quarta-feira, 15 de março de 2017

Viagem - Santiago do Chile 4 - Parque de las Esculturas e Restaurante Como Agua Para Chocolate




Mais sobre Santiago do Chile, aqui:

Uma tarde, caminhando pelas ruas de Santiago, sem destino, acabamos descobrindo, o Parque de las Esculturas. É um espaço amplo e agradável. O dia estava nublado, a temperatura fresca. 



O parque foi criado por iniciativa de um grupo de artistas, por conta de uma das maiores enchentes ocorridas em Santiago, no ano de 1.982, pelo transbordamento do rio Mapocho. No local, havia um belo jardim, que foi completamente devastado pela enchente. Hoje, é um museu a céu aberto, com mais de 40 esculturas de artistas chilenos e de outros países. Algumas esculturas foram prestigiadas com prêmios internacionais. 


Estela monumental - Samuel Román

Nas duas fotos que seguem, o rio Mapocho



Oda al aire - Ignacio Bahna

Vuelo I - Lucía Waiser

Conjunto escultórico - Federico Assler

Uma foto panorâmica do parque. E o rio Mapocho do lado direto. 


Oda al río - Federico Assler
Yantra-Mandala - Aura Castro
Vigías del parque - Cecilia Campos

E uma escultura natural, que fiquei admirando, esta anciã magnífica, na foto que segue. 


Eu em pose de açucareiro, na foto que segue, admirando a grandiosa torre, que dizem ser o edifício mais alto da América Latina, a Gran Torre Santiago, com 62 andares, 300 metros. A torre é parte do Complexo Centro de Costanera, que inclui 2 hotéis, 2 torres dos escritórios e o shopping de 6 andares, que conheci e comentei em outra postagem. Eu estive no Chile em 2012, portanto, ainda estava inacabada, com o término previsto para 2013. 


Na volta, eu passei em frente de uma peluquería (cabeleireiro) e não resisti. Entrei, havia horário disponível e a simpática Rosa, lavou os meus cabelos, com direito a uma deliciosa massagem capilar. 


A lavagem do cabelo era em um local adequado, com direito a ficar com as pernas elevadas. Eu aproveitei o mimo e gostei! 

  

Depois de ter os cabelos escovados pelo Carlos, o cabeleireiro, fui encontrar com o marido neste café. Aqui provei um café bem a meu gosto! 


Muitos chilenos tem cabelos pretos, lisos e super brilhantes. Mas vi muitas mulheres loiras, que me pareceram naturais e eram muito bonitas. Creio que deve ser por conta da ascendência espanhola, no caso dos chilenos loiros e da ascendência indígena, pelo povo andino com seus cabelos naturalmente lisos e pretos.  

A moda é mais para o clássico. Observei muitas mulheres com tailleur e corte de cabelo que me lembrou muito o nosso antigo pigmalião, parecido com as imagens que seguem: a ruiva é a bela atriz brasileira Tônia Carrero, hoje com mais de 90 anos e a loira, a atriz norte-americana, Lindsay Wagner, a famosa mulher biônica, lembram? Embora, o pigmalião era um corte de cabelo com a franja bem mais repicada. 

Mas, vale lembrar que eu estive em Santiago em 2012 e hoje em dia, as mudanças ocorrem em uma velocidade bem acelerada, então... mas eram tailleur em cores claras e cabelos bem parecidos com os das atrizes. 


Aonde eu pude apreciar a moda em pormenor, especialmente das mulheres que trabalhavam nos escritórios, foi em um restaurante executivo. O menu destes restaurantes é ótimo e bem completo. O movimento era grande, porém dinâmico, pois o estilo executivo atende pessoas que preferem refeições mais rápidas.  

O atendimento foi sempre gentil e a sequência dos pratos, em um deles era: pão hallulla com patê e uma pequena porção de sopa, com legumes e verduras.


Em seguida, uma salada bem apetitosa, com folhas verdes e um ovo com gema cremosa, que estava delicioso.  


O prato principal foi lombo de porco grelhado, batatas e um molho delicado. A sobremesa, uma torta de baunilha com calda de chocolate. Estava tudo ótimo, o tempero bem suave. E as quantidades não eram exageradas.


Na nossa última noite em Santiago, fomos conhecer o Patio Bellavista. Um local que reúne restaurantes, cafés, pubs, cultura, arte, design, joalherias e certamente, uma ótima opção para uma noitada chilena. É bem interessante e bonito. Ocorre que esquecemos a máquina fotográfica no hotel e as fotos, com tantas luzes, não ficam de boa qualidade. A imagem que segue, pode dar uma ideia da complexidade do local e é daqui: patiobellavista.cl


Depois, decidimos jantar no restaurante temático Como Agua para Chocolate. Sim, ele tem o nome do mesmo filme mexicano. A cozinha é premiada e seus temperos passeiam pelas culturas criolla, chilena, peruana e mexicana. Dizem que os pratos possuem sabores mágicos a afrodisíacos! Ahaha. 



A decoração do restaurante, imita uma vila mexicana. É super bonito, diferente, uma experiência que eu recomendo, mas atenção, é um restaurante turístico! As mesas estão sempre ocupadas, dependendo do horário, portanto, sempre com muitas conversas, alegria, risadas. Fato que faz dele um caso de amor e ódio. Muitos que foram não gostaram, inclusive da decoração, que definiram com forte poluição visual. Mas, se a noite pedir algo diferente, super alegre, eu recomendo. Nós gostamos, aproveitamos a noite e o atendimento foi ótimo. É super frequentado por brasileiros, incluindo a música, das cantores: Maria Bethânia e Gal Costa.

A adega! 


Os garçons são bem jovens e o nosso, era espanhol. Deixou a Espanha para viver no Chile. 

A entrada foi uma explosão de sabores. Uma pastinha feita com coentro, estragão, pimentas, vinho branco, vinagre e outras coisitas. Acompanhou um delicioso pão fresco e caseiro. Todos estes sabores, foram harmonizados com o pisco sour, uma bebida do Peru e do Chile, feita com  limão, açúcar glaceado, aguardente de uva, angostura, clara de ovo, cubos de gelo.

Logo na entrada, eu já estava degustando tantos sabores variados, mas tão bem combinados. Estava realmente delicioso. Exotismo é uma palavra que define bem! 


A taça com a bebida mais clara é o pisco sour. 



Para o prato principal, a minha escolha foi o Congrio Almendrado: um delicioso peixe e o filé era alto e belo. Foi servido em um prato de cerâmica, bem quente, apoiado em uma base de madeira. O filé deitava sobre um delicioso creme de espinafre, coberto com crosta de queijo e amêndoas tostadas. Tudo gratinado no prato de cerâmica. Espetacular! 


O marido pediu Merluza a la Diabla, com uma apetitosa apresentação! O molho estava encorpado, feito com vinho tinto, mix de mariscos, vieiras e camarão. Acompanhava arroz de amêndoas tostadas. 


A sobremesa eu esqueci de fotografar e a culpa não foi do vinho! Foi do pisco sour! A pedida foi Crema de Los Dioses, feita com leite. Pedimos uma só, dividimos e já estava de bom tamanho. Achei um pouco exagerada no açúcar, portanto não foi do meu agrado. O café estava espetacular!

Ainda caminhamos mais um pouco pelo Patio Bellavista e aproveitei para conhecer as joalherias. Vi peças lindíssimas feitas com uma pedra que adoro, a lápis-lazúli. 

Depois pegamos um táxi e voltamos para o hotel, para logo dormir. As malas já estavam arrumadas, pois no dia seguinte, partiríamos para Mendoza, conhecida como a meca dos vinhos na Argentina. Produz com qualidade, azeites e cerejas. 

A viagem de avião de Santiago do Chile para Mendoza, na Argentina, tem o trajeto por cima da Cordilheira dos Andes e a vista é simplesmente deslumbrante! Qualquer dia eu posto!  Beijinhos, abracinhos, obrigado pela deliciosa amizade e comentários. 





39 comentários:

  1. Boa noite, querida Maria Glória!
    Vc me fez lembrar da famosa francesinha no Porto que me fez deixar o miolo que é o mais gostoso pois estava só e não aguentei de forma alguma...
    Tão bom viajar!
    Vc faz o post com a alma e dá vontade da gente ir até lá, não conheço, só filho e nora... as fotos são deslumbrantes... de deixar água na boca literalmente e no outro sentido...
    Sobremesas eu nunca me esqueço de fotografar... rs... é a parte preferida minha...
    Fique bem!
    Sua foto está ótima! Serena e de bem com a vida, me parecveu estar...
    Bjm muito fraterno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Relendo, querida Maria Glória!
      Alegrando os olhos uma vez mais...
      Venho deixar meus parabéns pelos 4 anos do blog... vai percorrer muitos e muitos anos ainda... vai nos mostrar muitas lindezss como já tem feito com esmero e ânimo!
      Parabéns, amiga!
      Bjm muito fraternal e festivo

      Excluir
  2. Oi, Gloria!
    Hoje passando só para deixar um beijinho, mas amanhã virei com tempo, para viajar com você, através dos seus posts, até Santiago, e que me escaparam nestas últimas semanas, em que o tempo voou... querendo, por isso, apreciar tudo ao pormenor...
    Beijinho!
    Ana

    ResponderExcluir
  3. Qué viajes más bontos e interesantes hacéis.
    Pena lo de la inundación!
    Pero ahora todo está tan bien,el paqrue de las esculturas es muy lindo y elárbo,de una belleza !!
    Y la comida,ayyy,os veo y me gusta tanto (sonrisa)
    La película COMO AGUA PARA CHOCOLATE la vi hace tiempo y me gustó muchisimo!!
    Disfrutad de vuestros viajes !!
    Besucos

    ResponderExcluir
  4. In my childhood, Chile was the first country of South America I remembered the name and its location for its long narrow strip. Santiago is such a lovely city, but what I was intrigued most was the dishes at the restaurants. Look so delicious and I got hungry. You look so nice with the clothes of blue floral print.

    Yoko

    ResponderExcluir
  5. Bellissime fotografie e che piatti appetitosi!
    Buone giornate!

    ResponderExcluir
  6. Maria da Glória, como já falei, repito que sabes bem e muito, mostrar tuas viagen e nos levas junto contigo . Adorei cada foto, cada detalhe, tudo tão bem descrito! Linda a árvore que ,desde já, aviso, levarei pro fincando raízes...bjs, chica, ótimo dia!

    ResponderExcluir
  7. Oba, peguei carona mais uma vez!
    nas fotos bonitas, na descrição bem detalhada e envolvente !
    Nas viagens gostamos de estar bonitas, né?
    uma peluqueria é como encontrar água no deserto !
    ficaste muito linda !
    Lápiz lazúli ! lembro que fiquei encantada com aquele azul ! e trouxe um anel dupla face: lazuli de um lado e malaquita do outro. bem simples, mas muito bonito
    bjs querida Glória, suas viagens me inspiram a tirar mais fotos e levar uma agendinha para identificar cada cantinho
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Olá Maria Glória, que viagem incrível....Ainda não conheço o Chile, mas está na minha lista!
    Adorei as fotos, você ficou muito bonita!
    Obrigada pela visita e pelos comentários sempre tão carinhosos.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Kochana Glorio!
    Pokazałaś zjawiskowe, przepiękne miejsce. Dziękuję, że mogłam to zobaczyć.
    Niestety, nigdy nie zobaczę Brazylii, Argentyny, Chile. Glori, z przyjemnością oglądałam Twoje i czytałam relację.
    Całuję i serdecznie pozdrawiam:)

    ResponderExcluir
  10. Viajar hasta Santiago de Chile, tiene que ser uno de esos viajes que dejan profunda huella en el corazón y en la memoria.
    Después de haber visto la cantidad de sitios preciosos, como podemos apreciar en las fotos que aportas, no creo que, por muchos años que pasen, te vayas a olvidar de esta linda experiencia al lado de tu marido.
    El parque de las esculturas es digno de admirar, todas me parecen originales y serán unos de los puntos más visitados por los turistas. El árbol, será como el abuelo que aún lleno de vida, se alza orgulloso como guardián de ese parque.
    Me ha gustado el nombre del restaurante COMO AGUA PARA CHOCOLATE, yo tengo el libro escrito por Laura Esquivel, pero la película no la he visto.
    Ya veo que has tenido tiempo para probar y degustar los ricos platos típicos de la zona, me has abierto el apetito sólo con verlos.
    Me alegro muchísimo por ti, viajes así no se hacen todos los días y tú has sabido aprovecharlo al máximo ¡hasta has tenido tiempo de ir a la peluquería para que te pusieran guapa!
    Bueno, ya sabes que lo eres.
    Te dejo cariños en un fuerte abrazo.
    Kasioles

    ResponderExcluir
  11. Adorei tudo principalmente o Parque de las Esculturas.
    As comidas tinham um aspeto delicioso.
    Beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
  12. Oi, bambinita linda!

    É que começar um post com índice e tudo, não é para qualquer um. Vejam só, meus amigos leitores, que requinte, arrumação e gentileza, nossa Glorinha nos proporciona.

    Parque das Esculturas - breve historial do mesmo, de que mto gostei. O que pode fazer a força da mãe natureza? Bem e mal, é verdade, mas, nesse caso, ganhou a Arte.
    Que esculturas maravilhosas e com tanto significado! Olha, querida, a k representa a árvore anciã, eu dispenso, tá? É que qdo eu for bem velhinha, eu não gostaria de ter aqueles "pezinhos e unhas" (rs). Tá entendendo? Linda, poderosa e majestosa, simplesmente.

    A Gran Torre Santiago é um encanto e tu, daquele jeito, de mãozinhas à cintura, ficas com ar de mulher decidida, guerreira e não guerrilheira, observadora e bem torneadinha, como eu já te falei, mas é sempre bom, a gente repetir k é para nossa amiga interiorizar.

    E depois, claro, qual é a mulher k passa num cabeleireiro e mesmo não precisando não entra? Quase todas ou todas e então de férias, a gente, andando de um lado para o outro, visitando isso e mais aquilo, parece que temos corpo e cabelo todo transpirado, precisando de uma lavagem e uma massagem, preferencialmente, dada por mão de homem. De facto, mão de cabeleireiro é bem diferente de mão de cabeleireira. Tu sentes o mesmo k eu?

    Depois de tomares um cafezinho, nos dás uma visão sobre a moda e as origens dos cabelos dos chilenos, falando das famosas louras, cujas fotos apresentas. Tônia Carrero, me lembro dela tão bem nas novelas. Eu era uma menina, mas sempre a achei uma atriz fabulosa. Qto à mulher biónica, já pesquisei e fiquei sabendo que um dia desses "todas" seremos como ela (rsss).

    No Restaurante Executivo as entradas e os pratos me pareceram mto bons, gostosos e tentadores. Eu teria escolhido o mesmo k tu escolheste, pke a composição dele me seduz. Adoro sopa, saladas, embora carne de porco, não faça meu género, mas com batatinhas e um molhinho suave e saboroso, até que nem daria para eu perceber se era de porco ou de vaca (rs).

    O Pátio Bellavista tem de tudo, segundo nos mostras e aqui referes. Comeram, depois foram ver lojas e bem no final da noite, foram dançar. adivinhei? Ah, seria minha "exigência" number one!

    Como Água Para Chocolate, famoso restaurante, livro e filme (só li o livro do mesmo nome), foi a próxima etapa e última noite lá, antes de irem para Mendoza, foi o emblemático restaurante escolhido e aí eu tb teria comido o mesmo k tu, pke adoro peixe, amêndoas e queijo.

    Entendo, teu marido estava precisando de algo, assim, ao jeito de uma diablinha (rs). Pois, depois de tanto andar, o "pobrecito" estava precisando de alguém que o "alimentasse", o "agitasse" e o "revolucionasse". E ainda, por cima, comida afrodisíaca! Ah, tá bom! Depois, foram se deitar e dormiram k nem anjos, aliás, mal deram um pelo outro (rs).

    E estás mto linda e expressiva na última foto da postagem. E aí foram você, by plain. See you and thanks, so much!

    Beijinhos e um doce abracinho. Bom final de semana. Já vi k tens novo post, mas agora, vou papar. Inté, migucha!

    ResponderExcluir
  13. Glorinha, querida!

    Tudo bem, desde há pouco?

    Olha que eu escrevi, afirmei no comentário acima, que tu já tinhas novo post. Virgem Santa, como ando cansada, k até vejo "coisas", onde elas não existem. Esse foi o teu mais recinto escrito. Estou certa?

    Qdo Junho chegar, até me vai parecer mentira. Essa trabalheira toda vai abrandar ou mesmo parar, a partir do dia 09, por um tempinho. Ah, e já é quase Verão! Acho k vou "fugir" pra paragens bem quentes para tirar a desforra dessa Primavera tímida.

    Beijinhos e bom domingo, lindinha!

    ResponderExcluir
  14. Glorinha, amiga linda
    Vi com toda a atenção esta magnífica reportagem de uma parte da tua viagem ao Chile.
    Apreciei cada estátua do Parque das ditas... (adorei a "Vuelo I - Lucía Waiser"), detive-me perante a exótica, de aspecto atraente e, posso imaginar, altamente cheirosa gastronomia, enfim, deliciei-me com tudo que vi e li.
    Só quando cheguei ao final reparei que havia um post anterior que eu não tinha visto.
    Claro que não podia passar em branco... e lá fui eu respirar aquele ar puro naquelas majestosas montanhas.
    Menina, que viagem maravilhosa tu fizeste!!!
    Para a próxima leva-me contigo. Prometes? :)

    Não vou escalpelizar cada passo que deste, cada prato delicioso que provaste, cada vinho aromático que degustaste...
    Apenas te digo que adorei as tuas partilhas, tão pormenorizadas e generosamente documentadas com fotos (tu estás linda, com um ar feliz e tranquilo - como eu teria, se lá estivesse :)))

    Re: Adorei as peónias. Não sabes, com certeza, mas vou dizer-te. A minha flor preferida é a orquídea; a segunda... a peónia.
    A nossa sintonia é tão grande que até assusta !!! :))))))))))))))))

    Votos de um Domingo feliz
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderExcluir
  15. Uau, vou começar o meu comentário pelo fim, pois adorei a última imagem! Ficou magnífica! =)
    Também eu me senti transportada nesta viagem, é tudo analisado com ligeireza e ao mesmo tempo profundidade. Temos sempre as palavras ilustradas por imagens que nos fazem ter a ideia real do que se passou, das paisagens.. Gostei de sonhar, gostei de viajar! OBRIGADA! =)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  16. Boa noite Maria Glória!

    Gostei imenso da postagem!
    Muito bem construída, com tantas informações, e descrições bem detalhada, fotografias. Que visão linda , essa imagem do rio Mapocho, essa montanha ao fundo , com esse por- do -sol, deu uma beleza magnifica de encher os olhos. O céu parece uma pintura. Muito bonita!
    O Chile é lindo e cativante, e no inverno essa montanha deve ser maravilhosa.
    Adorei a árvore, imagine a idade dela. A natureza é perfeita.
    Agora pra quem tem medo de altura essa torre Gran Torre Santiago causa terror. Muito alta mesmo. A foto ficou excelente.
    A culinária parece uma delicia. O prato principal parece muito bom.
    Adorei passear entre a sua postagem. E conhecer um pouco Santiago do Chile.
    Pela forma que você teceu as informações dá vontade de ir correndo conhecer.
    Uma boa semana!
    Um punhado de sorrisos e uma beijoka no coração!

    ResponderExcluir
  17. Bela viagem. "Como água para chocolate", parece-me um nome bem escolhido para um restaurante. O livro da Laura Esquível com esse título é um dos meus preferidos.

    ResponderExcluir
  18. Querida Glorinha, muito, muito obrigada pelos seus comentários. pelo seu precioso tempo que gastou comigo.

    Adorei esta tournée por Santiago do Chile.
    É uma cidade interessante que visitei há alguns anos, mas, no Chile, o que realmente me espantou foi S. Pedro de Atacama, um mundo à parte!

    Adorei relembrar a comida deliciosa e o ambiente mágico do romance "Como água para chocolate!" Essa bebida chilena, aparentemente inocente não é, sei que não é. Soube-o depois de um jantar em que senti o seu efeito.
    Gostei muitíssimo da última imagem em que aparece linda, muito linda!
    Adoro a América do Sul, principalmente o Brasil que já visitei dezenas de vezes e de que nunca me canso. Também a Argentina me marcou e o Peru foi uma experiência única.
    Qualquer dia volto, que a Europa está lamentavelmente a tornar-se num local inseguro.
    Um grande beijo para você, querida Glorinha.
    Nina

    ResponderExcluir
  19. Gostei do pormenor de ter apreciado a moda... Gostei mesmo
    excelente post...

    ResponderExcluir
  20. Gloria,
    Os seus posts encantam-me sempre, pois revelam uma disponibilidade ímpar para a vida: os sabores, os odores, as imagens, as sensações...
    Santiago do Chile parece-me uma cidade bem apelativa. Eu, que tenho o sonho de percorrer a cordilheira andina, talvez um dia por aí passe. :)
    Grato.

    Um beijinho :)

    ResponderExcluir
  21. Glorinha passei para desejar um excelente fim de semana
    Beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
  22. Minha linda,

    Que layout tem teu blog, agora! Mto bem, o seu a seu dono!

    Passando pra saber de ti, do teu outono (aqui está um frio e um vento de rachar) e te desejar um bom fim de semana, bem fresquinho.

    Beijinhos e um big abraço.

    ResponderExcluir
  23. Glorinha, minha amiga!

    Só agora reparei, na lateral direita, que teu blog fez 4 anos de existência a 18 desse mês e que tem lá um esboço de tua foto. Será?

    DESEJO AO "FILHOTE" E À MAMÃE VIDA LONGA, MUITAS ALEGRIAS E MUITO INTERCÂMBIO CULTURAL E AMISTOSO, TAMBÉM!

    Vá, meninos, meninas e empresas não levem as fotos, as receitas de Glorinha, sem indicar a fonte, os créditos. Acho k é um ato de cidadania e todos vocês são cidadãos conscientes. Então, não custa nada referir o nome do blog e sua criadora, ter esse gesto. Não acham? Vá lá, respondam aqui e iremos nos entender todos, com certeza. Se acreditam em Deus, então, não o deixem ainda mais triste. Vamos colocar a mão em vossas consciências. Fico aguardando.

    Abraços para todos e um domingo em paz e bem mais leve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Céu! O Fare la Scarpetta fez 4 anos no ar! Eu fiquei feliz! A foto é minha, mas está um pouco colorida, para dar um charme ahaha. Obrigado pelos votos e vc, como tantos outros comentaristas, por aqui, são a minha maior alegria. Uma amizade que muito me faz feliz.

      Obrigado, também, pela força, quanto as cópias sem permissões, para uso comercial. Infelizmente, tem acontecido com certa frequência. Uma lástima!

      Um bom domingo para você, minha querida amiga!

      Excluir
    2. Oi, Glorinha, querida!

      Evidentemente k qualquer blogueiro/a fica feliz por continuar vendo seu "filhote" crescer, ser amado e apreciado e ter cada vez mais amigos.

      Sim, entendi logo que a foto era tua e acho que está como tu és. Não seja modesta em excesso, "minina" (rs)!

      Não tens de me agradecer, nadica, como vocês falam por aí, pke só aqui venho pke gosto da maneira como elaboras teus posts, te acho mto consentânea, discreta q.b. e sabes ser amiga, de verdade.

      Eu como sou uma "excelente cozinheira", sim, como tu bem sabes, e não sou amadora, sou "profissional" (rs), tenho levado daqui mtas receitas, ideias, etc. portanto, está descoberto o "crime" (rsssssssssssssssssssssssss).

      Sabes k eu nunca encontrei ninguém me plagiando? Que "triste" eu fico! Pronto, ok. deduzo, então, k o k escrevo não agrada. Eu não sei qual seria a minha reação se visse um poema meu escarrapachado num blog e assinado por "n", mas penso que entraria numa de "brincadeira", talvez acutilante, não sei.

      Ah, curtindo SEU OUTONO, né? E eu sem Primavera! Hoje, por aqui, o solinho está, minimamente, quentinho, mas há um vento estúpido, irreverente, desagradável. Eu me vou vingar no Verão, vou, vou!

      Beijinhos, linda, e um excelente domingo e melhor semana, ainda, e o frio sempre a continuar pra ti (rs)!

      Excluir
  24. Glorinha, querida
    Na passagem dominical :) aproveitei para dar mais uma olhadinha porque, uma postagem tão rica como esta, não se absorve duma só vez...
    Tu estás ESPECIALMENTE bonita na última foto.
    Essa cena de as pessoas copiarem para seus blogs o que vêm nos outros, e não lhes conferirem os devidos créditos, devia ser punida por lei...
    Tenho assistido a muitos casos desses e não consigo entender como têm coragem...
    Há gente para tudo, sem dúvida.

    A foto (minha) que referes foi tirada numa praia maravilhosa, em Moçambique.
    A janela que está aberta era do meu quarto, e como em Moçambique o sol nasce do mar... (Oceano Pacífico) logo que o sol nascia entrava-me pelo quarto adentro.
    As crianças são os meus dois filhotes mais velhos, à data com 2 e 4 anos; havia ainda a bebé (que não está na foto) com 3 meses.
    BONS TEMPOS!!!
    Hoje estamos com um dia muito feio, frio, chuva, neve nas terras altas...e provável trovoada.
    Está bom para estar no quentinho... :))))))))

    Votos de um Domingo feliz
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderExcluir
  25. Hoy me he acordado de ti y, aprovechando que ahora tengo un rato libre, me he dicho que debería hacerte una visita.
    Ya de estar en tu espacio, he vuelto a leer lo que nos cuentas de ese maravilloso viaje y disfrutar de esas fotos tan bonitas que has hecho, tu viaje a Santiago me parece precioso, son de esos que dejan una profunda huella y no importaría volver a repetir.
    Mi intención era desearte una feliz semana y dejarte un fuerte abrazo.
    kasioles

    ResponderExcluir
  26. Para mim é uma aventura viajar contigo, lindos lugares e fotos.
    Amei o tronco da árvore, belíssima.
    abraço!

    ResponderExcluir
  27. Sem sair daqui de Lisboa foi uma verdadeira viagem, que lugares espectaculares!
    http://araparigadoautocarro.blogs.sapo.pt/

    ResponderExcluir
  28. http://farelascarpetta-mariagloriadamico.blogspot.com.br/2017/03/viagem-santiago-do-chile-4-parque-de.html#comment-form

    Com carinho, o meu registro... Bjm

    ResponderExcluir
  29. Mi niña, muchas gracias por tu comentario.
    Cierto es que estamos muy lejos la una de la otra, pero a ti y a tu marido, que os gusta mucho viajar, puede ser que un día me digas que váis a hacer un viaje a España y entonces tendríamos muchas probabilidades de vernos, yo estaría encantada de poder tomar un café con vosotros, bueno, algo más, os invitaría a comer y pasaríais el día con nosotros, os haría esa barbacoa que tanto os gusta.
    Nunca es tarde para empezar a hacer una hucha y quizás un día, nos damos ese abrazo personalmente.
    Cariños.
    kasioles

    ResponderExcluir
  30. Me he llevado alegría al saber que tenéis planes para viajar a Europa, ya verás como un día se cumplen tus deseos y nos encontramos conversando como dos antiguas amigas que al fin se conocen.
    Me alegro que hayas pasado un buen día en el cumpleaños de tu nieta, tiene que estar preciosa con sus tres añitos y su vestido de princesa.
    Yo no tengo nietos de esa edad, han crecido y el más pequeño va a cumplir 9 años, como verás ya me he quedado sin nietos pequeños, tengo tres nietas y tres nietos, juntos disfrutan muchísimo.
    Te dejo un fuerte abrazo y te deseo un buen comienzo de semana de este mes de Abril ¡cómo me corre el tiempo!
    Kasioles

    ResponderExcluir
  31. Querida, eu não tenho propriamente nenhum comentário pra fazer, mas olha que estou estupefacta, pke a menina aderiu aos novos Designs do Blogger, mas eu não sei me movimentar por aqui (rs) e nem sei se estou na postagem mais recente, não, mas tenho de te dizer k tiveste mto bom gosto, pke tudo está muito leve, fofinho como o pão, que vi no Layout e k agora já não vejo, enfim, tenho de te dar os meus parabéns. Eu tb queria mudar, mas não encontro nos novos designs nada k me agrade e depois, eu gosto de escrever na lateral esquerda e na direita, colocar aquelas grandes imagens e tb não gosto do "continuar a ler". Eu quero ver o texto todo, logo.

    Beijinhos e bons sonhos, minha linda!

    ResponderExcluir
  32. Uaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaau, minha irmã, querida, sim, pke a "minina", tb é uma reina. Adorei tuas palavras (pois, quem não gosta de mimos!) e acho até k tu deves ser uma fadinha boa, que se coloca lá num cantinho do meu quarto, k só tu conheces, observando, com olhos doces, tudo o k faço lá. Viste, ontem, qtos beijos Morfeu me deu? Nossa! Eu já estava fincando sufocada e ... o k rima com sufocada? Ah, já sei: "DADA" (rs).

    Agora, sim, acho o Design de teu blog, SUPER HARMONIOSO e as cores jogam lindamente e softemente (este vocábulo não existe, mas me deu jeito, agora). Tudo aqui tem e ficou com vida, obedecendo ao esquema anterior, mas bem mais leve ao olhar. O título do teu blog foi acrescentado, mas acho k foi uma ideia enriquecedora, até. O layout não tem nenhuma imagem (eu já estava "cansada" do outro. Verdade), mas tb não há problema, pke como nós gostamos de mudar, somos amantes fervorosas da mudança, então, hoje uma, amanhã, outra, no dia seguinte, apenas o título, pra não cansar o olhar, a mente, sei lá, a gente.

    Espero e quero k te sintas já bem. Isso! Beba água, preferencialmente morna com umas gotinhas de limão, k aliviam náuseas, são depurativas e nos refrescam por dentro.

    Beijinhos, um abracinho com muitos braços com laços e dias de serenidade e alegria. Bises, bises pra Marianinha, também!

    ResponderExcluir
  33. O gesto dos artistas foi belíssimo, criando um novo ponto de interesse na cidade. Sabia que na China, quando vai ao cabeleireiro, é possível que para além de massagem capilar podem limpar-lhe os ouvidos? Estranho não é? Que bom que se mimou.
    Beijinho
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ruthia, olá!
      Em se tratando da China, tudo é possível. E gostei de saber, uma cultura diferente, então podemos apreciar o diferente. Beijocas!

      Excluir
  34. Eu também fiz uma senhora viagem navegando por sua página, que belo passeio, fiquei a salivar pensando no Congrio, adoro e aqui quase não temos peixe.A vida é isso , aproveitar momentos com a família é muito prazeroso.

    Desejo um feliz domingo !
    Bjs!

    ResponderExcluir
  35. Boa noite, Maria Glória! Pois vim conhecê-la e conhecer seu blog, que encanto! Quantas comidas apetitosas e fotos maravilhosas, como a torre de Santiago com 62 andares, que linda! Você diz no perfil ser uma cozinheira amadora? rss, que isso, amiga? Você é profissional. Amadora sou eu que invento umas coisas sem pé nem cabeça. Encontrei aqui gente amiga de anos, agora amigas em comum. Colocarei seu blog na lista da coluna do blog para acompanhar seus lançamentos.
    Voltarei, muito prazer! Que bom, mais uma amiga.
    Beijo!

    ResponderExcluir