quinta-feira, 20 de abril de 2017

O Pato com Prótese e o Beija-flor - Férias da Mariana - Bolovo ou Scotch Egg com Purê de Batata




Era uma tarde de primavera, faz tanto tempo, talvez uns quatro anos. Quando cheguei no lago, vi um pato solitário e com muito esforço, tentava realizar a sua caminhada. Tal esforço tinha como causa, o fato de não ter uma das patas.

Os gansos e patos do lago, onde moro, são animais livres, portanto, alguém se propôs a ajudar esta ave tão graciosa, e adaptou-lhe uma prótese. 

Com esforço, o pato seguiu pela sua caminhada, talvez por uns dois anos. Depois não foi mais visto pelo lago. Talvez, tenha completado a sua jornada e agora, nada por águas celestiais. 

Foto by Marido

Patos, gansos e outros animais silvestres, convivem em perfeita harmonia no lago. 


Voltando ao nosso tempo atual, o céu já não acorda tão azulado e, em alguns dias, pode chover... 


E quando começamos a fechar a casa, um beija-flor entrou pela porta e tentava sair pelo vidro, mas foi impedido, claro! O marido o ajudou com o voo para a liberdade e lá se foi...  

Foto by Marido 

A minha neta Mariana esteve de férias, viajando com os pais e curtiu muitas praias. Meus três sorrisos mais preciosos! 

Filho, Neta e Nora  
Estas fotos foram enviadas pela minha nora. 

A pequena brincou com os peixinhos e fez castelos na areia. 


As férias são momentos de felicidade e renovação. temos que aproveitar! 





Conhecem o bolovo? Ou scotch egg? É um tipo de salgado ou petisco que é muito apreciado nos bares de São Paulo. Porém, com toda esta história de gourmetização da comida, eu já vi bolovos servidos com requinte, acompanhados de molhos especiais, como por exemplo a base de curry, resultando em um preço 'prá lá' de especial, $$$$$. E o bolovo é tão fácil de fazer, além de econômico... e como eu sou uma mulher antigourmet, pois gosto de ausência de frescura, de mimimi, eu servi aqui na minha casa, o bolovo com um purê de batata cremoso e bem prático. Gostamos e muito! Valeu por uma refeição. 

Sabe-se que em Londres ou na Escócia, o bolovo ou scotch egg, como por lá é conhecido, é encontrado nos supermercados (onde é servido gelado), pubs e bares. A carne usada é de porco (no Brasil, usa-se de boi ou vaca). Não conheço estes países, mas penso que pode ser, também, street food (comida de rua).  

E preferimos o bolovo com a gema cremosa, mas pode ser feito com a gema dura. A preferência é sua, lembrando que, com a gema dura é mais fácil de fazer, digo moldar, sem romper o ovo.  


  
Bolovo

2 ovos - importante: em temperatura ambiente,

1 ovo batido + sal + pimenta negra ralada,

300 gramas de carne moída duas vezes - vai sobrar um pouco de carne,

cebolinha e salsinha picadas,

noz-moscada ralada no momento,

1 colher cheia de chá de mostarda, 

sal, farinha de trigo, farinha de rosca e óleo de semente de girassol para fritar.

Em uma tigela misture; a carne, cebolinha, salsinha. noz-moscada, a mostarda e o sal. Separe a mistura da carne em duas porções e faça duas bolas. Cubra e deixe descansando na geladeira.

Disponha em três tigelas separadas: o ovo batido temperado com o sal e a pimenta, em outra a farinha de trigo e na última tigela, disponha a farinha de rosca.

Agora, com a água fervendo em uma panela pequena, coloque com uma escumadeira, os dois ovos, um a um, e deixe cozinhando por 6 minutos. Retirar, imediatamente, após o tempo e colocar em uma vasilha, com água gelada, para parar o cozimento. Descascar o ovo com o maior cuidado da sua vida, porque ele pode romper. Com a gema dura, não rompe, é mais fácil.

Molhe a sua mão na farinha de rosca e abra, na palma da mão, a carne em forma de círculo. Molhe o ovo na farinha de trigo e monte o bolovo, com as mãos. cobrindo delicadamente todo o ovo com a carne.

Passe o bolovo na farinha de trigo, depois na mistura do ovo batido e depois na farinha de rosca. Depois é só fritar no óleo quente, por aproximadamente, 4 minutos. Secar em papel toalha.

Os vlogueiros Gourmet a dois, fizeram este vídeo, que ilustra bem a montagem do bolovo e foi a minha inspiração para temperar a carne moída, pois adoro mostarda. E eles fazem com a gema dura.


Purê de Batata

4 batatas médias cozidas e amassadas,

2 colheres cheias de manteiga,

leite integral - eu gosto de leite em pó para o purê,

sal, 1 pau de canela (ou noz-moscada ralada) e pimenta preta ralada.

Sem necessidade de receita, apenas leve tudo ao fogo. com um pouco de leite. Quando a tudo estiver bem agregado, desligue o fogo. O ponto de creme aveludado no purê, é obtido com o mixer, sendo que o leite é o ingrediente da maior necessidade para atingir este ponto. Então, é só mixar na própria panela, usando o leite, de acordo com a necessidade. E se ficar muito mole, volte para o fogo médio, mexendo, até secar um pouco

O bolovo foi servido sobre o purê - volte na última foto para ver. A gema cremosa, o purê aromatizado com canela e a carne crocante... madonna mia! É bom! Uma cerveja gelada foi a bebida que acompanhou.



Beijinhos! 




60 comentários:

  1. Que amor aquele patinho com a prótese. Que bom sempre aparecem anjos pra ajudar os animais. Ainda essa semana vi um caso de um ganso que recebeu prótese... Lindas fotos! E Tua Mariana? Linda, como toda família! Que bom tê-los pertinho em férias! Valeu, não? E esse bolovo? Tri bom mesmo e também adoro coisas sem frescuras! Lindo post,mais uma vez! bjs, tuuuudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Querida Glorinha!

    Espero k estejas mto bem, pke o céu daí já está ficando cinzentinho, ameaçando chover e friozinho chegando, tb. Virgem Santa, aproxima esse "cálice" de minha amiga, rapidamente. Sim? Obrigada! De mim, pode nunca trazer. Sim (rs)? Obrigada!

    Adoro patos, galinhas e bicharada dessa família, que viva e conviva em liberdade e com todo o amigo e humanidade. Pobrezinho desse pato da foto, mas pronto com prótese, já conseguiu andar e agora talvez esteja noutro lugar qualquer. Façamos fé!

    Ah, o beija-flor, queria acariciar você e teu marido, num gesto, um pouco, "ciumento" (rs) o ajudou a voar. A foto está linda, tal como a do patinho.

    Depois, se seguem outros "patinhos", que fazem tuas delícias, sobretudo a "patinha" mais novinha, que está sempre sorrindo. Que viva o descanso e sobretudo a ligação, o amor que liga pais e filhos.
    Marianinha é uma menina sem medos, portanto, peixinho pra ela é mais k natural e os castelinhos que está fazendo na areia, que fiquem erguidos, pra sempre, em sua vida!

    Aquele beijo doce, puro e cheio de seu pai e mãe, é melhor que tesouro. Como são todos tão felizes!

    Não conheço, não, nem nunca tinha ouvido falar dele, mas agora acho que é mto fácil de fazer e deve ser mto saboroso. Estive vendo o vídeo dos vblogueiros Gourmet, mas não me agradou a ideia de envolver o ovo em tomate, pke acho que não condiz (olha eu, emitindo opiniões sobre culinária, tem sua graça). Prefiro o k preparaste e deste a receita e sabes o que pareceu a foto? O puré pode ser um rosto e os ovos, uns olhos vivaços e apetitosos, assim, meio esverdeados, k apetecem olhar, fitar e beijar (já estou delirando, mas nem febre tenho -rs ).

    Tenho que tentar fazer um bolovo, assim "básico", simples, sem pimenta, nem ingredientes picantes, só com sal. leite sem lactose e com carne de vaca.

    Tal como tu, não suporto NADA Gourmet. As coisas e as pessoas podem ter nível e serem "suculentas", sem aquela de ninini, de mania de superioridade e sei lá k mais.

    Escuto, quase todos os dias, o vídeo k coloquei no meu blogue, pke a voz de Gian e o piano nunca me cansam. Eu adoro piano e qdo tinha 11 anos, uma amiga da família, a senhora D. Adri (Adriana), k era pianista amadora, embora tivesse tirado o curso no Conservatório Nacional de Lisboa, me ensinou umas "coisinhas" e eu já sabia tocar músicas simples. Depois, deixei de praticar e já esqueci tudo.

    Minha Páscoa não foi nada Gourmet, antes básica e simples, como eu gosto. Fiz, sim eu sei cozinhar comida alentejana, ensopado de borrego e como me levantei tarde, no domingo, o almoço foi a meio da tarde e à noite, bebi chás e fiz torradas. Não aprecio amêndoas, mas comprei um folar biológico, sem ovo, que fui comendo nesses dias et c' est tout.

    Beijinhos, linda e mto obrigada pela vista e doces palavras.

    ResponderExcluir
  3. Precioso patito con su prótesis.Qué buena acción la de salvar tambien a los animales.
    EL colibrí es un pajarito que me encanta,pero no los he visto nunca al natural.Qué bonito
    Y tus "sonrisas"una maravilla!!Claro que sí,a disfrutar de las vacaciones.
    La comida es una pasion (sonrisa)y parece que puedo atravesar la pantalla para coger un trocito
    Besucos MAria Gloria

    ResponderExcluir
  4. Olá querida Glória! Fiquei encantada com a foto do beijaflor! Daria tantas interpretação! Que bom que ele já está livre! Não conhecia o Bolovo, vou perguntar a filha do marido que vive em Londres,Obrigada por partilhar! A tua Mariana é um amor e que delícia ver a carinha delá dd felicidade! Deus abençoe e guarde teus tesouros. Grande beijinho para ti d votos de um bom fim de semana. Oxalá que o sol esteja por aí e por cá!

    ResponderExcluir
  5. Belas fotografias que gostei de ver e o bolovo deve ser delicioso.
    Um abraço e bom fim-de-semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    Livros-Autografados

    ResponderExcluir
  6. Querida amiga: Hoy tu entrada es de lo más tierna, comienzas con esas fotos en los que los protectores de las aves hacen todo lo que pueden por salvar y proteger la especie.
    En mi cuidad hay un espacio muy grande dedicado a la conservación y mantenimiento de árboles y plantas con un lago artificial en el que abundan los patos, mis hijos, cuando eran pequeños, los llevaba su padre al Campo Grande, que así se llama y les compraba barquillos para que diesen de comer a los patos. Te estarás preguntando ¿dónde estaba yo que no iba con ellos? Pues verás, tengo cinco hijos y después de bañarlos a todos, ponerles otra ropa distinta del uniforme que solían llevar al colegio, acababa cansada y aún me quedaba preparar la comida para cuando regresaran, siempre lo hacían con una bandeja de pasteles para el postre ¡menos mal que mi marido los llevaba a dar un paseo para que me dejasen un rato tranquila y poder avanzar con las labores que me quedaban por hacer!
    Y volviendo a esas fotos, la de tu familia es de lo más tierna, tienes una nieta preciosa, yo tengo seis nietos, tres chicos y tres chicas, son mi alegría junto con mis hijos que siempre están pendientes de mí, no es de extrañar que tú también te sientas orgullosa y feliz por tener una familia tan unida.
    El bolovo tiene que ser delicioso, aquí se llama de otra manera, ahora no recuerdo el nombre, sí que debe ser delicado de hacer cuando el huevo no está completamente cocido.
    Te dejo abrazos y cariños, ha sido un placer leer tu entrada.
    Kasioles

    ResponderExcluir
  7. Bom dia, adorei seu espaço e seu pedido de ajuda para o patinho... bela e benéfica ação.
    Parabéns pela linda netinha!
    Tenha um bom dia.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Diná, voltei agora da visita que fiz em seu blog. Também, apreciei o seu espaço, senti muita alegria. Bem-vinda querida, prazer em tê-la por aqui.
      A foto do patinho é bem antiga, creio que viveu por mais uns dois anos, talvez menos.
      Beijinhos.

      Excluir
  8. Olá Glória, sabe por aqui nunca vi patos com pernas de pau, mas já tenho reparado que muitos dos pombos aqui da cidade, só tem uma patinha, não sei se será acidentes com os carros ou simplesmente se magoam e curam sozinhos, fazendo a mãe natureza com que sobrevivam mas cochinhos. Tambem por aqui não se encontram beija flores, nem mesmo no campo.
    Linda a sua familia, e uma graçinha a neta.
    Quanto á comida eu sou mais pratica, fazia as bolinhas de carne sem ovo mesmo, tipo almondegas e já está ... :)
    Beijinhos e um bom fim de semana
    Pinta

    ResponderExcluir
  9. Olá Glória,
    Que sorte você tem de morar em um lugar tão lindo...
    Ai que dó do patinho, mas ainda bem que alguém o ajudou a continuar caminhando.
    Que foto sensacional você conseguiu tirar do beija flor!
    Sua neta é uma princesinha, parabéns pela linda família!
    Infelizmente não poderei aproveitar a receita, porque sou vegana.
    Bom feriado!
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Hello Dear Gloria!
    Holidays are a nice time to rest. Your family (son, granddaughter and daughter-in-law)
    Your granddaughter is lovely. I suppose you are very proud.
    This bolovo dish looks very appetizing.
    Greetings from the snowy, cold Poland.
    Lucja

    ResponderExcluir
  11. Vero, vero, querida Glorinha! Quem se farta de escutar a voz de Gian!? Casaste, pero no cegaste, nem humedeceste, nem ensurdeceste (rs) e que bem se sentem nossos ouvidos, escutando e re(escutando) aquelas palavras. Ah! Nunca são demais!!!!!!!!!!!
    Gosto do Idioma Espanhol, pero solament en algumas vozes. O Francês, me agrada, sempre. C´est la vie! Cette nuit, je vais écouter "je t'aime, moi non plus". J' ai besoin d' enteindre ces mots là.

    Linda, qto às questões k me colocaste, vou te falar que por aqui, a Primavera veio pra ficar (Dios mio)! Que luz, que claridade está no ar e em nós! As flores estão se abrindo, assim, todas "oferecidas". Não têm ponta de vergonha, nem nas pétalas, nem nas sépalas (rs). Ah, essas "mininas" fogosas!

    E a roupa se vai, se tira e apetece ficar leve e solta, esperando quem sabe.... uma boca (rs). Hoje, a minha a "vesti" de rosa médio, lipgloss brilhante, rosto bem hidratado, pke o sol me beija, de um jeito e com uma desfaçatez, k faz até dó, me deixando manchinhas, por onde bem lhe apetece. Maquilhagem leve e nos olhos uma sobrinha castanho pérola, apenas!

    Revi o patinho, o beija-flor, teu "patinho" querido, tua "patinha" risonha e de óculos Ray-Ban e a "patinha" mais linda, cheirosa, pura e feliz, feliz. A simplicidade nas coisas e nas pessoas é uma virtude. E tudo fica calmo e verdadeiro.

    Já comi, com os olhos, um bocadinho de teu Bolovo e adorei, como já esperava. Muito obrigada por amares, sim, tu afirmas que és cozinheira amadora, portanto tu amas cozinhar. Há bons profissionais, sim, em todos os campos, mas não sei se os amadores, aqueles k amam, não serão melhores, ou seja, não farão tudo com mto mais coração.

    Excelente fim de semana, cinzento prata para ti e dourado para mim.

    Beijinhos de ♥ TVB!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  12. Lovely shots! I'm so glad the hummingbird was okay - that is a fabulous shot of it!

    ResponderExcluir
  13. Fotos lindas de vários momentos que trazem alegria.
    Os sorrisos cativaram-me e no final aquele pitéu, deve ser delicioso.

    Beijinhos Glória

    ResponderExcluir
  14. Fiquei com pena do patinho só com uma patinha.
    Bem apanhada a foto do Beija-flor.
    Que linda família, a sua netinha Marina é um anjo encantador, a família é o que temos de melhor.
    Não conhecia a bolovo, deve ser uma delicia.
    Beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
  15. You are a beautiful family!!
    Nice to see your fantastic photos !!
    I hope you had a wonderful Easter!!
    Greetings :)

    ResponderExcluir
  16. Unas fotos en las que se ve que se disfruta de la naturaleza, de la familia y de la tradición culinaria, me ha gustado tu pagina.
    Gracias por pasar y comentar.
    Feliz fin de semana

    ResponderExcluir
  17. Bonitas imagens...momentos bem passados.

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderExcluir
  18. Glorinha sorte a sua em viver junto ao belo lago povoado com patinhos -com prótese?
    Linda a imagem do beija flor.
    Os seus três amores em plena felicidade!

    Não conhecia o bolovo , mas fiquei muito interessada. Vou seguramente experimentar.

    Obrigada pela dica- um pouco de rum na calda do bolo de chocolate só pode incrementar.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  19. Lovely photos in the beach... the kid is so cute.
    The hummingbird looks amazing, good it get out. The photo is great.
    I have never heard that the duck gets the prosthesis, nice work, and lovely photo.

    ResponderExcluir
  20. Hello, it seems like the duck is doing well. I love the photos of the duck and the hummingbird. Your granddaughter is so cute. Lovely family photo. I will check out the recipe for Bolovo. Thanks for sharing. Happy Sunday, enjoy your day and new week ahead!

    ResponderExcluir
  21. Gloria, os seus posts deixam-me sempre pleno de satisfação: pelo ambiente criado, pelo conteúdo, pela filosofia implícita. Viver a vida é uma arte, e a Gloria parece dominar o segredo.

    Um beijinho :)

    ResponderExcluir
  22. Bom dia Glória! Parabéns pelo blog, lindíssimo, pelas postagens, as quais me comoveram muito, sobretudo a do patinho com prótese, ainda bem que existem pessoas de coração bondoso e ajudam as criaturas de Deus. Sua família é linda, sorrisos encantadores. E as receitas, ah deliciosas! Vou mostrar a minha irmã que adora culinária. Beijos ternos!

    ResponderExcluir
  23. Olá, Glória.
    São tantas coisas boas no post que nem sei por onde começar. Bem, sei sim, acho que pelo mais importante de tudo na vida: a família. Gostei de ver as fotos e de conhecer.
    Muitos beijinhos
    Edite

    ResponderExcluir
  24. Beautiful photos and your granddaughter is very cute. Thanks for sharing this wonderful post, Gloria.
    Have a wonderful new week!

    ResponderExcluir
  25. E se falando em pato me mandaram uma imagem de um que parece
    uma verdadeira pintura. Então comecei a pesquisar, tem aves
    belíssimas deste gênero. Por aqui os beija-flores são azuis e bem pequeninos k.
    Que graça o seu trio k; filho etc. É sempre bom poder planejar, reunir e claro viajar.

    Já comi deste petisco algumas vezes é muito bom.
    Mas por hora estou tentando deixar um pouco a carne de lado descobri
    que ela me deixa um pouco lenta k; é que quando sento pra comer carne nossa! como mesmo
    a minha preferida k uma costela bem passada com aquela gordurinha do lado k.

    E o frio por aqui já está chegando devagarinho; a previsão é que vai ser um inverno
    bem frio. Quando era mais nova gostava mais agora confesso que as vezes fica complicado.
    Então... bom começo de semana para ti.
    Abraços
    janicce.

    ResponderExcluir
  26. Aunque ya debería estar durmiendo, antes quiero aclararte la duda que tienes con la empanada de puerros y camaroes, como tú los llamas.
    Y has entendido bien, los pongo crudos, sólo pelados encima de los puerros y la cebolla. Cuando hago esa empanada suelo mezclar puerros y cebolla.
    Es una empanada buenísima e incluso se puede hacer de un día para otro.
    Agradezco siempre tus comentarios y el que te acuerdes de mi querida madre, si la hubieras conocido te habría encantado, era juvenil pese a su edad, daba buenos consejos, era cariñosa y dadivosa, en fin, te estará agradecida por tus palabras desde el cielo, no te puedes imaginar lo mucho que aún la echo en falta.
    Y como no quiero entristecerme, acabo ya enviándote un montón de cariños.
    kasioles

    ResponderExcluir
  27. OI GLÓRIA!
    TUA NETINHA, FILHO E NORA SÃO LINDOS.
    TAMBÉM TENHO DOIS NETOS, O PEDRO DE 9 ANOS DE MEU FILHO DO MEIO ( ALESSANDRO) E O LEONARDO DE 1 ANO E 10 MESES DE MINHA FILHA MAIS VELHA( INALIZ) O FILHO MAIS NOVO (TIAGO) MORA NOS ESTADOS UNIDOS E AINDA NÃO OS TEM. SEI DO GRANDE AMOR DE NÓS, VOVÓS POR ESTES ANJOS QUE NOS VEM COMO DÁDIVAS.
    QUANTA A TUA PERGUNTA SOBRE NOSSA MAIONESE GAÚCHA, QUANDO A FAZEMOS PARA UMA QUANTIDADE GRANDE DE BATATAS É DA MESMA FORMA QUE FIZESTE, MAS, SE É EM QUANTIDADE MENOR, ATÉ +OU- IKG DE BATATAS, FAZEMOS COM A MESMA QUANTIDADE DE GEMAS CRUAS E COSIDAS QUE SÃO AMASSADAS COM UM GARFO, TAMBÉM COM UMA PITADA DE LIMÃO OU VINAGRE E O ÓLEO DE PREFERÊNCIA COLOCADO EM PEQUENAS QUANTIDADES SEMPRE BATENDO ATÉ CHEGAR NA CONSISTÊNCIA E QUANTIDADE QUE SE ACHE SUFICIENTE. SE AINDA NÃO FIZESTE ASSIM, EXPERIMENTA QUE VAIS GOSTAR.
    HOJE ADOREI TUA RECEITA DE BOLOVO.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Oi Maria Glória, apesar de triste amei a história do patinho.
    Nada melhor que a visita de um beija-flor para encantar ainda mais o dia.
    Parabéns pela linda família :)
    Confesso que não conhecia o bolo ovo, vou fazer depois conto o resultado.
    Não poderia deixar de agradecer sua visita no meu Blog.
    Beijinhos e uma linda semana

    ResponderExcluir
  29. Dear Maria Gloria - You have a beautiful family and Mariana is so adorable, an angel in disguise. I hope the time will come soon when the people on this beautiful planet will be living in harmony like the birds and wild animals by the lake you wrote. (Is it an impossible dream?) I love Scotch egg, but I often use hard-boiled egg. The creamy yolk looks more delicious.

    Yoko

    ResponderExcluir
  30. Coitadinho do patinho! Realmente há pessoas com um coração enorme! Que bonito gesto.
    Adorei a imagem do beija flor, que lindo!!
    A netinha Mariana, tem o nome de uma das pessoas mais importantes na minha vida! É uma menina linda, nota-se que é feliz, e haverá melhor tesouro que esse?! Tanto o filho como a nora, são ambos sorridentes, simpáticos, cativam =) Que linda família!!! Muitos parabéns!
    Não conhecia a receita, tenho de experimentar.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  31. Bom Dia ..Glória..
    Adorei conhecer seu blog ´..
    Um casal tão lindo com a filhinha são esses momentos ,
    q nos fazer fortes .
    Eu no momento tenho um netinho de 11 meses,
    com certeza é meu maior tesouro..
    E no tenho só um netinho ,mas meu Lorenzo chegou p/ me dar forças p
    lutar e viver.
    Sua filha é simplesmente linda.
    Uma semana abençoada.

    ResponderExcluir
  32. Gloria
    esse ganso está parecendo ser da raça de ganso turco que eu já vi pelo Aterro Flamengo
    pena que desapareceu, pois é muito lindo !
    o daqui também desapareceu. Pelo que eu soube Os moradores de rua correram atrás dele. Daí ....

    Linda família ! Neta lindinha ! um sorriso encantador ! imagino que você da muitas beijocas nas bochechas dessa princesa !

    Também são fã de coisas simples, sem muita frescura .
    Sou de S.P. mas não cheguei a conhecer o bolovo. Deve ser uma gostosura ! mas eu fico pensando numa forma de um bolovo meio vegetariano. Sem a carne, será que dá certo ?
    E aqui também marido gosta de ovos assim, que derretem ao abrir.

    Na viagem lembrei de você. Será que a Glória tem um caderninho onde anota a viagem ? a culinaria , as coisas interessantes? Eu não anotei, esqueci metade. As vezes os folhetos me ajudam, mas dessa vez a maioria esta escrito em ingles e frances, hahaha

    bjs querida

    ResponderExcluir
  33. Olá, lindas fotos, principalmente as da família com rostos felizes, já tive a oportunidade de saborear o Bolovo, gostei de saborear o mesmo, obrigado pela partilha da receita.
    AG

    ResponderExcluir
  34. Gloria
    você fez uma postagem inteligente e muito original, começou com o pato que achei incrível a história e documentada pela foto,
    depois o beija flor também documentada pela imagem
    e depois para termina com chave de ouro
    vem com essa receita que eu não conheçia e que deve ser muito boa
    gostei muito de vir aqui
    uma boa semana.
    beijinhos
    :)

    ResponderExcluir
  35. Maria Glória, adorei o ambiente que se respira aqui no seu blog. Que linda a história do pato, que lindos sorrisos da família, que linda receita. Eu também gosto de comida simples, mas às vezes as invenções resultam (até que gostei do bolinho de bacalhau com recheio de queijo da serra que uma casa lisboeta inventou).
    Beijinho
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    ResponderExcluir
  36. Bom dia minha querida!
    Que linda a estória do patinho. Acredito ser uma bênção poder apreciar a natureza tão de perto. E antes de soltar o beija-flor ainda deu pra fazer um "flagra" !!!
    Belíssimas as fotos da sua família. Lindos sorrisos mesmo, momentos especiais.

    Abraços esmagadores e feliz dia.

    ResponderExcluir
  37. Dearest Maria Glória,
    Loved to see the one duck with its prosthesis; showing how kind people can be at times.
    That is a beautiful hummingbird too and I love the family photo with your happy grandchild in the sea!
    Hugs,
    Mariette

    ResponderExcluir
  38. Tem uma neta linda :-
    Não conhecia bolovo nem scotch egg...

    ResponderExcluir
  39. °.♪♫╮
    Amei as fotos, a do beija-flor é lindíssima!
    As receitas são deliciosas.

    Bom fim de semana com tudo de bom!
    Beijinhos.
    ╰⊰✿⊰ه° ·.

    ResponderExcluir
  40. Nunca experimentei esse bolovo, depois vou salvar a receita.
    Sua neta é linda. Eu tenho dois netinhos, o mais velho com sete anos e o mais novo com 14 meses, são meus tesouros.
    Aqui na cidade que moro, também temos um parque com patos, gansos, coelhos, galinhas de angola, garças, em completa liberdade.
    É um lugar que gosto de ir caminhar e aproveitar um pouco o contato com a natureza, sempre ajuda renovar as energias.
    Um abraço e ótimo fim de semana.
    Sônia

    ResponderExcluir
  41. Olá Gloria
    passando pra desejar um feliz domingo e ótimo feriado
    com lindas flores no seu caminho, na sua janela
    se não tiver sol, pode ser uma linda chuva abençoada e alegre
    mas que tenha vida e alegrias

    bjs

    ResponderExcluir
  42. Querida Glorinha
    Essa cena do patinho com prótese me enterneceu. Nunca vi, mas fico feliz por haver pessoas que protegem assim os animais.
    O beija flor é uma delícia... Tão lindos!
    E por falar em delícias... aí está a delícia mor, que já tive oportunidade de conhecer no Face - a tua belíssima netinha, que é um amor.
    Parabéns pela tua linda família.

    Hoje é feriado em Portugal ( e em muitos outros países, não sei se no Brasil é ou não...) e para mim feriado especial pois é aniversário de minha filhota mais nova.
    Daqui a pouco vou para casa dela preparar a mesa e ajudar no que for preciso. O almoço vai ser um belo churrasco. Como o tempo se apresenta com boa cara (para já...) talvez o almoço seja servido no quintal... o que é sempre mais agradável.
    Te desejo dias muito felizes, minha querida.

    Votos de uma semana muito feliz.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderExcluir
  43. Salivei com essa receita! É uma pena que estou evitando farinhas e pães... mas me pareceu apetitoso!!!
    (e que belas fotos ao longo do post! Linda sua netinha)
    Beijinhos,
    Ana Christ

    ResponderExcluir
  44. Minha amiga passei para deixar um beijinho
    Maria

    ResponderExcluir
  45. Glorinha, querida, coucou c' est moi!

    Pensavas k tinha emigrado ou fugido com o "amante"? Não, minha linda, "ainda não", só k os feriados, aqui em Portugal, são mais k mtos (no Brasil são pouquinhos, eu sei (rssssssssssssssss) e então, fui até ao Alentejo, onde a primavera é um espetáculo para nossos sentidos. E já faz calor. Que coisa fantástica e agradável!

    Estás imaginando umas tímidas papoilas sendo abraçadas, calidamente, pelo vento? Pois, foi isso k vi e k tb senti em mim. Gostavas de ser abraçada e beijada pelo vento? Mas, olha que o do Norte é mto "viril" e te esmaga, todinha, portanto, o do Sul, talvez seja preferível, pke é macio, plácido e calmo.

    Agradeço tua visita e interessante comentário. Que remédio, né? Eu tenho que procurar "cheiros e sabores" diferenciados, caso não, vocês "comem" sempre do mesmo e diz muita gente, sobretudo "homi" (rs), k comer sempre do mesmo, enjoa (rs).

    Camilo Sesto era o ídolo, o cantor estrangeiro preferido de minha mãe e com ela aprendi a escutar e amar as suas músicas. Era lindíssimo, bonito em excesso, até, e agora nos setentas e ... está desfigurado devido às plásticas. Todavia, e pke Deus é Pai, Camilo tem um filho, um filhão de nome Camilo Blanes Ornelas, k tb é cantor e que é guapo como seu pai, talvez não tanto, mas mucho me gusta el chico, si. Se quiseres, escutas canções e vê imagens de ambos. Gosto mtooooooooooooooooooooooooo das expressões faciais de Camilo Sesto, qdo canta. Hummmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm!

    Espero k estejam todos bem, incluindo tua Marianinha.

    Beijinhos e dias fresquinhos e amiguinhos

    ResponderExcluir
  46. Olá Maria Glória! Boa noite!

    Como foi a tua páscoa, muitas energias renovadas?
    Andei um pouco perdida com tantos feriados. No Brasil, os feriados são como clubes de futebol: amados ou odiados. Risos!
    Mas é vida que seguem. E vamos seguindo!
    Gostei muito da postagem. Se existisse pegadas a iluminar um texto. Esse teu, teria passos de luz. Lindamente construído.
    Esse patinho me parece um guerreiro, talvez esteja em outro lado com novos amigos. Fez-me lembrar da cadela da vizinha que fugiu e foi atropelada, passou pelo vale da morte mais sobreviveu depois de amputar uma perninha. Adaptou-se com a forma de vida e hoje corre pra tudo que é lado. A natureza sempre nos colocando em estado de reflexão.
    Eu gostei muito dessa foto com esse amanhecer cheio de neblina. Um papel de parede maravilhoso.
    Aqui o frio ainda não deu as caras, o único mês que dá uma esfriada é julho, depois começa tudo de novo.
    Estou exausta de calor!
    Essa imagem do beija-flor é fantástica. Algum tempo atrás eu alimentava alguns beija-flores num terraço coberto daqui. Eles viviam num clube por trás do meu prédio, mais sempre vinha pra cá beber água. Tirei férias, e quando voltei, eles tinha ido embora. Triste fiquei com a ausência deles.
    Adorei sua netinha, muito linda. Família belíssima. Férias é tudo de bom, tudo se renova.
    Que receita maravilhosa, deu água na boca. Nunca fiz bolovo, mais com certeza agora farei. Gosto do ovo desse jeito, nem duro nem mole. Comigo não tem frescura, risos. Delicia de imagem, senti o cheiro exalando por aqui .
    Adorei Glorinha querida. A postagem esta supimpa, maravilhosa.

    Uma ótima semana!
    Um ótimo mês
    Um abraço, e um sorriso minha querida!
    Blog da Smareis





    ResponderExcluir
  47. A receita me fez vontade, desde que me operei evito carnes, mas como muitos ovos.
    Linda sua família, e sair de férias nos renova por inteiro.
    O patinho com certeza voou para águas mais profundas.Beija flor dentro de casa trás sorte!
    Aqui começam os dias frios, e não me faz nada bem...gosto do verão!

    Um ótimo mês de Maio! abraços

    ResponderExcluir
  48. Vim conhecer seu Blog, gostei e fiquei
    o post é divino imagens lindas.receita
    deliciosa parabéns , voltarei sempre amei tudo por aqui

    Abraços com carinho!

    └──●► *Rita!!

    ResponderExcluir
  49. Preciosas fotos amiga. Tu familia es muy guapa, que disfrutes mucho con ella. Al colbrí le gustó tu casa:))
    Buen fin de semana.
    Besos

    ResponderExcluir
  50. Magica Primavera, bellissime fotografie!
    Buon fine settimana!

    ResponderExcluir
  51. Glorinha, meu bem
    Achei o teu comentário na minha "casa" um espectáculo!
    As tuas comparações com a Maria Eugénia são um primor.
    Eu, quando nova, era muito magricela. Na foto que publiquei (por ser na Ilha da Madeira) eu pesava pouco mais de 50 quilos - e já tinha os meus três filhos. Mantive-me assim por muito tempo.
    Mas, com o avançar da idade, comecei a "rechonchudar" e agora faço inveja aos pneus da Michelin !!!
    Minha querida, estou a uns 15 minutos de ir para casa da filhota mais nova, onde vou almoçar (na verdade almoço lá quase todos os Domingos - ela almoça comigo todos os dias da semana...) por isso o conversê fica por aqui.
    Vamo-nos "vendo" por aí... :)
    BeijOOOcas grandes e saborosas.

    Votos de um Domingo feliz
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderExcluir
  52. Grazie per la visita.
    Buon proseguimento di settimana!

    ResponderExcluir
  53. Onde é esse lago, Maria da Glória? Que tem patos e não matam os patos?
    Sem ideia, por isso, a pergunta.

    Já comi Bolovo.
    Só não gostei muito porque não gosto de carne muito bem cozida.
    Mas com o ovo (adoro ovos) ficou gostoso e comi 2.
    Não tenho luxo com comidas.

    ResponderExcluir
  54. Oi Maria está chovendo desde quinta-feira por aqui; nossa!
    nem imagina a umidade que está. Essa semana vou trabalhar na cidade e
    como vou ficar a semana sozinha dei uma passada para olhar e copiar os teus caldos!
    Então: a minha Josefhine é com "F" mesmo é brasileira k. Não sei se já ti falei que
    sou artista plástica e essa moçoila é de minha autoria k.
    Abraços e boa semana. Gostei da nova apresentação do seu blog ficou lindo,
    não sei se já tinha dito tbm.

    ResponderExcluir