domingo, 10 de maio de 2015

Salmão com Molho de Alcaparras e Amêndoas





Era um domingo de outono, com céu cinza e chuva. Quem me conhece sabe o quanto eu gosto de dias assim! 

Resolvi fazer um risotto de limão siciliano - receita aqui. E eu tinha um bom pedaço de salmão na geladeira. 

Imediatamente veio a ideia de fazer o salmão assado, mas com um molho amanteigado de alcaparras e amêndoas.

Tudo muito fácil de fazer, especialmente o salmão.  


Na cozinha, uma taça de vinho e entre os aromas, eu ouvia ... 



Salmão com Molho de Alcaparras e Amêndoas


Preparando e Assando o Salmão 
1 pedaço de salmão, aproximadamente meio quilo
Azeite
Sal grosso
Pimenta preta para ralar na hora
Ervas de Provence



Pré-aqueça o o forno a 200 º.

Lave o pedaço de salmão e enxugue bem com papel toalha. Reserve.

Pegue uma forma ou pirex e arrume um pedaço de papel alumínio, sendo duas folhas e com sobra para fechar bem o peixe.

Acomode bem o pedaço de papel alumínio na forma, unte com azeite, disponha o pedaço de salmão por cima.

Tempere o peixe com sal grosso sem exagerar, um pouco de ervas de Provence ou outra erva do seu gosto, pode ser tomilho ou alecrim. Rale um pouco de pimenta preta e regue com azeite.

Feche bem o peixe com as sobras do papel alumínio e leve ao forno, na grade de cima, até assar, mantendo os 200º de temperatura.

Quando estiver assado, tire a forma, abra bem as abas do papel alumínio e retorne ao forno por mais 10 minutos.


Preparando  o Molho de Alcaparras e Amêndoas
Um punhado de amêndoas
2 colheres de chá cheias de alcaparras
1 colher de sobremesa de manteiga
Azeite



Corte as amêndoas em quatro pedaços com a faca, mas se quiser use amêndoas em lâminas. Toste os pedaços de amêndoas em uma frigideira, mas não toste muito, apenas para acordar e obter um leve dourado. Se tostar muito, o sabor ficará amargo. Reserve em uma tacinha.

Seque as alcaparras com papel toalha.

Leve a manteiga para a frigideira, com um fio de azeite, para derreter. Em seguida, entre com as alcaparras e deixe que a manteiga tome gosto, talvez uns dois ou três minutos. Deite os pedaços das amêndoas e misture tudo, por mais dois minutos.

Quando o salmão estiver pronto, retire do forno, aqueça a molho, tudo muito rápido. Deite o molho aquecido por cima do salmão, mais para o centro e depois arrume os pedaços de amêndoas e as alcaparras por todo o peixe e sirva em seguida. 


Que tal fazer do seu almoço um ritual, sem pressa, como fazem os italianos? 

Coma primeiro o risotto de limão siciliano (primo piatto - primeiro prato) e depois o salmão (secondo piatto - segundo prato), separados, para sentir bem os sabores e aromas. Sinta cada prato com seu sabor único. Faça uma refeição mais tranquila, sem pressa.

Você pode cobrir o salmão com o papel alumínio até degustar e sentir todos os sabores do risotto e do vinho escolhido.

Quando terminar o risotto e começar a degustar o salmão, beba um pouco de água, preferencialmente com gás. Mas se não gosta, tome água natural mesmo. A água vai lavar a sua boca e preparar para os novos sabores que virão com o 'secondo piatto', o salmão.

Depois de muita conversa, pode partir para a sobremesa, 'dessert' ou 'dolce'. Que tal uma panna cotta - receita aqui? Outro momento de muita paciência - risos - para o melhor aproveitamento.



Agora um delicioso 'espresso'. Um café curto, 'caffè ristretto', cremoso e muito aromático. De preferência sem açúcar, claro, para sentir todas as notas.

E para terminar, um 'digestivi'. O licor, que é uma bebida muito alcoólica, e vai ajudar no processo de digestão. O Limoncello, o Disaronno, a Sambuca e o Mirto di Sardegna são os meus preferidos.






Agora é a hora de levantar da mesa para 'fare la pennichella pomeridiana' (fazer a sesta, cochilo, soneca da tarde)  - risos!


Imagem do Google Imagens 

O tempo, como é entendido por nós nesta dimensão, é algo muito chato. Alguns dias precisamos esquecer que existe relógio. Precisamos viver momentos sem pressa, sem agenda. Facilitar a vida para que o momento presente aconteça de forma consciente com todas as suas surpresas.

Surpreender é encantar. E quem não gosta de ser encantado?

Ciao bella gente! 



2 comentários:

  1. Que lindo prato e estou tão cansada que vou fazer uma pennichella pomeridiana,rs,...( até parece! Se eu deitar ,acordo azeda que nem eu me guento,sr!) bjs,chica

    ResponderExcluir