quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Rabanadas com Uvas-passas, Nozes e Calda de Vinho





Quem me conhece sabe que eu detesto o verão e quando digo detesto, estou sendo bem simpática. Não suporto dias quentes, abafados, noites desconfortáveis, insetos ... deixa pra lá. Conto os dias para o outono e o inverno! 



Mas nesta tarde, havia uma brisa fresca que me inspirou a fazer estas rabanadas. São tantos os dias quentes de um verão tropical desconfortável, que eu não sei mais o que é acordar inspirada ... ando pela casa rabugenta, sem vontade de conversar e nem de escutar até mesmo uma boa história.




Uma tarde de inverno, um bandoneon, um café 'espresso' e rabanadas para comer de olhos fechados ...




Rabanadas com Uvas-passas, Nozes e Calda de Vinho

Receita da nonna é assim, feita a olho. Não tenho quantidades exatas. 
Nem todas as fatias de rabanadas estão cobertas com nozes, porque o maridex não gosta. Eu adoro!  

Fatias de pão rústico, tipo italiano, amanhecido, não muito finas
Manteiga para fritar 

Leite integral
Açúcar 
Raspas de limão ou laranja
Misturo bem, em uma panelinha, o leite com 1 ou 2 colheres de açúcar. Junto as raspas de limão e levo para aquecer. Quando começar a ferver, eu desligo o fogo. Disponho a mistura em um prato fundo para amornar. 

2 ou 3 ovos
Noz-moscada ralada na hora 
Em outro prato fundo eu bato os ovos com um pouco de noz-moscada ralada e reservo. Não precisa bater muito. 

Açúcar misturado com um pouco de canela 
Misturo, em uma tacinha, um pouco de açúcar com canela. O açúcar deve ficar um pouco escuro, com sabor marcante de canela, porém não exagero, pois muita canela vai deixar um sabor amargo. 

Nozes picadas na faca
Após picar algumas metades de nozes com a faca, eu tosto um pouco na frigideira, para acentuar o sabor, mexendo sem parar. Mas só um pouco, para não amargar. Reservo em uma tacinha. 

1 xícara de vinho tinto seco 
Mel a gosto
Alguns cravinhos-da-índia
Uvas-passas escuras ou claras, como quiser
Deito em uma panelinha o vinho, alguns cravinhos, um punhado de uvas-passas e um pouco de mel, só para encorpar a calda. Não exagere no mel. 
Misturo bem e levo ao fogo até reduzir um pouco. Reservo. 

Faço assim: 

A mesma frigideira que eu tostei as nozes, levo ao fogo com um pouco de manteiga. Balanço para os lados para a manteiga untar bem toda a base da frigideira. 

Molho fatias de pão no leite, depois envolvo nos ovos batidos, levo para a frigideira em fogo médio. Após uns minutos, viro as fatias de pão, para dourar o outro lado. E sigo assim, até terminar todas as fatias, sempre com um pouquinho de manteiga. 

Descanso as fatias em um prato com papel absorvente. Nunca ponho uma fatia frita em cima da outra. 

Todas as fatias douradas e escorridas, eu passo cada uma no açúcar com canela e arrumo em um prato. Em seguida, rego as camadas de rabanadas com a calda de vinho. Neste processo, eu cuido para que as fatias recebam também uvas-passas por cima, e em seguida, arrumo os pedaços de nozes, como na imagem que segue: 



Um manjar dos deuses delicioso e muito perfumado. 




Baci mille!





Nenhum comentário:

Postar um comentário