Gremolada ou gremolata é um tempero italiano, com origem na Lombardia em Milano, que combina folhas de salsinha, alho crú e raspas de limão siciliano, tudo bem picado na faca. Pode-se juntar aliche com pangrattato e cobrir filés de peixe, una meraviglia, opera d'arte.
Um prato típico com gremolada é o ossobuco, que cozido por horas com vinho, resultará em um molho espetacular. Ao final do cozimento, a gremolada entra para dar o toque de ouro no ossobuco. Spettacolo! Mas sem aliche ou pangrattato, nesta composição.
Olhei para umas batatas e tive a ideia de fazer ao murro com gremolada. Cozinhei no vapor, depois dei um murro e finalizei na wok, com azeite e gremolada.
Então, este é um prato lusitano e italiano kkkk. Tutti buona gente! Giro!
O fado de Manoel de Barros:
Madredeus - O sonho
Quem contar
Um sonho que sonhou
Não conta tudo o que encontrou ...
Batatas ao Murro Lusitanas finalizadas com Azeite e Gremolada Italiana
4 batatas médias, com casca, cozidas no vapor, mas firmes
1 mão de folhas de salsinha, bem secas e sem os talos
Folhas de 3 ramos de tomilho fresco - opcional
Raspas de meio limão siciliano grande
1 dente de alho
Sal e pimenta preta
Azeite
Melhor usar batatas médias e o murro deve ser com amor, senão esfarela a batata. Se usar batata muito grande, ela poderá ficar em pedaços separados e acaba com a beleza do prato.
Murro amoroso: espere a batata esfriar um pouco, para não queimar a mão. Mas a batata não pode estar totalmente fria. Feche a mão, tipo mão de soco e encoste na batata e agora siga com o murro assim devagar, amorosamente kkk. A batata vai abrir um pouco, sem se separar em pedaços.
Reservei em um prato as quatro batatas ao murro.
Piquei na faca, bem picadinhos, a salsinha, as folhas de tomilho, as raspas de limão e o alho. Reservei a gremolada pronta.
Levei ao fogo a minha wok, forrei o fundo com azeite e deixei aquecer. Arrumei as batatas e deixei dar uma douradinha e logo virei para dourar o outro lado também.
Tudo dourado, crostinha crocante, abaixei a chama do fogão, e voltei cada batata para o lado onde dei o murro. Salguei com sal grosso e ajeitei colheradas de gremolada por cima das batatas, aproveitando as fendas feitas pelos amorosos murros, para acomodar bem o tempero.
Agora, as colheradas, reguei cada batata com azeite do fundo da panela, assim por cima da gremolada.
Ralei um pouco de pimenta preta, desliguei a chama do fogão e estão prontas para servir.
Buonissime, mangiamo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário