domingo, 15 de março de 2015

Carne alla Pizzaiola





A Carne alla Pizzaiola é um segundo prato da mesa italiana, sendo muito simples e fácil de preparar. A carne é cozida no molho de tomate. 

Melhor usar bifes com espessura mais para fina, de boi sendo o contra filé ou filé mignon ... talvez o patinho ou lombo suíno. 

Os temperos são orégano, salsinha, alho, azeitonas e uma boa passata di pomodoro. O molho de tomates aqui faz toda a diferença, além, é claro, da ótima qualidade da carne. 




Bifes, aproximadamente 300 gramas 
300 ml de passata di pomodoro ou molho de tomate 
1 dente de alho grande, cortado em lâminas  
8 azeitonas azapa, descaroçadas e cortadas em pedaços grandes 
Flocos de pimenta calabresa  
Orégano e salsinha frescos, de preferência
Sal e pimenta preta para ralar no momento 
Azeite de oliva 


Deite 3 ou 4 colheres de sopa de azeite em uma frigideira larga e leve pra aquecer. Junte flocos de pimenta calabresa a seu gosto. 

Aqueceu, junte o alho e deixe saltear um pouco, sem que doure. 

Deite a passata di pomodoro na frigideira e misture bem, deixando cozinhar um pouco para que tome gosto. Salgue e rale pimenta preta.

Agora é a vez dos bifes, acomode cada um na frigideira e abaixe o fogo, tampe e deixe cozinhar um pouco. A certo ponto, vire os bifes, junte as azeitonas, tampe novamente, e termine o cozimento completo da carne, com o molho de tomate um pouco reduzido.  

Tudo prontinho, desligue o fogo e junte as folhas do orégano e da salsinha, balance a frigideira, tape por um ou dois minutos e está pronto para servir. 


Minha preferência é comer com pão italiano ... mas é claro que faço la scarpetta! Como não fazer com este molho delicioso e perfumado? 

Uma taça de vinho tinto não pode faltar! Saluti






2 comentários:

  1. Uma delícia de ler.....um dia quem sabe eu faço!
    Beijos Maria Glória!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nenhum segredo ou novidade aqui. Mas muito gostoso.
      Um dia eu faço pra você Anam Cara!
      Bjux.

      Excluir