batata, ajeito uma bolinha de manteiga (esse é o meu segredo, sim, a manteiga).

Vai para o forno pré-aquecido, até dourar, com a casca da batata crocante. Mas cuidado para não queimar o alho. O alho deve ficar um creme, ao sair da casca, com a ajuda de uma faca. Um bocado desta batata, sublimado com o creme de alho assado, é caso sério! 

O alho assado com a cabeça inteira, pode ser servido como um delicioso purê, perfumado com poucas colheradas de vinho branco seco. O sabor do alho assado? É adocicado e defumado, lembra um pouco amêndoas levemente tostadas. 








38 comentários:

  1. Querida Maria da Glória, sim, o Outono tem este poder de nos fazer pensar no desapego.É um momento para deixarmos ir o que não vale mas à pena.Que delícias de pratos. Meu marido faz muito batatas ao murro. Por cá já é quase 11hs e eu já tenho fome só em olhar estas delícias. Querida, bom Outono e bom fim de semana, beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Ainda bem que passei aqui cedinho e não é hora do almoço,rs Senão me atracava! Tudo lindo e apetitoso e ainda ao som lindo que trouxeste. Adoro salada de maionese e essas batatas ao murro. Os tomates ficam mais alegres assim com o pesto, que aliás uso muito aqui... Adorei! Bom te ver!Estava estranhando tua falta! bjs, lindo fds! chica e desde já, ótima semana santa e Páscoa!

    ResponderExcluir
  3. Hello dear Gloria!
    You are autumn. There is spring in me. However, it is cold, only 10° C, it is missing sun and it is still raining.
    Your food looks very appetizing. I am very hungry at the sight of these delights.
    I love tomatoes and pesto.
    Kisses and greetings.
    Lucja

    ResponderExcluir
  4. Olá querida Maria Glória,
    Vocês no Outono e nós na Primavera :)
    Adorei as suas sugestões, todas com um ótimo aspeto. Vou ficar com a receita da batata com maionese que me parece deliciosa.
    Beijinho e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  5. Hello Dear Gloria!

    All we got to do is follow Christ, for in Christ will all our queries be solved.
    Have a Blessed and Meaningful Easter.
    Lucja

    ResponderExcluir
  6. Olá, querida Glorinha!

    Bom, para tudo, pke chegou o Sr. Outono (rs) e a menina está feliz, feliz, feliz.

    Eu acho que nós e a natureza devemos ter liberdade máxima, desde que não interfira com a dos outros e na estação que aí impera, as folhas se soltam, dançam, como bem entendem e o aspeto cinzento do céu, tb pode ser belo. Afinal, o conceito de beleza é muito diversificado e difere de pessoa para pessoa.

    Sinto que estás bem e mto feliz, pke estás no teu "habitat" e isso me deixa mto contente. Eu, já na Primavera, mas esperando, ansiosamente, o Verão, o calor e os dias longos com luz natural até às 21h.

    Essa trepadeira selvagem vive no teu jardim e faz o que mto bem lhe apetece. Sei que gostas dela, pke afinal, ela dá a ti e ao olhar dos outros mta cor. Os botões são mesmo lindos. Não assinaste todas as fotos. Já reparaste?

    O vídeo é um show, e até parece um espetáculo daqueles, em se aconselha vestido comprido e paletó. Gosto de todos os instrumentos, que lá aparecem, mas de facto, o violino sobressai, tal como a voz da cantora, que desconhecia, totalmente. Estou ajeitando meu vestido vermelho e a écharpe negra da cor dos sapatos, por sinal (rs).

    Mais uma receita à Glorinha, que me fez salivar e claro que não sei confecionar, mas comi as fotos e que bem me souberam!

    Minha querida, te desejo uma Páscoa bem feliz e com renascimento interior, sobretudo.

    Beijos e um abraço bem sincero para ti e para todos aí de casa. Pra Marianinha, mando tb beijinhos e coelhinhos e ovinhos de chocolate.

    ResponderExcluir
  7. Maria Gloria,ya estamos cada uno en la estación que nos corresponde por ubicación.Nosotros en Primavera,pero todo tiene un encanto especial.Yo digo que en Otoño es el renovar la parte externa ,es coger fuerza para poder brotar más adelante fuerte y frondoso.
    Tu receta de patatas me encanta.
    Estos dias de S.S. intentaré hacerlo y veré cómo me sale
    Muhcas gracias por tu visita
    te escribo como ançonimo porque sigo teniendo problemas con mi cuenta
    Besucos

    ResponderExcluir
  8. Esta tarde, cada vez que tenía un rato libre, he entrado unas tres o cuatro veces en tu espacio, lo cierto es que no podía seguir leyendo tu entrada, me quedaba escuchando en ese vídeo que has escogido para compartir con nosotros y que siempre me ha encantado. La versión que pones con Susana Rinaldi, era desconocida para mí.
    Conocía la canción, pero sin ese maravilloso instrumental, a mí el violín me encanta.
    Después tuve que recurrir al traductor pues había palabras que no entendía para interpretar bien la receta de esas riquísimas patatas que acompañan al churrasco.
    Según las veo en la foto, tienen que estar buenísimas y ya me están entrando ganas de probarlas.
    Antes de que se me olvide, quiero decirte que me gusta mucho esa nueva foto que has puesto en el perfil, eres muy guapa, seguro que tu cara es el vivo reflejo de tu corazón, dile a ese chef que te prepara con tanto cariño las barbacoas, que tiene una preciosa mujer.
    Con mis mejores deseos para los dos, os dejo cariños para compartir.
    Kasioles

    ResponderExcluir
  9. Boa noite Maria Gloria!
    Uma postagem tão caprichada, lindamente escrita.
    Outono tem uma beleza fascinante... Cada estação do ano nos oferece uma série de aprendizados se prestarmos atenção a cada detalhe da natureza. A natureza além de bela é muito sábia.
    Muito bonita essa flor que habita no teu jardim. E esse ponto de luz, maravilhoso. A natureza tem detalhes que muita vezes passa despercebido aos nossos olhos. São esses pequenos detalhes que a faz a diferença, quando observamos a natureza.

    Gostei muito do vídeo, ainda não conhecia.
    Gostei muito do cardápio, essa batata com maionese deu água na boca.
    Vou anotar pra testar quando tiver uma churrascada por aqui.

    Desejo uma Feliz Páscoa pra você e os teus.
    Que tenhamos dias de muita paz, reflexão e alegrias.
    Boa semana e uma Feliz Páscoa!
    Um beijo no coração!

    ResponderExcluir
  10. VIRGEM MARIA, só agora vi sua foto de Perfil do blog k está de arrasar. Que ar de mulher fatal, fugidia, secreta, intensa!
    Adoro essas poses, adoro!

    Beijinho, minina linda!

    ResponderExcluir
  11. Ah, tb, só agora reparei k no fim desse post, há folhinhas caindo. Que gracinha e tem tudo a ver com sua estação de eleição.

    Bons sonhos, querida!

    ResponderExcluir
  12. Por Portugal é Primavera :-)
    adorei as fotos da comida....
    Adorei também o vídeo :-)

    ResponderExcluir
  13. Boa noite querida!
    O seu blog é um regalo para os cinco sentidos, e quiçá o sexto, pois a maneira como fazes as tuas narrativas tem encanto e poesia...
    Parece que se pode sentir a cozinha rescendendo a temperos, o cheiro gostoso das batatas crocantes no forno, o aroma do alho quente. Minha falecida madrinha era mestra em fazer maionese caseira...ficava impecável e deliciosa, ela tinha mãos de fada para a cozinha. Hoje, deve estar usando essas mesmas mãos em tarefas de generosidade na outra vida.
    Nunca havia notado a luz das flores que citaste...gosto muito dessas flores, que crescem em matos sem que ninguém as plante, tão altaneiras e cheias de dignidade, como a dizer que a verdadeira virtude é luz que brota espontaneamente, sem esforços, em corações amorosos e simples.
    Tens razão quanto ao encanto da música...a língua espanhola é muito envolvente e agradável, e a paixão de seus intérpretes é algo ímpar!
    Chegou a Páscoa...sempre gostei mais dela que do Natal, talvez por se dar em época de clima mais ameno, e envolver chocolates, com certeza, rs...A alegria do menino recém nascido é uma bênção, mas nada se compara à promessa da vida eterna contida nessa divina comemoração.
    Uma doce e perfumada Páscoa para você!
    B&G

    ResponderExcluir
  14. Siento que no puedas encontrar ahí el queso Quark, pero puede ser una razón más para que os animéis a venir a España y yo os prometo haceros esta tarta de queso que a todos ha gustado mucho.
    Me he dado cuenta que eres muy observadora, como no tenía ni menta ni hierbabuena para adornar la tarta, he cortado unas flores y hojas de ciclamen para darle un toque primaveral a la hora de hacerle la foto.
    AH! Como eres joven, con gafas y sin ellas eres muy guapa.
    Yo también llevo gafas, pero soy mayor que tú.
    Abrazos
    kasioles

    ResponderExcluir
  15. querida Maria Gloria, que jeito para apresentar esse manjar delicioso, ainda bem que já terminei o almoço, senão ficava de água na boca, mesmo assim...
    não dá para dietas, também tenho um marido que tem gosto para os assados, hoje mesmo já fez o seu trabalho com borrego da Páscoa, colocámos batatas doces que cozeram com a carne e as batatas brancas, muito bom mesmo !!!
    deixo votos de feliz domingo de Páscoa, para ti, teus amigos e família
    Abraços Maria Glória,
    desejo-te muitas felicidades,
    Angela

    ResponderExcluir
  16. Parece tudo muito apetitoso! Engraçado que não associo o azul das flores ao outono. Essas estão lindas.
    Desejo um Páscoa Feliz, Maria Gloria!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estas flores, Luisa, são tão selvagens e abundantes, que mesmo no outono, estação que as flores começam a minguar e segue pelo inverno, elas estão firmes e fortes no meu jardim. E florescem, um pouco menos, no inverno,
      Beijinhos querida!

      Excluir
  17. Dá vontade de saltar na tela e comer esse acompanhamento do churrasco !
    você descreve com tanta suavidade e ao mesmo tempo tão decidida que a minha imaginação toma conta e eu estou aqui a sentir o sabor da maionese, do alho , da rúcula envolvendo os tomates vermelhos e as batatas vou deglutindo, rs . O churrasco nao vi, e dispenso devido ao vegetarianismo .
    Glória, e para acompanhar, meu apetite, vou admirando as flores. Não é fácil fotografar a cor vermelha, ou o azul das flores. Ficou perfeito.Toda essa lindeza faz parte aqui do farelas
    Como gosto daqui !
    aqui tem tudo o que gosto, aliado a uma amizade !
    beijos


    ResponderExcluir
  18. O azul das flores é hipnótico de tão belo, e essas batatas a murro, ui, ui, como eu adoro!
    http://araparigadoautocarro.blogs.sapo.pt/

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde, excelente informação do que se pode chamar uma bela refeição, as flores são lindas de cor cativante.
    AG

    ResponderExcluir
  20. No pierdo la esperanza de que llegue el día en que podamos abrazarnos.
    Tú todavía eres muy joven y no tienes pereza para viajar, además nada mejor que tu marido para acompañarte, de todas formas, agradezco mucho tu invitación.
    Aquí también podemos disfrutar de una rica barbacoa acompañada con tus exquisitas patatas.
    Abrazos y cariños.
    kasioles

    ResponderExcluir
  21. Que flores lindíssimas... parecendo emanar luz por dentro!...
    E a salada... vou desejar apreciá-la ao pormenor!...
    Finalmente amanhã acabo esta ronda de exames e consultas de rotina da minha mãe... entre isso e outros assuntos de vária ordem... as últimas semanas eclipsaram-se, sem eu dar conta!...
    Dei uma paradinha no blog, por uns dias... para deixar as visitas aos blogues mais em dia... e para fazer umas actualizações, dar uma organizada e fazer umas seguranças nos ficheiros das fotos...
    E descansar uns diazitos, que estes últimos dias foram um pouco stressantes...
    Assim sendo na sexta-feira virei com tempo, apreciar uma série de postagens suas, que me têm escapado por aqui... e que sempre gosto de apreciar ao pormenor, e com o tempo devido para isso...
    Grata pela atenção e o carinho de sempre, lá no meu canto, Gloria, a que nas últimas semanas, nem tive oportunidade de corresponder...
    Beijinho! E sexta feira, cá estarei... saboreando tudo ao detalhe, como gosto de fazer por aqui...
    Ana

    ResponderExcluir
  22. OI MARIA GLÓRIA!
    AS FLORES SÃO LINDAS, ADOREI O COLORIDO DELAS.
    FALAS SOBRE O OUTONO, EMBORA O ACHE CHARMOSO, PRECEDE O INVERNO, QUE NÃO GOSTO MUITO, PREFIRO O VERÃO.
    QUANTO AO CHURRASCO, SOU GAÚCHA ENTÃO, SABES QUE É NOSSO FAVORITO PRINCIPALMENTE AOS FINAIS DE SEMANA OU SE RECEBEMOS ALGUM AMIGO PARA COMER E COM O ACOMPANHAMENTO DE UMA BOA MAIONESE E OS LEGUMES GRELHADOS.
    ADOREI ESTA BATATA QUE FAZES, VOU EXPERIMENTÁ-LA AMANHÃ MESMO.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Maravilhosa as trepadeiras Ipomeas se proliferam com muito vigor, e além de sua beleza tem o poder
    de purificar... aqui temos muito no meio dos matos ou em cercas de sítios.

    Gostei das batatas ao murro, nem imaginei...Aqui também o churrasco é por conta do maridão,delicia!

    Tudo muito bom. Abraços!

    ResponderExcluir
  24. Dear Maria Gloria- I like autumn best in four seasons. Feeling comfortable in the cool, crisp air, my eating appetite increases. Your BBQ dishes made my mouth water, they look so delicious, especially the grilled potatoes and tomato salad. Blue is one of my favorite colors, any shades of blue except shocking blue, so I’m very attracted to the blue morning glories, which emanating light, energy, and beauty from inside as you wrote. I enjoyed this post while listening to the music. Wish you happy and healthy autumn, my friend.

    Yoko

    ResponderExcluir
  25. Bom dia, em primeiro lugar, não posso deixar de referir: essa trepadeira azul fez as minhas delícias. Quando era petiz, a minha avó tinha uma igual, recordo-me de muitos momentos perto dela, que bom foi recordar! =) E ela é lindíssima!!

    Adorei a sugestão musical!

    Quanto ás receitas, este tempo quente que se começa a fazer sentir em Portugal, é mesmo convidativo a essas comidinhas mais leves, frescas e saborosas!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  26. Che bellissimi fiori e che piatti invitanti!
    Buone giornate!

    ResponderExcluir
  27. Querida Glorinha, muito obrigada pela sua visita, pelo precioso tempo que me dedicou e pelo seu carinho.

    Gostei muito do contraste nas primeiras fotos - o monocromático e o vibrante de cor, da flor da trepadeira. A natureza consegue sempre surpreender-nos.

    A música, vou ouvi-la de seguida e deleitar-me com ela.

    Quanto às suas comidinhas elas são suculentas e irresistíveis.
    Batata a murro é uma receita portuguesa, mas não elaborada com todo esse detalhe, Sei que alho assado com casca é verdadeiramente delicioso e não deixarei de o incluir no meu próximo assado.
    A salada de batata é também uma das minhas comidas favoritas. Desconhecia que se deveria juntar a maionese com a batata ainda quente, mas, realmente, faz todo o sentido.
    Costumo acrescentar cenoura cozida cortada em rodelas e feijão verde também cortadinho e aqui chamamos-lhe salada russa sendo normalmente utilizada para acompanhar filetes de pescada panados. è um prato muito agradável.

    A sua cozinha cheira a Itália, com todos os seus perfumes, os seus sabores e a sua cor. Gosto tanto!

    Glorinha, desejo-lhe um feliz fim de semana.
    Aqui será longo porque terça feira, dia 25 é feriado, portanto fazemos ponte e temos 5 dias de boa vida.
    Estávamos a pensar sair e ir até ao Algarve, mas, o tempo está chatinho com nuvens e muito vento. Ficaremos por aqui e ficaremos bem!

    Um grande beijinho da Nina

    ResponderExcluir
  28. Minha amiga adoro essas lindas flores azuis, sabia que se chamam Glórias da manhã (Ipomoea purpurea)? Também gosto muito do outono, mas a minha estação do ano preferida é a primavera, a estação que agora aqui se encontra (Portugal)
    Excelente escolha musical.
    Deliciosas receitas.
    Beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabia querida amiga e já li sobre elas no teu blog, se não estiver enganada. E levam o meu nome!
      A primavera é mesmo uma estação encantadora.
      Beijinhos Maria.

      Excluir
  29. Hello Maria, your flowers are beautiful. I love the pretty colors. The food looks delicious, I love tomatoes. Enjoy your day and week ahead!

    ResponderExcluir
  30. Li tudo com muita atenção, pois a prosa da Gloria assim o exige, mas confesso que fiquei preso na forma de confeccionar as batatas a murro. Só de imaginar, que delícia!

    Um beijinho, Gloria :)

    ResponderExcluir
  31. Menina, cada vez mais encantada com suas postagens, alegram a alma, atiçam a fome rsrsrs é tudo maravilhoso. Beijocas!

    ResponderExcluir
  32. Glorinha, minha querida
    Sabes que tenho estado doente e por esse motivo me tenho atrasado no agradecimento às visitas recebidas lá na minha "CASA"...
    Felizmente estou bastante melhor, já acabei os antibióticos, e agora é tratar da recuperação. Ainda tenho bastante tosse, mas essa também há-de ir-se embora.
    Não tina visto este teu post, por isso comecei por aqui. Amanhã ou depois venho ler o actual.
    Apresentas-nos aqui umas delícias que fazem crescer água na boca! Também faço as batatas a murro no microondas. A única diferença é que não lhes ponho água. Pico-as com um garfo, salpico com sal, e depois envolvo-as em papel de cozinha. Também ficam muito boas.

    Essas flores são uma maravilha! Sabes que se chamam "glória da manhã"? Lindas como são... só podiam chamar-se "Glória"! :)

    Gosto muito da música "El dia que me quieras" e essa interpretação, que eu não conhecia, é fabulosa!

    Voltarei em breve. Até lá... beijos, abraços, carinhos meus, e tudo o mais que possas receber em teus braços...

    Continuação de boa semana.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderExcluir
  33. Essas trepadeiras são muito bonitas. Lá na caverna também aparecem, muitas vezes grudadas em outras flores, o que me faz desenrolá-las cuidadosamente. Já falei para elas que gostaria q nascessem na cerca e só lá, deixando tudo colorido e bonito.
    Acho difícil não apreciar batatas - fritas, ensopadas, assadas ou só cozidas são sempre muito gostosas. Agora, sua saladinha deu água na boca.

    Abraços esmagadores.

    ResponderExcluir
  34. Oi, Maria Glória!
    Adoro outono com suas cores e temperatura amena.
    Ta aí duas receitas que gosto, tanto a salada, quanto as batatas ao murro.
    Me deu água na boca.
    Beijinhos
    Sônia

    ResponderExcluir
  35. Nunca havia pensado nesse desapego ao que não é mais útil, das árvores em relação às folhas. Pura e poética verdade, minha amiga!
    Um grande beijo e que venha o friozinho...
    Ana Christ

    ResponderExcluir
  36. Gosto de todas as estações, cada uma tem suas peculiaridades e atrações, mas sou fã ardorosa do outono, o desnudamento das árvores para o nascimento de um novo ciclo.

    O vento enamora-se das folhas
    Só para vê-las caídas e abandonadas
    Nas tardes azuladas e mornas de outono.
    Há tanta nostalgia nessa híbrida estação!

    dinapoetisadapaz

    Bjs Maria da Glória.

    ResponderExcluir