terça-feira, 16 de agosto de 2016

Passeio - Ilha Bela



Laura, editora do 'http://asimegustaelmundo.blogspot.com.br/' fez aniversário no dia 30 de julho! Laura, a bordo de sua vespa, faz fatos magníficas, postando em seu blog, para nosso deleite. Deixo aqui um carinho para a querida amiga, por mais esta primavera cumprida e pelas maravilhas que desfrutamos em seu blog:  



Por um tempo, eu e o maridex, elegemos a Ilha Bela como o nosso paraíso praiano, para as férias. Frequentamos durante alguns anos, geralmente em janeiro, mesmo com todos os borrachudos (primos do pernilongo, mas muito mais chatos) que por lá habitam. Hoje em dia, não gostamos mais de eleger ou fixar locais, para as férias. Gostamos de conhecer novos locais, gostamos de inovar, gostamos de liberdade e novidade.   

A Ilha Bela tem uma das paisagens montanhosas mais belas do Brasil.  É um município-arquipélago localizado no litoral norte do estado de São Paulo e foi descoberto em janeiro de 1502, por Américo Vespúcio (famoso navegador e explorador de oceanos, nascido na Itália). 

Anualmente, a Ilha é visitada por turistas, nacionais e internacionais, que chegam por balsa ou por alguma embarcação, geralmente por navios de cruzeiros. Foi eleita como local perfeito para prática de esportes náuticos a vela, pelos ventos que por lá refrescam os dias quentes de verão. Estes ventos, foram os melhores e mais fiéis amigos, que fiz na Ilha Bela, pois no verão, a temperatura é muito quente. 

Por lá, contam-se muitas histórias sobre piratas, tesouros e navios afundados. Na maravilhosa praia de Castelhanos (que já foi refúgio de piratas), há um navio pirata, que parte da nau apareceu nas areias, devido a fortes chuvas. Dizem que a população já sabia da existência deste navio, mas não fizeram alarde, para não despertar a atenção de curiosos, que querem escavar o local, para encontrar preciosidades.

Em uma das primeiras vezes que estive em Castelhanos, consegui ver parte do tal navio pirata. Os caiçaras, disseram que a embarcação tem mais de dois séculos. Em outra oportunidade, voltei a Castelhanos, mas a nau estava novamente soterrada, pela ação da maré. Nunca consegui fotografar, uma pena.

São mais de 100 naufrágios ocorridos pelo mar da Ilha, desde 1700. O mais famoso e trágico, foi com o navio espanhol Príncipe de Astúrias, vindo de Barcelona/Espanha, rumo a Buenos Aires/Argentina, com mais de 500 passageiros. Os marinheiros diziam que um campo magnético alterava os instrumentos de navegação.

Wikipédia

"Em 6 de março de 1916, o navio se dirigia ao porto de Santos, fazendo sua sexta viagem à América do Sul. Levava oficialmente 588 pessoas entre passageiros e tripulantes, embora houvesse a informação de que cerca de 800 imigrantes viajavam clandestinamente nos porões, fugindo da I Guerra Mundial. Entre as cargas importantes, o navio levava 12 estátuas de bronze (que fariam parte do monumento La Carta Magna y las Cuatro Regiones Argentinas, em Buenos Aires) e uma suposta quantia de 40.000 libras em ouro. Chovia forte e a visibilidade era baixíssima, quando, por volta das 4h20 da madrugada, o comandante, José Lotina, viu um raio, que indicou o quão próximo o navio estava da terra. Ele ordenou toda a força a ré e que o leme fosse desviado completamente para boreste (direita), mas era tarde demais. O navio bate violentamente nos rochedos na Ponta do Boi na Ilhabela, no litoral de São Paulo e afunda em cerca de 10 minutos. Em um dos piores naufrágios da história do Brasil, oficialmente 445 pessoas morrem e apenas 143 sobrevivem. Wikipédia.

Afundou em cerca de 10 minutos? Madonna mia!

Vejam este mapa de Ilha Bela, mostrando os naufrágios. Na parte inferior direita, aparece o Príncipe das Astúrias, naufragado em 1916:


Na Praia do Bonete, sem luz elétrica, nem telefone ou internet, há uma colônia isolada de pescadores, e muitos são loiros, de olhos azuis. Quando eu perguntei o motivo, disseram-me que, por conta de uma embarcação holandesa ter afundado próximo da vila, alguns tripulantes conseguiram nadar até a praia e por lá ficaram, deixando descendentes. O acesso a praia do Bonete só pode ser feito por lancha ou, por aproximadamente 6 horas, de trilha.  

Ao chegarmos na Ilha, gostamos de fazer um passeio de escuna, para apreciar algumas praias, montanhas e vegetação. Dessa vez, as praias escolhidas, foram a da Fome e do Jabaquara. 










Em uma das praias, fotografei a escuna que passeamos pela costa da Ilha. Do céu, já começava um chuvisco.  




Na volta, o tempo mudou drasticamente, com uma forte garoa e céu bem nublado. Um cruzeiro deixava a ilha: 


Passeio de escuna terminado: 


A rusticidade, na pousada que ficamos, em meio a natureza:


Do nosso chalé, a vista: 


A sala do Café da Manhã, combinou na construção, pedra, madeira, vidro e tijolos, em plena harmonia: 


Eu, na sala do Café da Manhã, achando que estava acordada ahaha... jamais esqueci as geleias que provei nestes dias, feitas pela proprietária da pousada, uma simpática senhora alemã, Karen. 


Depois do café da manhã, voltávamos para o chalé e na varanda, eu e o maridex, conversávamos para decidir qual seria o passeio do dia. Muitas vezes, optávamos pelo modo 'sem rumo, com surpresas'.


Na Praia Grande de Ilha Bela, apreciando o espetáculo da chuva que acontecia no continente: 


Na Cachoeira dos Três Tombos:  



Na praia do Julião:


Na Praia do Pinto: 


No Centro Histórico da Ilha:


E passeando por lá, o pirata e capitão Jack Sparrow, fez questão de tirar uma foto comigo ahaha...


Gostávamos de terminar os dias, no deck do 'Nova Iorqui', local de nossa preferência na Ilha, para degustar todas as delícias do mar, cerveja geladíssima e, sem poder faltar, uma caprichada caipirinha. 



Vista parcial do deck, mas sem possibilidade de ver o mar, que aqui é aberto, sem praia, pois estava, como disse, um tempo mais para nublado. 


Em outro dia, voltamos ao continente, rumo a Ubatuba, quando estive com a madrinha do Fare la Scarpetta, a Astrid Annabelle.

O maridex aproveitou para comprar algumas plantas tropicais, ele adora jardinagem. 


Eu e a Astrid, em Ubatuba, um momento muito especial, dobrado de carinho e amor:






78 comentários:

  1. Hi ! That's a beautiful place with the gorgeous views !!
    Thanks for sharing your great photos !
    Greetings

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela, olá!
      A Ilha Bela é belíssima, para descansar e renovar as energias.
      Beijos querida.

      Excluir
  2. Realmente é um Paraíso
    mas essa Beleza descoberta pelo Vespúcio
    deixo um sorriso
    é que ele andava mais pra Norte
    daí o Nome América do Américo....

    Um resto de semana feliz pra vocês
    que aqui o Joni
    vai prós mares salgados uma Semana.~_````````

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Ilha Bela é maravilhosa, beleza sem igual.
      Boas férias.

      Excluir
  3. Looks like you had a lovely time. Beautiful area and great friends. Enjoy your day!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bill!
      Foram dias maravilhosos, para renovar as energias.
      Um abraço e dias felizes.

      Excluir
  4. A ver pelas fotografias esta ilha deve ser um lugar muito bonito e agradável para passar umas férias.
    Um abraço.
    Andarilhar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Francisco!
      A Ilha Bela é um local espetacular, um verdadeiro paraíso! Também já fomos fora de temporada, quando o turismo não é tão intenso. Neste época, acho melhor ainda.
      Um abraço.

      Excluir
  5. Fiquei por aqui passeando contigo em cada cantinho delicioso que tem por lá. Nunca estivemos lá, pois temos sempre o medo de pegar aquele maldito trânsito até a chegada. Adorei ver as fotos, até a carinha de sono provando delícias do café da Karen., E claro, adorei a foto com a Astrid! Lindas as duas, um abração de amigas, cheio de carinho que chegou até aqui! beijos, tuuuuuudo de bom,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica, hoje este problema não existe mais. A Dersa tem um serviço chamado Hora Marcada. Podemos comprar o bilhete pela internet, com cartão de crédito e agendar o dia e hora para pegar a balsa. Há um local aonde está identificado este tipo de serviço, apresentado o ticket de agendamento e entra direto na balsa. Uma beleza.
      A Ilha é maravilhosa, vale cada dia, cada instante.
      Beijoca bella e muito carinho para você, querida.

      Excluir
  6. Olá, Glória.
    Lugares lindos. E sua cara de felicidade é prova do bem que todo esse espaço verde e azul te faz =)

    bj amg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acordar com os passarinho eu estou acostumada, mas por lá, é um reino de passarinhos. Há muitos. A paisagem é bela, faz bem a alma, querida Carmem.
      Um beijo bella!

      Excluir
  7. Eitalelê! Que viagem no tempo!🤗
    As fotos são lindas e o paraíso agradece por seu carinho e sua lembrança!
    Vim passar aqui porque recebi um email dá Chica dizendo que me viu aqui no seu blog! Geminiana não controla a curiosidade ....ainda bem né?!
    Um beijo grandão, agradecido por sua lembrança. E um pra Chica também.😘😘
    Seguimos....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São momentos que jamais esquecemos, minha Anam Cara. Com uma vegetação assim maravilhosa, passarinhos, flores exóticas, um mar incrível. Perfeita nutrição para a alma.
      A Chica fez muito bem em te avisar, um beijo Chica!
      Beijos amore mio!

      Excluir
  8. Uauu!!! que lugar fantástico? dias perfeitos...amei as fotos!!! maravilhaaa!!! bjss grande.

    ResponderExcluir
  9. GRACIAS Amiga 💋 Preciosa felicitación!! Me alegra cumplir un año más😊
    Bonita historia nos cuentas Maria Gloria, y la has acompañado de buenas fotos, que guardarás muy bien para no olvidar. Me encanta el mar.
    Besos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laura, hola!
      Mais uma vez, felicidades, saúde e alegrias!
      Besos y abrazos.

      Excluir
  10. OLá Maria Glória,
    que post lindo!
    Eu adoro Ilha bela, ja frequento há quase 20 anos, sempre nas férias. Adorei a pousada em que ficou, onde se localiza? Qual o nome?
    Eu também adoro a praia do Jabaquara, é uma das minhas preferidas!
    Ilhabela é tudo de bom! Suas fotos estão lindas.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cris!
      É a Pousada Por do Sol, na Praia Grande - http://www.pordosolilhabela.com.br/
      Gostamos muito, simples e rústica. O atendimento é ótimo.
      A Ilha é mesmo um local mágico, adoramos.
      Beijocas.

      Excluir
  11. Glorinha, querida, hoje passando só para te dar um beijinho e um abracinho.

    Li o post, assim, sem ser do meu jeito, portanto, só sei k nada vi, nem li -risos.

    Beijão e bom final de semana.

    PS: Parabéns e felicidades à Laura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Céu, olá!
      Exatamente como eu, com pressa não há nutrição, apenas uma vista d'olhos. As vezes, acontece comigo, devido a correria do dia-a-dia.
      Mas amei o beijinho e abracinho, estes sim, são demoradinhos kkkk.
      Beijos Céu.

      Excluir
  12. Muito bonito Maria Glória, um paraíso encantado ! adoraria conhecer esse país, um dia talvez, mas o tempo e os anos passam demasiado depressa e ficamos com menos energia ... assim vamos visitando os blogues dos amigos que são uma fonte preciosa de lindas viagens pelas fotografias

    reparo no nome do Américo Vespúcio, ele andava à boleia de Colombo e de Gonçalo Coelho mas era tão "artista" e muitos dizem "usurpador" que o nome dele é que aparece por todo o lado, até no continente todo...

    feliz dia para si
    Angela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não á primeira pessoa que me fala sobre estas questões de Vespúcio. Será um grande marqueteiro? Por aqui, há muitos, na maioria sem grande conteúdo! Uma decepção.
      Quando a gente começa a contar uma história, descobre-se, inevitavelmente, outras tantas histórias por dentro.
      Beijinhos.

      Excluir
  13. Oi Maria Glória!
    Ubatuba eu conheço e gosto, sempre íamos com os filhos numa pousada na praia das Toninhas,mas Ilha Bela não conheço.
    A julgar pelas imagens é um passeio muito agradável, vale a cara de sono no café da manhã, rs.
    Bjs e ótimo fim de semana,
    Sônia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando estamos de férias, o despertar é diferente, sem susto, pausado, sem pressa ahaha.
      Beijocas Sônia, querida

      Excluir
  14. Olá querida, fui apresentada a Ilha Bela por uma Paulista que morou cá na Bélgica. Ela é de lá e tem casa lá.Que lugar lindo e mágico. As fotos estão fantásticas. A nossa Tropicalia é linda demais.Uma pena não ser bem administrada por seus governantes. Que legal que teu marido gostas de jardinagem. O meu também. Bom Domingo por aí, beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Patrícia!
      É mesmo uma grande pena que não há um governo decente para administrar o grande Brasil. Mas se o problema está no governo, também está no povo. Temos muito que crescer ainda, vai levar muito tempo, infelizmente.
      O maridex gosta muito de jardinagem. Ele é o responsável pelo jardim de casa. E gosta do estilo tropical. Eu não gosto tanto, prefiro como o seu, acho mais colorido, florido e feérico.
      Beijos querida.

      Excluir
  15. Estas imagens transportaram-me novamente para as férias. Fiquei completamente rendida á paisagem.. á beleza natural que tinham.. Muito, muito bom!!!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, e Ilha Bela é um paraíso! Se puder um dia conhecer, não deixe passar a oportunidade.
      Beijos querida.

      Excluir
    2. Quero ver se o consigo visitar, sim. A combinação da natureza, as cores, a envolvente, absolutamente fantástico!
      Beijinhos

      Excluir
  16. Olá, menina que lugar lindo. Nós passamos as férias por dez ano em Paraty. Sempre convidava Alfredo para conhecermos Ilha Bela, ele nunca teve tempo. Vou mostrar para ele teu post, para ele ver o que perdeu. Amei esse lugar. Esse nosso país é maravilhoso só falta limparmos essa corrupção e vai ser uma potência mundial.
    Bjos tenha uma ótima semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conheço Paraty, também é linda, tem um centro histórico bem charmoso. Fiz muito passeio de escuna em Paraty, conheci algumas ilhas por lá. Boas lembranças.
      Venham nas férias passear em Ilha Bela, viu pelas imagens a beleza que há, não se pode perder.
      Beijos querida Anajá.

      Excluir
  17. Obrigado pela sua visita. O seu blog é muito interessante e variado!
    Saudações poéticas!

    ResponderExcluir
  18. Olá querida Gloria!
    Estou feliz que eu podia ver um lugar incomum.
    Suas fotos são lindas e o post é muito interessante.
    Beijos e saudações de Polish.
    Lucja

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucja, querida amiga!
      Se um dia vier ao Brasil, não deixe de conhecer a Ilha Bela.
      Um grande beijo.

      Excluir
  19. Obrigada pelas mensagens carinhosas Maria da Gloria!
    minha amiga, achei curioso ir procurar a origem do nome de Ilhabela (que achei linidssima) e veja o que encontrei: http://www.tourtrips360.com/brasil/tour-virtual-caravela-sp-ib-O.html

    Em 20 de janeiro de 1502 a primeira expedição exploradora enviada ao Brasil pelos portugueses, comandada pelo navegador português Gonçalo Coelho e trazendo a bordo o cosmógrafo italiano Américo Vespúcio, encontrou uma grande ilha...
    ...
    em 3 de setembro de 1805 a portaria elevando a antiga Capela de Nossa Senhora D'Ajuda e Bom Sucesso à condição de Vila. Por indicação do próprio Franca e Horta, a nova vila seria denominada Vila Bela da Princesa, em homenagem à Princesa da Beira, a Infanta Dona Maria Teresa Francisca, filha mais velha de D. João VI e D. Carlota Joaquina, irmã de D. Pedro I. Vila Bela da Princesa foi oficialmente instalada à 23 de janeiro de 1806...
    ....
    Em 21 de maio de 1934, o governo paulista realizou, em meio a grave crise econômica pela qual atravessava o país, uma reestruturação na divisão territorial do Estado, quando extinguiu 18 pequenos municípios, entre eles o de Vila Bela da Princesa (cujo nome já havia mudado para Vila Bela), que voltou a integrar o território da Vila de São Sebastião. A extinção do município foi revogada em 5 de dezembro de 1934. Por imposição do governo ditatorial de Getúlio Vargas que baixou o decreto federal nº 2140, o nome de Vila Bela mudou, a partir de 1º de janeiro de 1939, para Formosa. Inconformados, os moradores iniciaram um movimento popular contra o novo nome até que, em 30 de novembro de 1944, o governo estadual baixou o decreto nº 14334, mudando o nome do município, a partir de 1º de janeiro de 1945, para Ilhabela...

    As mulheres tinham um certo valor !!!

    abraço
    Angela
    abraços
    Angela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu li sobre isto na Wikipédia, achei também muito interessante. E, tinham sim, muito valor. São informações preciosas, inclusive sobre o comando do navegador português Gonçalo Coelho.

      Agradeço muitíssimo a suas pesquisa e informações. Apreciei, muito, também ler o link que indicou. Gosto de história.

      Na wikipédia, também li: "Pesquisas arqueológicas realizadas desde o final da década de 1990 mostram que pelo menos quatro das ilhas do arquipélago de Ilhabela foram habitadas muito antes da chegada dos europeus ao Brasil. Isso foi possível graças à descoberta de sítios arqueológicos pré-coloniais denominados "concheiros", "abrigos sob rocha" e "aldeias indígenas". Os "concheiros" permitiram aos arqueólogos concluírem que os primeiros habitantes do arquipélago foram os chamados "homens pescadores-coletores do litoral", indígenas que não dominavam a agricultura e nem a produção de cerâmica, sobrevivendo apenas do que encontravam na natureza, especialmente animais marinhos." bem interessante.

      Como disse, adoro conhecer história, em geral.

      Beijos cara Angela, dias felizes.

      Excluir
    2. Agradeço muitíssimo a SUA pesquisa e informações - ops*

      Excluir
  20. Boa Noite, querida amiga Glória!
    Fiquei surpresa ao ver sua foto com Astrid, que beleza!
    São duas amigas virtuais que, na certa, desejaria conhecer... quem sabe um dia?
    Estive na Ilha Bela num Cruzeiro e me encantei com tudo daí. Gosto de ilhas... rs...
    Vc sempre nos apresenta ótimos posts para passear, degustar em todos os sentidos...
    Seja abençoada e feliz!
    Bjm muito fraterno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rosélia, boa tarde!
      É verdade, é muito bacana quando saímos do virtual e saltamos para o real. Quem sabe um dia... estou acompanhando suas fotos pelo instagram e adorando!
      Um beijo querida.

      Excluir
  21. Oi Glória, adoro ilhas ( mas só conheço uma a Ilha Grande )
    ilhas tem chuvisco né, a gente se programa e depois bate aquele geladinho do mar
    com a pele tostada. Uma delícia
    adorei ver sua viagem, o sossego, o encontro com a amiga e o Jack. Pensei que era de cera, mas era de verdade mesmo hahaha
    Você e o marido tem mesmo que aproveitar esses recantos onde o mar é um encanto, o descanso é merecido e a gastronomia é deliciosa.
    Parabéns a sua amiga aniversariante. bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida Zizi, olá!
      O Jack era mesmo de verdade e extremamente parecido. Estava tão bem retratado, que até as unhas estavam sujas, como no filme. Também tinha aquele ar cínico, sabe!?
      Beijocas amoreca minha!

      Excluir
  22. Querida, acredita que nunca fui à Ilha Bela? Uma falha grave que preciso consertar logo!
    Delícia de post!
    Um beijinho,
    Ana Christ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, querida, olá!
      Conhecer a Ilha é para encantar a alma, imperdível.
      Uma beijoca bella!

      Excluir
  23. Passei de regresso a esta ilha maravilhosa Maria Glória! o Brasil tem encantos ilimitados, históricos, culturais, paisagísticos e seus habitantes que também encantam quem lida com eles :)
    abraços e feliz dia para si
    Angela

    ResponderExcluir
  24. O vosso passeio deixou-me água na boca, Maria Gloria, o local parece-me maravilhoso.

    Um beijinho :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AC, olá, boa tarde!
      Se um dia, na vida, tiver a oportunidade de conhecer a Ilha Bela, não deve deixar passar, deve ir, pois é o local mais exuberante e maravilhoso do litoral norte de São Paulo, em todos os sentidos.
      Beijocas, querido amigo.

      Excluir
  25. Glorinha, tudo bem? Aqui, satisfatoriamente, graças a Deus.

    Mais uma completa e mega postagem, e como sempre História, de k ambas mto gostamos, acompanhando tuas palavras, fotos e descrições.

    Ilha não é para essa menina, não, por mais Bela, Belíssima k ela seja, pke me sinto r rodeada de água, por tudo qto é sítio. "Traumas", sem explicação, só pode!

    Conhecia já o naufrágio, e infelizmente, o mais "famoso" do navio Principe das Astúrias, tal como todas as histórias à volta desse trágico acontecimento. Em 10m se afundou. Virgem Santa! Que horror!

    Gosto de lendas, de piratas e de tesouros escondidos, como se fosse criança, pke, bem lá no fundo de minha alma, eu até que acredito. O maravilhoso povoa meu mundo, minha mente.

    Tu pensas como eu. Não gosto de fazer férias, sempre no mesmo lugar, pke é preciso diversificar e conhecer para comparar e repetir ou não.

    Aqueles marinheiros de cabelos louros e olhos azuis, tal como o GUAPÍSSIMO pirata que está ao teu lado, olha, k fazem a minha praia, essa fazem, as outras, não -risos.

    Estás na foto com um ar de felicidade, de brancura de alma e de bem com a vida. Gosto de te ver, desse jeito.

    Sua gulosinha! Comendo geleias feitas pela senhor alemã! Que boas devem ter sido, mas pouco açúcar, para mim, p favor!

    Já tive oportunidade de deixar os parabéns á tua amiga, k faz fotos fantásticas na sua vespa, mas reafirmo meus votos.

    As tuas fotos estão lindas, aliás, tu deves ter prazer em fotografar, coisa que eu não tenho, nem faço. Eu gosto é que me fotografem (coisa gostosas, k ficaram do meu passado fotográfico) ou fotografem paisagens, mas sem exageros, por mim. Foi isso k aconteceu nessas férias. Fizeram-se poucas fotos, pke o k me interessa é mostrar algo, mas não se está repetindo ângulos de visão, nem nada do género. Prefiro contemplar!

    Tu e Astrid estão lindas e tão cúmplices na vossa sincera amizade. PARABÉNS!

    Beijinhos e dias mega felizes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Férias casadas com viagens ahhhhh me fazem tão feliz, querida Céu! Olá minha amiga, boa tarde!
      Entre praia e montanha, eu prefiro montanha. Mas, esta Ilha é um dos maiores shows da costa brasileira. Me encanta.
      Um beijo e um forte abraço, sempre!

      Excluir
  26. Ah, agora entendi tudo, tudinho. Seu blog tem a proteção da deusa nórdica, Freyja. Ah, por isso tanto sucesso e qualidade. É O MARAVILHOSO invadindo nossas mentes.

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  27. Glória
    agradecendo os carinhos no meu blog!
    vieram num momento muito especial,
    bj bj

    ResponderExcluir
  28. Boa noite Gloria! Que maravilha conhecer lindos lugares, bem acompanhada, criando ótimas lembranças a serem degustadas nas noites de inverno. A maneira como conta seus passeios, nos faz ver que vc tem um olhar especial para as coisas, sabendo ver e apreciar o que muitas vezes passa batido por muita gente.
    Desejamos a vc e seu maridex um final de semana muito gostoso. Beijinhos!
    BÍNDI E GHOST

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado queridos!
      São instantes que ficam na memória do coração, repletos de beleza e delicadeza.
      Obrigado e beijocas!

      Excluir
  29. Deixei comentário, mas mesmo comentário aqui, há uns dois dias, creio, mas não o encontro, Glorinha! Bom, pode ter ido parar ao Spam ou tu ainda o não teres passado, por falta de tempo. Verifica, depois. Tá?

    Aguardo, então, nossa conversinha!

    Beijinhos e um excelente fim de semana.

    ResponderExcluir
  30. Boa tarde, maravilhosa selecção de fotos doa elo lugares que conheceu, passear sem rumo é excelente.
    Boa semana,
    AG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh caro Antonio, passear sem rumo é excelente, assino em baixo, perfeitamente. Gosto.
      Um abraço amigo!

      Excluir
  31. Glorinha querida
    Sobrevoei alguns milhares de quilómetros, duma ilha paradisíaca até aqui, apenas para te trazer um doce beijinho.
    Apanhar aqui a Net é uma sorte, e eu entender-me com esta ferramenta que o meu filho trouxe com ele e dá pelo nome de tablet, é “meter uma lança em África” (neste caso nem seria grande dificuldade já que é mesmo em África que me encontro…)
    Não posso alongar-me; dum momento para o outro ficamos sem pio… :))) A Net cai...
    Beijos com muito carinho
    Mariazita
    PS – Já foste ver meus posts que deixei agendados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O doce beijinho foi muito bem recebido, querido e muito bem sentido. Envio para você, querida Mariazita, um doce beijinho, também, assoprado daqui para os teus mares, a tua praia, o teu paraíso, aonde estiveres. Aqui vai ... ... ... ... ...... ... .......
      Já estive por lá e aguardo o desfecho, gostando muito. Até ...

      Excluir
  32. Uma ilha paradisíaca, na qual passeie através das suas lindíssimas fotografias.
    Beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Maria, olá, boa tarde!
      Nem imaginas, com eu aprecio passear pelas tuas belas fotos.
      Obrigado amiga, beijocas.

      Excluir
  33. Um destino paradisíaco, Gloria!
    Sem dúvida as férias, por aí terão sido magníficas!!!!
    As imagens... de sonho... e adorei vê-la... bem no comecinho do dia... ;-P
    Eu também sou assim... só acordo para o mundo... depois de um bom café... :-))
    Desconhecia que nos mares à volta dessa bela ilha, também aconteceria um fenómeno idêntico ao do Triângulo das Bermudas... aí também muito barco e avião, desaparece sem deixar rasto...
    Mais um post fantástico!!! Para apreciar e reapreciar... ao pormenor...
    Beijinhos! Bom fim de semana!
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Ana!
      Espero que esteja bem, com bons dias de férias.
      Eu aprecio muito café, a tarde, por voltas das 17hs, não passo sem um café.
      Já ouvi falar sobre as ocorrências no Triângulo das Bermudas, mas acho que, por lá, no Triângulo, é bem mais forte.
      Beijocas minha doce Ana.

      Excluir
  34. Confesse lá Maria Glória, tem duas paixões, não é? A culinária e a história. Depois, é ir investigar por tudo o que é lugar. Belas passeatas dá com o marido.
    Saúde para que assim continue por muitos anos.
    Bj.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agostinho, olá!
      Pois então, história é mesmo uma das minhas paixões rsrs. Beijocas tropicais.

      Excluir
  35. Maria da Glória, minha querida!
    Muito obrigada pelos seus comentários, mas, principalmente, pela sua atitude - deu-se ao trabalho, deu-me o seu precioso tempo, comentando tantos, tantos posts. Nunca, com todo os anos que levo no mundo dos blogues, alguém, alguma vez, me ofereceu tão generoso presente! Chegou a comover-me.
    Bem haja!
    Beijo da Nina

    ResponderExcluir
  36. Olá Maria,
    Paz e bem.
    Que beleza, uma beleza que podemos apreciar sempre e belas fotos. Vi Dom Luiz saboreando a nossa tão conhecida e saborosa caipirinha, coisa que há bem uns vinte anos, por opção, não faço, mas sei o quanto é gostosa. Deixei as destiladas, para outro lado, pois o que me apetece são os vinhos e mui ocasionalmente uma "loiríssima gelada".
    Passeio maravilhoso, pena que aqui no Rio Grande as praias sejam bucólicas, águas frias e achocolatadas que não dão muito prazer, com exceção da Praia de Torres, no Nordeste do Estado. Apesar de termos a mais extensa praia do País, a do Cassino que junto a de Hermenegildo, forma uma infindável praia, que vai da cidade de Rio Grande até a fronteira com o Uruguai, é de poucos atrativos, ou nenhum. No Uruguai visitamos Punta del Este, a cidade é linda, mas a praia deixa muito a desejar, assim como Punta del Diablo, principalmente pelas águas frias, geladas na verdade. Quando falas em geleias, lembrei de nossas churrascarias, como a Lobão, em Pelotas ou a Jardim do Lago, em Canoas, que servem diversos tipos de carnes com muitos tipos de geleias para serem saboreadas. Principalmente a carne de ovelha coberta de geleia de hortelã ou mirtilo, entre outras. Um grande abraço a todos e como sempre um beijo especial à Marianinha.

    ResponderExcluir